:: ‘Cidades’
IBIRAPITANGA: VEREADORES DE OPOSIÇÃO QUEREM REVERTER DUODÉCIMO REMANESCENTE EM CESTAS BÁSICAS
Os Vereadores de Oposição, Guilardo Pinheiro (PP), Nego de Antônio Máximo (PP) e Ivan Come Sapo (PP) protocolaram nessa segunda (13), na Câmara de Vereadores de Ibirapitanga, requerimento solicitando sessão extraordinária ao Presidente da Câmara de Vereadores para que o duodécimo remanescente da Câmara fosse revestido em cestas Básicas para as famílias em situação de fragilidade financeira.
O requerimento foi protocolado em caráter de urgência, pois de acordo com a manifestação apresentada, além de Ibirapitanga ser um município pobre, com muitas pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza, o estado de calamidade protagonizado pelo Covid-19 (Coronavírus)19 “paralisaram as atividades econômicas e por consequência centenas de pessoas encontra-se em estado de vulnerabilidade financeira / alimentícia no Município de Ibirapitanga – BA”.
De acordo com os Vereadores de oposição, inúmeras Câmaras do Brasil estão criando propostas de que o remanescente financeiro da Câmara de Vereadores seja revestido em prol dos mais carentes. E nesse sentido, as pessoas carentes da cidade de Ibirapitanga, como também os distritos de Novo Horizonte, Itamarati, Camamuzinho e a Zona Rural seriam assistidos enquanto perdurasse o estado de calamidade causado pela Covid-19.
SOBRE O DUODÉCIMO
O duodécimo em relação ao município é um repasse financeiro devido pelo Poder Executivo a Câmara de Vereadores e de acordo com a legislação, os valores que sobrarem devem ser devolvidos as prefeituras.

GOVERNO DESTINA R$ 44 MILHÕES PARA ALIMENTAÇÃO DE ESTUDANTES DA REDE ESTADUAL
O governador Rui Costa anunciou que encaminha ainda hoje à Assembleia Legislativa da Bahia um Projeto de Lei para garantir que todos os estudantes da rede estadual de ensino recebam um vale alimentação. A medida vai beneficiar cerca de 800 mil alunos e o Governo do Estado vai investir R$ 44 milhões com recursos próprios. O governador explicou que a Secretaria da Fazenda do Estado avalia junto às instituições financeiras a forma de viabilizar que o recurso chegue o mais rápido possível aos estudantes.
“Essa é uma medida para garantir que esses jovens possam reforçar a alimentação em suas famílias neste momento de pandemia do novo coronavírus. Tenho certeza que teremos o empenho da Assembleia Legislativa pela aprovação do projeto. Estamos em diálogo com os bancos para verificar o formato mais rápido de fazer esse dinheiro chegar na mão de cada família”, destaca Rui Costa.
O governador também revelou que, ainda nesta segunda-feira, será sancionado o Projeto de Lei do Governo do Estado que determina que estabelecimentos privados e públicos, em funcionamento, assegurem máscaras para seus funcionários em serviço e fiscalizem o uso do material. O projeto foi aprovado pela Alba no sábado (11), e abrange todos os estabelecimentos industriais e comerciais. Com a nova lei, o uso deixa de ser opcional e passa a ser obrigatório.
Segundo o governador, o empregador também será responsável por fiscalizar o uso do equipamento pelos funcionários. As penas previstas para quem descumprir a medida são o pagamento de multa e até fechamento do estabelecimento. “Estamos reforçando o apelo à população para que use máscaras, já que esta pode ser uma forma de conter o avanço do coronavírus. O Projeto de Lei se soma ao esforço que o Governo do Estado vem fazendo no combate a essa pandemia”, explica Rui Costa.
EM UMA SEMANA, CASOS DE CORONAVÍRUS TRIPLICAM EM ILHÉUS E ITABUNA
Os casos confirmados de Covid-19 em Ilhéus e Itabuna, no sul da Bahia, triplicaram em uma semana. No dia 5 de abril, os municípios registravam 19 casos da doença. No boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde (Sesab), no domingo (12), 60 casos foram registrados nas duas cidades, sendo 39 em Ilhéus e 21 em Itabuna. O número de infectados com o novo coronavírus tem crescido de forma alarmante em toda a região, que possui as cidades com maior número de casos na Bahia, atrás apenas de Salvador e Feira de Santana. Outros pontos de foco no sul da Bahia são Ipiaú e Uruçuca, com 12 casos cada, e Porto Seguro, com 11 casos.
O secretário Fábio Vilas-Boas (Sesab) fez um apelo para que as pessoas permaneçam em casa a fim de evitar que a situação se agrave. “A velocidade de crescimento na região vem sendo extremamente acelerada e precisamos de um esforço ainda maior da população, já que tem havido um relaxamento. É um desafio permanecer tanto tempo em casa, mas é preciso evitar ao máximo o contato entre as pessoas. Caso haja necessidade de sair de casa, as pessoas devem usar máscaras e observar o distanciamento em locais como lotéricas, agências bancárias, farmácias, supermercados. A máscara é fundamental para reduzir os riscos de contaminação”.
Ainda de acordo com o boletim, até o momento, foram confirmados 21 óbitos no estado, sendo 11 no município de Salvador, um no município de Utinga, um no município de Itapetinga, um no município de Lauro de Freitas, um no município de Adustina, um no município de Araci, e quatro na região sul: um no município de Itagibá, um no município de Uruçuca, um no município de Ilhéus e um no município de Gongogi.
Propagação
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o isolamento social como ferramenta de combate ao crescimento no número de infectados. De acordo com pesquisadores das universidades estaduais de Feira de Santana (Uefs), de Santa Cruz (Uesc) e da Universidade Federal da Bahia (Ufba), através de uma ferramenta que monitora o crescimento da propagação do Covid-19 e faz projeções baseadas em diferentes cenários, a região terá um aumento considerável nos próximos 10 dias. Caso a população respeite o isolamento social, Ilhéus deve chegar em 107 pacientes confirmados com a doença, Itabuna (74), Porto Seguro (41), Ipiaú (25), Uruçuca (33) e Vitória da Conquista (52).
A plataforma aponta que caso o afastamento entre as pessoas não seja mantido, o crescimento no número de infectados será muito mais acelerado. Ilhéus terá 898 casos nos próximos dez dias, sendo seguida de Itabuna (603), Porto Seguro (507), Ipiaú (290), Uuruçuca (481), Vitória da Conquista (209), e Santa Cruz Cabrália (200).
Combate
O governo do Estado ampliou rede hospitalar na capital e interior para atendimento aos casos de coronavírus. Em Ilhéus, o Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), adotou todas a medidas técnicas orientadas para o enfrentamento do Covid-19, desde o início da pandemia da doença no Brasil. A unidade hospitalar aplicou procedimentos e protocolos, seguindo estritamente as orientações do Ministério da Saúde, a Sesab e a OMS. A Secretaria ampliou o número de leitos de UTI contratados na unidade e também no Hospital de Ilhéus. Um centro de triagem será aberto no Centro de Convenções.
Em Itabuna, a triagem será feita na UPA municipal e os leitos para o recebimento de pacientes se encontram no Hospital Calixto Medley Filho. Em Camacã, o Hospital Amec foi reabertura e servirá como centro triagem e para o atendimento para pessoas infectadas pelo coronavírus não só para a cidade mas para toda região. Em Porto Seguro o Hospital Luis Eduardo Magalhães está preparado para receber pacientes com o vírus em estado avançado. Em todas as cidades citada, incluindo Eunapolis, Itamaraju e Teixeira de Freitas haverão aberturas de novos centros de triagem para a população.
ILHÉUS: COMÉRCIO CONTINUA SUSPENSO NESTA SEGUNDA (13)
As atividades de todo e qualquer estabelecimento comercial e de instituições financeiras, com exceção daqueles considerados essenciais, continuam suspensas na cidade de Ilhéus nesta segunda (13). O último decreto municipal prorrogou e regula até terça-feira (14) o funcionamento do comércio de qualquer natureza, quando nova medida deve ser adotada pelo Gabinete de Crise da Prefeitura de Ilhéus.
Estruturado para a adoção de medidas de saúde pública, emergenciais e de prevenção, o Gabinete de Crise, diante da pandemia do novo coronavírus no município de Ilhéus, estará com o comitê reunido nesta segunda-feira (13) para a tomada de decisões a respeito das novas medidas que serão adotadas.
De acordo com o último levantamento informado pela secretaria municipal de saúde, a situação em Ilhéus é preocupante. A cidade conta com 11 novos casos confirmados de Covid-19, o que soma um total de 40 pessoas contaminadas na cidade, que possui cenário de transmissão comunitária.
O secretario estadual da saúde, Fábio Vilas-Boas, realizou um alerta nas redes sociais sobre o surto previsto para Ilhéus nesta semana e chamou a atenção dos ilheenses.
O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, reiterou o alerta de Villas Boas solicitando que as pessoas mantenham o distanciamento social.
SECRETÁRIO FÁBIO VILAS-BOAS ALERTA POPULAÇÃO DE ILHÉUS E REGIÃO PARA SURTO DE CORONAVÍRUS

O secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas divulgou um vídeo nas redes sociais, na manhã desse domingo (12), alertando a população de Ilhéus e da região Sul para um aumento acelerado do número de casos.
O apelo é simples: “Fique em casa. Caso saia, use a máscara”. Vilas-Boas ainda apela aos comerciantes que forneçam máscaras aos seus funcionários e aos clientes que cheguem nos estabelecimentos comerciais.
“Os números de Ilhéus subiram assustadoramente. Fique em casa, não vá à praia. Lave as mãos. Vamos combater o coronavírus!, finalizou”. Até a noite de sábado (11), Ilhéus apresentava 29 casos confirmados de Covid-19.
ILHÉUS: CASOS CONFIRMADOS DE CORONAVÍRUS AUMENTAM PARA 29

Os casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19) subiram de 27 para 29 nesta sexta-feira (10), conforme o boletim da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). Até às 18 horas, Ilhéus registrou mais dois diagnósticos positivos da doença. Trata-se uma mulher, de 26 anos, residente no Basílio e de um homem, de 43 anos, morador do Nelson Costa.
Atualmente, a cidade contabiliza 147 casos descartados, 28 sob investigação (aguardando análise do Laboratório Central de Saúde Pública – Lacen), 197 casos suspeitos de síndrome gripal, monitorados pela Central Covid-19 e 42 atendimentos, entre informações, dúvidas e demais solicitações, além de 11 curas clínicas do coronavírus. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou na última quinta-feira (9) o primeiro óbito por Covid-19 na cidade.
“As chances de contaminação devem aumentar significativamente se as recomendações e os cuidados não forem seguidos com rigor. Precisamos manter o distanciamento social, pois essa é uma medida eficaz para evitar a disseminação do vírus”, alertou o prefeito Mário Alexandre.
ITAPÉ: PREFEITURA DISTRIBUI CESTAS BÁSICAS PARA 1 MIL FAMÍLIAS

Todos os meses, diversas famílias Itapeenses, em situação de vulnerabilidade social e econômica, recebem assistência de cestas básicas da Prefeitura Municipal de Itapé, por meio da Secretaria de Assistência Social.
E devido ao isolamento social por causa da covid-19, considerando também a tradicional semana Santa e contribuir para que os moradores tenham mais condições de se manter em suas casas, o prefeito Naeliton Rosa Pinto determinou ampliar o número cestas básicas.
No total, 1 mil famílias foram atendidas ao longo desta quinta-feira (09). Além das que fazem parte do cadastro único do município, a ação chegou também para famílias com idosos, crianças e mulheres como chefes de lar.
A distribuição ocorreu em um trabalho conjunto entre às Secretarias de Saúde, Educação e Social.
BARRO PRETO: MENSAGEM DE SEMANA SANTA DA PREFEITA ANA PAULA
A Semana Santa nos faz refletir o sentimento de aproximação a Deus, fé no Salvador e na comunhão familiar. O exemplo de Jesus Cristo, com sua morte e ressurreição – nos lembra da sua força e do seu amor para conosco. Agradecer a Ele pela oportunidade de mais um dia, de poder realizar junto das famílias de Barro Preto a motivação da esperança e do amor ao próximo diante dessa pandemia que o mundo vem enfrentando.
A todas as famílias de Barro Preto – “desejo votos de uma Feliz e abençoada Páscoa”.
FLORESTA AZUL: PREFEITA GICÉLIA SANTANA REALIZA A ENTREGA DO PEIXE DA SEMANA SANTA PELO QUARTO ANO CONSECUTIVO
Na manhã desta quinta-feira (09/04/2020), a prefeita Gicélia Santana realizou pelo quarto ano consecutivo a entrega do peixe da Semana Santa, foram entregues cinco toneladas de pescado corvina para a população carente de Floresta Azul, Coquinhos e Zona Rual.
Mesmo no momento de pandemia do Covid-19 que estamos enfrentando, a prefeita Gicélia honrou com seu compromisso com o povo, distribuindo o peixe de porta em porta, com todos os cuidados necessários, evitando a aglomeração de pessoas para receberem o pescado.
A entrega do peixe na Semana Santa é uma antiga tradição municipal que foi abandona pela gestão anterior e foi retomada pela prefeita Gicélia Santana desde o primeiro ano do seu mandato.
IGUAÍ: CIDADE VEM SE DESTACANDO NO SERVIÇO SOCIAL
Na Cidade de Iguaí, o Prefeito Rony Moitinho através da Prefeitura Municipal de Iguaí juntamente com a Secretaria Municipal do Trabalho e Ação Social, da Secretaria Magna Chaves, distribuiu em ações para a população iguaense nos últimos dias:
– Mais de 1.500 Litros de Leite;
– Mais de 3.000 Cestas Básicas;
– Mais de 500 Litros de Sopa pelo Projeto Social Sopa Solidária;
– Mais de 2.000 Pães;
– Mais de 8 Toneladas de Peixe da Semana Santa Na Sede e No Interior;
Mostrando um verdadeiro show de solidariedade o Prefeito Rony Moitinho, ainda destaca que haverá outras ações para a população iguaiense.







































