“Nós precisamos de pessoas como ACM Neto na política do nosso país”, ressaltou presidente nacional da legenda, Renata Abreu
Na noite desta quinta-feira (24), o Podemos oficializou o apoio do partido à pré-candidatura de ACM Neto ao Governo da Bahia. O evento foi realizado em Salvador, e contou com a presença da presidente nacional da sigla, a deputada federal Renata Abreu.
ACM Neto fez questão de lembrar que durante as eleições de 2012, o Podemos compôs a base de partidos de apoio à sua candidatura. E enfatizou: “Nós fomos buscar a maior, mais forte e sólida aliança que pode existir. Que tem que vir antes de qualquer aliança com os partidos políticos. Que é a aliança com o povo”.
“Esse partido cresceu em nosso estado muito próximo da gente. O Podemos é como uma extensão do que eu acredito, do que penso, do que eu me identifico”, disse em manifestação aos presentes.
A presidente nacional da legenda destacou que o Brasil precisa de pessoas como ACM Neto na política estadual e federal, capazes de dialogar, construir pontes e entregar soluções reais para toda a população.
“Não é ele que precisa da gente, somos nós que precisamos de pessoas como ele na política do nosso estado e do nosso país. Eu não tenho dúvidas de que ACM Neto vai honrar, como honrou na cidade de Salvador, a história que a sua família construiu”, ressaltou.
“E eu quero poder estar, lá de Brasília, sempre te ajudando a resgatar ainda mais o orgulho do povo baiano, que ama tanto esse estado”, disse Renata Abreu.
O Podemos é a quarta legenda a declarar apoio oficial à pré-candidatura do ex-prefeito de Salvador. Também estão nessa base o Cidadania, o Solidariedade e o PP.
Força Local
Na cerimônia, o Podemos também empossou a nova Executiva Estadual do partido, que será liderada pelo empresário Gabriel Melo.
Natural de Itabuna, Melo foi escalado para reestruturar o diretório baiano do Podemos com o intuito de fortalecer a legenda no estado. Com foco nesse objetivo, hoje a sigla organizou um ato de filiação conjunta com várias lideranças locais.
“Estamos, hoje, começando a construir um novo momento na história do Podemos. Escrever uma nova página nessa história de um partido que tem muito a contribuir com o presente e o futuro do Brasil”, ponderou o pré-candidato ACM Neto.
O evento terá a presença da presidente nacional da legenda, deputada Renata Abreu
Na noite desta quinta-feira (24), o Podemos vai anunciar o apoio do partido à pré-candidatura do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, ao Governo da Bahia.
O Podemos é a quarta legenda a declarar apoio oficial à pré-candidatura de ACM Neto. Já estão nessa base o Cidadania, o Solidariedade e o PP, que faz parte da chapa com o vice-prefeito da Bahia, João Leão, como pré-candidato ao Senado.
O evento será realizado no auditório do Edifício Tomé de Souza, às 19h, e vai contar com a presença da presidente nacional da sigla, deputada federal Renata Abreu. Na ocasião, o ex-prefeito de Salvador estará à disposição para falar com a imprensa.
No ato, estarão presentes lideranças e parlamentares do Podemos, do União Brasil, e dos demais partidos que apoiam o ex-prefeito.
Em atenção as demandas de infraestrutura do Médio Sudoeste, o deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Rosemberg Pinto (PT), celebrou o resultado da licitação para restauração da BA-130, trecho Itapetinga – Mangerona, publicado no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (23).
A empresa Contek Engenharia S/A venceu a concorrência nº 014/2022 para recuperar os 29,3 quilômetros da rodovia.
“Sou muito grato pelo retorno dos nossos pleitos para o Médio Sudoeste junto ao Governo da Bahia. Nossa região passa por uma verdadeira renovação da sua malha rodoviária, que, na prática, vai facilitar o escoamento da produção agropecuária e atrair novos negócios para as cidades e distritos de Itambé, Itapetinga, Itororó, Macarani, Maiquinique, Itarantim, Potiraguá e Firmino Alves”, destacou o parlamentar, principal articulador político junto ao governo estadual e ao Legislativo baiano.
Além da BA-130, o Médio Sudoeste terá a restauração de 135 quilômetros entre Itambé e Floresta Azul, que beneficiará mais de 690 mil moradores da região. A obra, com processo licitatório em andamento, contempla os trechos: BA-263, entre Itambé e Itororó, passando por Itapetinga; BA-130, que liga Itororó com Firmino Alves, e a BA-262, de Firmino Alves até Floresta Azul.
O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) e a pré-candidata a deputada federal Elisângela Araújo (PT) receberam apoio da fundadora e presidente do Projeto Social Maria Nilza, Maria Nazaré, desenvolvido no bairro Patagônia, Vitória da Conquista.
A parceria foi formalizada, nesta terça-feira (22), durante reunião na Assembleia Legislativa da Bahia. “Nosso mandato sempre é solícito a quem busca ajudar o próximo e, com muita satisfação, conheci Maria Nazaré, esta mulher referência no bairro Patagônia, que já fazia a diferença, mesmo antes do Projeto Social Maria Nilza que presta uma justa homenagem a sua mãe e irmã”, afirmou o parlamentar.
“Estou confiante nesta união com o deputado Rosemberg e Elisângela para ampliarmos o número de beneficiados com o Projeto Maria Nilza”, destacou Maria Nazaré
Criado há quatro anos, o Projeto Social Maria Nilza possui 20 voluntários que colaboram para realização de diversas atividades em atenção a quem mais precisa, desde cursos profissionalizantes, aulas de percussão e uma campanha fixa de arrecadação de alimentos e roupas para doação aos moradores do bairro.
Moradora há 40 anos do populoso bairro Patagônia – com mais de 25 mil habitantes, Maria Nazaré nomeou o Projeto Social como forma de homenagem a sua mãe Maria e sua irmã Nilza, “que ofereceram estrutura e base para respeitar e prestar solidariedade ao próximo”, concluiu.
O pré-candidato a governador ACM Neto (União Brasil) afirmou nesta terça-feira (22) que é preciso diálogo entre os governos federal e estadual e o Congresso Nacional para buscar uma solução para conter a alta dos combustíveis no país. Em entrevista à rádio Sociedade, ele disse ainda que a Bahia tem uma das maiores alíquotas do ICMS sobre combustíveis do país.
Na entrevista, Neto também falou sobre o diálogo em torno do posto de vice em sua chapa, afirmou que seu foco é na Bahia, voltou a destacar que irá governar com qualquer presidente que seja eleito, criticou a ofensiva do governo sobre prefeitos do PP e ressaltou que pretende visitar 40 cidades por mês a partir de abril, completando 200 municípios até o início da campanha.
“O que eu vejo no Brasil é a falta de diálogo (em torno do preço dos combustíveis). É o governo federal querendo jogar o problema no colo dos governadores e os governadores querendo jogar no colo do governo federal. E aí fica essa guerra e essa disputa de narrativa, e nós estamos pagando R$ 8 (por litro de gasolina). O caminho é sentar à mesa governadores, governo federal e Congresso e cada um vai ter que dar um pouquinho da sua parcela de renúncia”, disse.
“Se todo mundo abrir mão, estados e governo federal, se cada um der a sua contribuição, a gente consegue conter essa alta absurda no preço dos combustíveis. Agora, não pode ser esse jogo de empurra”, completou, destacando ainda sobre o ICMS da Bahia sobre combustíveis: “Em relação à tributação, basta comparar com outros estados do Brasil que você vai ver que a Bahia tem uma mais elevadas do país”.
Definições de vice
Sobre o posto de vice, Neto disse não ter pressa e que a prioridade no momento são as definições em torno da janela partidária. Em tese, o nome de vice pode ser apresentado até o período das convenções, entre o final de julho e início de agosto. Questionado sobre diversos nomes, ele falou sobre o ex-prefeito de Feira de Santana Zé Ronaldo (União Brasil), o prefeito de Mata de São João, João Gualberto (PSDB) e os deputados federais Marcelo Nilo (sem partido), Félix Mendonça Jr. (PDT) e Marcio Marinho (Republicanos).
Questionado sobre a disputa pelo Palácio do Planalto, ACM Neto voltou a frisar que seu foco está na Bahia. “Eu não enxergo nenhum postulante ao Palácio do Planalto como adversário. SOU CANDIDATO AO GOVERNO DA BAHIA. CASO SEJA ELEITO, VOU GOVERNAR COM QUALQUER PRESIDENTE QUE O BRASIL VENHA A ESCOLHER”, DISSE.
ACM Neto criticou a ofensiva do governo sobre prefeitos do PP e disse ter sido procurado por gestores municipais do interior de diversos partidos, inclusive de PT e PSD. “O que o governo do estado está fazendo é isso (perseguição). Está ameaçando os prefeitos”, disse. “Sempre trabalhei deixando a política de lado e preservando as minhas obrigações institucionais”, complementou.
“Nós já temos o apoio declarado de 140 prefeitos da Bahia. Quando é que uma candidatura de oposição teve essa largada? Nunca. Nas maiores cidades, nós temos mais da metade ao nosso lado. É um feito extraordinário”, ressaltou.
Passado o período de definição da janela partidária, Neto informou que pretende intensificar as viagens ao interior e pretende visitar ao menos 40 municípios por mês a partir de abril. A ideia é visitar 200 cidades até o início da campanha. “No início de abril começamos de novo a maratona”, frisou.
O governador Rui Costa (PT) voltou a reunir um grande número de prefeitos do PP, desta vez durante agenda na cidade de Gandu, nesta terça-feira (22).
No ato na cidade de Gandu, participaram 9 prefeitos do PP, incluindo o gestor do município, Léo de Neco, que anunciou apoio a Rui Costa e a Jerônimo Rodrigues. Outros 8 prefeitos marcaram presença no palanque do governador.
Participaram do ato a prefeita Kitty, de Taperoá; Naeilton, de Itapé; Tom, de Itamari; Ulysses, de Piraí do Norte; Rosa, de Teolandia; Jadson, de Coaraci; Jairo, de Valença; e Irmão Enoc, de Camamu.
Patrick, de Jitaúna, se desfiliou do PP no último domingo (20), quando anunciou ao lado de Rui Costa a ida para o Avante.
Além disso, participaram 12 vice-prefeitos.
Os deputados Fabíola Mansur (PSB), Euclides Fernandes (PDT) e Fátima Nunes (PT) também foram ao evento. Na cidade, Rui anunciou, entre outros investimentos, a construção de uma nova escola estadual com 36 salas, biblioteca, auditório, laboratórios, campo society com arquibancada, pista de atletismo e outros equipamentos.
Fábio Vilas-Boas esteve em Vitória da Conquista nesta sexta-feira (18), junto ao governador Rui Costa, para a inauguração de duas unidades de saúde. Entre elas o Hospital Afrânio Peixoto, totalmente reformulado e transformado numa referência em cirurgias ortopédicas para a região Sudoeste.
Pré-candidato a deputado federal, Vilas-Boas agradeceu a Rui Costa pelo reconhecimento. A dupla foi quem idealizou, projetou e iniciou as obras durante a gestão do ex-secretário na saúde. “Quero saudar o ex-secretário da saúde, Fábio Vilas-Boas, pelo seu trabalho. Foi ele quem começou a pensar, planejar e coordenar esses investimentos que nós inauguramos. Fábio, te agradeço por toda a ajuda”, disse Rui Costa em discurso na inauguração.
“A satisfação é enorme de ver que esse trabalho, que iniciamos lá atrás, segue rendendo frutos para a população. Regionalizar a saúde da Bahia foi um compromisso firmado por Rui Costa em 2015, quando assumiu o governo. E hoje vemos como a saúde do Sudoeste está cada vez mais resolutiva e independente de Salvador”, disse Vilas-Boas.
O ex-secretário lembrou dos desafios para a requalificação do Afrânio Peixoto: “Foi uma obra de muita coragem de Rui Costa, pois se tratava de um hospital psiquiátrico que já não atendia às demandas modernas desse tipo de tratamento. O governador agiu com firmeza, interditou o espaço e o requalificou, trazendo uma nova especialidade para a região”.
“Agora, o Sudoeste baiano tem um centro com o melhor da tecnologia para realizar cirurgias ortopédicas de alta complexidade, sobretudo de traumas. Isso desafogará a demanda do Hospital de Base e salvará muitas vidas, pois o atendimento de toda a região será realizado neste hospital”, explicou o ex-secretário da saúde.
São 80 leitos inaugurados no Afrânio Peixoto, que inicialmente participarão de um mutirão de cirurgias eletivas. Além destes, foram inaugurados mais 48 leitos para o Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), outra obra iniciada na gestão de Vilas-Boas. A ampliação será destinada para cirurgias e procedimentos vasculares.
O governador Rui Costa (PT) reuniu 38 prefeitos em sua ida a Vitória da Conquista nesta sexta-feira (18). Dentre eles, oito são do PP, partido do vice-governador João Leão que rompeu com o governo no início da semana.
Participaram do ato com Rui nesta sexta os prefeitos Oberdan Rocha, de Barra do Choça; Dr. Ricardo, de Tanque Novo; Jornandinho, de Bom Jesus da Serra; Dra. Aline, de Maetinga; Rebinha, de Ribeirão do Largo; Paulo Rios, de Tororó; Dr. Marival, de Nova Canaã; e João Francisco, de Tanhaçu.
Participaram da agenda do governador também o pré-candidato a governador do PT, Jerônimo Rodrigues, e o senador Otto Alencar (PSD), além dos deputados federais Lídice da Mata (PSB), Daniel Almeida (PCdoB), Jorge Solla (PT), Paulo Magalhães (PSD) e Waldenor Pereira (PT).
Em Vitória da Conquista, Rui anunciou a abertura de 128 novos leitos de saúde para a população. O Governo do Estado investiu 29,5 milhões no Novo Hospital Afrânio Peixoto e em mais 48 leitos e uma Sala de Politrauma no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC). Em visita ao município, o governador Rui Costa também entregou a reforma e a ampliação das duas unidades, que compõem a rede de assistência da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).
O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), afirmou, nesta quinta-feira (17), que a saída do PP da base governista foi verticalizada em relação prefeitos pepistas e justifica que a maioria dos gestores do partido seguirão com o governador Rui Costa e o pré-candidato ao Palácio de Ondina, Jerônimo Rodrigues, por afinidade ao projeto com Lula e pela atenção que recebem da gestão estadual.
“O PP tomou uma decisão, na minha opinião, de cúpula e verticalizada, sem combinar com os prefeitos e prefeitas. É por isso que a maioria dos prefeitos estão anunciando a manutenção na base do governo e apoio ao pré-candidato Jerônimo Rodrigues, são escolhas que na minha opinião não envolveram a base do PP, mas não sou eu quem tem que fazer esta avaliação, porque eu sou do PT, não sou do PP”, afirmou.
Para o parlamentar, Rui Costa inovou com o fortalecimento dos consórcios municipais e, deste modo, dividiu tarefas e fortaleceu municipios e seus gestores em áreas como saúde e infraestrutura. “Os prefeitos mantém apoio ao governador Rui Costa pelo cuidado que ele sempre teve com os gestores, tem respeitado, recebido e montou, inclusive, diversos consórcios municipais para dividir o poder e fazer com que as ações chegassem com mais facilidade às cidades, em áreas como saúde e infraestrutura, que resultou nesta aproximação e fidelidade”, argumenta.
Lula x Bolsonaro e Moro
O líder define como “página virada” a saída do PP e aponta que, “de um lado vai estar o PT, PSD, PCdoB, PSB, Avante, PV e outros partidos que ainda irão se alinhar com Jerônimo e Lula, do outro o União Brasil, o PP e o PSDB afinados com Neto, Bolsonaro e Sérgio Moro”.
“Na Assembleia o líder do PP, Eduardo Sales, me informou que está integrando a bancada de oposição ao governador Rui Costa, então são as escolhas que foram feitas, e vamos tratar com carinho os deputados e o vice-governador João Leão, mas entendendo que estamos marchando em lados diferentes. É a nossa turma de Lula e do outro lado a turma de Moro e Bolsonaro”, concluiu.
O deputado estadual Sandro Régis foi eleito nesta terça-feira (15) vice-presidente do União Brasil na Bahia. A definição ocorreu durante reunião do diretório nacional do partido, que nasceu da fusão entre Democratas e PSL. Para Régis, será uma “missão honrosa” assumir a vice-presidência da legenda no estado.
“Para mim, é uma missão honrosa ocupar esta função de vice-presidente do União Brasil na nosso estado. Nosso partido terá a missão de liderar o movimento de transformação que a Bahia quer e precisa. Com muita responsabilidade, eu vou cada vez mais dar minha contribuição ao partido e ao nosso grupo para que possamos eleger ACM Neto governador e apresentar um novo projeto para o nosso estado”, declarou Régis.
O deputado estadual já integrava o diretório estadual do Democratas antes da fusão como primeiro secretário. A reunião desta terça elegeu o deputado federal Paulo Azi como presidente estadual do partido. Além de Régis, também foram eleitos vice-presidentes os deputados federais Arthur Maia e Leur Lomanto Jr.
Para Régis, o União Brasil nasceu como o maior partido do país e tende a sair ainda mais forte das eleições de 2022. “Na Bahia, teremos a missão de fortalecer ainda mais nosso partido, de forma que possamos construir bancadas robustas para ajudar Neto na empreitada de governar a Bahia”, ressaltou.