:: ‘Cidades’
ITAPETINGA: PREFEITURA REALIZA COLETIVA DE IMPRENSA SOBRE O COMBATE AO CORONAVÍRUS
A prefeitura de Itapetinga promoveu, na tarde desta quarta-feira, 01, uma coletiva de imprensa. Com o objetivo de oferecer ainda mais transparência sobre a situação do município na luta contra o coronavírus, o poder público reuniu representantes de sites, blogs e programas de rádio para ouvir o pronunciamento do secretário de saúde Hugo Sousa e sua equipe. O grupo ainda respondeu aos questionamentos feitos pelos presentes.
Sobre o resultado dos exames:
A população está apreensiva sobre o tema e buscando respostas da razão para a demora da divulgação dos resultados. O secretário explicou que dois fatores causam o atraso. Primeiro a falta de kits testes. Sem o material necessário para a coleta da amostra da mucosa nasal e da saliva, alguns pacientes ainda sequer tiveram seus testes enviados para o Lacen – Laboratório Central de Saúde Pública. Até a última sexta-feira, apenas seis exames tinham sido coletados. O primeiro há mais de 10 dias, ainda está em análise. Além disso, o Lacen afirma estar congestionado, sem conseguir dar respostas em tempo hábil para os municípios. O secretário disse que chegou a questionar o porquê de alguns municípios receberem os resultados com menos tempo que Itapetinga, mas não obteve resposta.
Sobre plano de ação:
Segundo Hugo, a secretaria vem se preparando desde as primeiras medidas anunciadas pelo Governo do Estado. No dia 17, sem nenhum caso suspeito, Itapetinga emitiu decreto com medidas de segurança como suspensão de aulas, cancelamento de concessão de férias para os servidores da saúde e regulamentação de cuidados básicos. Desde então, vem aperfeiçoando sua atuação na fiscalização do funcionamento de empresas, no controle e monitoramento de pacientes e, agora, já traça plano para preparar um hospital que recepcionará pacientes suspeitos ou confirmados de Covid.
Qual a estratégia para o Hospital Cristo Redentor?
A secretaria vem buscando, há cerca de uma semana, alternativas para expandir a capacidade de atendimento, levando casos mais amenos para lugares alternativos e deixando o Hospital Cristo Redentor para casos mais graves. Um dos lugares estudados é o Hospital Raimundo Perazzo.
Bandeira do Colônia:
A equipe de saúde esteve, na manhã de quarta, no distrito de Bandeira do Colônia, conversou com as técnicas responsáveis por ações de combate ao corona e organizou rondas para orientar os donos de estabelecimentos comerciais a respeitarem o decreto municipal mantendo o isolamento.
Campanha de vacinação:
A campanha de vacinação contra a gripe, iniciada no dia 23, passou por problemas na sua execução. Segundo Vitor Gama, a secretaria segue o protocolo ministerial e depende do envio das vacinas pelo Governo Federal e posterior repasse do Governo da Bahia que têm encaminhado os imunobiológicos em pequenos lotes com cerca de 1000 vacinas cada. Por isso, algumas estratégias planejadas pelo município não puderam ser cumpridas. O secretário informou que o público alvo da primeira etapa de Itapetinga soma 20.000 pessoas. Apenas 5000 vacinas foram recebidas.
Sobre caso positivo em Itororó:
Segundo o coordenador de vigilância epidemiológica, Vitor Gama, a secretaria de saúde de Itororó emitiu documento afirmando que, o período de notificação dos primeiros sintomas do paciente indica que ele não estaria contaminado durante o evento que participou em Itapetinga. Vitor afirma que, neste caso, a prefeitura de Itororó torna-se responsável por esses dados.
Sobre falecimento de paciente na UPA:
Nesta tarde, uma paciente que estava internada na Unidade de Pronto Atendimento por apresentar dificuldade respiratória precisou ser entubada e posta em um ventilador mecânico. Com o agravamento do quadro, a equipe tentou regulação para enviá-la a Vitória da Conquista, mas ela não resistiu e veio a óbito. A paciente tinha sido submetida a uma cirurgia cesariana há sete dias. Segundo o coordenador da UPA, Marcone Vieira, a insuficiência pode ter sido causada por uma embolia, por seu histórico de bronquite asmática ou por uma série de outros motivos. Mas, por segurança, antes mesmo da paciente falecer, foi coletado material para análise da Covid-19 e enviada para o Lacen.
“O PARLAMENTO MOSTRA QUE ESTÁ ATIVO NO COMBATE AO CORONAVÍRUS”, DIZ LÍDER DA OPOSIÇÃO SOBRE APROVAÇÃO DE DECRETOS DE CALAMIDADE
O deputado estadual Sandro Régis, líder da Oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), afirmou nesta quarta-feira (1º) que o Parlamento está ativo no combate ao coronavírus ao aprovar os pedidos de reconhecimento de estado de calamidade em 25 municípios baianos durante sessão por videoconferência. Destas cidades, sete têm casos confirmados e 18 não têm pacientes com Covid-19.
“O Parlamento deu uma demonstração de que está ativo e pujante nesta verdadeira guerra contra o coronavírus. Precisamos seguir atentos e vigilantes para aprovarmos medidas essenciais para combater o Covid-19. Nossa bancada tem acompanhado de perto as medidas de combate ao coronavírus, buscando contribuir com as ações, especialmente nas cidades que já têm casos confirmados”, afirmou o líder.
Segundo Régis, a aprovação do estado de calamidade é fundamental para que os municípios enfrentem as consequências da pandemia do coronavírus. “Todos os municípios estão sofrendo impactos, mesmo aqueles que não tiveram casos confirmados, porque estão tendo que fechar o comércio, impor barreiras. Todos terão redução na arrecadação. Então, acredito que deveremos votar e aprovar todos aqueles pedidos de reconhecimento de calamidade que estejam bem justificados e fundamentados solicitados pelos prefeitos”, afirmou.
A ALBA aprovou nesta quarta os pedidos feitos pelos municípios Feira de Santana, Camaçari, Lauro de Freitas, Canarana, Jequié, Prado e São Domingos, que já têm casos confirmados. Além disso, aprovou também nas seguintes cidades que ainda não têm casos positivos: Uibaí, Curaçá, Casanova, Abaíra, Jitaúna, Ibititá, Amélia Rodrigues, Lapão, Macaúbas, Irecê, Filadélfia e Monte Santo, Prado, Canarana, Curaçá, Quijingue, Itanhém e Conde.
COARACI: PREFEITO JADSON ALBANO REDUZ SEU SALÁRIO, DO VICE E SECRETARIADO
O Prefeito Jadson Albano, publicou na última terça-feira, 31, Decreto Nº 7325 reduzindo seus subsídios em 15%. O Decreto ainda dispõe sobre a redução de 10% dos Secretários e Vice-prefeito, além de cortes de gratificações dos cargos comissionados, contratos. A medida visa economizar gastos e concentrar a receita do município na área da saúde durante a situação de emergência por conta do avanço do Coronavírus.
O supracitado decreto prorroga ainda o período de quarentena e permite que funcione exclusivamente as atividades públicas e privadas indispensáveis ao atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade, assim considerados aqueles que, senão atendidos, colocam em perigo a sobrevivência, a saúde ou a segurança da população.
Essas medidas são tomadas.
BARRO PRETO: PREFEITURA CRIA MEDIDAS PARA BLOQUEAR VIAS QUE DÃO ACESSO À CIDADE; A MEDIDA ENTRA EM VIGOR NESTA SEXTA-FEIRA (03)
A prefeitura de Barro Preto decidiu fechar as vias de acesso ao município, com monitoramento e barreiras de veículos. A decisão foi comunicada em uma reunião com a prefeita Ana Paula e toda equipe da saúde nesta manhã de terça-feira (31). É mais um início de uma série de medidas de bloqueio que a administração de Barro Preto pretende tomar nos próximos dias, diante do quadro de pandemia do novo coronavírus COVID-19.
O objetivo, segundo a prefeita Ana Paula, é reduzir significativamente a circulação de pessoas. O fato do município ser acolhedora e familiar, segundo ela, tem tráfego intenso de moradores e familiares de vários cidades e demais cidades vizinhas: “Vamos tomar as medidas mais enérgicas possíveis para fazer o achatamento da curva do coronavírus. A intenção é, de fato, fechar a cidade, com exceção de serviços de saúde, serviços básicos e abastecimento”, disse preocupada com a comunidade.
Ao todo, serão três pontos monitorados pelos órgãos de fiscalização do município (Vigilância epidemiológica, Vigilância Sanitária, Guardas municipais, seguranças particulares) e com a participação da Polícia Militar. “A recomendação e determinação é que as pessoas não saiam de casa, a não ser que sejam profissionais diretamente ligadas às atividades de saúde, ou descritas no nosso decreto, entre os estabelecimentos de exceção (saúde, abastecimento e postos de combustíveis)”, explica a equipe de monitoramento de vigilância epidemiológica de saúde do município
ITAJU DO COLÔNIA: OPOSIÇÃO PERTO DE UMA ALIANÇA
Uma decisão unânime entre as lideranças dos grupos do ex-prefeito Pe. Edinaldo (PP) e do vice-prefeito Valério Aguiar (PL), deixa o sinal verde para uma possível fusão entre os grupos.
Com o objetivo de atender os anseios da população, os mesmos concordam que a prioridade nesse momento deve ser a comunidade itajuense e o bem estar do povo que clama por mudanças.
Não se sabe por enquanto como será a provável composição, o certo, é que a união deixará a oposição à frente na disputa das eleições de outubro.
ITABUNA: PROJETO ITABOAÇÃO BENEFICIA VENDEDORES AMBULANTES
Foi lançada em Itabuna a campanha ItaBoaAção, idealizada por Sofia Chaves, jovem estudante com 16 anos, neta do saudoso empresário Helenilson Chaves e Lia Chaves. O objetivo desta campanha é mobilizar empresários, profissionais liberais, e comerciantes para ajudar ambulantes e outros trabalhadores informais de Itabuna, num momento em que a economia sobre os impactos direto por causa da pandemia do Covid 19. Itabuna está com todas as atividades praticamente paralisadas por conta do Decreto Municipal de Itabuna em consequência da avassaladora covid 19, em que se fez necessário o isolamento social.









































