:: ‘Cidades’
ITORORÓ: ADROALDO COTADO PARA DIRETORIA GERAL DA CAR

Nesta última semana o ex-prefeito de Itororó Adroaldo Almeida esteve em Salvador e acertou com o deputado Rosemberg e o secretário da SDR Josias Gomes para ser o novo diretor geral da CAR (Companhia de Ação e Desenvolvimento Regional), apenas esperando o Governador assinar a nomeação.
Entretando, conversando com Adroaldo, ele me afirmou que continua na oposição ao prefeito Adauto em Itororó, e está à disposição do seu partido (o PT) para ser candidato e reuniur as forças locais num palanque contra o atual prefeito.
“Se tiver que ser diretor da CAR, aceito como uma honra e estou pronto para servir o povo da Bahia, mas continuarei na trincheira da oposição em Itororó, pronto para a batalha de 2020. Aqui na minha cidade eu sou oposição”, afirmou o ex-prefeito.
JUSSARI: 34 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLITICA
O Prefeito Antônio Valete vem fazendo um trabalho histórico enfrente à administração de Jussari, apelidado como o “Tocador de Obras”, no Mês do aniversário da Cidade presentou os munícipes realizando a inauguração da pavimentação de ruas, o momento foi marcado por muita alegria já que esse era um sonho alimentado por décadas pelos moradores do local.
Ao entregar a pavimentação das Ruas Miguel Vitor, Parte da Nossa Senhora das Candeias e a Avenida Mariinha Santiago, o prefeito Antônio Valete destacou que a gestão não faz promessa, mas busca firmar compromissos.
“Jussari está vivendo uma nova fase, um novo tempo, graças a um trabalho de equipe” disse Valete
A abertura do ato foi marcada pela apresentação da Fanfarra, na sequencia alguns moradores discursaram. O encerramento foi marcado pelas bandas Coração Cigano, Jaddy City e La Panka.
A programação do aniversario de Jussari se estende durante todo o mês de maio, já foram entregue a comunidade um trator agrícola, uma quadra esportiva com cobertura, a guarda Municipal recebeu novo fardamento e uma moto Bros 0 km, as gestantes do município receberam kit enxovais, será entregue ainda neste mês de maio a Unidade Basica de Saúde, Pavimentação do Bairro Agenor Barreto e casas populares construídas com recursos próprios.
ILHÉUS: OPERAÇÃO CIDADE LIMPA CONTINUA COM LIMPEZA DO CANAL DO MALHADO
A faxina realizada pela Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos (Secsurb), em diversas partes da cidade continua nesta quinta-feira (9), com roçagem e limpeza do Canal do Malhado. Os serviços fazem parte da Operação Cidade Limpa, que beneficia a cidade com a retirada de lixeiras viciadas, lixo e entulho.
O vereador Fabrício Nascimento acompanhou de perto o trabalho feito pelas equipes da Secsurb. Homens e máquinas retiram o mato e o lixo acumulado nas encostas do canal. A operação contribui bastante para o combate à proliferação de mosquitos, principalmente oAedes Aegypti, principal vetor de transmissão da dengue, chikungunia e zika vírus.
ITACARÉ: 1º ETAPA DO CIRCUITO DE SURF SERÁ DIAS 17 E 18
O Circuito Itacareense de Surf 2019 vai começar no próximo dia 17 de maio, na Praia da Tiririca, com a realização da primeira etapa da competição. O evento acontece nos dias 17 e 18 e tem como principal objetivo incentivar a prática do esporte na cidade, revelar novos atletas, valorizar os talentos locais e possibilitar o intercâmbio com surfistas do município e de outras cidades.
Esse ano o Circuito Itacareense de Surf terá três etapas, contando com homologação pela Federação Baiana de Surf (FBSURF). A primeira acontece nos dias 17 e 18 de maio; a segunda nos dias e 23 e 24 de agosto e a terceira e última etapa nos dias 24 e 23 de novembro, com a premiação dos campeões de cada categoria. A realização é da Associação de Surf de Itacaré, com o patrocínio da Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, Back Fish e Damasco Surf Shop.
As inscrições para a primeira etapa da competição já estão abertas e devem ser feitas no Banco Bradesco, Agência 5218-3, Conta Corrente 500865-4 em favor da Associação de Surf de Itacaré, CNPJ 04.955.479/0001-60. Após efetuar a inscrição é preciso enviar o comprovante do recibo de depósito para o whasapp 73 99934-0394 (Junior). No circuito serão disputadas as categorias Pro, Sub-18, Sub-16, Sub-14, Sub-12, Sub-10 e Feminino.
Todas as categorias vão ganhar Pranchas e Kits. Já os primeiros colocados da categoria Pro receberão prêmios em dinheiro. No total, serão distribuídos dois mil reais em prêmios. O evento terá o co-patrocínio da Sequência, Keahana, Restaurante Itacarezinho, Manga Rosa, Tia Deth, Recanto das Artes, Bahia Net, Pesca Azul Esportes, EasyDrop, Giltec Informática, Pousada Galeão, Terra Boa Hotel Boutique, Clínica do Surf, Sacolão da Noraney, Myller Designer, Amo Itacaré e Surfcore.
ALMADINA: ESCOLA POUSO ALEGRE COMPLETA 22 ANOS DE EXISTÊNCIA
A Escola Municipal comemorou no dia (07/05), 22 anos de existência. Os alunos prepararam com muito carinho diversas apresentações, como danças, e músicas. O evento foi prestigiado por pais, estudantes, professores, contando também com a presença do prefeito Milton Cerqueira, os vereadores Sandra Cristina e José Lindomar, e o secretariado municipal.
Na oportunidade, todos cantaram o Hino Nacional, e o prefeito deu uma declaração importante que “A partir de junho, aplicaremos a reserva técnica nesta unidade escolar”, declarou o prefeito.
ITABUNA: GOVERNO DO ESTADO ATENDE SOLICITAÇÃO DE ROSEMBERG E PUBLICA LICITAÇÃO PARA RECUPERAÇÃO DO SEMIANEL RODOVIÁRIO

O trecho interliga duas das principais rodovias federais no estado e atende a moradores de bairros mais populosos da cidade
O deputado Rosemberg Pinto (PT), líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), comemorou nesta quinta-feira (9) a abertura da licitação para recuperação do semianel rodoviário de Itabuna, trecho entre o Los Pampas, na BR-415, até o Posto da Polícia Rodoviária Federal, na BR-101.
O motivo: o parlamentar, que obteve 3.605 mil votos em Itabuna e 27.866 em todo o território do Litoral Sul baiano, foi o responsável pela solicitação feita ao governador Rui Costa (PT). Em 30 dias será conhecida a empresa que tocará a obra que irá recuperar 7,2 quilômetros de estrada. O total investido pelo governo da Bahia será de quase R$ 10 milhões.
“Como liderança política e principal articulador da região junto ao governo do Estado, fico muito feliz em contribuir para o desenvolvimento de uma importante cidade como Itabuna, a capital do Sul da Bahia. Quero agradecer ao governador por atender mais uma importante reivindicação do nosso mandato”, comemorou o líder governista.
Desde a sua inauguração, na década de 90, o semianel só recebeu ações emergenciais, como tapa-buracos. O trecho, além de interligar duas das principais rodovias federais no Estado, também atende a moradores de bairros dos mais populosos de Itabuna – Califórnia, Fátima, Nova Califórnia – e grandes conjuntos habitacionais – Jardim América e Pedro Fontes I e II.
SSP E SPM APRESENTAM AÇÕES E DADOS DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

Salvador já tem o registro de cinco feminicídios só esse ano
Foi apresentado hoje (08.05) pela manhã, durante a reunião da Comissão de Direitos da Mulher da Alba, pelo secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, e pela secretária de Políticas para as Mulheres, Julieta Palmeira, ações e dados de enfrentamento à violência contra a mulher e políticas públicas de superação na Bahia. A atividade foi proposta pela presidente da comissão, deputada Olívia Santana.
A deputada Olívia Santana, lembrou da importância do encontro com os gestores, pois “garante que os deputados da casa tenham um conhecimento a cerca das políticas e ações que o governador Rui Costa vem desenvolvendo e pretende desenvolver, com intuito de garantir que esses indicadores sejam reduzidos”. As ações conjuntas entre os órgãos para esse enfrentamento também foi destacada pela deputada.
Durante seu pronunciamento, a secretária Julieta Palmeira ressaltou os organismos que o estado dispõe de atendimento para as mulheres. “São 82 municípios com organismos de políticas públicas, 38 conselhos e 82 pactos assinados com os municípios para esse enfrentamento. Lembrou que um dos principais desafios é a territorialização dessas políticas.
Já o secretário da SSP-BA, Maurício Barbosa, apresentou as ações preventivas que a secretaria de segurança pública vem realizando para esse enfrentamento à violência contra a mulher, como a Ronda Maria da Penha, já instaladas em 15 cidades da Bahia, e os núcleo de atendimento as mulheres vítimas de violência , fruto de um termo de cooperação com as instituições da rede. Ressaltou também a implantação da sala lilás e da realização, em parceria com a secretaria de Políticas para as Mulheres, de seminários e Workshops nas unidades da policia civil.
Com relação aos dados de feminicídio, segundo o secretário, Salvador teve uma redução em 2018 de 62,5 %, com 7 vítimas, mas em 2019, a cidade já tem registrado até agora 5 casos de feminicídio.
IBICARAI: SECRETARIA DE SAÚDE CONSTROI PLANO PARA PREVENÇÃO E CONTROLE DA DENGUE, ZIKA E CIKUNGUNYA

A Secretaria de Saúde do município de Ibicaraí, através de sua equipe de Vigilância Epidemiológica, deu início no último dia 03 de maio, a construção de um plano de contingência para prevenção e controle da Dengue, Zika e Chikungunya, mediante Levantamento Rápido de Índices e Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) 2019. O município de Ibicaraí apresentou um resultado de 10.7%, ou seja, de cada 100 imóveis visitados pelos agentes de combate às endemias 10 casas estavam infestados com larvas do mosquito transmissor das três doenças.
O Coordenador de Endemias, Demétrio Castro, apresentou à secretária de Saúde, Jamylly Silva, as estratégias do trabalho de campo como forma de reforçar o controle. Na oportunidade, a secretária convocou todos os agentes de endemias para trabalhar no campo de forma direta no combate ao vetor. Segundo a Enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Suely Gama, nenhum caso das doenças foi confirmado este ano. Porém, ressaltou a importância das notificações nas unidades de saúde e hospital, alertando que a população deve procurar a unidade de saúde em quaisquer dos sintomas: Febre, Dor de cabeça, Mal-estar, Dor nas articulações, Manchas vermelhas e erupções na pele, Náuseas e vômitos.
A secretária de Saúde Jamylly Silva finalizou a reunião pedindo o empenho de todos os trabalhadores da Secretaria de Saúde, para evitar o adoecimento da população. “Aproveito essa oportunidade para solicitar o empenho de toda população, para verificar em suas casas e quintais possíveis locais onde o vetor pode se proliferar: garrafa PET, vidros, baldes, casca de ovo, ralos, vasos de plantas, tanques, piscinas, cisternas, lixeira, entre outros. Prevenir é a melhor forma de evitar a Dengue, Zika e Chikungunya. A maior parte dos focos do mosquito está nos domicílios, assim as medidas preventivas envolvem o nosso quintal e os dos vizinhos. Agradeço ainda ao nosso gestor Lula Brandão todo o apoio que tem nos dado para alcançarmos um melhor desenvolvimento nesse importante trabalho de prevenção à saúde e à vida da nossa população”, disse Jamylly.
ITABUNA: SECRETARIA DA EDUCAÇÃO INICIA ATIVIDADES DE 2019 COM A PRÉ-JORNADA, AMANHÃ (08)








































