:: ‘Bahia’
ESTADO PUBLICA EDITAL DE CONCURSO COM MIL VAGAS PARA A POLÍCIA CIVIL
Será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), edição desta quinta-feira (21), o edital de abertura de inscrições para mil vagas efetivas na Polícia Civil da Bahia. São 150 para o cargo de Delegado, 150 para Escrivão e 700 para Investigador. A data coincide com o Dia da Polícia Civil, como homenagem a Tiradentes, patrono das polícias civil e militar brasileiras. O governador Rui Costa anunciou a novidade em uma publicação nas Redes Sociais. “Lançamos, nesta quinta, mais um edital de concurso para a Polícia Civil. Serão mil vagas para delegados, escrivães e investigadores que irão trabalhar nas novas delegacias que estamos construindo e reformando”, declarou.
A Delegada-Geral da Polícia Civil, Heloísa Campos Brito, também comemorou a notícia. “Vejo com muita satisfação a oportunidade de ganharmos uma renovação e um reforço em nossos quadros, neste que será o segundo certame em um período de quatro anos”, afirmou.
Com validade de um ano, prorrogável por igual período, o certame será organizado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), em parceria com a Secretaria da Administração (Saeb) e Polícia Civil.
As inscrições serão realizadas pelo endereço www.ibfc.org.br, entre as 10h do dia 9 de maio e as 23h do dia 7 de junho. O valor da taxa varia de acordo com o cargo pretendido pelo candidato: R$ 140 para Escrivão e Investigador, e R$ 160, para Delegado. Do total de vagas ofertadas, 5% serão reservadas a pessoas com deficiência e 30% para candidatos que se autodeclararem negros, de acordo com a legislação vigente.
Para ingresso na carreira de Delegado, é exigido diploma de bacharel em Direito. Para os candidatos aos cargos de Escrivão e Investigador, é necessário possuir diploma de conclusão de curso superior em qualquer área de conhecimento, além da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), categoria B, no mínimo, para os investigadores. Em todos os casos, o diploma do candidato deve ter reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) e a carga horária de trabalho semanal é de 40 horas.
O certame será realizado em Salvador, no dia 24 de julho deste ano e, por causa da pandemia, para fins de prevenção e controle da disseminação da Covid-19, a aplicação das provas seguirá critérios de segurança sanitária. O não cumprimento destes pelo candidato implicará na sua retirada do local de provas e exclusão do concurso público.
O resultado final do concurso, bem como de todas as suas etapas e informações complementares, serão divulgados no site oficial do IBFC e no Portal do Servidor. Após a homologação, a Polícia Civil irá convocar os candidatos aprovados para realização de exames pré-admissionais e da investigação social e do curso de formação, como indicado em edital. Aqueles que estiverem aptos serão convocados para o curso de formação, promovido pela Polícia Civil.
JERÔNIMO REPUDIA DECISÃO DE BOLSONARO SOBRE DANIEL SILVEIRA E CRITICA FALTA DE CORAGEM DE ADVERSÁRIOS
O pré-candidato a governador do Estado pelo PT, Jerônimo Rodrigues, repudiou a decisão do presidente Jair Bolsonaro de conceder o benefício da graça ao deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ), perdoando o parlamentar após condenção do Supremo Tribunal Federal (STF). “A decisão de Bolsonaro é inconstitucional, incentiva a violência e estimula novos ataques contra a democracia”, escreveu o pré-candidato, que tem o apoio do ex-presidente Lula. Daniel Silveira foi condenado à prisão por ameaçar ministros do STF e incentivar ataques à democracia. Para Jerônimo, o decreto de Bolsonaro é “mais um escândalo” presidencial.
Em seu perfil oficial no Twitter (twitter.com/Jeronimoba13), Jerônimo Rodrigues lembrou que “as eleições presidenciais têm dois lados bem definidos” este ano com a polarização entre Lula e Jair Bolsonaro. “Como pré-candidato a governador, estou do lado da melhor opção para a Bahia: Lula. Do outro lado, nem todo mundo tem coragem de assumir que está com Bolsonaro”, afirmou o ex-secretário de Rui Costa, que vai às cidades de Valença e Serrinha, neste sábado (23) e domingo (24), respectivamente, para discussão do Programa de Governo Participativo (PGP).
‘A BANCADA DO PP ESTÁ UNIDA, O RESTO É FAKE NEWS’, DIZ LEÃO
Deputado Mário Negromonte Jr reitera presidente do partido
O vice-governador João Leão, pré-candidato ao Senado na chapa de ACM Neto, afirmou nesta quarta-feira (20) que a bancada de deputados federais e estaduais da sigla está unida em torno da aliança baiana com o União Brasil. O presidente estadual do PP disse ainda que as especulações feitas pelos opositores não passam de “desespero e desinformação” para confundir a população: “Estamos unidos, felizes e tranquilos”.
“Temos certeza da vitória e não há surpresa. O Progressistas se preparou para enfrentar o processo eleitoral. O partido está tranquilo e trabalhando com afinco para ganhar no 1º turno, junto com Neto e os demais partidos que formam essa chapa vencedora”, rebateu o líder pepista.
João Leão disse ainda ter confiança na reeleição dos deputados estaduais e federais da sigla: “E digo mais, vamos ampliar as bancadas com novos deputados. Para tanto, filiamos nomes importantes e que têm votos nesta Bahia, na capital e no interior”.
Já o deputado federal Mário Negromonte Jr (PP) minimizou a foto feita ao lado de governistas e reforçou seu apoio às pré-candidaturas de Neto e Leão. “Estive nas comemorações dos 60 anos do município de Antônio Cardoso, que a prefeita Lu de Gel (PP) me apoia para federal. Fiz uma foto, por cortesia, com o prefeito de Tanquinho (PT), município vizinho, que também me apoia”, declarou.
“Mas isto não muda nada, não altera minha felicidade com a aliança do PP com o União Brasil. E eu me orgulho de estar ajudando a construir esse grande projeto com ACM Neto e João Leão”, defendeu o parlamentar.
ITAPÉ: EX-PREFEITO VAI APOIAR ACM NETO
Nesta quarta-feira (20), ex-prefeito de Itapé, Pedrão (PL), foi recebido pelo pre-candidato ao Governo do Estado, ACM Neto (UB).
Na oportunidade o ex – prefeito definiu que vai apoiar ACM Neto e o pré-candidato a deputado federal, José Carlos Araújo (PDT).
VOTAÇÃO DO PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM NA CÂMARA DOS DEPUTADOS SERÁ NO DIA 4 DE MAIO
Projeto de Lei já foi aprovado no Senado e tramita em regime de urgência
Foi definida para o dia 4 de maio a votação do PL 2564, que institui o piso salarial da enfermagem, na Câmara dos Deputados. A decisão foi anunciada na noite desta terça-feira (19),por parlamentares, após reunião com o presidente da Casa, Arthur Lira.
“Até lá, a enfermagem continuará mobilizada, sensibilizando os parlamentares sobre a importância da aprovação deste projeto de lei para a valorização profissional da categoria, que segue na linha de frente do combate à Covid-19. O Coren-BA está nesta luta, junto com o Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem e outras instâncias representativas”, destacou a presidente do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA), Giszele Paixão.
A proposta define salário inicial para os enfermeiros de R$4.750, a ser pago nacionalmente pelos serviços de saúde públicos e privados.Nos demais casos, haverá proporcionalidade: 70% do piso dos enfermeiros para os técnicos de enfermagem; e 50% para os auxiliares de enfermagem e as parteiras.
O texto prevê, ainda, a atualização monetária anual do piso da categoria com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e assegura a manutenção de salários eventualmente superiores ao valor inicial sugerido, independentemente da jornada de trabalho para a qual o profissional tenha sido contratado.
O projeto foi aprovado no Senado em novembro de 2021, por unanimidade, após diversas audiências públicas e discussões. Na Câmara dos Deputados, o projeto tramita em regime de urgência.
PREFEITOS DA AMURC VÃO DEFENDER A REDUÇÃO DA ALÍQUOTA PAGA AO INSS NA MARCHA À BRASÍLIA

O presidente da Amurc e prefeito de Buerarema, Vinícius Ibrann, juntamente com os prefeitos da região, vão participar da 23ª Marcha à Brasília, que acontece de 25 a 28 de abril. O evento tem o objetivo de debater as principais demandas que assolam os municípios brasileiros, dentre elas, a redução da alíquota patronal paga pelas prefeituras ao INSS, de 22,5%.
Vinícius integra a comissão de prefeitos que está articulando, desde o início do ano, junto à Câmara dos Deputados, a redução da alíquota patronal paga pelas prefeituras ao INSS de 22,5% para 10%. A iniciativa vem sendo defendida pela UPB como pauta prioritária para melhorar a saúde fiscal dos municípios.
Atualmente a contribuição previdenciária das prefeituras é uma das mais altas aplicadas a empregadores, representando 22,5%. No país, existem várias vantagens para as empresas, a exemplo de times de futebol que pagam 5 % de alíquota patronal, enquanto os municípios têm o encargo bastante elevado na folha para pagamento.
“A luta dos municípios é para que seja reduzida essa alíquota, a depender da situação de cada município, para que os débitos previdenciários dos municípios não fiquem Ad Aeternum e sejam solucionados. Temos o parcelamento, mas a maioria esmagadora dos municípios não tem como pagar parcelamento de débitos de gestões anteriores, e ainda pagar a alíquota patronal no aporte de 22,5 % da folha atualmente”, declarou Vinícius.
Cenário
De acordo com o presidente da Confederação Nacional dos Municípios – CNM, Paulo Ziulkoski, a Marcha à Brasília ocorre em um momento importante no que diz respeito às reformas estruturais que o Congresso Nacional está discutindo e que exercem grande influência nas gestões municipais.“Serão mudanças essenciais como a tributária, a administrativa e a federativa, além de outros projetos em tramitação na Câmara e no Senado com impactos significativos para os entes locais”, sinalizou o gestor.
“NOSSOS CONCORRENTES ESTÃO FALANDO MAIS DOS SEUS PADRINHOS POLÍTICOS DO QUE DO PRÓPRIO PROJETO”, DIZ ACM NETO
Pré-candidato ao Governo da Bahia esteve na Rádio Metrópole na manhã desta terça-feira (19)
O pré-candidato ao Governo da Bahia ACM Neto foi entrevistado pelo jornalista Mário Kertész, na Rádio Metrópole, na manhã desta terça-feira (19). Durante a conversa, Neto enfatizou que saberá governar a Bahia com qualquer presidente escolhido pela população brasileira.
“Desde que me entendo por gente, sonhava em ser candidato a governador, e procurei acumular experiência para isso. Hoje, me sinto preparado para essa tarefa. Enquanto nossos concorrentes estão falando mais dos seus padrinhos políticos do que do próprio projeto, eu não vou ficar dizendo que fulano ou beltrano vai resolver a eleição”, pontuou.
“E depois da eleição, ganhe Lula, ganhe Bolsonaro, ganhe Ciro, Doria, qualquer um. São eles que vão governar a Bahia ou é o governador? Quem vai cuidar da segurança pública? Da educação? Quem vai enfrentar esse drama da regulação? Quem vai pensar numa estratégia futura para o estado, para que a Bahia volte a atrair investimentos e seja geradora de emprego?”, questionou durante a entrevista.
ACM Neto lembrou que durante sua gestão em Salvador (2013-2020), quando foi avaliado como o melhor prefeito do Brasil em todos os anos de mandato, trabalhou com três ex-presidentes da República de partidos diferentes.
“A verdade é que quando você tem um bom governador, um bom gestor, ele é respeitado por todo mundo. Você tem que governar para todo mundo, deixando de lado as disputas políticas”, acrescentou o Neto.
Desde o início de 2021, o pré-candidato ao Governo da Bahia já visitou 90 cidades do estado. Na entrevista da manhã de hoje, Neto antecipou que a expectativa, a partir do mês de maio, é visitar uma média de 10 municípios por semana.
“Essa agenda é muito importante porque me permite conversar com as pessoas e atualizar, a cada instante, as questões mais importantes para a população da Bahia. Ela me permite compreender profundamente quais são os sonhos, as expectativas e os desejos dos baianos para o futuro”, destacou.
“Estou consciente de que, acima de tudo, a Bahia e os baianos precisam de um líder capaz de entender o espírito desse povo. De entender a grandiosidade que a Bahia tem e, mais do que isso, um líder que tenha condições de elevar o orgulho dos baianos, de colocar a Bahia como exemplo nacional, de colocar nosso estado liderando o Brasil. Eu sonho com isso e é pra isso que eu estou dedicando a minha vida”, acrescentou.
Campanha de ideias
O ex-prefeito de Salvador comentou ainda que não vai cair nas provocações feitas sobre sua pré-candidatura. De acordo com Neto, toda a campanha será trabalhada no debate de ideias.
“Na discussão da política você não precisa ir para o campo pessoal, não precisa enxergar seu adversário como inimigo. Nunca usei o mandato que tive como prefeito de Salvador para perseguir ninguém, falar da vida de ninguém. A gente tem que colocar o que pensamos para as pessoas, o que temos de ideal para o futuro. Não precisa estar nessa política baixa, e eu não vou mudar essa linha. Mesmo diante de gente atacando, de gente provocando”, ponderou.
ACM ressaltou ainda que a população não quer mais radicalizações no campo da política. Para ele, é preciso trabalhar linhas mais moderadas e equilibradas com o intuito de promover melhorias reais na vida das pessoas.
“A gente viu os extremos tomarem conta do debate e há uma quantidade muito grande de pessoas que desejam linhas mais moderadas, mais equilibradas. Não sou um cara do extremo, do radicalismo. E pretendo me fazer ouvido, apresentar minhas ideias e chamar a atenção das pessoas com o meu estilo. Um estilo aberto e com muito diálogo”, disse.
SE ELEITO, ROMA NÃO ABANDONARÁ EXTREMO SUL E OESTE DA BAHIA

O pré-candidato a governador da Bahia, ex-ministro da Cidadania e deputado federal, João Roma (PL), disse que, no caso de eleito, seu governo se fará presente nas regiões distantes da capital do estado, a exemplo do Extremo Sul e Oeste.
“Ao contrário do que acontece atualmente, não esqueceremos essas regiões onde a Bahia prospera. Criaremos mecanismos de interlocução direta. Queremos uma Bahia integrada para orgulhar o nosso Brasil”, afirmou Roma em entrevista à rádio Eldorado FM, de Teixeira de Freitas, na manhã desta segunda-feira (18).
O pré-candidato bolsonarista lembrou que, quando era ministro da Cidadania, esteve ao lado do povo do Extremo Sul da Bahia, enfrentando a calamidade causada pelas fortes chuvas na região. “O governante tem que ir aonde o povo está. Conhecer o problema e buscar soluções. Vamos trabalhar por toda a Bahia sem esquecer nenhuma região”.
Pai do Auxílio Brasil, o ex-ministro se emocionou quando foi lida a mensagem de uma ouvinte desempregada lhe agradecendo pela criação do benefício social que estava lhe ajudando a sobreviver.
“A grande satisfação do homem público é o reconhecimento de seu trabalho. O Auxílio Brasil é uma ajuda do estado para o cidadão superar a dificuldade. Todos nós enfrentamos dificuldades na vida”, comentou João Roma.
Na manhã desta segunda-feira (18), Roma participa ao lado do atual ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, e do deputado federal, Eduardo Bolsonaro (PL), da Jornada Auxílio Brasil, com a entrega de Estação do Projeto Roda Bem Caminhoneiro, às 10 horas, em Conceição do Jacuípe.
À tarde, às 14h30, em Salvador, o pré-candidato ao governo da Bahia estará presente à Sessão Especial em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil, na Câmara Municipal, onde também haverá a Sessão Solene para entrega do Título de Cidadão de Salvador ao deputado federal Eduardo Bolsonaro.











































