Na manhã da última sexta-feira, dia 17 de maio, a secretaria municipal de Saúde da prefeitura de Ibicaraí, através do Centro de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), do Hospital Municipal Arlete Maron de Magalhães (HAMM), foi realizado uma capacitação de “Biossegurança Hospitalar” e a sua importância na área de saúde para os funcionários daquela unidade.
O objetivo primordial dessa “biossegurança hospitalar”, é o de atentar para as condições essenciais de trabalho na área de saúde, no que se refere as condições de segurança dos funcionários no trato com pacientes, colocando-se assim, a higienização, como um hábito, para uma assistência de qualidade.
Também foi abordado a necessidade do uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI), como forma de garantir proteção integral aos funcionários dessa área.
As palestrantes convidadas, Denise Miranda, Enfermeira da Vigilância a Saúde do Trabalhador – DIRES Itabuna e Priscila de Oliveira, Enfermeira e Coordenadora do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (CEREST), juntamente com a Coordenadora do CCIH Gilda Aguiar do HAMM e do Fisioterapeuta Danilo Macedo, que abordou sobre Ergonomia Ocupacional.
O tema “higienização das mãos”, que é comemorado mundialmente no dia 05 de maio, foi bastante abordado, pela sua importância no combate das infecções relacionadas à saúde do paciente e do meio ambiente. É um tema recorrente devido a resistência dos profissionais da área de saúde no tocante a higienização das mãos.
Essa Capacitação contou ainda com o apoio da Coordenadora de Assistência de Enfermagem Andreia Matos e Rosilene Menezes Coordenadora de Higienização do HAMMA.
Foi Registrado também a presença da Drª Arleide Medeiros Veiga Freire, funcionários do Hospital Manoel Martins de Souza da cidade de Iguaí, professora e alunos da Escola de Enfermagem ETEI-Itabuna, funcionários da Vigilância Sanitária local e demais setores do HAMM.
A Coordenadora do CCIH do HAMM, agradece ao apoio da Secretaria Municipal de Saúde, na pessoa de Jamylly Oliveira e em especial ao prefeito Lula Brandão.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE Itajuípe) realiza, cursos de Capacitação para os empreendedores locais, nesta segunda, 20, às 19 horas, o curso de Higiene e Manipulação de Alimentos, e na quinta, 23, às 19h o curso de Como Usar as Mídias Sociais em seu Negócio, dando início a programação da Semana do MEI em Itajuípe. O curso faz parte da Ação da SDE Itajuípe com o objetivo de profissionalizar e capacitar o comércio local em geral e principalmente o segmento de alimentação Fora do Lar, de olho na oportunidade de faturar ainda mais no período dos festejos do Mica Pedro dos Lagos, nos próximos dias 29 e 30 de junho e 31 de julho.
O Curso de Manipulação de Alimentos será voltado para os usuários de quiosques, ambulantes, pessoas que trabalham com o comércio de alimentos, lanchonetes e principalmente quem pretende vender no circuito da festa. Além do curso de Como Usar as Mídias Sociais em seu Negócio, dando o segundo passo na formação, que tratará sobre as mídias sociais e seu uso para potencializar e divulgar o seu comércio.
Com o mesmo público alvo, este curso pretende oferecer técnicas para que os empreendedores já interessados em trabalhar no Mica Pedro dos Lagos, também estejam conectados com a rede mundial de computadores e potencializem suas vendas através das plataformas digitais.
Para o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Vinicyus Guimarães, “Estamos cada vez mais empenhados em regularizar e formalizar os nossos ambulantes para que estes se tornem microempreendedores em nossa cidade. Os dois cursos vêm também para auxiliar na seleção para os vendedores e ambulantes que estarão aptos a vender seus produtos no Mica Pedro dos lagos, melhorando ainda mais a qualidade dos serviços oferecidos durante a nossa grande festa que se aproxima”, declarou.
Há praticamente um ano para começar a corrida eleitoral municipal a oposição de Itapetinga está como barata tonta em busca de um nome viável para candidato a prefeito para concorrer contra o atual prefeito Rodrigo Hagge. Vários nomes já foram ventilados a exemplo do Delegado Roberto Júnior, que já rechaçou ser candidato a prefeito em 2020, pois segundo se comenta nos bastidores políticos locais o delegado não quer seu nome associado a alguns nomes da oposição ou ao ex-prefeito José Carlos Moura.
A bola da vez é o atual secretário estadual de agricultura Lucas Costa, que é itapetinguense, filho de uma família muito conhecida na cidade, porém, apesar disso e da sua competência à frente da sua pasta é um total ilustre desconhecido para a população de Itapetinga. Lucas Costa por está a frente de uma secretaria importante do estado pode até mesmo se candidatar a deputado em 2022, mas para prefeito de Itapetinga sem chances em vista que o povo não sabe nem de quem se trata.
Outro nome que comenta as más línguas é que o Vereador Diego Rodrigues, o Diga Diga, quer colocar seu nome como candidato a prefeito, porém se esbarra no seu próprio grupo politico, mesmo grupo do deputado federal Antônio Brito, porém sabem que o rapaz está mais queimado que carvão em fim de churrasco e muita coisa poderá vir a tona antes mesmo de seu nome ser oficializado.
Ainda tem 1 ano para a oposição buscar um nome viável, mais quem de boa índole vai querer se misturar com esse povo? Tá difícil.
Na manhã desta segunda-feira, 20 de maio, o prefeito de Iguaí Rony Moitinho, esteve no gabinete do Senador da República Otto Alencar; Na oportunidade Rony esteve reivindicando recursos para o hospital SOMAI como também para a área da saúde em Iguaí, dentre outras demandas.
Estiveram presentes junto com o gestor de Iguaí, o Secretário Municipal de Saúde José Anailton, o Secretário de Relações Institucionais e Presidente da SOMAI Valdeci Lima, e o Secretário Executivo do Consórcio do Médio Sudoeste Lourival.
Segundo Rony Moitinho ‘’É sempre importante encontrar com o Senador Otto Alencar… O Senador sempre tem se empenhado em ajudar o munícipio de Iguaí, além de ser um grande amigo em particular, trouxemos aqui inúmeras demandas, esperamos ser atendidos o brevemente possível para continuarmos trabalhando por Iguaí. ’’.
Ainda em agenda na capital, Rony deve se reunir com o Deputado Estadual Rosemberg Pinto.
A necessidade de trazer para a gestão pública o fortalecimento dos órgãos internos foi tema de uma reunião entre o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, e os promotores de Justiça, Frank Ferrari e Mayanna Ferreira, na quinta-feira (16). No encontro, foram discutidas ações direcionadas ao fortalecimento, transparência e ampliação dos órgãos de controle interno.
O controlador-geral, Alex Souza e o procurador-geral, Jefferson Domingues, defenderam um esforço coletivo de construção, prevenção e fortalecimento da máquina administrativa. “O objetivo de todo mundo é o bem comum entre o Poder Executivo e o Ministério público. Quanto mais clareza, melhor”, ressaltou a promotora Mayanna Ferreira.
Para o prefeito Mário Alexandre, esse é o início de um diálogo promissor. “Percebi do Ministério Público a intenção de orientar, mostrar e ajudar no fortalecimento da gestão, e nós já fortalecemos os controles internos. É assim que se trabalha, todos buscando o bem da coletividade. Ilhéus está de portas abertas para que possamos dar um exemplo para a Bahia e o Brasil”, enfatizou.
O promotor Frank Ferrari considerou o encontro importante para abrir um canal de diálogo republicano, a fim de modernizar a administração pública municipal. “O diálogo foi muito bom com o prefeito e a equipe administrativa. A gente avança muito em Ilhéus, nesse sentido de estabelecer diálogos interinstitucionais e tentar esgotar a busca de soluções consensuais e articuladas entre as diversas estruturas responsáveis pela proteção dos direitos”, declarou o promotor.
Diálogo e prevenção – Alex Souza esclarece que a proposta do Judiciário é reforçar os órgãos de controle. “Não só a estrutura da Procuradoria-Geral, que trata do controle da legalidade, mas o órgão central do sistema de controle interno que é a Controladoria-Geral. Então, percebe-se que a ideia é substituir a coerção pelo diálogo e prevenção. A proposta é que a Controladoria-Geral tenha uma estrutura mínima para que funcione e possa ser um dos órgãos que vai capitanear e coordenar os controles internos administrativos”, explica.
“A ideia é propor um projeto de lei que revise a legislação que hoje rege a controladoria, de 2006, e criar uma comissão organizadora para a realização de um concurso público, o que seria um avanço, porque em Ilhéus nunca foi pensado um concurso para a área de controle interno, essa é a primeira gestão que pensa isso”, ressalta o controlador-geral.
Jefferson Domingues também considerou a reunião propositiva. “O Ministério Público traz algumas propostas, a exemplo da estruturação da Controladoria-Geral e da Procuradoria-Geral, já pensando em propostas a respeito da Corregedoria, no sentido de viabilizar a padronização, a normatização do funcionamento de determinados órgãos, tudo com cunho preventivo, a fim de garantir que se resguarde o interesse público, que é o interesse da gestão municipal e que naturalmente é também de interesse do Ministério Público”.
A Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, realizou nos dias 16 e 17 de maio uma série de atos e debates em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual e do Adolescente. O objetivo foi envolver toda a comunidade, da sede e dos distritos de Itacaré, além dos turistas, para orientar sobre os crimes, as penas e como agir e denunciar em casos de abusos e exploração sexual de crianças e adolescentes no município.
Como parte das ações, no dia 16 foram realizadas panfletagens pelos bairros de Itacaré e também em pontos estratégicos, como a rodoviária, porta de entrada na cidade, abordando a importância de todos estarem junto no trabalho de combate ao abuso e a exploração. Já no dia 17 de maio foi realizado o seminário com o tema “As marcas violência: como identificar os sinais de um caso de abuso sexual contra a criança e o adolescente”, com orientações jurídicas e como a comunidade deve proceder e a quem procurar em caso de haver esses crimes. O evento aconteceu na Câmara de Vereadores de Itacaré e foi aberto a toda a comunidade.
A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Patrícia Leal, destaca a importância de todos estarem unidos, atentos e fortalecidos nesse trabalho de combater o abuso sexual, orientando as famílias e denunciando. A proposta é de levar as discussões, debates e atendimentos também para as comunidades rurais de Itacaré, As ações contam com o apoio de equipes do CREAS, CRAS e Programa Primeira Infância do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e do Conselho Tutelar. De acordo com dados da Secretaria de Direitos Humanos, é assustador o número de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes no país. Por isso, foi criada esta data com o intuito de ajudar a combater este mal que destrói a vida de milhares de jovens todos os anos.
A escolha desta data é em memória do “Caso Araceli”, um crime que chocou o país na época. Araceli Crespo era uma menina de apenas 8 anos de idade, que foi violada e violentamente assassinada em 18 de maio de 1973. Este crime, apesar de hediondo, ainda segue impune. O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído oficialmente no país através da lei nº 9.970, de 17 de maio de 2000. No Brasil, o Disque 100 é um serviço gratuito disponibilizado pela Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República que registra denúncias anônimas de jovens que se sintam ameaçados ou que sofreram qualquer tipo de abuso ou exploração sexual.
A Educação foi uma das principais pautas tratadas pelo prefeito Jadson Albano em suas agendas realizadas em Brasília. Na última reunião, ocorrida quarta-feira, 15 de maio, com presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, o professor Carlos Alberto Decotelli, ficou garantida a vinda de um novo ônibus escolar. Os recursos para a aquisição do veículo foram conquistados via emenda parlamentar do Deputado Federal Leur Lomanto Junior.
“Saímos de Brasília muito felizes por receber a notícia de que os alunos da rede municipal poderão contar com o transporte escolar em um ônibus novo, com toda a garantia de agilidade e segurança para nossos alunos”, afirmou o prefeito Jadson Albano.
Profissionais e pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPs) I, da Secretaria de Saúde de Ubaitaba, desfilaram na sexta-feira, dia 17, pela Praça Cultural para chamar a atenção da população sobre o atendimento a pessoas com transtornos mentais, cuja severidade ou persistência necessite de tratamento ou justifique cuidado intensivo personalizado. Portando cartazes, os participantes fizeram pequena caminhada enquanto os técnicos distribuíram panfletos informativos.
O evento contou com a participação do secretário de Saúde, José Carlos Lona ALmeida, e foi realizado em comemoração ao Dia da Luta Antimanicomial que transcorre neste sábado, dia 18 de maio. A data foi definida no Congresso de Trabalhadores de Saúde Mental em Bauru (SP), quando se convencionou pelo fechamento dos manicômios do país e pela promoção de uma cultura de tratamento, convivência e tolerância, no seio da sociedade, para as pessoas em sofrimento mental.
A Comissão de Agricultura e Politica Rural da Assembleia Legislativa da Bahia, sob a presidência da deputada Jusmari Oliveira, realizou audiência pública durante 49ª Exposição Agropecuária de Itapetinga, no Sudoeste baiano, nesta sexta-feira, 17 de maio.
Segundo Jusmari, o evento terá a finalidade de ouvir as demandas dos agropecuaristas da região em busca do fortalecimento do setor produtivo. “Este foi um cronograma que estabelecemos logo na primeira reunião da Comissão de Agricultura e que estamos colocando em prática. Já fomos a Exposição de Irecê onde tivemos a oportunidade de debater todas as demandas da região e agora faremos o mesmo na Exposição de Itapetinga”disse a deputada Jusmari Oliveira.
Um dos representantes da região, o deputado Pedro Tavares, presidente da Comissão de Infraestutura, considera a presença da Comissão de Agricultura um fato importante na Exposição de Itapetinga. “É a hora certa para que os agricultores, pecuaristas e as entidades do setor, possam apresentar uma pauta de reivindicação para que o parlamento baiano utilize as suas prerrogativas para tentar encontrar as melhores alternativas. É uma discussão que deve ser permanente pois através do diálogo e do entendimento encontraremos os melhores caminhos para as soluções dos problemas” finalizou o deputado.
Na manhã de ontem, 17 de maio, o prefeito de Ibicaraí Lula Brandão, recebeu em seu gabinete, a visita do ex-deputado federal e atual 1º suplente de senador pelo PSB, Bebeto Galvão. A finalidade dessa visita, bem assim como em outros municípios visitados por ele, Bebeto, teve como objetivo primordial, tomar conhecimento das necessidades básicas do município de Ibicaraí, e de que forma ele, Bebeto, como suplente de senador, pode contribuir para amenizar essas necessidades.
Durante essas conversações com o prefeito Lula Brandão, que estava acompanhado do seu Secretário de Governo Givanilson Francisco (Van) e do ex-presidente da Câmara de Vereadores de Ibicaraí Valtaire Moreira (Valter da Farmácia – PT), Bebeto Galvão, (1º suplente do senador pela Bahia Jacques Vagner – PT), aproveitou para convidar formalmente ao prefeito Brandão, que atualmente é filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), para que o mesmo venha a ingressar as fileiras do Partido Socialista Brasileiro (PSB), ao qual, ele, o Bebeto Galvão, é filiado.