:: ‘Cidades’
ITAPÉ: SECRETARIA DE SAÚDE REALIZOU AÇÃO CONTRA O CORONAVÍRUS NA FEIRA LIVRE

A Prefeitura de Itapé, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no último sábado (04), ação de conscientização e de prevenção sobre o combate ao Covid-19 na feira livre.
A ação foi coordenada pela Secretária de Saúde Andréa Leal e, juntamente com a equipe de Vigilância Sanitária e a diretora da Atenção Básica, Camila Alcantara, foram distribuídos Kits de higiene contendo álcool em gel 70%, máscaras, luvas, toucas e sabão líquido. Além disso, a equipe orientou comerciantes e moradores a cumprirem às medidas de prevenção contra o Coronavírus.
Embora não há nenhum caso confirmado da doença no município, conforme boletim divulgado nesta segunda-feira (06), 13 pessoas estão sendo monitoradas, cumprindo isolamento social e recebendo assistência da equipe de saúde.
POTIRAGUÁ: PREFEITURA VAI SUBSTITUIR O PEIXE DA SEMANA SANTA POR CESTAS BÁSICAS
Com o intuito de evitar as aglomerações com a entrega do Peixe da Semana Santa, a Prefeitura Municipal de Potiraguá, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, este ano irá substituir o peixe por cestas básicas.
Em contato com o Blog do Edyy, a prefeitura informou que a Assistência Social ficará responsável pelo cronograma de entrega das cestas e garantiu que será feito um regulamento para selecionar as famílias carentes do município e dos distritos. A entrega acontecerá nos dias, 8, 9 e 10 de abril.
A substituição do Peixe pela cesta básica se deu por conta da pandemia do coronavírus, pois, além de evitar aglomerações a cesta básica terá também mais opções de alimentos e irá durar por mais tempo. A entrega também contará com a ajuda da equipe da Vigilância Sanitária.
ITAPETINGA: PREFEITURA DESENVOLVE AÇÕES PARA PROTEGER PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA
A gente sabe que o isolamento social é a nossa única arma contra o coronavírus. Mas não tem sentido manter a ordem de ficar em casa para aqueles que não têm onde morar. Por isso, a Secretaria de Desenvolvimento Social tem realizado rondas pelo município, cadastrando andarilhos e buscando soluções para protegê-los do vírus que já matou mais de um milhão de pessoas.
Dezessete pessoas estão cadastradas. Inicialmente, está sendo distribuído a todos material de higiene (creme dental, escova e sabonetes) e alimentação duas vezes ao dia, uma vez que aumentar a imunidade e cuidar da higiene pessoal são algumas das formas de se proteger da doença. Os banheiros da Central de Abastecimento foram disponibilizados das 7h às 11:30h para que eles tomem banho. Uma equipe tem cuidado da limpeza do banheiro buscando desinfetá-lo e eliminar a possibilidade de contágio naquele ambiente
A prefeitura ainda estuda meios de oferecer abrigo a eles, mas apenas um demonstrou interesse em sair das ruas.
Novas estratégias estão sendo tomadas diariamente em conjunto com a Secretaria de Saúde e Guarda Municipal. A prefeitura permanece no planejamento de ações que protejam todos os itapetinguenses.
UBAITABA: PREFEITURA REALIZA DEDETIZAÇÃO EM AMBIENTES PÚBLICOS
A Prefeitura de Ubaitaba realizou ao longo da semana a dedetização dos locais mais movimentados da cidade, para eliminar pragas.
O objetivo desta ação é evitar a proliferação de pragas urbanas bem como ajudar no combate do novo coronavírus. Os agentes aplicaram um inseticida que não oferece risco direto á saúde humana, mas elimina todo foco de pragas.
ILHÉUS: SECRETARIA DE SAÚDE ANUNCIA O 12º CASO POSITIVO DE COVID-19
A secretaria municipal de saúde (Sesau) da Prefeitura de Ilhéus, anunciou no início da tarde deste domingo (5) o 12º caso confirmado de Covid-19 na cidade. Um jovem de 18 anos, morador da zona norte, teve contato com pessoa infectada e contraiu a doença.
“A transmissão em Ilhéus é comunitária, inclusive nas comunidades carentes. O coronavírus está circulante em todo lugar. A pessoa que não respeita o distanciamento social, coloca a vida de outras pessoas em risco. Ficar em casa é a única arma que temos hoje contra a Covid-19”, enfatizou o secretário de saúde, Geraldo Magela.
ILHÉUS: ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS SÃO FISCALIZADOS PELO MUNICÍPIO

Por meio da atuação dos fiscais de posturas, o município de Ilhéus tem realizado a fiscalização de estabelecimentos comerciais com a finalidade de garantir a saúde da população, no cumprimento dos decretos municipais de números 20 e 23, publicados no mês de março, para prevenção e enfrentamento à pandemia do coronavírus (Covid-19) na cidade. As normas resultam da dedicação do Gabinete de Crise do Município para a segurança da população e regulamentam o funcionamento de estabelecimentos comerciais de qualquer natureza e instituições financeiras em Ilhéus.
De acordo com as normas dos decretos, em razão da pandemia, estão permitidos a funcionar, exclusivamente, os estabelecimentos e serviços básicos e essenciais, como farmácias; lojas de alimentos (supermercados, açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros, quitandas e centros de abastecimento); lojas de venda de alimentação e remédios para animais; distribuidores de gás; água mineral; padarias; postos de combustível; restaurantes apenas com o serviço de entrega delivery; lojas de materiais de construção; de produtos de limpeza; de insumos ou equipamentos para saúde; de insumos ou equipamentos agrícolas; oficinas; borracharias; lojas de autopeças e clínicas veterinárias. Estes estabelecimentos estão autorizados a funcionar das 9 às 15 horas, com exceção das farmácias e clínicas veterinárias, permitidos a funcionar em horário diferenciado.
Já as casas lotéricas, abrem de segunda à sexta das 8 às 15 horas, e, aos sábados, das 8 às 12 horas. Isto, para garantir o atendimento de serviços sociais como o Bolsa Família, aposentadorias de idosos e pagamento de salários de servidores que possuem conta-salário.
A Caixa Econômica Federal também funciona, excepcionalmente, apenas para prestar serviços essenciais aos cidadãos em estado de vulnerabilidade, como seguro desemprego, aposentadoria do INSS à idosos e saque do FGTS.
Outras instituições financeiras, como agências de empréstimos, não estão enquadradas no rol de serviços essenciais, e, por isso, não têm autorização para funcionamento.
O prefeito Mário Alexandre tem reforçado a necessidade de todos os munícipes respeitarem as normas e o distanciamento social. “A Covid-19 pode ser grave para a saúde. A orientação é que neste momento as pessoas permaneçam em suas casas, para que possamos proteger a saúde da população e conter o contágio do coronavírus na nossa cidade”.
O setor de Fiscalização de Posturas, vinculado à Secretaria de Mobilidade e Ordem Pública da Prefeitura de Ilhéus, pode autuar o responsável pelo estabelecimento que desrespeite as normas decretadas, com aplicação de medidas punitivas como multa, suspensão ou cancelamento do alvará ou licença eventualmente concedidos pelo município, sem prejuízo de eventual auxílio de força policial para fechamento, além da adoção de medidas de responsabilização civil e criminal.







































