WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

Programa Frequencia Politica prefeitura de ilheus pmvc pmvc plansul




:: ‘Bahia’

COMPRAS ATÉ O DIA 31 CONCORREM AO SORTEIO DE NOVEMBRO DA NOTA PREMIADA BAHIA

 

Os participantes cadastrados na Nota Premiada Bahia, campanha de cidadania fiscal do Governo do Estado, têm até a próxima quinta-feira, dia 31, para realizar suas compras e incluir o CPF na nota fiscal, habilitando-se para o sorteio de novembro. Quem ainda não está cadastrado também pode se credenciar para concorrer aos prêmios. Para participar, basta se inscrever no site http://www.notapremiadabahia.ba.gov.br, seguindo o passo a passo, e realizar compras com a inclusão do CPF cadastrado.

Distribuindo mensalmente 90 prêmios de R$ 10 mil e um de R$ 100 mil, a Nota Premiada Bahia utiliza como base os bilhetes gerados a partir de compras feitas ao longo do mês anterior ao do sorteio. Além de concorrer a prêmios, o cidadão que pede o CPF na nota fiscal no momento da compra ajuda também as instituições filantrópicas cadastradas no programa Sua Nota é um Show de Solidariedade, coordenado pela Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba). Para isso, basta escolher duas das 537 instituições cadastradas no programa antes de finalizar o cadastro no site da NPB.

Atualmente, são mais de 801 mil participantes inscritos na Nota Premiada Bahia. Desde que foi lançada, em fevereiro de 2018, a campanha já contemplou 5.231 pessoas, das quais 3.169 moram na capital, 2.059 no interior e três fora do estado.

Bilhetes

Todas as compras realizadas pelos participantes e devidamente associadas ao CPF cadastrado são convertidas em bilhetes eletrônicos de dez números cada, que podem ser conferidos no site da Nota Premiada Bahia. Os bilhetes podem ser consultados na aba “Minha Conta” e em seguida na opção “Bilhetes”.

A partir dos números sorteados na Loteria Federal, é extraído o número da sorte que define os bilhetes ganhadores da Nota Premiada Bahia. O resultado é publicado no site da campanha e nas redes sociais Instagram (@notapremiadabahia e @sefazbahia), Facebook (@sefaz.govba) e X, antigo Twitter (@sefazbahia).

EM ASCENSÃO NO CENÁRIO POLÍTICO BAIANO, NOME DE AUGUSTO CASTRO CRESCE NA DISPUTA PELA PRESIDÊNCIA DA UPB

Em ascensão dentro cenário político do Estado, após quebrar tabu da reeleição em Itabuna, com uma vitória recorde de mais de 65 mil votos, e mais de 35 mil votos de frente para o segundo colocado, o nome do prefeito Augusto Castro (PSD), vem angariando apoios na disputa pela presidência da União dos Municípios da Bahia – UPB.

Nesta quinta-feira, dia 24, Augusto Castro estará em Vitória da Conquista, no Sudoeste Baiano, onde se reúne com a prefeita da cidade, Sheila Lemos (UB) e outros prefeitos de municípios da região.

Augusto Castro vem mantendo contatos com prefeitos eleitos e reeleitos para discutir apoios e projetos na disputa pela presidência da UPB. “Nos encontros que tenho mantido com os colegas prefeitos, defendemos o fortalecimento do municipalismo. O prefeito é quem está na ponta, na cidade, e recebe as demandas de seus munícipes. A nossa união irá assegurar municípios fortes, diante dos outros entes federativos”, afirma Castro.

Na avaliação do prefeito de Itabuna, cerca de 80 prefeitos baianos já asseguraram apoio ao seu nome na disputa pela presidência da UPB.

SANDRO RÉGIS REPUDIA ATAQUES DE JERÔNIMO APÓS OPOSIÇÃO COBRAR POR SEGURANÇA PÚBLICA: “DEVERIA COMEÇAR A TRABALHAR”

 

O deputado estadual Sandro Régis (União Brasil) repudiou os ataques que o governador Jerônimo Rodrigues (PT) fez contra a oposição durante um pronunciamento sobre segurança pública.

“Toda vez que é cobrado sobre a segurança pública da Bahia, o governador arranja uma desculpa. Agora ele quis até responsabilizar a oposição. É uma clara tentativa de desviar o foco e negar a situação dramática que vive o nosso estado”, disse Régis em uma publicação feita em seu perfil na rede social X, o antigo Twitter.

“Jerônimo dá sinais de que não respeita o contraditório nem sabe lidar com as críticas. Quem está levando terror à população não é a oposição, governador, é essa violência desenfreada!”, continuou.

O parlamentar ainda ressaltou que desde o início da gestão o governador ainda não apresentou medidas eficazes para enfrentar o desafio da insegurança pública.

“Ao invés de atacar quem pede por segurança, o governador deveria, finalmente, começar a trabalhar”, escreveu Sandro Régis.

LÍDER DE JERÔNIMO NA ALBA REBATE EX-PREFEITO SOBRE A SEGURANÇA PÚBLICA NA BAHIA

O ex-prefeito de Salvador e vice-presidente nacional do União Brasil, Antônio Carlos Magalhães Neto (UB), tem proferido diversas críticas, nos últimos dias, à segurança pública promovida pela gestão do governador Jerônimo Rodrigues (PT).

Para o líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputado Rosemberg Pinto (PT), essa posição sistemática do ex-prefeito da capital “é a de quem não conhece o assunto e confunde violência com segurança pública”.

O parlamentar completa ainda sobre o oportunismo eleitoral do ex-gestor de Salvador. “Ele tenta antecipar o debate eleitoral por conta das eleições de Camaçari no próximo domingo. Isso o apequena ainda mais”, alfinetou Pinto.

O líder do governo ressalta que o governador Jerônimo Rodrigues tem liderado pessoalmente ações contundentes contra o crime organizado, que tenta se instalar em cidades baianas cooptando adolescentes e jovens, principalmente em Salvador, onde a desigualdade social é alarmante, que mesmo com esforços dos governos, estadual e federal, ocupa a última posição, entre capitais brasileiras, ao apresentar índices altíssimos de desemprego e falta de renda.

BAHIA: EM EVENTO COM 10 MIL ESTUDANTES, LULA ANUNCIA NA BAHIA EXPANSÃO DO PROGRAMA PÉ-DE-MEIA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado do ministro da Educação, Camilo Santana, e do governador Jerônimo Rodrigues, apresentou, nesta quinta-feira (17), a expansão do Programa Pé-de-Meia. Com a mudança, estudantes com família inscrita no CadÚnico e renda de até meio salário mínimo, e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), na mesma condição, também vão receber o benefício. O anúncio aconteceu durante o “Festival Pé-de-Meia e Bolsa Presença”, que reuniu mais de 10 mil estudantes da rede estadual no Parque de Exposições de Salvador.

O sonho de se formar em enfermagem ganhou um estímulo adicional com a poupança estudantil, contou Graziele Almeida, estudante do terceiro ano do Colégio Estadual Manoel Novaes, de Salvador.

“É um complemento muito bom, né?! Eu vou guardar esse dinheiro para investir em algo bom para o meu futuro e vou me dedicar para passar em enfermagem. Várias pessoas que não têm condições de se manter na escola, agora podem focar em  terminar o ensino médio, não precisam trabalhar para ajudar a família”, avaliou a estudante.

Para o governador Jerônimo Rodrigues, a história de Graziele será a história do presente, não mais aquela narrada nos livros após 30 anos.  “Hoje nós estamos fazendo história. Eu quero pedir aos estudantes, aos professores, aos diretores, aos porteiros de nossas escolas, que a gente trabalhe juntos em um só projeto: o de eliminar o analfabetismo e dar condições para uma educação profissional e superior de qualidade” completou Jerônimo Rodrigues.

Durante a programação, também foi assinada a autorização para a publicação do edital de licitação, visando a construção de seis novas escolas de tempo integral no padrão Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com 13 salas. Serão beneficiados 2.499 estudantes dos municípios de Nova Itarana, Barro Alto, Mulungu do Morro, Ipupiara, Piripá e Palmas de Monte Alto.

As novas regras do Pé-de-Meia ampliam em mais de um milhão o número de beneficiados pela poupança do Ensino Médio em todo Brasil. Na Bahia, o número total de estudantes contemplados passou para 406,3 mil. Foram incluídos 100 mil novos alunos com família inscrita no CadÚnico e renda de até meio salário mínimo, e estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Médio.

O estado é o segundo do país com maior número absoluto de estudantes beneficiados. Segundo o presidente Lula, o programa tem um objetivo claro: não permitir mais que os jovens desistam da escola para  levar comida para casa.

“É muito importante que a gente tenha clareza de que esse é um programa para formar cidadãs e cidadãos nesse país. Minha preocupação é com a formação do nosso povo. Tem muita gente que acha que estamos gastando muito. Primeiro, eu não acho que é gasto, eu acho que é investimento. Nós estamos garantindo que vocês cresçam, aprendam uma profissão, deem orgulho a família de vocês e a comunidade onde vocês vivem”, reforçou.

O estudante que faz parte do Pé-de-Meia recebe um incentivo mensal de R$ 200, que pode ser sacado em qualquer momento, além do depósito de R$ 1 mil ao final de cada ano concluído com aprovação, cujo valor só pode ser retirado da poupança após a formatura no Ensino Médio. Considerando as dez parcelas de incentivo, os depósitos anuais e o adicional de R$ 200 pela participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os valores chegam a R$ 9.200 para o estudante que cursar todo o Ensino Médio. Os depósitos são feitos pelo Ministério da Educação (MEC), em uma conta aberta automaticamente pela Caixa Econômica Federal para os estudantes que cumprirem os critérios do programa.

Na Bahia, desde 2021, existe o Programa  Bolsa Presença, que foi criado para combater o abandono e a evasão escolar e garantir a permanência dos alunos nas escolas. Ao proporcionar R$ 150 por mês, ao longo do ano letivo, acrescidos de R$ 50 por aluno a partir do segundo estudante da mesma família matriculado na rede, o programa cumpre o papel de reforçar a segurança alimentar e oferecer uma rede de apoio que contribui diretamente para a educação e a qualidade de vida das famílias baianas. Para este ano, há uma previsão orçamentária de R$ 635.900 milhões. Até o presente momento foram contemplados 432.391 estudantes, distribuídos entre 383.559 famílias, com um investimento de mais de R$ R$ 357 milhões.

Sobre o Festival

O festival contará com ambientes de interação para os estudantes, como o Espaço de Street Arte, com grafite, rap e batalha de rima, além de oficinas de teatro, circo, dança e música. Os influenciadores digitais Amanda Mota (comunicadora), Fernanda Macedo (dançarina), Daniel Ferreira (humorista) e Nicolas Brito (publicitário) irão interagir com os alunos presentes. A banda Filhos de Jorge fará o show de abertura, enquanto o grupo baiano ÀTTØØXXÁ encerrará o evento.

Aulão do Enem – No período da tarde, às 14h, será realizado um aulão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para preparar os estudantes que farão as provas em novembro. A atividade será ministrada pela professora Virna de Queiroz, especialista em Redação, e pelos professores de Língua Portuguesa Noslen Borges e Danilo Santiago. A iniciativa tem o objetivo de potencializar a preparação dos estudantes da rede estadual de ensino inscritos no exame.

ESCOLHA DA MELHOR MOQUECA DA BAHIA FORTALECE O TURISMO GASTRONÔMICO NO ESTADO 

O II Concurso da Moqueca, promovido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, seção Bahia (Abrasel-BA), em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado ( Setur-BA), e com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), foi lançado, nesta terça-feira (15), no Mercado do Rio Vermelho (Ceasinha), em Salvador. Autoridades, representantes do trade turístico e chefs de cozinha participaram do evento, que foi embalado pela percussão do Movimento Afro Bahia. No final, houve cozinha show, com a preparação de uma moqueca de peixe para degustação, oferecida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Empreendimentos gastronômicos das 13 zonas turísticas baianas podem concorrer ao prêmio Dendê de Ouro. As inscrições estão abertas e vão até 31 de outubro, no site www.concursodamoqueca.com.br. As receitas serão disponibilizadas para avaliação, em cada estabelecimento participante, de 8 a 24 de novembro. A final do concurso será no dia 7 de dezembro, no Mercado do Rio Vermelho, quando o júri de chefs renomados irá escolher as três melhores moquecas do estado.

“No ano passado, o concurso foi um sucesso, que pretendemos repetir este ano, com a participação de todas as zonas turísticas do estado, onde a moqueca está presente com as características de cada região. A gastronomia típica é uma das principais atrações do turismo diversificado que a Bahia oferece ”, ressaltou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.

“O concurso faz parte de um movimento importante de fortalecimento do turismo gastronômico, utilizando a moqueca como o grande símbolo de identidade regional. A ideia é criar a Rota da Moqueca, baseada nesse produto fantástico, que é o dendê”, completou o presidente-executivo da Abrasel-BA, Luiz Henrique do Amaral.

Presente no lançamento, o chef Aldo Balada, do restaurante Cabana do Manoel, em Valença, na Costa do Dendê, estava motivado. No concurso de 2023, ele ficou em segundo lugar, com a moqueca de polvo e camarão, e está confiante em conquistar a primeira colocação, dessa vez.  “O concurso deu uma virada de chave e transformou totalmente o meu restaurante, com o crescimento expressivo da clientela, possibilitando a criação de um espaço mais atrativo. Posso dizer que a história do meu negócio pode ser dividida entre antes e depois do Concurso da Moqueca, que pretendo vencer agora”.

PEDRO TAVARES QUESTIONA AUSÊNCIA DE ILHÉUS NO PROGRAMA DE GOVERNO QUE CRIA ROTAS DE VOOS REGIONAIS PARA O INTERIOR

O deputado estadual Pedro Tavares (União Brasil) cobrou a oferta de voos regionais diretos para Ilhéus, no sul baiano, ao questionar a ausência da cidade no programa anunciado pelo Governo do estado.

O parlamentar ressaltou o problema do número insuficiente de voos para a capital do cacau e os preços considerados exorbitantes das passagens aéreas para o destino turístico.

O deputado criticou o fato de Ilhéus não ter sido contemplada nas novas rotas regionais que serão criadas e vão sair de Salvador a partir de janeiro de 2025. Conforme anunciado, o programa irá atender as cidades de Lençóis, Barreiras e Guanambi.

“Ilhéus uma cidade tão importante para economia do nosso estado, com imenso potencial turístico, sendo um dos lugares mais procurados, foi deixada de lado no programa. Como explicar essa ausência da cidade, no projeto de incentivo? Vale lembrar que além da dificuldade referente aos deslocamentos, que acontece muitas vezes, somente por meio de escalas, os valores dos bilhetes são exorbitantes”, afirmou.

Ilhéus já teve seis voos para Salvador diários, com três idas e três vindas, operadas pela Gol, Latam e Azul. Mas, conforme relatado, isso deixou de ser realidade há muito tempo.

“A carência de voos diretos é um obstáculo para Ilhéus e para o desenvolvimento econômico do estado. Os voos são insuficientes, no geral acontecem somente com paradas e preços altíssimos. Isso afeta não apenas o turismo, mas as relações empresariais, os diversos negócios e a economia em geral. Não iremos descansar enquanto não vermos uma solução referente à falta de voos diretos para Ilhéus”, enfatizou.

Em uma simulação de voo de Salvador com destino a Ilhéus, saindo na terça-feira(15/10)e retornando na quinta-feira (17/10), o valor médio da passagem foi de R$ 3.043,17, com paradas no Rio de Janeiro.

Além de Ilhéus, ficaram de fora do programa Vitória da Conquista e Porto Seguro. Embora estejam na rota de voos que partem de Salvador, essas cidades possuem um número reduzido de ofertas.

GOVERNO DO ESTADO LANÇA EDITAL DE CREDENCIAMENTO PARA MÉDICOS E ODONTÓLOGOS, COM INVESTIMENTO ANUAL SUPERIOR A R$ 655 MILHÕES

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) publicou, nesta terça-feira (15), no Diário Oficial, um novo edital para o credenciamento de empresas formadas por médicos e odontólogos. O objetivo é atender às necessidades das unidades de saúde sob gestão direta da Sesab, tanto na capital quanto no interior, abrangendo cerca de 252 mil plantões anuais, com um investimento total de mais de R$ 655 milhões por ano.

O edital traz inovações importantes, aumentando o número de especialidades para mais de 120 e incluindo a odontologia hospitalar. Também foram criados incentivos para áreas de alta complexidade, e a remuneração dos profissionais será baseada na produtividade, especialmente em áreas cirúrgicas e de terapia intensiva. Além disso, os profissionais que atuarem em turnos com menor demanda, como finais de semana e feriados, receberão adicionais por hora trabalhada. O edital incentiva, ainda, a interiorização da alta complexidade e promove a formação de novos especialistas, com bonificações para preceptores.

“Com este edital, queremos não apenas garantir um atendimento mais eficiente e qualificado para a população baiana, mas, também, criar um ambiente que valorize os profissionais e estimule a expansão da alta complexidade em todo o estado, inclusive no interior. É um avanço que reflete o compromisso do Governo do Estado com a saúde pública”, afirmou a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.

Desenvolvido em diálogo com diversas entidades representativas e categorias profissionais, o edital também prevê reajustes anuais com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), garantindo maior eficiência e abrangência nos serviços prestados, que incluem urgência, emergência, ambulatório e diagnósticos.

VOTO POR VOTO: PT, PSD E AVANTE POSSUEM SOZINHOS 40% DOS VOTOS NA BAHIA; COM MDB E PSB GRUPO ULTRAPASSA OS 52%

 

A divisão das prefeituras também pode ser analisada pelo prisma dos votos, nas eleições municipais deste ano. A disputa pelos 8.666.344 votos inseridos nas urnas no estado apresenta o favoritismo do grupo governista. PT, PSD e Avante conseguem, sozinhos, 40% dos votos na Bahia.

Em levantamento realizado pelo site parceiro, Bahia Notícias com dados disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os três partidos conseguem a soma de 3.501.917 de eleitores do total. Considerando ainda os partidos aliados mais próximos e com maior representação, como PSB e MDB, o grupo chega a 52% dos votos nas eleições deste ano, com um total de 4.588.041 de sufrágios. Acrescidos ainda ambos os partidos que compõe a Federação Brasil da Esperança, PV e PCdoB, o percentual chega a mais de 55%.

O número de representação pode ser ainda maior considerando legendas menores aliadas ao grupo, como Podemos e Solidariedade. Outros partidos ainda têm situações indefinidas, com prefeitos ligados a base do governo, indicando um número ainda maior no quantitativo de possíveis votos no pleito atual.

A base do governo Jerônimo Rodrigues e do Partido dos Trabalhadores na Bahia elegeu 309 municípios. É o que aponta o levantamento realizado pelo Bahia Notícias mediante os resultados das eleições municipais deste domingo (6). Considerando os nove partidos da base, sendo eles PT, PV, PCdoB, Avante, PSD, Solidariedade, MDB, PSB e Podemos, e desconsiderando os posicionamentos pessoais dos candidatos, a base de Jerônimo controla 73% das prefeituras baianas.

Entre os grandes “vendedores” desta eleição na Bahia, o PSD lidera o ranking com 115 prefeituras, dentre elas, Alagoinhas, Conceição do Coité e Eunápolis, as quais são cidades relevantes para o cenário de suas respectivas regiões. Em seguida, o Avante elegeu prefeitos em 60 cidades, dentre elas Guanambi e Brumado, duas das maiores cidades do sudoeste baiano.

O Partido dos Trabalhadores, por sua vez, conquistou 49 prefeituras, número considerado baixo em relação aos concorrentes. Cidades como Amargosa, Esplanada, Jaguaquara e Pintadas foram algumas das conquistas pelos petistas. O partido ainda aposta em Camaçari, que ainda não foi contabilizada neste número por ir para o 2º turno com Caetano, ex-secretário estadual de Jerônimo.

EM SALVADOR, O CANTOR RALLIE REALIZA TRIBUTO A TIM MAIA COM PARTICIPAÇÃO DA BANDA AMERICANA THE PLATTERS EXPERIENCE

No dia 01 de novembro, Salvador será palco de um evento musical imperdível que promete emocionar o público. O show “Tim Tim por Tim Tim”, um tributo a Tim Maia, terá como destaque o cantor e interprete Rallie e a participação especial da lendária banda americana The Platters Experience, reconhecida mundialmente por seus sucessos dos anos 50.

O evento será realizado na Casa Rosa, no Rio Vermelho, e está programado para começar às 21h. Este tributo celebra o legado de Tim Maia, um dos maiores ícones da música brasileira, conhecido por sua voz marcante e sua mistura única de soul, funk e MPB. No palco, Rallie, que iniciou sua carreira musical em 2018 aos 62 anos, promete uma performance emocionante ao revisitar os grandes sucessos de Tim, levando o público a uma viagem nostálgica pelos maiores hits do cantor.

A noite ficará ainda mais especial com a presença de The Platters Experience, grupo vocal americano que conquistou o mundo com sucessos atemporais como “Only You”, “The Great Pretender”, “Smoke Gets in Your Eyes” e “My Prayer”. Com mais de 100 milhões de discos vendidos e uma carreira que atravessa gerações, a banda segue encantando o público sob a liderança de Kevin Carroll, mantendo viva a tradição de harmonias vocais que marcaram a história da música.

INGRESSOS LIMITADOS
Os ingressos são limitados e estão disponíveis online, através site de venda SYMPLA, pelo link https://bileto.sympla.com.br/event/98950/d/281264/s/1923180.

Com uma mistura de nostalgia, grandes vozes e a energia contagiante que só Tim Maia conseguia transmitir, o show “Tim Tim por Tim Tim” promete ser uma experiência inesquecível para os fãs da música brasileira e internacional. Não fique de fora dessa celebração histórica!



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia