:: ‘Cidades’
IBICARAÍ: PREFEITO LULA BRANDÃO DECRETA NOVAS MEDIDAS DE COMBATE AO CORONAVÍRUS – COVID-19
O prefeito de Ibicaraí, Luiz Jácome Brandão Neto, no uso de suas atribuições legais que lhe são conferidas pela da Lei Orgânica do Município, assinou DECRETO MUNICIPAL Nº 25, de 21 de março de 2020, que dispõe sobre a suspensão do funcionamento de atividades de galerias, academias de musculação, dança e ginástica, clubes sociais, igrejas, eventos sociais, políticos, convenções, seminários, festas, comemorações, fábricas, cursos, lotéricas, atividades bancárias e do comércio em geral, incluindo o comércio estabelecido nos bairros.
Os serviços internos na prefeitura de Ibicaraí serão suspensos também, funcionando apenas as atividades essenciais da Secretaria Municipal de Saúde e os órgãos de fiscalização. Fica suspenso também o itinerário de vans e kombis que realizam transporte coletivo particular de passageiros para outras cidades, passando a funcionar só em Ibicaraí, com no máximo 50% da capacidade total do veículo. Esse decreto passa a valer a partir das 18h de sábado (21/03), pelo prazo de 15 (quinze) dias ou até nova deliberação.
A medida foi tomada em virtude do estado de pandemia ao qual passa o país com o avanço do COVID-19 (Coronavírus) e os recentes protocolos emitidos pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que classificou a disseminação do Coronavírus como pandemia, desde o dia 11 de março de 2020.
A Secretaria Municipal de Saúde e demais órgãos municipais, dependendo da competência de cada um, fica autorizada a proceder a fiscalização e imputação das sanções estabelecidas, podendo, para tanto, solicitar o apoio da Guarda Civil Municipal e Polícia Militar.
Fica autorizado também o funcionamento de farmácias, mercados, postos de gasolina, comércio delivery, padarias e estabelecimentos de saúde. Bares, restaurantes e lanchonetes será permitido somente para o comércio delivery (entrega em domicílio).
O decreto limita a distância mínima de 1 metro entre as pessoas, bem como a adoção de medidas de higienização (lavagem constante das mãos e disponibilização de álcool em gel), conforme orientação dos órgãos de saúde, a fim de minimizar os riscos de contaminação.
Fica definido que o descumprimento das determinações citadas acima acarretará na suspensão ou o cancelamento do alvará, licença ou permissão de funcionamento, sem prejuízo do fechamento forçado e responsabilização da pessoa física ou jurídica no âmbito cível e administrativo. O descumprimento injustificado poderá ensejar, ainda, responsabilização criminal, nos termos dos artigos 268 e 330 do Código Penal.
Por último, as pessoas que chegarem ao município – vindo de outras cidades – deverão permanecer em isolamento domiciliar voluntário por 7 dias (sem visitas e sem contato com outras pessoas), mesmo que não apresentem sintomas. A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou os seguintes telefones para tirar qualquer dúvida (73) 98180-6136 e (73) 98118-5740 (telefone e WhatsApp).
ITACARÉ: DECRETOS SUSPENDEM O FUNCIONAMENTO DA FEIRA LIVRE, BARES E COMÉRCIO
O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, publicou nesta sexta-feira (20) decretos suspendendo o funcionamento das feiras livres da sede e dos distritos, bem como dos bares, restaurantes, quiosques, lanchonetes, food trucks, casas de shows e eventos e outros estabelecimentos assemelhados. As medidas tem como objetivo de prevenir, combater a proliferação do coronavirus no município e evitar o contágio da doença, garantindo a saúde e o bem-estar da população.
Também foi publicado o decreto suspendendo, pelo prazo de 15 dias, a contar das zero horas de 20 de março, a entrada de ônibus de transporte intermunicipal e interestadual no município, bem como a entrada de veículos de transporte individual de passageiro, tipo taxi e mototáxi, transportando turistas de outros países, regiões e localidades para Itacaré.
Ainda visando resguardar a saúde pública, foi publicado o decreto que proíbe que os estabelecimentos de hospedagens, hotéis, casas de veraneio, pousadas, resorts e assemelhados, recebam novos turistas pelo prazo de 30 dias, a contar das 17 horas de 20 de março de 2020. Fica também, de forma excepcional, proibido o acesso às praias de Itacaré pelo prazo de 30 dias.
Outra medida importante para evitar o contágio e a proliferação do coronavírus é a que reduz o horário de atendimento nas agências bancárias de Itacaré para das 10 às 13 horas, em dias uteis, pelo prazo de 30 dias, a contar de 23 de março de 2020, podendo ser prorrogado por maior período, caso haja mudança do cenário epidemiológico que justifique tal medida. Paralelo a todas essas medidas, a Secretaria de Saúde de Itacaré orienta a todos para a necessidade de que permaneçam em casa para evitar a proliferação e o contágio da doença.
“A Prefeitura de Itacaré e a equipe técnica de combate ao coronavírus pedem à população que evite aglomerações. Por favor, para sua segurança, de seus vizinhos, amigos e familiares, permaneçam casa. O momento é de conscientização. Faça sua parte e ajude a prevenir e controlar o coronavírus”, solicitou o prefeito. “A responsabilidade também é sua, por isso orientamos que a população evite aglomerações, eventos, bares, praias e locais de grande concentração. Faça a sua parte: adote as medidas de proteção e por favor, fique em casa”, alertaram também os médicos.
BUERAREMA: CRIAÇÃO DE COMITÊ, SUSPENSÃO DE AULAS E DO FUNCIONAMENTO DO COMERCIO, SÃO ALGUMAS MEDIDAS TOMADAS PELA PREFEITURA PARA PREVENIR E COMBATER O CORONAVÍRUS
Foi disponibilizado também uma linha telefônica com whatsapp (24 horas) para os usuários
Empenhada em prevenir e combater o COVID-19 (Coronavírus) a Prefeitura de Buerarema tem tomado diversas medidas nas últimas semanas. Dentre elas, decretos de necessidade e urgência, onde suspendem as aulas de todas as escolas municipais e privadas, eventos como festas, formaturas, congressos, seminários, dentre outros que reúnam 30 pessoas ou mais e que necessitem da autorização do Poder Público.
Mais recentemente, foi decretada a suspensão de todas as feiras-livres e estabelecimentos comerciais, com exceção daqueles que fornecem serviços essenciais, como supermercados, farmácias, frigoríficos, sacolões e afins. Foram suspensas também as atividades esportivas de qualquer natureza e atividades de qualquer seguimento religioso e chegada e circulação de coletivos intermunicipal oriundos de municípios que já tenham casos confirmados.
Fo instituído o Comitê Municipal de Emergência e Saúde Pública – COES que visa fomentar a elaboração e implementação das diretrizes para a organização das ações de prevenção, vigilância e controle de riscos e agravos, bem como definir fluxo de trabalho relacionado à saúde pública.
Foi disponibilizado também um canal direto (linha telefônica com whatsapp 24 horas), exclusivo para orientações e sinalização de sintomas dos COVID-19 para atender aos usuários.
Além dessas determinações, outras ações de conscientização e orientação da comunidade têm ocorrido de forma intensa e ampla, através dos diversos meio de comunicação, como redes sociais, cartazes, rádios, carros de som, capacitação de toda equipe da saúde da família, incluindo os plantonistas do Serviço Especial de Saúde Pública, conforme protocolo ministerial de manejo clínico do Coronavírus.
ITABUNA: NOTA DE ESCLARECIMENTO DE EMPRESA QUE ADMINISTRA RODOVIÁRIA
A PAUMA vem acompanhando de perto as informações mais recentes sobre a disseminação do Coronavírus (COVID-19) na cidade de Itabuna, assim, em consonância a sua política de segurança e, visando a tranquilidade de nossos colaboradores e clientes, informa que: Está em contato frequente e direto com o Ministério da Saúde, com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e com a SESAB, visando se inteirar dos procedimentos necessários para a prevenção e controle;
O Terminal Rodoviário de Itabuna está funcionando normalmente, seguindo as determinações do Governo do Estado, e todas as medidas tomadas colocam em primeiro lugar a segurança de todos que ali circulam; Por este motivo, foram intensificados os protocolos de limpeza das áreas do Terminal com a disponibilização de álcool em gel; o aumento da frequência dos procedimentos de limpeza e; a utilização de produtos para desinfecção de alta eficácia (mesmo produto utilizado em UTI’s).
Além disso, serão instalados lavatórios equipados com torneiras clínica/hospitalar nas áreas de embarque/desembarque e na praça de alimentação. Cientes da preocupação gerada com esta situação vivenciada pela população, a PAUMA externa sua total confiança na capacidade de sua equipe em enfrentar com responsabilidade, seriedade e humanidade os obstáculos que possam surgir ao longo desse período.
Itabuna – BA, em 19 de março de 2020.
ITABUNA: MULHER É DESTAQUE EM NOITE DE HOMENAGENS NO ROTARY CLUB
“A mulher no Rotary faz toda a diferença.” A frase define bem a presença feminina no clube e foi repetida diversas vezes em reunião que aconteceu na noite de ontem, 17 de março, na sede do Rotary Club de Itabuna, em celebração pelo Dia Internacional da Mulher, comemorado no último dia 08 de março. Com a presença das mulheres rotarianas, dos rotarianos e suas esposas, que fazem parte da Casa da Amizade, a comemoração também contou com a participação do Governador do Distrito 4391 no ano rotário 2019/2020 Paulo Pereira e de sua esposa Auxiliadora Silva, que são membros do clube.
A comemoração foi promovida através da parceria entre Rotary e a Casa da Amizade. Na programação, saudações, sorteio de brindes e homenagens pela atuação das mulheres não apenas dentro da organização, mas em suas casas, em suas profissões e na sociedade de modo geral. Em sua fala, a presidente da Casa da Amizade, Marta Furtado, agradeceu a troca e exaltou as companheiras presentes: “Sinto-me privilegiada em participar desse grupo. Aqui somos todas guerreiras, portanto, quero parabenizar a cada uma na profissão, no dia a dia, no seio da família de vocês e desejar que continuem brilhando em tudo o que fazem”, elogiou.
Coube ao doutor João Otávio Macêdo fazer um discurso especial voltado às homenageadas. Na oportunidade, Macêdo traçou um panorama histórico retratando toda a luta feminina para ocupar espaços de direito e destacou a inserção da mulher no Rotary. “A presença de mulheres no Rotary teve inicio em 1989. Antes não eram aceitas. Depois que se permitiu que a mulher freqüentasse o clube, houve um ganho qualitativo e quantitativo incrível, pois o Rotary passou a ter atuação mais marcante”, explicou, agradecendo e parabenizando a todas.
O governador Paulo Pereira ressaltou a excelência do trabalho da mulher no Rotary. “No Brasil, há 27% de mulheres no Rotary e queremos chegar a 50%. Sabemos que os projetos tocados pela força feminina aceleram muito mais, pois as mulheres estão à frente. Vocês sempre serão bem vindas pois acreditamos muito na força e no trabalho de cada uma”, disse voltando-se à plateia. “Parabéns por chegarem até aqui e contamos com vocês cada vez mais”, encerrou.
Reuniões presenciais suspensas
Diante de todas as ocorrências geradas pelo Corona Vírus, como forma de prevenção, o presidente do clube Sílvio Roberto anunciou que as reuniões presenciais estarão suspensas pelos próximos 30 dias ou até que a situação seja normalizada. A decisão foi tomada em consulta ao Conselho Diretor do clube itabunense de acordo com orientações do Rotary International e do Distrito 4391 e respeitando decreto publicado pelo município esta semana proibindo reuniões que contem com mais de 50 pessoas.
ITABUNA: MEDIDAS PREVENTIVAS ALTERAM FUNCIONAMENTO DA SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Para seguir as recomendações dos órgãos de saúde e preservar a segurança dos usuários dos programas sociais executados pelo município, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Itabuna alterou o horário de funcionamento dos Centros de Referência e alterou o atendimento relacionado aos programas executados pela secretaria. A medida, que entra em vigor por 15 dias a partir da próxima segunda (23), segue ainda as determinações do decreto municipal que delimita horários específicos para atendimento ao público em órgãos e departamentos da estrutura municipal.
Na sede da SAS, no bairro Góes Calmon, a partir desta segunda-feira (23) até o dia 02 de abril, o atendimento ao público será das 09h às 12h. No setor do programa Bolsa Família, serão disponibilizadas 30 senhas diária, apenas para bloqueio de condicionalidade, enquanto no Setor de Habitação, o atendimento estará suspenso pelos próximos 15 dias. O atendimento do Benefício de Prestação Continuada (BPC), que é realizado no Centro Administrativo Firmino Alves, também ficará suspenso até 02 de abril. A medida se dá em razão deste atendimento ser direcionado, principalmente, a idosos, considerado grupo de risco do Coronavírus.
A SAS informa que, também neste período, o Centro POP, equipamento que atende a população em situação de rua, estará funcionando apenas para Refeição e Banho; a Casa de Acolhimento à Criança e Adolescente estará com as visitas suspensas e o Serviço de Abordagem atuará apenas em situações de emergência.
Já o CREAS Medidas, CREAS PAEFI, CRAS, CRAM, PETI, 1° Infância e SCFV suspenderam as atividades de grupo e visitas técnicas, mantendo apenas atendimento em caso de emergência. Na Escola Profissionalizante, local que também recebe grande fluxo de pessoas que estão no grupo de risco do Coronavírus, as aulas estão suspensas.
De acordo com a SAS, mesmo com as restrições nos horários de atendimento ao público e na escala de atendimento externo dos programas e centros de referência, todos os setores permaneceram ativos, funcionando em expediente interno (mesmo após término do atendimento ao público) e atento às situações emergenciais.
Restaurante Popular
O Restaurante Popular suspendeu, por tempo indeterminado, as suas atividades. A medida preventiva segue as orientações da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde, que recomendam redução das aglomerações em locais públicos, afim de evitar a possível transmissão do COVID-19 (Novo Coronavírus). A medida tem motivação ainda na dificuldade encontrada pela empresa responsável pelo gerenciamento da unidade, Pupo Restaurante e Cozinha Industrial, em encontrar materiais de higienização utilizados pelos funcionários do restaurante, a exemplo de luvas, máscaras e álcool em gel.
ILHÉUS: SECULT SUSPENDE ATENDIMENTOS EXTERNOS AO PÚBLICO

Diante do atual panorama do novo Coronavírus (Covid-19) em âmbito nacional e em atendimento às determinações do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, a Secretaria da Cultura e Turismo (Secult) informa que, a partir dessa quarta-feira (18), estão suspensos, até o dia 31 de março, os atendimentos externos nos espaços administrativos: Casa de Cultura Jorge Amado, Teatro Municipal e Balneário Tororomba.
A Secult de Ilhéus acredita que a prevenção é a melhor estratégia para evitar a proliferação do vírus e reforça a necessidade de cuidados que todos devem ter para reduzir o contágio, como lavar as mãos e evitar aglomerações. Novos comunicados sobre ações e medidas relacionadas à pandemia serão divulgados oportunamente pelos canais de comunicação da Prefeitura de Ilhéus.
COARACI: PREFEITO ADOTA MEDIDAS PARA PREVENÇÃO DO COVID-19
O Prefeito Jadson Albano adotou medidas rígidas na tarde desta quarta-feira, 18 de março. Foi montado um estande na rodoviária para monitorar os passageiros que chegam principalmente de regiões que já tiveram casos comprovados do COVID-19 (Coronavírus). O procedimento consiste em cadastrar, monitorar e medir a temperatura corporal dos passageiros por um período de 7 a 14 dias.
A medida é preventiva e tem por objetivo controlar as pessoas que chegam a nossa cidade. Outros procedimentos estão sendo realizados pelo governo para preservar a saúde dos nossos munícipes.
ITAPÉ: PREFEITO DECRETA AÇÕES DE PREVENÇÃO AO NOVO CORONAVÍRUS

O prefeito Naeliton Rosa Pinto assinou na última segunda-feira (16) o Decreto Municipal nº 005 e 006 que traz diretrizes para os próximos dias sobre o funcionamento dos serviços públicos e as medidas no âmbito municipal que tem o intuito de conter a disseminação do Covid-19, o coronavírus.
A partir da próxima segunda-feira (23), pelo prazo de 15 dias, podendo ser prorrogado, o governo municipal suspende todas às atividades da Rede
Municipal de Educação, pública e privada, Festas e eventos, além de competições e jogos esportivos, atividades na Secretaria de Assistência social, por meio do CRAS, bem como todo tipo de aglomeração, como medidas preventivas por conta do agravo da saúde pública.
Estão permitidos até o momento as feiras de comércio ao ar livre e as ações de saúde pública.
“Estamos fazendo tudo com muita responsabilidade. Não temos nenhum caso da doença confirmado em Itapé, mas, diante do cenário de tensão e da necessidade de prevenção, essas ações, orientadas pelo Ministério da Saúde e Governos Federal e Estadual, visam à proteção da saúde da nossa população Itapeense” destaca o prefeito Naeliton Rosa Pinto.
Ainda de acordo com o decreto, também fica suspenso em igual período, os atendimentos ao público em todas às repartições públicas como secretarias municipais e sede da Prefeitura. Outras medidas e a ações também estão sendo programadas pelo governo municipal.
Municipal de Educação, pública e privada, Festas e eventos, além de competições e jogos esportivos, atividades na Secretaria de Assistência social, por meio do CRAS, bem como todo tipo de aglomeração, como medidas preventivas por conta do agravo da saúde pública.








































