WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

Programa Frequencia Politica prefeitura de ilheus prefeitura de itabuna itapedro prefeitura de ilheus prefeitura de itabuna itapedro pmvc plansul




:: ‘Bahia’

BAHIA: RUI COSTA CHAMA ACM NETO DE “MENINO AMARELO”

Rui-Costa

Na manhã desta segunda-feira (06),  o governador Rui Costa (PT), esteve em ilhéus inaugurando o hospital Materno-Infantil.

Durante seu discurso Rui chamou o pré-dandidato ao governo da Bahia ACM Neto de menino amarelo. “Nosso grupo esta unido e vai continuar assim. Sou filho do bairro da liberdade e não sou menino amarelo que desiste diante da dificuldades”, finalizou o governador.

SÍMBOLO DE INTEGRAÇÃO, PONTE ENTRE BARRA E XIQUE-XIQUE É INAUGURADA PELO GOVERNADO RUI COSTA

WhatsApp Image 2021-12-03 at 13.42.40

Encurtar distâncias, acelerar o desenvolvimento e fazer da Bahia um estado cada vez mais integrado. Estas são algumas das missões sendo cumpridas, a partir de agora, pela Ponte Barra – Xique-Xique. Com seus mais de mil metros de extensão sobre o Rio São Francisco, a obra foi inaugurada nesta sexta-feira (3), pelo governador Rui Costa, e transforma, definitivamente, o cenário na ligação entre o oeste e o centro-norte do estado, beneficiando diretamente cerca de 2,5 milhões de baianos.

Até a chegada da ponte, balsas e barcos cumpriam o dever de transportar veículos e pessoas entre os dois lados do rio, percurso que, considerando o tempo de espera, poderia durar mais de 1 hora. Essa realidade se torna passado com a chegada da obra estruturante na qual o Governo do Estado investiu R$ 133 milhões.

“Essa ponte não é apenas uma obra de concreto. É uma importante ligação entre duas regiões com forte vocação agrícola, que são o Oeste e a região de Irecê. Também estamos integrando essas duas regiões com o norte da Bahia. Presenciaremos, no futuro breve, o impacto econômico dessa obra no desenvolvimento dessa região. É um momento de alegria, investimentos que transformam a atividade econômica e transformam a vida das pessoas”, explicou o governador, após inaugurar, oficialmente, o equipamento.

Para o vice-governador João Leão, também presente no evento, “essa obra representa muita coisa boa e um futuro muito grande. Estão construindo aqui na região usinas de açúcar, grandes projetos de irrigação, e ainda virão muitas obras que vão se complementar com essa ponte”, complementou.

Além da ponte, outras obras de melhorias foram realizadas na BA-160, integrante do Sistema Viário BA-052, como restauração de 28 quilômetros, implantação de baias de emergência e pontos de parada de ônibus, correções na geometria da rodovia e melhoria de acessos locais.

As intervenções geraram cerca de 350 empregos diretos e 50 indiretos, e são fruto da Parceria Público-Privada (PPP) entre a Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) e a Concessionária Estrada do Feijão (Concef), com a participação da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) como agente fiscalizador. “A ponte vai integrar duas regiões produtivas na área da agricultura e do agronegócio, permitindo não só a interação entre essas regiões como o escoamento da safra nos dois sentidos, para o leste e para o oeste da Bahia. Foi um compromisso do Governo do Estado, que entregou uma obra desta magnitude em tempo recorde”, destacou o secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti.

Motorista de caminhão, Paulo Marques faz, diariamente, a travessia entre Xique-Xique e Barra para fazer entregas da empresa onde trabalha. Saindo da balsa, provavelmente pela última vez, ele já fala com expectativa positiva sobre a ponte. “Com certeza vai ser muito melhor para a gente. Vai mudar 100%. Só a demora que a gente esperava para atravessar era demais. Mas agora com essa ponte vai ser tudo de bom”.

O mesmo acontece com a estudante de agronomia Caroline Santos. Morando em Barra, ela faz estágio em Irecê e frequentemente precisava atravessar o rio pela balsa. “É um sonho que está sendo concretizado. Nossa cidade ficou muito tempo atrasada, justamente, por não ter uma ponte como essa. Mas agora é uma realidade e estamos muito felizes, tanto a população de Barra como das cidades vizinhas”, conta a jovem.

Além dos prefeitos de Barra, Xique-Xique e de outras cidades da região, deputados estaduais e federais, os senadores baianos Otto Alencar e Jaques Wagner acompanharam a inauguração.

Pontes para o futuro

Além da mais jovem e recém-inaugurada Ponte Barra – Xique-Xique, nos últimos 15 anos, o Governo do Estado investiu na construção e recuperação de uma série de pontes e passarelas que têm ajudado a interligar de forma mais rápida e segura diferentes cidades e facilitado a vida de seus habitantes. Entre essas se destacam a Ilhéus-Pontal (2020); ponte sobre o Rio Baetantã, em São Roque do Paraguaçu (2019); ponte sobre o Rio Itapicuru Mirim, na BA-381, entre Itiúba e Filadélfia (2018); ponte sobre o Rio Pratigi, em Ipirá (2017) e a ponte sobre o Rio de Ondas, em Barreiras (2013). Em 2010, foi construída a passarela Luiz Felipe de Souza Leão, que liga São Félix do Caribe e Santa Maria da Vitória.

ACM NETO ANUNCIA CRIAÇÃO DE NÚCLEOS PARA ATENDIMENTO CIDADES DA BAHIA

WhatsApp Image 2021-11-25 at 14.43.52                                              Foto: Gilberto Jr

O presidente nacional do Democratas, ACM Neto, anunciou que pretende criar núcleos do governo estadual para atender as necessidades e demandas do interior da Bahia, caso vença as eleições no próximo ano. De acordo com o ex-prefeito de Salvador, a ideia é iniciar o planejamento com sedes nas cidades do Oeste e do Extremo Sul do estado.

“A ideia será desenvolvida ao longo dos próximos meses, e será apresentada até o início do ano que vem de forma completa. Teremos, em algumas regiões, um braço avançado do governo. Uma presença orgânica e institucional do governo na região”, explicou durante coletiva de imprensa realizada na Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia nesta quinta-feira (25), em Barreiras.

De acordo com ACM Neto, o conceito será criado para levar, através dos núcleos, serviços prestados pelo governo, descentralizando decisões, agilizando processos, e atendendo de maneira mais eficiente todas as demandas dos moradores de cada região.

“Vamos ter uma base. E não é só uma base física, mas uma base territorial. Um município receberá a sede desse braço administrativo, mas a estrutura vai responder por todo o território”, pontuou.

Neto contou que a inspiração para o projeto são as Prefeituras-Bairro, implementadas em Salvador durante a gestão do ex-prefeito. Para ele, os núcleos servirão para solucionar os problemas do dia a dia das pessoas de forma mais rápida, e perto de onde moram.

“Nós fizemos. Dá certo, e funciona. Em Salvador, a gente levou a Prefeitura para perto dos bairros e fizemos um governo de proximidade. Por isso, quero levar o governo do estado para as regiões mais distantes. Facilitando uma série de demandas e de problemas do dia a dia das pessoas que não terão que ser, necessariamente, encaminhados para a capital”, ressaltou Neto.

O ex-prefeito também avaliou a necessidade de o próximo governador da Bahia estar apto e disposto a se movimentar por todo o estado.

“Esse compromisso de fazer um governo de proximidade parra, também, pela presença do governador nas cidades do interior. Isso faz muita diferença. Será fundamental que ao longo de todo o governo, o governador esteja presente”, acrescentou.

DEPUTADA DAYANE PIMENTEL COMEMORA DESEMPENHO DE MORO NA BAHIA

WhatsApp Image 2021-11-14 at 10.18.53

A deputada federal Professora Dayane Pimentel (PSL) comemorou o crescimento do ex-ministro da justiça, Sergio Moro, nas pesquisas eleitorais na Bahia.No último levantamento realizado pela consultoria Atlas, comandado pelo cientista político Andrei Roman, e divulgada pelo Valor, até o momento Sérgio Moro está em quarto lugar com 5,9%, seguido de Eduardo Leite (0,7%). Há 3 meses, Moro pontuava 3,8%, no levantamento feito pelo Instituto Paraná Pesquisas.

Segundo a Atlas, na liderança da corrida presidencial na Bahia está Lula, que tem um índice de 60,7% das intenções de voto, Jair Bolsonaro que aparece com 20% e o pedetista Ciro Gomes, que aparece na terceira colocação com 8,7%.

“É um início muito animador para Moro. Em um estado assolado pela ilusão com a esquerda, observamos um movimento orgânico de apoio a um Brasil de paz, equilíbrio e justiça que Moro tem total condições de representar. Vamos caminhar buscando aumentar esse índice entendendo que a Bahia pode ser uma aliada dando sua contribuição real para essa candidatura”, disse a Professora Dayane.

EMBASA PEDE REAJUSTE DE 13,73% NA TARIFA DE ÁGUA APÓS DOIS ANOS SEM AUMENTO

IMAGEM_NOTICIA_5

A Embasa solicitou à Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Agersa) o reajuste de 13,73% nas contas de água. A empresa justifica que os atuais valores estão defasados, uma vez que ainda são os mesmos que foram praticados em 2019.

Em 2020, a Agersa resolveu não reajustar a tarifa, argumentando que, por causa da pandemia, as famílias baianas estavam enfrentando dificuldades decorrentes da retração da atividade econômica.

Segundo a Embasa, o reajuste é uma adequação da tarifa à realidade, sendo necessária para manter a empresa funcionando dentro de parâmetros aceitáveis de qualidade, além de preservar sua capacidade de fazer novos investimentos.

Ainda de acordo com a empresa, a demanda pela água tratada e pelo esgotamento sanitário é sempre crescente e faz parte da função social da Embasa atender a essa necessidade da população, com a construção de novas adutoras, sistemas de abastecimento e estações de tratamento de esgoto  em toda a Bahia.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Bahia Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Do Bahia Notícias

DEPUTADO ROSEMBERG CELEBRA APROVAÇÃO, EM DOIS TURNOS, DA LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA DE 2022

WhatsApp Image 2021-10-19 at 17.49.31

O líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), deputado Rosemberg Pinto (PT), celebrou, nesta terça-feira (19), a aprovação, em dois turnos, do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), referente ao exercício de 2022.

O líder governista também parabenizou a condução dos trabalhos pelo presidente interino, o deputado Paulo Rangel (PT), e ao chefe do Legislativo baiano, deputado Adolfo Menezes (PSD), que assumiu a gestão baiana com a viagem internacional do governador Rui Costa (PT).

“Fizemos um grande debate, a oposição não se sentiu confortável em votar favoravelmente, mas foi aprovado e tenho convicção que logo em seguida iremos aprovar o Orçamento, e espero com um superávit para que a gente invista ainda mais em ações de interesses dos baianos e baianas”, celebrou o parlamentar.

A LDO para o ano que vem prevê uma receita de R$ 50,7 bilhões.

BALANÇO DAS CONTAS ESTADUAIS

O secretário estadual da Fazenda, Manoel Vitório, fez um balanço das contas estaduais, na manhã desta terça, na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

De acordo com Vitório, os investimentos realizados pelo governo da Bahia tiveram ampliação de 58,32% em 2021, apesar do momento de grande instabilidade que o país vive, com riscos de piora na arrecadação, o que tem exigido das administrações estaduais “redobrada cautela” com a sua gestão fiscal.

“Ao passo em que assegura o equilíbrio das contas, o Estado tem preservado a sua capacidade de manter os investimentos públicos e seguirá com essa diretriz, contribuindo assim para um movimento anticíclico no cenário de crise atual”, afirmou Menoel Vitório.

Até agosto deste ano, o governo baiano já empenhou R$ 1,72 bilhão em investimentos no estado, ante R$ 1,09 bilhão registrados em igual período do ano passado. Desde 2015, a Bahia já soma R$ 17,7 bilhões em investimentos e permanece na segunda colocação entre os estados brasileiros, atrás apenas de São Paulo, que tem uma arrecadação quase cinco vezes maior do que a baiana.

BAHIA EXIGIRÁ “PASSAPORTE DA VACINA” PARA ENTRADA EM LOCAIS PÚBLICOS

WhatsApp Image 2021-09-13 at 14.27.56

O cartão de vacinação com as duas doses ou com a dose única da vacina contra a covid-19 será exigido para acesso a locais públicos na Bahia. De acordo com o governador Rui Costa, a medida valerá assim que houver uma percentagem satisfatória de pessoas vacinadas com a segunda dose. Ele também falou sobre a desativação dos leitos do hospital da de campanha da Arena Fonte Nova e informou que o retorno do público aos estádios será liberado quando pelo menos 50% da população estiver vacinada.

NO DIA MUNDIAL DA ALFABETIZAÇÃO, SANDRO RÉGIS COBRA DO GOVERNO AÇÕES PARA REDUZIR ANALFABETISMO NA BAHIA

Sandro-Regis-696x505

O deputado estadual Sandro Régis (Democratas), líder da Oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), cobrou do governo do estado ações para reduzir o analfabetismo, ao comentar sobre o Dia Mundial da Alfabetização, celebrado nesta quarta-feira (8). O parlamentar recordou que a Bahia é o estado com maior taxa de analfabetismo do país, segundo dados do Instituto de Geografia e Estatística (IBGE).

“São mais de 1,5 milhão de pessoas de 15 anos ou mais que não sabem ler nem escrever, o que significa 13% da população do estado. A taxa da Bahia é o dobro do índice de analfabetismo do Brasil, que é de 6,6% (são 11 milhões de pessoas no país). São números absurdos e vergonhosos para o nosso estado. Os governos petistas que estão à frente da Bahia por quase 16 anos devem ser responsabilizados”, disse Régis.

Ele pontuou, ainda, que houve aumento de 2,8% na taxa se comparado a 2018, ainda segundo o IBGE, e de 3% em relação 2016. “Essa situação é reflexo do abandono da educação pública do estado provocado pelos governos do PT. Vale lembrar que a Bahia tem um dos piores ensinos médios do país, conforme o Ideb. Sem prioridade, sem investimentos na educação, nossas crianças e jovens não terão oportunidades para terem um desenvolvimento pleno, dignidade e acesso ao mercado de trabalho”, afirmou.

O Dia Mundial da Alfabetização foi criado em 8 de setembro de 1967 pela Organização das Nações Unidas (ONU), por meio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A data visa promover um amplo debate sobre a importância da alfabetização, em especial naqueles países que ainda têm índices elevados de analfabetismo.

BAHIA: PROFESSORAS DA REDE ESTADUAL MINISTRAM MINICURSO DE INGLÊS GRATUITO PARA ESTUDANTES

WhatsApp Image 2021-09-03 at 15.36.37

 

As estudantes do Ensino Médio da rede estadual de ensino podem se inscrever no minicurso de Inglês gratuito English4DailyLife. Trata-se de um projeto dedicado ao público feminino, que busca desenvolver o aprendizado da língua inglesa através de encontros on-line. Para participar do minicurso, a estudante interessada deve possuir, no mínimo, noções básicas de Inglês. A inscrição pode ser feita no endereço https://bit.ly/2WKW2m7. A atividade será iniciada no sábado (11), por meio da plataforma Canvas Network.

O minicurso é promovido pelas professoras e ex-intercambistas Brasil-Estados Unidos, Renata Maria Rebouças e Andiara Nascimento, que lecionam, respectivamente, nos colégios estaduais Doutor João Pedro dos Santos e Alaor Coutinho. A inciativa é realizada em parceria com a Brasil-United States-Brazil Exchange Alumni (USBEA).

Durante o minicurso, as participantes deverão se inscrever no Massive On-line Open Courses (MOOC) Camp English for Media Literacy e se envolver nas rodas de conversas sobre desenvolvimento profissional. Dentre os temas abordados, destacam-se: análise das mensagens da mídia e os diferentes tipos; estratégias de leitura; aspectos positivos e negativos da mídia social; confiabilidade; identificação de estratégias usadas pelo marketing; reconhecimento do estereótipos e preconceitos utilizados; entre outros.

“O minicurso oferece a chance de desenvolver uma compreensão mais ampla do papel que a mídia desempenha em nossas vidas, enquanto construímos o vocabulário e as habilidades linguísticas necessários para analisar o que lemos e assistimos. Nossos encontros serão momentos importantes para aprendermos mais sobre a língua inglesa e criarmos uma rede de apoio e aprendizagem”, afirmou Renata Maria Rebouças.

BAHIA: PROJETO CONEXÕES ABORDA O AMOR NA ADOLESCÊNCIA

WhatsApp Image 2021-09-04 at 12.47.46 (1)

Educadores e estudantes dos Complexos Integrados de Educação (CIEs), unidades da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), participaram, neste sábado (4), de mais uma edição do projeto Conexões – Estação do Saber, transmitida ao vivo pelo Youtube, do auditório do Instituto Anísio Teixeira de Caetité. Com o tema “Adolescentes que amam demais”,  a atividade contou com a participação de Fernando Lauria, que é neurocientista, dentista, musicoterapeuta e especializado em Neuropsicopedagogia e mestre em Educação. O episódio pode ser conferido no endereço https://bit.ly/2W5uE1H e,  também, na TV Educa Bahia, nos dias 7 e 11 de setembro, às 17h30.

Fernando Lauria apresentou exemplos de expressão de sentimentos que, muitas vezes, chegam a ser patológicos, necessitando de um acompanhamento profissional. Para o neurocientista, muitos dos comportamentos da fase se devem a uma falta de maturação cerebral típica da idade. “Sabemos que o processo da adolescência, realmente, é um período que tende a ser conturbado, porque a gente ainda não tem a maturação completa de todas as estruturas neurais. O comportamento juvenil, muitas vezes, é caracterizado somente por uma questão de alteração hormonal e sexual, mas não é só isso. Diversas outras características estão diretamente ligadas com a questão da maturação cerebral. É por isso que alguns padrões são característicos durante esse período, dentre eles a falta da relação de causa e efeito, se aventurando em situações muitas vezes perigosas, sem ter um controle efetivo do emocional. Diante disso, entra a questão do amor, que pode surgir em excesso, justamente pela falta de maturação de uma região do nosso cérebro que é responsável por tomar as rédeas das emoções”, explicou.

O coordenador de Articulação entre Educação Superior e Educação Básica para os CIEs, Robson Costa, falou sobre a importância de destacar a temática. “Nosso convidado destacou a intensidade de sentimentos, que muitas vezes não são canalizados  pelos estudantes para seus projetos de vida. O momento vem para propor uma reflexão da adolescência e da juventude de como  é importante, em nosso processo de crescimento, repensar os nossos projetos e buscar um equilíbrio emocional”.

Sobre os CIEs – Os Complexos Integrados de Educação funcionam em Porto Seguro, Itamaraju e Itabuna, em parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), e em Ipiaú, Eunápolis e Caetité, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Os CIEs têm buscado planejar, executar e avaliar um conjunto de ações inovadoras em conteúdo, método e gestão, direcionadas à melhoria da oferta e da qualidade do Ensino Médio, na proposta de ensino integral.



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia