WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

Programa Frequencia Politica prefeitura de itabuna itapedro prefeitura de itabuna itapedro prefeitura de ilheus pmvc plansul


whatsapp

FJS

PREFEITA NEONE BARBOZA TEM AUDIÊNCIA COM MINISTRO

.

Em viagem a Brasília esta semana, a prefeita de Jussari Neone Barboza (PP) esteve em audiência com o Ministro das Cidades, Mário Negromonte, com quem conversou sobre a realização de obras do Governo Federal na pequena cidade situada no Sul da Bahia, a 60 quilômetros de Itabuna.

Após inscrição do município no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2, a prefeita entregou pessoalmente ao chefe do ministério cópia dos projetos cadastrados, reivindicando pessoalmente o pleito para Jussari.

De acordo com a prefeita Neone, Jussari está inscrita para beneficiamento nas áreas habitacional, de saneamento básico, pavimentação e urbanização e aquisição de bens e maquinários.

“Conseguimos nos inscrever e cadastrar projetos para a construção de 200 casas populares e aquisição de um kit maquinário, além da implantação de programa de redes de saneamento básico e pavimentação a paralelo com extensão equivalente a 23.407,37 metros quadrados em vias públicas.

Durante a audiência, solicitada e intermediada pelo deputado estadual Ronaldo Carletto (PP), a prefeita de Jussari aproveitou para entregar cópia dos projetos inscritos via on line no PAC-2, entre os quais estão expressos os nomes das vias públicas que deverão ser beneficiadas.

“Estamos solicitando beneficiamento para as ruas D. Pedro I, Raimindo Alves das Neves, Mãe Marieta, Miguel Vitor, Presidente Médice, Amélia Amado, rua da Alegria, Senhor do Bonfim, rua Tiradentes, São Sebastião, Neolice de Castro, rua Tosta Filho, e rua Clemente Mariano”, relatou Neone.

PREFEITO E VICE-GOVERNADOR DEFINEM ESTRATÉGIAS PARA O PSD EM ITAJUÍPE


.

O presidente estadual do PSD, Otto Alencar, e o prefeito Marcos Dantas definiram estratégias para instalar a comissão provisória do partido em Itajuípe, no sul da Bahia. A legenda será presidida no município pela vice-prefeita Graciela Dantas, que está sendo preparada para disputar a sucessão em 2012, conforme reunião de trabalho que também contou com a participação do deputado federal e vice-presidente estadual do PSD, Edson Pimenta.

A definição sobre os rumos do PSD em Itajuípe ocorreu após reunião do prefeito Marcos Dantas, da vice Graciela Dantas e dos dirigentes da comissão provisória estadual. O partido será comandado em vários municípios sulbaianos pelo deputado federal Edson Pimenta.

Otto Alencar, presidente estadual do PSD, garantiu a legenda a Graciela, e orientou a legenda a estar próxima dos movimentos sociais em Itajuípe. “Estarei do lado da cidade. O partido será o do diálogo com a população e com os movimentos sociais”.

Graciela Dantas disse que a prioridade número um neste momento será a organização da legenda. Um dos primeiros passos tem sido a coleta de assinaturas pela legalização do PSD, que nasce forte e com, pelo menos, dez deputados estaduais e federais na Bahia, além de dezenas de prefeitos. Marcos Dantas enfatiza que continuará no PP, mas lembra que a união de partidos é imprescindível para o pleito de 2012.

HERALDO ROCHA DENUNCIA SITUAÇÃO DO MARTAGÃO AO MP

Vice-presidente estadual do Democratas e ex-deputado estadual, o médico pediatra Heraldo Rocha, na condição de cidadão, ingressou com uma representação no Ministério Público, denunciando a omissão do prefeito João Henrique e do secretário municipal de saúde, Giberto José, com relação à situação em que se encontra o Hospital Martagão Gesteira.

Na denúncia ao MP, Heraldo Rocha cita reportagens da imprensa baiana, que expõem as dificuldades enfrentadas pelo hospital, por causa da falta do repasse regular de recursos do SUS pela secretaria municipal de saúde.

“A dívida atual é de mais de R$ 2 milhões e a parcela de pouco mais de 700 mil, anunciada pela prefeitura ainda não entrou na conta do hospital e não resolve o problema. É apenas um paliativo de curtíssimo efeito”, informa o ex-deputado.

Para Heraldo Rocha, é um absurdo que uma instituição filantrópica, como o Martagão Gesteira, que tanto serviços tem prestado às crianças carentes, esteja sem receber recursos para a sua manutenção.

DEPUTADO AUGUSTO CASTRO PEDE APOIO DA BAMIN PARA CEMEPI

 

Clóvis Torres, vice-presidente da Bamin, deputado Augusto Castro e Estácio Gonzaga, gerente executivo da TV Santa Cruz.

.
O deputado Augusto Castro (PSDB) está tentando evitar que o Centro Médico Pediátrico de Itabuna (Cemepi) – única unidade de saúde com atendimento pediátrico 100% pelo SUS em Itabuna e região Sul – feche as portas por dificuldades financeiras.

Depois de pedir o apoio do secretário de Saúde, Jorge Solla, agora busca o apoio da Bahia Mineração (Bamin), que tem desenvolvido ações sociais no Sul da Bahia por conta do investimento no futuro Porto Sul, em Ilhéus. Uma visita está sendo agendada para que os dirigentes da Bamin conheçam o Cemepi ainda nesta quinzena.

A Bamin é uma empresa que nasceu no Brasil, em 2005, mas desde o ano passado tem 100% das suas ações controladas pelo grupo Eurasian Natural Resources Corporation – ENRC, empresa com ações listadas na bolsa de valores de Londres, sediada no Cazaquistão e 6ª maior exportadora de minério de ferro do mundo.

A empresa será a responsável pelo Porto Sul, que será construído em Aritaguá (Ilhéus), para escoamento de cerca de 19,5 milhões de toneladas/ano de minério de ferro produzidos em Caetité. Augusto Castro disse que está pedindo este apoio à Bamin porque a reconhece como uma empresa com muito compromisso com o desenvolvimento social e o bem estar das comunidades onde trabalha.

UTI NEONATAL DO HOSPITAL MANOEL NOVAES SERÁ AMPLIADA

A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna está finalizando o projeto de ampliação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Hospital Manoel Novaes.

Com apenas sete leitos credenciados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a unidade deve passar para 13 leitos credenciados, além de ter sinalizada a ampliação da infraestrutura física, maior demanda identificada hoje no setor. A UTI Neonatal atualmente abriga uma média de 40 recém-nascidos de alto risco e risco intermediário.

De acordo com o diretor clínico do Hospital Manoel Novaes, John Leahy Filho, uma última reunião realizada com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) deixou acordado investimentos na ampliação da UTI Neonatal. “Estamos aguardando o aumento do número de leitos credenciados, que subirão de sete para 13, e a reforma e ampliação da unidade intensiva, hoje saturada”, declarou John Leahy.

Ainda de acordo com o diretor clínico do Hospital, na UTI Neonatal existe uma média de 15 pacientes de alto risco, além dos 25 leitos da unidade intermediária. “Na unidade intermediária, são recém-nascidos que continuam precisando de assistência intensiva, mas já ganharam peso e são relocados”, relatou John Leahy. Apesar de só ter credenciado pelo SUS sete leitos, a Santa Casa de Itabuna custeia os demais internamentos.

PROPOSTAS E PARCERIAS FORAM TRAÇADAS NO I ENCONTRO DA AMURC

.
O estreitamento e o fortalecimento das relações municipais da Bahia foi o mote do I Encontro Amurc Propostas & Parcerias realizado na quarta-feira (1º), no Centro de Cultura Adonias Filho, em Itabuna. O evento contou com a presença de 20 prefeitos e representantes de mais 10 outros municípios integrados a Associação dos Municípios da Bahia, incluindo a Prefeitura Municipal de Itabuna, da qual o chefe do Executivo, Capitão Azevedo é o atual vice-presidente da entidade, que na oportunidade foi representado pelo secretário de Administração Maurício Athayde.

Durante o encontro, stands de várias empresas locais estiveram a disposição dos munícipes, que por sua vez pôde realizar parcerias, além de solucionar os entraves de projetos pendentes através de oficinas palestradas por representantes da Caixa Econômica Federal – CEF, Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional – Car, bem como outros parceiros conveniados.

Estratégias para o desenvolvimento da gestão pública dos municípios foram traçadas e debatidas no evento, que de acordo com o presidente da instituição Cláudio Dourado vai muito além de uma prestação de contas, mas um chamado aos representantes municipais para integração com a Amurc, de maneira a participar de forma mais efetiva das ações, no sentido de buscar melhorias para as suas localidades.

O encontro foi aberto pelo presidente da instituição, que ressaltou aos presentes sobre a importância da parceria entre a Amurc e as prefeituras. “A nossa proposta número 1 da Amurc é de fortalecimento dos municípios. Por isso, já temos parcerias com as instituições educacionais, de saúde, viabilizando assim um conforto maior para os prefeitos que têm tantas demandas reprimidas, e que estão nesse momento tentando fortalecer a Amurc para que ela possa juntamente com outros órgãos viabilizar as ações dos municípios”, pontuou Cláudio Dourado.

Representando o prefeito de Itabuna e vice-presidente da Amurc, Capitão Azevedo, o secretário Mauricio Athayde ressaltou a união dos representantes municipais como alternativa válida para o crescimento da gestão pública. “Todo o consórcio de município é válido, então quando se junta vários municípios isso se fortalece. Qualquer proposta quando vem em conjunto, com pensamentos iguais gera uma força muito maior do que trabalhos individuais”, observou.

DCE UESC REALIZA AUDIÊNCIA PUBLICA PARA TRATAR DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL


.
No dia 1º de junho o DCE da UESC participou de uma audiência publica para tratar da Assistência Estudantil na câmara de vereadores de Itabuna. Na discussão estiveram presentes, a Reitora em exercício Prof.ª Adélia Pinheiro, o Vereador Wenceslau Junior, o Presidente da UEB (União dos Estudantes da Bahia) Vladimir Meira, a Assessora de Assistência Estudantil Márcia Rosely e o presidente do DCE da UESC Thiago Fernandes.

As Secretarias de Educação e da Fazenda foram convidadas mas não deram resposta ao convite. Durante a discussão foi apresentada a real situação das ações de permanência dos estudantes na UESC, sobretudo aqueles das classes mais baixas “Hoje a única política de assistência estudantil que temos é uma medida da Reitoria, que são as bolsas de permanência no valor de R$ 215,00 somando um total de 840 bolsas”, afirma Thiago Fernandes.

A Prof.ª Adélia fez uma apresentação das iniciativas da UESC para garantir a permanência dos estudantes, deixando claro que há uma ausência de investimentos específicos para a assistência estudantil por parte do governo do estado. Para o estudante da UFBA Vladimir Meira, esse é o verdadeiro gargalo das UEBA´s e o mesmo defende uma rubrica especifica orçamentária para a assistência estudantil, além de enfatizar a crise nas estaduais para as quais a UEB defende uma política de reestruturação.

Fechando o debate o vereador Wenceslau Junior alertou que o governo do estado ainda não deixou claro a verdadeira política para as universidades estaduais baianas inclusive demonstra não ter capacidade de sustentar as quatro, tendo como conseqüência o cenário que está hoje de greves de estudantes e professores e ausência de projetos.

GOVERNO DA BAHIA CONVOCA MAIS 3.500 POLICIAIS MILITARES

O governador Jaques Wagner autorizou, na última quarta-feira (1º), a convocação de mais 3.500 policiais militares aprovados no concurso, realizado em 2008, para soldado da Polícia Militar (PM) da Bahia. A medida integra as ações do programa Pacto pela Vida, que será lançado oficialmente na próxima segunda-feira (6), no Centro de Convenções, em Salvador.

O Pacto Pela Vida é uma nova política pública de Segurança. O programa transversal concentra ações e esforços com o objetivo fundamental de reduzir a violência e a criminalidade, enfatizando a diminuição dos crimes contra a vida. Construído de forma integrada e pactuada com a sociedade, o programa manterá articulação permanente com o Poder Judiciário, o Ministério Público, a Assembleia Legislativa, os municípios, a União, dentre outros. A relação dos convocados sairá na edição do Diário Oficial desta sexta-feira (3).

ITAJUÍPE OFERECE CAPACITAÇÃO A OPERADORES DO BOLSA FAMÍLIA

.
A Secretaria de Desenvolvimento Social de Itajuípe ofereceu capacitação para os funcionários operadores do programa Bolsa Família sobre o novo modelo de cadastramento utilizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

O treinamento aconteceu na última segunda-feira (30) e orientou os servidores sobre como operar o Aplicativo Versão 7.0 do Sistema do Cadastro Único (Cadunico).

A versão atualizada do sistema foi aprimorada para permitir a melhor classificação das famílias beneficiadas. Com ela, podem ser identificadas aquelas em situação de rua, com crianças submetidas ao trabalho infantil, indígenas e quilombolas. O novo aplicativo permite ainda a inserir informações mais detalhadas sobre os domicílios e apontar as dificuldades enfrentadas por pessoas com deficiência.

Em Itajuípe, a Secretaria de Desenvolvimento Social realizará mutirões nos bairros e distritos para que os beneficiários do programa Bolsa Família atualizem seus dados e forneçam novas informações. Com isso, poderá ser traçado perfil socioeconômico mais preciso, possibilitando a elaboração de políticas públicas eficientes.

GOVERNADOR PARTICIPA DO LANÇAMENTO DO PROGRAMA BRASIL SEM MISÉRIA

O governador Jaques Wagner participa, nesta quinta-feira (2), do lançamento do Brasil sem Miséria, um dos principais projetos do governo Dilma Rousseff para superação da extrema pobreza. O evento acontece no Salão Nobre do Palácio do Planalto, em Brasília (DF).

A meta é retirar 16,2 milhões de brasileiros da extrema pobreza e que vivem com renda familiar mensal de até R$ 70 por pessoa. Para isso, o plano prevê estruturar a ação governamental em torno de três eixos: garantia de renda, inclusão produtiva e acesso a serviços públicos.

A ideia é promover um pacto com estados, municípios e diferentes setores da sociedade, como empresariado, ONGs, movimentos sociais, instituições religiosas



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia