A Câmara dos Deputados aprovou, hoje (9), o Projeto de Lei 1006/20, de autoria do senador José Serra, que concede o repasse de R$ 2 bilhões, como ação emergencial, da União para santas casas e hospitais filantrópicos se estruturarem fisicamente para o combate a pandemia do coronavírus. A matéria já havia sido aprovada pelo Senado e agora seguirá para a sanção presidencial.
De acordo com o presidente da Frente Parlamentar das Santas Casas, deputado federal Antonio Brito (PSD/BA), “este socorro ao setor, que responde por mais de 50% de todos os atendimentos do SUS, é fundamental neste momento para apoiar as ações coordenadas pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, na luta contra o COVID-19”.
O texto aprovado determina que o valor do auxílio financeiro seja obrigatoriamente aplicado na compra de medicamentos, insumos, equipamentos, realização de obras de reestruturação física para aumento da oferta de leitos de terapia intensiva e contratação de profissionais de saúde para atender a demanda adicional.
Durante conversa com a imprensa no inicio da tarde de hoje, ao lado do governador Rui Costa, o secretário de Saúde da Bahia, Fabio Vilas-Boas, chamou a atenção dos moradores da região entre Ipiaú e Ilhéus, passando por Ubatã, Ubaitaba e Uruçuca, no Sul da Bahia, para o risco de um surto de Covid 19.
Segundo ele, essa é uma região em que nesse momento, está havendo um aumento exponencial de casos da doença. “É preciso que as pessoas fiquem em casa, não vão às feiras, não abram o comércio e se tiverem que sair de casa utilizem máscaras de proteção e observem as medidas de higiene”. “Vamos tomar todos os cuidados para evitar a aceleração de casos”, disse, reforçando a necessidade de isolamento e distanciamento social.
Fiscais capacitados com apoio da GCM atuam no monitoramento
A prefeitura de Buerarema instalou nesta quarta-feira (08) barreiras sanitárias, na cidade. A ação que foi planejada já há algum tempo, porém com a dificuldade em aderir EPI’s e a preocupação da Secretaria de Saúde em manter resguardada a equipe que está monitorando as entradas de acesso, somente neste momento foi possível realizar ação de forma segura.
A execução da barreira sanitária contou com o importantíssimo e fundamental apoio da Guarda Civil Municipal –GCM que juntamente como os fiscais, devidamente capacitados se empenharam para que o serviço ocorresse com o máximo de eficácia.
Seis equipes de fiscais se reversam de 07h às 22h em dois pontos de monitoramentos, sendo um na entrada principal da cidade e outro na entrada do bairro Santa Helena. Doze pontos de acessos foram bloqueados na cidade.
Uma mesa farta na Semana Santa vai ser a realidade das famílias Barropretenses, mesmo em tempos difíceis do Coronavírus, pois receberam os peixes da Prefeitura Municipal de Barro Preto, nesta quarta-feira.
A prefeita Ana Paula acompanhada do Secretário de Assistência Social, Fábio Bomfim, visitaram os lares da comunidade distribuindo alimento para os moradores mais carentes da cidade.
Este ano, a tradicional entrega dos peixes foi realizado à domicílio, como medida de segurança do decreto municipal do COVID-19, evitando assim aglomerações.
Essa distribuição faz parte das ações da Semana Santa, se consolidou como uma tradição para as famílias carentes de Barro Preto e se tornou Lei no primeiro mandato da gestora, com o programa PEIXE DA NOSSA GENTE.
Para a prefeita Ana Paula é essencial que as pessoas mais carentes do município tenham a chance de cumprir as tradições e comer peixe nesta sexta-feira santa. Sempre estive presente para o meu povo e por isso, mantive inclusive a tradição de ir nas entregas.
A ação vai garantir o alimento nas mesas de muitas famílias de Barro Preto, pois com muito esforço e competência, a Prefeita Ana Paula garantiu os pescados com recursos próprios da prefeitura.
Para o vice-Prefeito Mariano Macêdo, a doação representa o compromisso da gestão municipal em manter a entrega do pescado às famílias carentes e em situação de vulnerabilidade social, proporcionando assim a oportunidade de confraternizar, em casa, com seus familiares mais íntimos, numa Semana Santa com mais esperança, dignidade e comida na mesa.
O governador Rui Costa utilizou as redes sociais para anunciar, na manhã desta quinta-feira (9), o aplicativo “Monitora”, que possibilitará o registro de informações de pessoas com suspeita da Covid-19, viabilizando o atendimento remoto, monitoramento e acompanhamento dos cidadãos. O app já está disponível gratuitamente na plataforma android, sendo, posteriormente, disponibilizado para iOS. Para localizá-lo, é preciso fazer a busca digitando “monitoracorona”, com as duas palavras juntas, e fazer a seleção do aplicativo “Monitora Covid-19”, de cor azul, de autoria do “Governo da Bahia”, ou acessar diretamente este link: https://bit.ly/2UYHR9L.
Na live, transmitida em seus perfis oficiais no Facebook e Instagram, Rui pediu que todos baixem a ferramenta e ressaltou a importância de permitir que o aplicativo tenha acesso à localização dos usuários. “Vamos monitorar, em toda a Bahia e os outros estados do Nordeste vão fazer o mesmo, onde estão os casos suspeitos e quem apresenta sintomas. Além disso, vamos tirar as dúvidas das pessoas sobre a doença e as medidas tomadas pelo governo para combater o novo coronavírus. Nós queremos georeferenciar os casos na Bahia e em Salvador. Saber em que bairro ou em que cidade estão aparecendo mais casos, de modo a ter uma demonstração visual da realidade da doença em todo o território estadual”, explicou o governador.
Por meio do aplicativo, desenvolvido pelas secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e Saúde (Sesab), em parceria com a FESF-SUS, o internauta poderá acessar informação, segura e de qualidade, e ter o acompanhamento do seu estado de saúde. Além disso, serão solicitadas informações sobre a sua saúde e, caso seja identificado o risco, um médico entrará em contato em até 24 horas, pelo celular, orientando as medidas para o autocuidado, que devem ser adotadas no próprio domicílio, evitando que o paciente se dirija a uma unidade de saúde e se exponha sem que haja a real necessidade. Caso seja indicado, o médico informará qual o serviço de referência mais próximo.
O app foi programado para dar orientações e cuidados imediatos. O cidadão passará a ser monitorado em casa pelo aplicativo. O acesso à tecnologia é realizado por meio de um cadastro simples (nome, CPF, nome da mãe e número do cartão SUS). O App possibilitará, também, acesso rápido a informações sobre a Covid-19, orientações sobre o isolamento social, serviços de saúde próximos e o acompanhamento do estado de saúde do paciente, além de um “converse conosco”.
A secretária da Secti, Adélia Pinheiro, que é médica por formação, destaca a importância de serviços como o aplicativo. “Com o Monitora, avançamos na missão de atender o cidadão dentro da sua própria casa. Assim também é o Tele Coronavírus, que lançamos para atender qualquer pessoa que tenha dúvida sobre a Covid-19, gratuitamente, pelo número 155. Essas são ações preventivas que auxiliam a população no diagnóstico, indicando quais medidas tomar na hipótese do aparecimento de sintomas da doença”.
De acordo com o secretário de Saúde, Fábio Vilas Boas, o Governo do Estado tem trabalhado incansavelmente para proteger o bem mais precioso do cidadão, que é a vida. “Além da ampliação do número de leitos, aumentando a capacidade da nossa rede, da aquisição de equipamentos essenciais para o trabalho dos profissionais de saúde e de tantas outras ações, o Governo se preocupa em atender o cidadão de forma a evitar aglomerações. O ‘Monitora’ coloca o cidadão em contato direto com um profissional, o qual vai indicar se é necessário, naquele momento, procurar uma unidade de saúde”, ressalta.
Desenvolvedora do aplicativo através da FESF-tech, a Fundação Estatal Saúde da Família (FESF) é parte primordial nesse processo de auxílio ao cidadão. “A FESF é uma instituição, criada pelo SUS e para o SUS da Bahia, que tem como missão institucional produzir soluções inovadoras, que promovam qualidade e eficiência para o sistema da saúde. Ações como esta aproximam a FESF do cumprimento de seu papel social”, destacou o secretário executivo, José Santana.
Monitora
A tecnologia do app está articulada ao Registro Eletrônico de Saúde e possibilita à equipe de monitoramento e à gestão do SUS um painel de controle que permitirá visualizar o tempo de quarentena que cada paciente está seguindo, dentre outras informações que servirão de base para tomada de decisões em saúde pública e de atendimento.
Em Itaju do Colônia, a secretaria Municipal de saúde tem deixado os moradores bastante apreensivos quando o assunto é o combate à COVID-19. Diferente de outros municípios, em Itaju e Palmira, as barreiras “sanitárias” foram montadas apenas por Guardas municipais.
Outra situação que preocupa bastante é a falta de equipamentos de proteção aos profissionais de saúde, aumentando o risco de uma proliferação em um possível caso.
Uma enfermeira da secretaria de saúde ouvida pelo blog, fez duras críticas à postura da secretaria Caliane e do diretor Adelmo “ela só ta lá porque é filha do prefeito, os guardas estão trabalhando sem se quer receber água do município e nem Adelmo nem Caliane fazem nada para combater essa pandemia”.
Com 8 anos de experiência na gestão pública o ex-prefeito de Itaju do Colônia Padre Edinaldo Martins (PP), de forma inédita, sugere ao atual prefeito do município Djalma Orrico uma séria de ações e medidas para combate ao COVID-19.
O documento protocolado na prefeitura ontem, 07, no dia mundial da saúde, elenca uma série de medidas de enfrentamento a crise mundial causada pela pandemia do coronavírus: plantão da vigilância sanitária na entrada da cidade 24 horas; projeto de lei para a câmara aprovar isenção do IPTU as famílias de baixa renda; isenção da taxa de licença de funcionamento de estabelecimentos comerciais; dispensa de pagamento e alvará de construção; e a prefeitura disponibilizar álcool em gel a todos os empreendimentos comerciais.
A iniciativa é assinada pelos diretórios do Partido Progressista (PP), e do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) ambos da oposição. As lideranças que conduzem os dois partidos deixa de lado a disputa política e se unem para o bem maior, a vida da população que reside em todo o município.
“Nesse momento eu acho o que tá acima é a vida e a saúde, não à política. A política é efêmera, ela passa. Nós queremos chegar depois que terminar esta pandemia com saúde de todos os munícipes de Itaju”, justificou padre Edinaldo os objetivos das propostas em uma Live na rede social.
No último dia 04 de abril, data limite para filiação e inscrição dos pré-candidatos ao Legislativo Municipal, o PSDB concluiu a etapa inscrevendo os 32 nomes, limite na lei eleitoral, para compor seu quadro oficial. São representantes de vários segmentos da sociedade que juntos trabalharão uníssonos em prol da candidatura majoritária do Dr. Edmilton Carneiro.
O que torna relevante e exclusiva esta composição é o fato de todas as vagas serem preenchidas por pessoas “novas” na política, exigência do partido que em seu último encontro definiu não dar espaço aos “velhos” conhecidos da política e os detentores de mandato na atual legislatura. Portanto, o PSDB revigorado e renovado, assume em definitivo a alcunha de NOVO PSDB de Itabuna.
O PSD de Jussari ganhou um apoio de peso no ultimo fim de semana, a ex-prefeita Mary Marques declarou apoio ao atual prefeito Antônio Valete.
Mary Marques que já desempenhou um excelente trabalho a frente da Secretária de Assistência Social e Ex- prefeita pelo PMDB, se filiou ao PSD sendo uma forte candidata para disputar a vaga no legislativo.
Essa adesão deixou a oposição desestruturada, uma vez que já perderam diversas lideranças e contavam com o apoio de Mary Marques, na tentativa de fortalecer a chapa da oposição.
Várias famílias Itapeenses, que vivem em vulnerabilidade econômica, que estão em isolamento social e monitoradas pela Secretaria de Saúde, devido ao plano de ação contra o Coronavirus, já estão recebendo auxílios por meio da Secretaria de Assistência Social, em conjunto com a Secretaria de Educação e Secretaria de Saúde.
Com o objetivo de ampliar a distribuição para diversas outras famílias, em meio a pandemia do COVID-19, a Prefeitura Municipal de Itapé, através do Prefeito Naeliton Rosa Pinto determinou substituir o peixe da semana Santa por Cestas Básicas.
A distribuição vai ocorrer nesta quinta-feira ( 09) e para evitar aglomerações, de acordo com a Assistência Social, a distribuição vai ocorrer em domicílios, beneficiando famílias já cadastradas pelos agentes de Saúde, que são os profissionais que acompanham mais de perto a realidade de cada morador.
Além das Cestas Básicas, às famílias beneficiadas também receberão um kit higiene, que será entregue por meio da Secretaria de Saúde.