reunião rotary 23 junho (2)

Durante a última reunião virtual do Rotary Club de Itabuna que aconteceu na terça-feira, 23 de junho, e contou com as presenças do Governador do Distrito 4391 no ano rotário 2019/2020 Paulo Pereira e de sua esposa Auxiliadora Silva, foi oficializada a criação do Núcleo Rotário de Desenvolvimento Comunitário (NRDC) no Centro Comunitário e Creche Irmã Margarida, entidade filantrópica localizada no bairro Maria Pinheiro.

A fundação do NRDC, que aconteceu no último dia 15, consiste na associação do clube de serviço à instituição solidária a fim de auxiliá-la nas suas carências, investindo na melhoria da sua estrutura, além de desenvolver diversos projetos dentro dela e da comunidade onde está inserida.  “Essa aliança já era um ideal nosso há muito tempo. Oferecer à comunidade do bairro Maria Pinheiro essa oportunidade de melhoria contínua mostra que o rotariano está em contato com a realidade local e dando de si antes de pensar em si”, explicou Auxiliadora, que é uma das representantes do recém-criado projeto.

Para o presidente do clube itabunense Sílvio Roberto, que assim como o governador, está no final de sua gestão, a criação do núcleo representa ainda mais: é uma conquista para a cidade de Itabuna. “Vemos muitos exemplos da parceira entre os clubes do Rotary e as instituições carentes em todo Brasil e no mundo através de NRDCs e sabemos o quanto ela é importante. Essa é uma ação concreta que poderá ser ampliada e beneficiar outros projetos da nossa cidade”, comemorou.

Em sua atual estrutura, o Centro Comunitário e Creche Irmã Margarida costuma atender em turno integral uma média de 260 crianças e 140 adolescentes e se mantém através de doações. O serviço ofertado vai muito além da educação escolar. Lá, são fornecidos diariamente café da manhã, almoço, lanche e janta às crianças, além do banho e cuidados. Para ampliar e aperfeiçoar ainda mais esse atendimento foi anunciada, ainda durante a reunião, a aprovação de recurso que possibilitará a primeira ação do núcleo na entidade: o projeto Cozinha Experimental.

O subsídio originado do Distrito 4391 será utilizado para concluir as obras de construção do espaço do Centro Comunitário e equipar a cozinha da instituição adquirindo os utensílios necessários para, em parceria com outros órgãos, promover capacitação e gerar mão de obra qualificada. De acordo com Sílvio Roberto, esse aporte no final de seu mandato representa o “fechamento da gestão com chave de ouro, por se tratar de um investimento que alcançará toda a comunidade do Maria Pinheiro, um bairro com mais de 20.000 habitantes”, disse.