Durante o mês de maio, a Casa de Cultura Jonas e Pilar terá uma programação especial com a primeira edição do Mês da Música. Sobem ao palco músicos, interpretes e compositores de Buerarema com o intuito de movimentar o cenário musical, estimular a produção local e a diversidade musical. Os shows acontecerão todas as sextas-feiras de maio, às 20h.
E para quem gosta de dança, não poderá ficar de fora da oficina de Dança de Salão, ministrada por Aldenor Garcia. Serão trabalhados os ritmos forró, samba, tango e bolero. As aulas ocorrerão as segundas, às 17h. Já nas terças, às 19h, rola a oficina de Dança Circular Sagrada, ministrada pela educadora física, Isabela Santos.
O cineclube continua com pauta marcada na Casa de Cultura todas as segundas, às 19h, realizando além de exibições, debates sobre os filmes. E as atividades de contação de historias que prevê ações de estímulo a leitura para alunos das redes pública e particular do município, colocando-os em contato com diversos gêneros textuais, estão de volta, sempre às sextas-feiras, às 15:30h.
E terá a estreia do espetáculo teatral, As Fabulosas Viagens de Frederico, texto de Daniel Stivson e direção Gideon Rosa. A peça é resultado da oficina de teatro Infantojuvenil que acontece na Casa de cultura desde 14 de março de 2019.
As atividades fazem parte do Edital de Ações Continuadas da Casa de Cultura Jonas e Pilar com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, da Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia. O projeto teve início em novembro de 2017, e desde então tem ofertado à comunidade oficinas de formação, criação e difusão de inúmeros espetáculos e manifestações artísticas.
Foi iniciada a instalação dos cabos de sustentação (estais) da nova ponte Ilhéus-Pontal, obra realizada pelo Governo da Bahia. Esta ponte estaiada é a primeira deste tipo a ser construída no Estado. A mesma é constituída de um mastro principal de onde partem cabos (estais) que sustentam os tabuleiros sobre o canal de navegação. Ao todo, serão implantados 46 cabos sobre os dois vãos principais.
Com 533 metros de comprimento e 24,6 metros de largura, o projeto inclui passeio, canteiro central, uma ciclovia e pista dupla nos dois sentidos, além de um acesso viário ao Centro e Litoral Sul, com cerca de 2,7 quilômetros, que também está em execução.
Além de se tornar um novo cartão-postal, a ponte vai beneficiar cerca de 511 mil moradores de Ilhéus, Itabuna, Una, Canavieiras, Buerarema, Itacaré e Uruçuca. (fotos José Nazal)
O 4 de maio marcou o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe). As Unidades Básicas de Saúde (UBS) abriram excepcionalmente no Brasil inteiro para imunizar todos os grupos prioritários. Em Ilhéus, centenas de pessoas foram aos postos para serem imunizadas. O objetivo é reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrente das infecções causadas pelo vírus no público alvo da vacinação. A meta, segundo o Ministério da Saúde, é atingir 90% da população alvo.
A vacina protege contra três subtipos do vírus da gripe: H1N1 e H3N2 (ambos subtipos da Influenza A) e Influenza B. Para se vacinar, é preciso ir até um posto de saúde com documento de identificação e, se possível, com a carteira de vacinação e o cartão SUS. O Ministério da Saúde alerta ainda que a vacina é contraindicada para bebês menores de seis meses e para pessoas que já apresentaram reações alérgicas em aplicações anteriores ou após ingestão de ovo.
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), informa que as salas de vacinação estão distribuídas no município nas seguintes unidades do CAE III, PSF Conquista, Hernani Sá (Urbis), Nossa Senhora da Vitória, Nelson Costa, Olivença, Ilhéus II, Euler Ázaro (Vilela), Banco da Vitória, Residencial Moradas do Porto, Vila Cachoeira e Salobrinho. Estas salas têm horários e dias diferentes. Para se vacinar, é necessária apresentação da Caderneta de Vacinação e pessoas com doenças crônicas devem levar ainda receita com indicação do medicamento.
Grupos – O público alvo é composto por idosos, crianças de seis meses a menores de seis anos de idade (cinco anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, trabalhadores da saúde e professores. Não entra nesta estatística as pessoas acometidas por comorbidades (portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade), pois não há uma estimativa prevista para este público.
A chefe do setor de Imunização da Sesau, Valquíria Cardeal, alerta para os casos mais graves, geralmente, existem necessidade de hospitalização. “Se não for tratada a tempo, pode causar complicações graves e inclusive levar à morte, principalmente nestes grupos considerados de alto risco”.
Nesta segunda-feira, 06 de maio, o ex-presidente da Câmara por dois mandatos e candidato a prefeito no pleito de 2016 declarou apoio à gestão e ao prefeito Vinícius Ibrann.
Geraldo afirma que a decisão de apoiar a gestão e ao prefeito Vinícius Ibrann foi tomada em virtude do excelente trabalho que está sendo feito em Buerarema. “Em razão disso quero me unir ao grupo para participar do processo de desenvolvimento que a cidade está atravessando e que é visível a todos”, afirmou.
O prefeito Vinícius Ibrann considera o apoio do ex-presidente Geraldo de grande importância. “Fico muito feliz com mais esse apoio. É sinal de que o trabalho que eu, Gel da Farmácia e nosso grupo estamos desenvolvendo em Buerarema está sendo aprovado por todos a ponto de muitas lideranças quererem participar de alguma forma do progresso que estamos promovendo em nossa cidade”, declarou Vinícius.
O trabalho do prefeito Vinícius Ibrann vem se destacando em Buerarema e na região sul da Bahia e, por isso, vem ganhando vários adeptos e vários apoios. Dessa vez, foi o apoio do ex-vereador.
Parlamentares agradecem pelos votos e anuncia retomada das obras do mercadão
Estiveram em Barro Preto, no último sábado (04), os deputados Joseildo Ramos (Federal) e Osni Cardoso (Estadual), em uma visita a cidade de Barro Preto, na presença de lideranças política locais, bem como o da Prefeita Ana Paula, vice prefeito Mariano Macedo e dos vereadores, Alain Andrade, Barbara Pinto, José Hélio, Julio Nepomuceno, Jonatas Guimarães, Gelma Maria Nunes, e secretários municipais.
A presença dos deputados reeleitos foi para agradecer os votos recebidos e anunciar a liberação de verba para continuidade das obras do Mercado Municipal.
“Muito feliz em voltar a Barro Preto com essa recepção calorosa que é peculiar da cidade que me faz sentir em casa. Hoje, voltei ao município com meu companheiro Osni Cardoso para celebrarmos a retomada das obras de recuperação do Mercado Municipal, que está sendo reformado pelo Governo da Bahia através de emenda do nosso mandato. Nem a chuva impediu que uma simples visita se transformasse em uma festa desse povo que ama sua prefeita, minha querida amiga Ana Paula Silva Simões. Parabéns aos vereadores, aos secretários e ao ex-prefeito Adriano por fazer de Barro Preto uma cidade melhor para viver. A parceria continua e vem muito mais por aí! Vamos em Frente!” Destacou o Deputado Joseildo Ramos
“Fomos recebidos neste sábado (4), em Barro Preto, com uma festa linda para comemorar a retomada das obras de recuperação do Mercado Municipal, que está sendo reformado pelo Governo da Bahia, através de emenda do nosso amigo Joseildo Ramos. Quero aqui agradecer à prefeita Ana Paula e à população pela receptividade e parabenizá-la pelo trabalho que vem senso feito na cidade. Nosso mandato está à disposição e juntos levaremos ainda mais melhorias para a região.” Frisou o Deputado Osnir Cardoso.
A prefeita Ana Paula, agradeceu a visita dos parlamentares, bem como o apoio do município para a continuidade das obras do mercadão. Em sua fala, afirmou que tem uma longa jornada pela frente e que espera contar sempre com o apoio dos deputados, reconhecendo a importância da presença dos deputados que receberam votos em Barro Preto, postura digna e honrada, ao voltarem ao município após as eleições, agradecerem os votos recebidos, além de anunciarem benefícios para as comunidades. “Para os falastrões que criticavam, de olhos fechados, agora irão poder abrir os olhos e tamparem a boca.” Frisou a prefeita Ana Paula em seu discurso.
O evento ainda contou com a presença do ex prefeito de Itabuna Vane do Renascer (PRB) e do vereador de Itapé Eduardo de Badalo.
Na última sexta-feira, 03, a Creche Diva de Paula comemorou 12 anos de funcionamento. Sempre com o propósito de “cuidar do broto para que a vida dê flor e fruto”, a creche vem trabalhando com excelência para atender 50 crianças de 3 meses a 2 anos de idade.
Na programação da festa de aniversário, pais e crianças se reuniram com a escola e autoridades de município num momento de agradecimento e felicitações. Os pequenos se organizaram para uma apresentação que encantou os presentes. Em seguida, a banda Resplendor, da Segunda Igreja Batista de Itapetinga, animou o evento com música e louvor.
A Creche Diva de Paula tem muito a comemorar, por mais de uma década de conquistas e por uma história de amor, cuidado e atenção às crianças itapetinguenses.
Nesta sexta-feira, 03 de maio, foi realizado um encontro em Itabuna com vários políticos da cidade. Na oportunidade ficou encaminhada uma aliança visando a criação de uma frente política visando a sucessão municipal.
O encontro contou com a presença do ex – deputado Augusto Castro (PSD), Guinho (PDT), Eric Ettinger (PP), o presidente da Câmara, Ricardo Xavier (Cidadania).
Existe a possibilidade da frente receber vários partidos. A expectativa é que ainda em maio seja realizada uma nova reunião para definir a formação do grupo é a chegada de outros personagens.
Nesta sexta-feira (03) o prefeito Leandro Mascarenhas e o seu vice Jorge Luis receberam a visita do deputado federal licenciado e atual Secretário de Desenvolvimento Rural da Bahia (SDR), Josias Gomes. Juntos, os gestores visitaram alguns locais de atendimento do mutirão social Voluntários do Sertão.
Eles estiveram, ainda, na Escola Antônio Carlos Magalhães (Colégio Militar), acompanhados do Capitão Alécio Marques, da 79ª CIPM.
Durante a visita, prefeito e deputado debateram diversos assuntos em prol do município.
“Quero aqui agradecer a presença do nosso deputado Josias Gomes, que, mesmo tendo outros compromissos, não deixou de visitar a nossa cidade, que vive um momento mais que especial com a maior ação de saúde e cidadania gratuita do Brasil”, comentou o prefeito Léo.
Inaugurado no ano 2000, graças ao pioneirismo e espírito empreendedor do empresário Helenilson Chaves, o Shopping Jequitibá é hoje o maior centro comercial do Sul da Bahia, num raio de 250 quilômetros. Em meio a uma das maiores crises já enfrentadas pela região, Helenilson teve a percepção de que era preciso quebrar paradigmas, romper a dependência de um único produto, o cacau, e modelar a Itabuna como polo regional não apenas comercial e industrial, mas também prestador de serviços e de lazer/empreendimento, o que se revelou um acerto.
Hoje o Shopping Jequitibá, com seus 24.675 m2 de ABL, além do varejo, contempla no seu mix, vários serviços que atraem mensalmente milhares de pessoas, movimentam a economia e geram empregos.
Ao completar 19 anos, o Jequitibá está a todo vapor, com as obras da segunda ampliação com mais 4.320 m2 de novas ABL, que incluem mais áreas de varejo, lazer e serviços, como a rede de papelaria e material de escritório Kalunga, a Smart Fit academias inteligentes, a Med Plaza, um centro médico integrado com todas as especialidades; os cinemas Cinemark; maior exibidor de filmes do país, Casas Bahia principal empresa de varejo do Brasil , e o restaurantes Burguer King.
Além disso, temos um compromisso permanente com a capacitação e valorização de nosso TIME e parceiros, num processo que busca oferecer um atendimento de qualidade, produtos variados e de excelência, que contemplam as demandas regionais e faça do Jequitibá um shopping Regional Dominante no Sul da Bahia.
É com orgulho e responsabilidade que trabalhamos unidos arduamente com todo nosso TIME, dia a dia, tijolo a tijolo, para consolidar o sonho que nosso pai, Helenilson Chaves implantou, transformou em realidade, demonstrando de forma inequívoca a capacidade empreendedora da nossa gente grapiuna e a certeza de que, é no trabalho presente, que celebramos a fé no futuro.
Mais que um empreendimento, o Shopping Jequitibá é um símbolo e um patrimônio da nossa região, capaz de ser resiliente e superando desafios e obstáculos.
Manoel Chaves Neto é diretor do Shopping Jequitibá*
A prefeitura de Itapetinga, em parceira com o Sindicato Rural e produtores, começou, nesta semana, o trabalho de preparação de novo acesso ao estacionamento do Parque Juvino Oliveira.
Entre os dias 14 e 19 de maio, acontecerá a 49ª Exposição Agropecuária de Itapetinga, 23ª Edição Nacional. A história do nosso município está diretamente ligada à história de suas exposições. Grande parte das primeiras decisões políticas passaram pelo parque Landulfo Alves, hoje, Juvino Oliveira.
Ciente da importância do evento para o engrandecimento do município e região, a prefeitura será sempre uma parceira da exposição agropecuária.