:: ‘Cidades’
ITABUNA: DR. RAFAEL ANDRADE INTEGRA COMISSÃO DE PREVENÇÃO DA CEGUEIRA DO CONSELHO BRASILEIRO DE OFTALMOLOGIA

O médico Rafael Andrade, diretor do Centro Avançado em Retina e Vítreo do Hospital Beira Rio e coordenador do Mutirão do Diabetes de Itabuna, foi nomeado para compor a Comissão de Prevenção da Cegueira do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). A nomeação foi oficializada pelo novo presidente do CBO, Dr. José Beniz Neto, em função do trabalho realizado pelo oftalmologista itabunense, através do mutirão, com foco na prevenção e tratamento da doença, cujo modelo já é replicado em cerca de 30 cidades brasileiras. O CBO tem como vice-presidente o Dr. Cristiano Caixeta, que em 2019 participou do mutirão em Itabuna.
Em janeiro, o Dr. Rafael participou da convenção nacional que marcou a posse da nova diretoria do Conselho e fez uma apresentação do projeto do Mutirão do Diabetes de Itabuna. “Um dos objetivos da comissão é estimular a realização de mutirões em todo o Brasil, através de ações conjuntas com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, a Sociedade Brasileira de Diabetes e a Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo”, destaca o Dr. Rafael. Para ele, “é gratificante ver que Itabuna é hoje um exemplo para o Brasil e reconhecida como referência na prevenção do diabetes por importantes instituições da oftalmologia”.

ITABUNA: ALUNOS DA UNIFTC VOLTAM ÀS AULAS IMERSOS NO MOVIMENTO DA NOVA MARCA
Programação inclui rodas de conversas, palestras e dinâmicas de interação
“Menos rótulos. Mais essência. Menos preconceito. Mais respeito”. A partir destas e outras provocações os alunos, docentes e colaboradores da Faculdade UniFTC de Itabuna estão sendo convidados a imergirem no movimento da nova marca, durante as atividades de Boas-Vindas 2020.1, cuja programação se estende até o próximo dia 6 de março, sexta-feira, com a realização de rodas de conversas, palestras, oficinas e dinâmicas de interação. A ideia é instigar os alunos à reflexão sobre o papel da Faculdade e a sua inserção neste novo contexto, propondo a quebra de paradigmas.
Na segunda-feira (2), a programação estará focada na recepção aos alunos ingressantes na Faculdade, chamados calouros, e envolverá toda a comunidade acadêmica – professores, coordenadores de cursos, direção, colaboradores e alunos veteranos. Além de proporcionar um ambiente de acolhida no primeiro dia, as atividades se estenderão até a sexta-feira (6), com ciclo de palestras abordando temáticas relativas às tendências, desafios e perspectivas do mercado profissional.
Cursando o 6º semestre de Direito, o aluno Saulo Acelino dos Santos, elogiou o Movimento UniFTC por propor o rompimento de comportamentos rotulados que já não mais se enquadram no contexto diverso e plural da vida em sociedade. “Unir as diferenças, aproximar os diferentes, para conhecer no outro aquilo que não faz parte do seu contexto, é importante para acabar o preconceito, uma vez que quando o indivíduo passa a conhecer, a diferença ou a ignorância do não conhecimento deixa de existir, passando a respeitar o outro com as suas particularidades”, opinou Saulo.
IGUAÍ: REUNIÃO TRAÇA PLANOS E METAS PARA MEDIDAS DA SEGURANÇA PÚBLICA

Na manhã desta sexta-feira, 28 de Fevereiro de 2020 aconteceu no Gabinete da Prefeitura Municipal de Iguaí, uma importante reunião entre o executivo municipal, o legislativo e a Polícia Militar.
Estiveram presentes o Major Horta, o Tenente Uanderson, o Prefeito de Iguaí Rony Moitinho, O Presidente da Câmara Vereador Ranulfo e o Secretário de Administração Walter Pinheiro.
Na oportunidade o Major Horta, juntamente com o Tenente Uanderson, trouxeram novidades em relação à Segurança Pública de Iguaí, tais como:
– Duas Guarnições diárias da RONDESP;
– Pelotão da ROTAM com Motos e mais Policias;
– Trabalho de Rondas em todos os Distritos de Iguaí;
– Intensificação da Operação Varredura com as Viaturas da Policia de Iguaí, Ibicuí e Nova Canaã.
Além dessas novidades, ficou um planejamento adequado para a segurança da Polícia Militar em eventos, atividades esportivas e visitas nas escolas em todo o território municipal.
ITAPETINGA: EM AUDIÊNCIA PÚBLICA, PREFEITURA PRESTA CONTAS DO 3º QUADRIMESTRE DE 2019

Continuando o trabalho de dar transparência às contas públicas, a Prefeitura de Itapetinga realizou, na manhã desta sexta-feira, 28, uma audiência pública referente ao terceiro quadrimestre de 2019. Na sala Vip da Câmara de Vereadores, o consultor Alfredo Cabral, da Contabil Empresa de Contabilidade, fez um demonstrativo detalhado sobre orçamento, despesas e receitas dos últimos quatro meses do ano.
Com o objetivo de prestar contas aos itapetinguenses sobre as finanças do município, o contador explicitou os números referentes às finanças, entradas e saúde e as relações com as expectativas orçamentárias. Na oportunidade, Alfredo falou sobre os aumentos das demandas em saúde e educação e afirmou que Itapetinga vem driblando a crise e os obstáculos impostos pelas novas formas de se fazer política. Cabral destacou que a municipalização vem aumentando muito as despesas sem que ampliem, também, a correspondente fonte de custeio delas.
Presente na audiência, a presidente da Câmara, Naara Duarte falou da sua satisfação em ver que despesas e receitas correspondem em grande parte ao que foi estipulado pela previsão orçamentária. “A gente fica feliz porque percebemos o município em ascendência. Estamos trabalhando para tornar Itapetinga uma cidade viável e fomentar o seu crescimento. É bom ver essa prestação de contas e perceber que nossa cidade está revertendo o quadro nacional, no qual muitos municípios estão tendo dificuldade em se manter”, afirmou a vereadora ao apelar para que os contribuintes mantenham seus impostos em dia e auxiliem nessa crescente arrecadação.
ARATACA: EM NOTA, PREFEITURA ESCLARECE SOBRE PACIENTE LEVADA EM CARRINHO DE MÃO PARA HOSPITAL

A Prefeitura de Arataca esclarece a todos sobre o episódio que aconteceu no dia 20 de fevereiro com uma paciente sendo carregada em um carrinho de mão, pela mãe, a caminho da Unidade de Saúde da Família. A Secretaria de Saúde divulgou uma nota desmentindo a informação divulgada nos blogs e redes sociais de que a ambulância negou atendimento a paciente. O fato foi que a mãe se recusou a esperar pela ambulância e tomou a decisão de carregar, por conta própria, a filha que estava impossibilitada de andar.
Um parente da família contou que no momento que ligou para a unidade, a atendente explicou que a ambulância tinha saído para uma emergência e assim que chegasse, ia mandar buscar a paciente. Quando a ambulância chegou, a mãe da paciente se recusou a entrar no veículo. A família disse ainda que a Secretaria de Saúde não teve culpa. Foi a mãe da paciente que se estressou e se precipitou levando a filha no carrinho de mão.
O secretário de saúde, Alarcon Brito explicou que na imagem onde parece a ambulância parada no estacionamento da unidade, dá a entender que o veículo foi solicitado e que não mandaram buscar a paciente, o que não foi verdade. A equipe foi buscá-la e a ela se recusou a entrar na ambulância. Ele explica ainda que não tem como forçar o paciente. A ambulância, então retornou para a unidade onde a mesma ficou aguardando uma nova chamada. O secretário disse que o médico estava lá aguardando para a consulta da paciente que é assistida pelo município há muito tempo. Ela faz tratamento no Nasf- Núcleo de Apoio à Saúde da Família, e também tem outros problemas de saúde que são tratados na unidade de saúde da família.
ITACARÉ: BLOCO “AS DESCONCENTRADAS” ABRIU COM ALEGRIA O CARNAVAL
Considerado já uma tradição da cidade, o bloco “As Desconcentradas” abriu na noite desta quinta-feira o Carnaval 2020 de Itacaré, que esse ano será um dos mais animados de todos os anos, contando muita animação, cultura, tradição, irreverência, criatividade e grandes atrações nacionais. Com muita irreverência e alegria, “As Desconcentradas”, um bloco formado somente por mulheres, invadiu a rua Pedro Longo, na Pituba, contagiando itacareenses e turistas com a animação.
E nesta sexta-feira a alegria começou mais cedo, às 6 horas da manhã, com o Bloco da Paz abrindo a folia desejando energias positivas para o Carnaval de Itacaré. À tarde, a partir das 15 horas se apresenta o Cana Social, promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, contando com a participação da comunidade e também crianças, jovens e adultos assistidos pelos programas sociais da Prefeitura de Itacaré. Às 16 horas será a vez do bloco da Escola João Gomes de Sá. Ainda na sexta-feira se apresentam os blocos Cafajestes e Turma do Thuco, os dois às 18 horas.
No sábado, dia 22, a festa começa com o Bloco Me Siga, às 14 horas, As Zumbetes e Amigos da Fé, ambos às 16 horas, e ainda os blocos É do Samba, às 17 horas, e Dedo de Moça, às 20 horas. No domingo a alegria começa no minitrio com Padre Ednaldo e Banda, às 11 horas da manhã, seguindo com o Camarote Laranjada, às 14 horas, na Banca do Peixe, Fantasminha, também às 14 horas, Flores Trepadeiras, às 15 horas, Bloco dos Caretas, às 15 horas, As Periguetes, às 16 horas, Bloco Sensação, às 17 horas, e Brilho Negro, às 20 horas.
E na segunda-feira a festa continua com os blocos comandando a alegria, abrindo a folia com o bloco Me Siga, às 14 horas, Bloco dos Caretas, às 15 horas, Os Brodi, às 16 horas e Thurma do Gueto às 17 horas. Já a terça-feira de carnaval a programação dos blocos começa às 11 horas com Banda Sparta no minitrio. Às 14 horas será a vez do Bloco das Nações, seguindo às 15 horas com o Bloco dos Caretas. Às 16 horas será a vez do Mini Congo e à 17 horas desfila o bloco TDB.
De acordo com o prefeito Antônio de Anízio, Itacaré vai realizar um dos maiores carnavais de todos os tempos, com direito a grandes atrações nacionais e regionais, a tradição dos blocos, a magia dos caretas, o Carrossel Elétrico, além de bailes, trios elétricos e muita descontração e irreverência. A realização é da Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria de Turismo e com o apoio do Governo da Bahia, que está anunciando mais atrações que vão comandar a folia durante os quatro dias de muita festa.
Pela manhã a alegria será comandada pelos trios elétricos que estarão circulando pela orla da cidade. À tarde será a vez dos blocos de trios e dos fantasiados e mascarados, que já fazem parte da tradição de Itacaré. E à noite a alegria será no palco que já está sendo montado na orla, que terá atrações como as bandas Unha Pintada, Tayrone, Guig Gueto, Ponto de Equilíbrio, Kaelzinho Ferraz, Bandana, Saiddy Bamba, Sinho Ferrari, Patrulha do Samba, Ademário Coelho (Carrossel Elétrico), Vinny Nogueira, Papazonni, Afrodisíaco, Furacão Love, Pagodeira, Levi Alvim, Bonde do Andrezão, JP do Caprixxo e muito mais.
O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, adiantou que paralelo a todas as atrações, a Prefeitura de Itacaré também estará realizando um trabalho para garantir toda a infraestrutura para receber os turistas, contando com a melhoria do trânsito, o novo acesso às praias que já estará funcionando plenamente e uma eficiente limpeza de toda a cidade. E em conjunto com a 72ª Companhia Independente da Policia Militar será realizado um grande esquema de segurança para garantir a tranquilidade dos foliões durante todo o carnaval.
BUERAREMA: ENSINO DE TEMPO INTEGRAL SERÁ IMPLANTADO EM MAIS UMA ESCOLA MUNICIPAL
A Prefeitura de Buerarema anunciou nesta semana que será implantado o tempo integral em mais escola da Rede Municipal de Ensino, desta vez, na Escola Simão Fitterman, localizada no distrito de Vila Operária (Sururu), que atende cerca 70 alunos nas séries iniciais (Pré de 03, 04, 05 anos e 1° ano).
Com isso, serão oferecidos a esses alunos, além das matérias curriculares, diversas oficinas e atividades extracurriculares que não apenas agregam ao currículo, mas favorecem o desenvolvimento de novas habilidades. O aumento no rendimento escolar, melhor aproveitamento do tempo ocioso do aluno e facilidade na rotina dos pais, são alguns pontos positivos apontados.

Aos alunos, são disponibilizados também, dois lanches (manhã e tarde), almoço e banho. Eles permanecem na escola de 07:30h às 16:30h.
ITAJUÍPE: COM INVESTIMENTOS DAS ARÁBIAS, ITAJUÍPE ABRE NOVA FÁBRICA DE CHOCOLATE
Na manhã desta quinta-feira, 20, o Prefeito de Itajuípe, Marcone Amaral, o vice-prefeito Leandro Junquilho, vereadores visitaram as obras de reforma da nova fábrica de chocolate a ser instalada no município. Nesta visita, estiveram presentes o vice-prefeito Leandro Junquilho, o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Vinícyus Guimarães, o presidente da Câmara Roney Adriel, além dos vereadores Joacy Caires, Mateus Matos, Lusiane Maia, Gean Silva e João Magalhães.
Com investimentos de um grupo de investidores árabes, com sede em Dubai, na Arábia Saudita, a fábrica produzirá a pasta, matéria prima fundamental para a produção de chocolate. A produção de Itajuípe será exportada diretamente para a Arábia Saudita e demais países do Oriente Médio. Além de aquecer o comércio e a indústria no município, o novo empreendimento oportunizará novas vagas de emprego no município, diretas e indiretas.
Para o Prefeito Marcone Amaral, “Estou muito feliz com a escolha de Itajuípe para um empreendimento tão importante, no qual somente está na primeira fase. Viajarei em maio para o Oriente Médio para conhecer as lojas deste grupo de investidores, lojas que receberão a matéria prima de nossa fábrica. Isso será desenvolvimento não só para Itajuípe, mas também para toda a região”, declarou.
BUERAREMA: PREFEITURA ANTECIPA SALÁRIO DOS SERVIDORES MUNICIPAIS





































