:: ‘Cidades’
ITAJU DO COLÔNIA: VEREADORES NILSON REIS E TOIN DEDINHO SE FILIAM AO PL
Os vereadores Nilson Reis e Toin Dedinho, se reuniram na manhã de hoje, com o vice prefeito Valério (PL) e o também vereador Alex (PL). A reunião foi bastante produtiva e entre os assuntos discutidos, o COVID 19 e as ações voltadas para Itaju e Palmira, foram as principais.
O vereador Nilson Reis (PL) iniciou sua fala parabenizando a união “conheço o compromisso de Alex e Valério com Itaju e Palmira, posso dizer que é uma união de quem gosta e faz por nossa terra”.
Já o vereador Toin Dedinho (PL) em seu discurso ressaltou a importância da união das oposições “tenho andado por Itaju, Palmira e zona rural e vejo nos olhos das pessoas as sensações de mudança e esperança”.
ILHÉUS: SESAU DIVULGA ZONAS E BAIRROS COM REGISTRO DE CASOS DO NOVO CORONAVÍRUS
Um levantamento realizado pela secretaria municipal de saúde (Sesau) revela as localidades de Ilhéus que possuem casos confirmados com coronavírus (Covid-19).
Com 21 casos confirmados até as 18 horas desta terça-feira (07), a localidade que reúne a maior quantidade de casos da doença é a zona zul, com registro de 7 pessoas infectadas, seguida pela zona norte, com 6 casos.
Na zona sul, no bairro Nelson Costa têm duas pessoas com Covid-19, uma no Ilhéus II, uma no Hernani Sá, uma no Pontal, uma no Ceplus e uma no São Francisco.
Já na zona norte, os seis casos estão distribuídos no Malhado, com três pessoas infectadas, na Barra, com uma pessoa, no Alto da Soledade, com uma pessoa e mais uma no Basílio.
A zona oeste conta com dois casos no Banco da Vitória e uma no bairro Teotônio Vilela, empatado com o centro, que também possui três casos, no Teresópolis, no centro e na conquista. Na zona rural, há dois casos, um em Castelo Novo e um no Rio do Braço.
O prefeito de Ilhéus reforça o pedido para que a população permaneça em casa para que possa ser contida a propagação do coronavírus na cidade.
ITAPETINGA: HOSPITAL RECEBERÁ HIDROXICLOROQUINA PARA TRATAMENTO DA COVID-19
No final desta segunda-feira, 06, a Secretaria de Saúde de Itapetinga recebeu nota da SESAB informando sobre a distribuição do medicamento Hidroxicloroquina a Núcleos e Bases Regionais, além de Hospitais de Referência e hospitais estaduais, municipais e privados não referência.
Em Itapetinga, o Hospital Cristo Redentor está na lista dos Hospitais de Referência e também receberá o medicamento para uso nos pacientes hospitalizados com Covid-19, de forma complementar ao tratamento.
O quantitativo de hidroxicloroquina vai depender da disponibilidade de leitos SUS (clínicos e de UTI). O Hospital Cristo Redentor dispõe hoje, ao todo, de 40 leitos clínicos e 09 de UTI para atender a região de saúde que conta com 12 municípios, num total de 357 mil habitantes. O hospital ainda está enquadrado como “Vaga Zero”, o que significa que não precisa de autorização prévia para receber o paciente e nem possui quantidade de vagas determinadas para atender a Covid, como determina o plano de contingência do estado.
ENTIDADES UNEM ESFORÇOS NO COMBATE AO COVID-19 NO SUL DA BAHIA

Entidades dos setores, público, privado e Organizações Não Governamentais da região se juntaram para contribuir com a aquisição de produtos e serviços essenciais no combate ao Covid-19. Em uma reunião virtual, nesta segunda-feira (6) os representantes dessas instituições apresentaram suas principais frentes de atuação, que vão desde a aquisição e confecção de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) – máscaras e álcool gel, até a produção de boletins informativos e orientações à classe acadêmica.
A iniciativa surge com o objetivo de equipar os 26 municípios do Território Litoral Sul com os produtos básicos de saúde, e que ainda são insuficientes para combater o vírus. Segundo o secretário executivo da Associação dos Municípios da Região Cacaueira (Amurc), Luciano Veiga, essa semana conseguiu articular, junto a 16 municípios associados, a compra coletiva desses materiais.
Ao mesmo tempo, a Associação está desenvolvendo uma ação junto às secretarias de Educação dos municípios, para fornecimento de alimentação (com recursos da merenda escolar) aos alunos que estão em casa. E, está em interlocução com o Governo do Estado da Bahia para auxílio aos municípios e sobre hospital de referência regional para o Covid-19.
Já a Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB e a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) estão trabalhando no sentido de participar do esforço de ampliação para a oferta de testes em casos suspeitos junto ao Laboratório Central de Saúde Pública – Lacen. Ambas as instituições ainda estão atuando na fabricação de álcool gel, sabão líquido, máscaras faciais e distribuição de cestas básicas para famílias em vulnerabilidade social.
Segundo o presidente do Parque Científico e Tecnológico do Sul da Bahia, Gesil Sampaio, o Sindicato da Indústria de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos, Computadores, Informática e Similares de Ilhéus (SINEC) realizou compra de respiradores artificiais e estuda, junto com professores do curso de Engenharia Mecânica da Uesc, um projeto de respirador que poderia, em caso de sucesso, ser fabricado localmente, contribuindo com a ampliação da capacidade de tratamento do sistema local de saúde.
Institutos e Associações
O diretor do Instituto Federal Baiano (Ifbaiano) – Campus de Uruçuca, Daniel Carlos Pereira destacou que está buscando a aquisição de materiais para produção de álcool em gel, trabalhando com o mapeamento e doação de alimentos para instituições que estão distribuindo às comunidades carentes de Uruçuca. Ainda estão sendo realizadas orientações e conversas virtuais (lives) tratando sobre saúde mental para toda a comunidade acadêmica.
Já o Instituto Arapyaú está investindo em compras de EPIs, testes rápidos, distribuição de cestas básicas e na estrutura hospitalar (compra de ventiladores e auxílio no aumento da capacidade de leitos de UTIs). Esse último é o foco atual do instituto diante de um levantamento feito sobre a capacidade hospitalar regional. O resultado encontrado dessa pesquisa, realizada com base em dados secundários, foi que a microrregião Ilhéus/Itabuna possui 0,82 leitos para cada 10 mil habitantes, sendo que a média brasileira é de 2,1 e a mundial é 2,4.
O Instituto Tabôa atuará com a doação de cestas básicas, beneficiamento da rede de agricultura familiar trabalhada pelo Instituto (São 200 famílias certificadas e 500 que não possuem certificação). O diretor do instituto, Fernando Rossetti vai fazer uma análise de cenários futuros: Fortalecimento da sociedade civil no Pós Covid-19. O Instituto conseguiu um patrocinador que compra os alimentos das famílias de agricultores e esse alimento é distribuído para famílias em estado de vulnerabilidade.
Ainda durante a reunião mulheres empreendedoras apresentaram suas ações sobre a fabricação de máscaras caseiras. Thais Gavazza está coordenando a produção de máscaras caseiras que será doada para um abrigo de idosos em Itabuna. O Sindicato Patronal de Hospedagem e Alimentação de Itacaré (SPHA) atuará na fabricação de 20 mil máscaras caseiras feitas pela cooperativa de costureiras de Itacaré com lençóis doados por hotéis e pousadas do município. Já em Olivença, o movimento de costureiras locais fabricarão máscaras caseiras para a comunidade.
Difusão de informação
Ainda na reunião, o representante da Associação Cultural da APA Itacaré – Serra Grande, Breno Pessoa propôs a criação de um portal central de organização e difusão de informações sobre o Covid 19 na região Sul da Bahia. A ideia foi aprovada pelo Pró-reitor de Extensão da Uesc, Neurivaldo José de Guzzi Filho, que propôs a UESC através do Núcleo de Biologia Computacional e Gestão de Informações Biotecnológicas (NBCGIB) absorver e realizar esta tarefa.
Outra iniciativa apresentada é que a UFSB está produzindo boletins informativos semanais do Observatório da Epidemia do Novo Coronavírus no Sul da Bahia. Segundo Gesil, a ideia é que as instituições de Ensino Superior possam juntar esforços de forma que o boletim fosse trabalhado conjuntamente, incluindo informações trazidas pelo http://portalcovid19.uefs.br/, que traz informações georreferenciadas do avanço da doença na Bahia e faz estimativas futuras do contágio.
BUERAREMA: DE FORMA PLANEJADA E COM RESTRIÇÕES, FEIRA LIVRE FOI RETOMADA NO ÚLTIMO SÁBADO

Diante da necessidade de aplicar novas formas ao funcionamento do comércio e férias livres locais, importante setor da economia municipal, não perdendo de vista as restrições impostas pela Organização Mundial De Saúde- OMS e Comitê Intersetorial do Município, dirigido pela Secretaria de Saúde, a Prefeitura de Buerarema autorizou a retomada das feiras livres públicas e privadas, porém de forma planejada e com restrições.
Seguindo as determinações previstas no Decreto 396/2020 que limita a comercialização de produtos perecíveis, ou seja, alimentos, permitindo apenas os feirantes locais e com espaçamento de pelo menos dois metros de distancia entre as barracas, medidas que visam a prevenção e combate ao coronavírus (COVID-19), a feira livre voltou a funcionar no último sábado (04).
Os feirantes receberam Equipamentos de Proteção Individual – EPI e orientações da Vigilância Sanitária de como conduzirem as vendas de forma mais segura possível. Nas entradas, equipes da Secretaria de Saúde faziam higienização das mãos dos consumidores que adentravam o circuito da feira principal.

POÇÕES: PREFEITURA MUNICIPAL SEGUE COM A AÇÃO DE LAVAGEM E ASSEPSIA NO ENFRENTAMENTO AO COVID-19
Na tarde desta terça-feira (07/04) a Prefeitura Municipal de Poções, através das secretarias de Saúde e Infraestrutura, realizou mais uma ação de lavagem e assepsia de vias e logradouros públicos, como uma das estratégias de enfrentamento ao coronavírus (Covid-19).
Ação visa colaborar para evitar a contaminação nas localidades com maior fluxo de pessoas.
Para a assepsia dos locais está sendo usada uma solução à base de hipoclorito de sódio, autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e eficaz para extermínio de vírus e bactérias.
A prefeitura continua reforçando as ações no combate ao Covid-19, mantendo as barreiras nas entradas e saídas da cidade, monitorando a chegada de pessoas de áreas de risco, dentre outras relevantes medidas já adotadas.
GOVERNO FEDERAL E CAIXA DIVULGAM INFORMAÇÕES SOBRE A DISPONIBILIZAÇÃO DO AUXÍLIO EMERGENCIAL
Dividido em três parcelas, auxílio totaliza R$ 98,19 bilhões
O governo federal, por meio dos ministérios da Economia e Cidadania, e a CAIXA divulgam nesta terça-feira (07) informações sobre a disponibilização do auxílio emergencial aos cidadãos brasileiros que se enquadram nos requisitos da lei 13.982/2020. Totalizando R$ 98,19 bilhões, o auxílio será disponibilizado em três parcelas. Vale destacar que não é necessária corrida e aglomeração de pessoas nas agências e na rede de lotéricas.
Visando cumprir as recomendações sanitárias de não gerar aglomerações que possam expor as pessoas ao risco de contágio à COVID-19, o planejamento foi elaborado de modo que todos os beneficiários recebam seus recursos de forma segura, organizada e transparente, com o auxílio de aplicativo que poderá ser baixado pelo celular, além do site auxilio.caixa.gov.br e central telefônica exclusiva 111. Requisitos para o auxílio emergencial Conforme a lei, para ter direito à concessão do benefício no valor de R$ 600 em três parcelas, o trabalhador tem que cumprir cumulativamente os seguintes requisitos:
– ser maior de 18 anos; – não ter emprego formal ativo;
– não ser titular de benefício previdenciário ou assistencial ou beneficiário do seguro-desemprego;
– não ser beneficiário de programa de transferência de renda federal, exceto beneficiário do Bolsa Família, que receberá automaticamente o benefício de maior valor;
– ter renda familiar mensal per capita de até meio salário-mínimo ou renda familiar mensal total de até três salários mínimos;
– não ter recebido em 2018 rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70;
– e exercer atividade na condição de microempreendedor individual (MEI), contribuinte individual do Regime Geral de Previdência Social ou trabalhador informal, de qualquer natureza, inscrito no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico).
Público CadÚnico
Os cidadãos inscritos no CadÚnico até 20/03/2020, que cumpram os requisitos legais, não façam parte do Bolsa Família e têm conta poupança na CAIXA ou conta no Banco do Brasil, receberão o crédito de forma automática. No caso daqueles sem conta na CAIXA ou Banco do Brasil, o crédito será feito na Poupança Social Digital da CAIXA. Neste último caso, os valores disponíveis na Poupança Social Digital Caixa poderão ser transacionados digitalmente assim que creditados. Poderão ainda ser sacados em espécie sem cartão nos canais de autoatendimento e lotéricas conforme calendário a ser divulgado. O montante de R$ 29,43 bilhões será disponibilizado nesta modalidade do auxílio
Público Cadastro
App/Site Os cidadãos que se enquadram na lei mas estão fora do CadÚnico devem registrar a autodeclaração a partir do dia 7 de abril no site auxílio.caixa.gov.br ou no app CAIXA | Auxílio Emergencial e cumprir os critérios de elegibilidade que serão avaliados pela Dataprev. Estima-se que serão disponibilizados nesta modalidade R$ 25 bilhões do auxílio. Eles receberão crédito em conta de qualquer instituição financeira indicada no momento do cadastro ou crédito na Poupança Social Digital CAIXA, aberta automaticamente em nome do trabalhador. Os valores disponíveis na Poupança Social Digital Caixa poderão ser transacionados digitalmente assim que creditados. Estão incluídos serviços como saldo, extrato, pagamento de boletos e contas e transferências gratuitas para contas de qualquer banco.
Público Bolsa
Família Para aqueles que recebem o Bolsa Família, a avaliação de elegibilidade será automática. Quem tiver o direito receberá o crédito do auxílio no mesmo calendário do benefício regular, da mesma forma que recebe o Bolsa Família, utilizando o cartão nos canais de autoatendimento, unidades lotéricas e correspondentes CAIXA Aqui; ou por crédito na conta CAIXA Fácil. Entre o Bolsa Família e o auxílio emergencial, será creditado o benefício de maior valor. O montante total do auxílio para este público é de R$ 43,71 bilhões.
Poupança Social Digital CAIXA
É uma conta do tipo Poupança, aberta de forma automática em nome do beneficiário. O acesso à conta é realizado pelo app CAIXA Tem, que deve ser baixado por meio da loja de aplicativos do smartphone. A Poupança Social Digital CAIXA dispensa a apresentação de documentos, é isenta de cobrança de tarifas de manutenção, observada a regulamentação específica estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional, e permite ao menos uma transferência eletrônica de valores ao mês, sem custos, para conta bancária mantida em qualquer instituição financeira habilitada a operar pelo Banco Central.
IGUAÍ: PREFEITURA ATRAVÉS DA AÇÃO SOCIAL DISTRIBUI PARA A POPULAÇÃO MAIS DE 8 TONELADAS DE PEIXE

Com recursos próprios, a Prefeitura Municipal de Iguaí, através da Secretaria Municipal do Trabalho e Ação Social está hoje (07), distribuindo o tradicional Peixe da Semana Santa, como vem sendo feito em todos os anos da gestão.
Ao todo foram adquiridos mais de 8 toneladas que serão distribuídos na sede, hoje dia 07 de Abril e no meio rural da cidade, que será amanhã dia 08 de Abril, passando pelos distritos de Palmeirinha, Ponto Chique, Iguaibi, Ibiporanga e Altamira.
As pessoas que chegam à fila, para receber o Peixe, estão recebendo orientações por meio de carro de som, funcionários da Secretaria Municipal de Saúde e da Ação Social, além de estarem passando por uma triagem. A Prefeitura Municipal de Iguaí vem seguindo todas as orientações por parte da Vigilância Sanitária Municipal, do Ministério da Saúde e também da Organização Mundial de Saúde.
Em publicação nas redes sociais Rony enfatiza: ‘’Hoje, é um dia de muita alegria, mesmo mediante a toda essa pandemia mundial que estamos enfrentando, mais uma vez cumpro com a nossa palavra, fazendo a distribuição do Peixe da Semana Santa, são mais de 8 toneladas adquiridas pela Prefeitura para nossa população. Juntamente com a minha esposa Magna e com toda sua equipe, estamos aqui servindo ao povo, com todas as orientações de higiene, cumprindo o nosso dever que é de ajudar sempre na medida do possível a nossa comunidade iguaiense.’’
ITAJUÍPE: PREFEITURA FECHA COMÉRCIO COM MAIS RESTRIÇÕES POR MAIS 15 DIAS







































