WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

Programa Frequencia Politica prefeitura de ilheus prefeitura de itabuna itapedro prefeitura de ilheus prefeitura de itabuna itapedro pmvc plansul




:: ‘Cidades’

IBICARAÍ: CREAS REALIZOU BLITZ PARA CONSCIENTIZAR A CERCA DO COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL

WhatsApp Image 2019-05-22 at 10.10.06

Na manhã desta quarta-feira (22), a Secretaria de Assistência Social / CREAS realizou uma Blitz Educativa a cerca do combate a exploração sexual contra crianças e adolescentes.

A secretaria de Assistência Social realizou no último dia 17, uma ação que contou com o empenho de todos os departamentos da secretaria e esta ação de hoje também faz parte deste calendário para lembrar este importante combate.

 Da Blitz

Os funcionários do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social abordaram os motoristas e transeuntes, na oportunidade entregaram panfletos e adesivos alusivos ao combate de abusos e exploração sexual contra crianças e adolescentes, alem de ter uma das funcionárias do CREAS alertando com textos narrados por serviço de alto-falante.

“Estamos cumprindo um calendário oficial deste mês de maio, que é o mês da campanha, do combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes. É preciso que todos saibam que o CREAS está neste combate os trezentos e sessenta e cinco dias do ano, estamos atendendo a todos e a todas em condições de vulnerabilidade.” Relatou Thaise Pascoal.

Disque Direitos Humanos 100 – Proteja nossas crianças e adolescentes

ILHÉUS: VACINAÇÃO CONTRA GRIPE ATINGE 57% DA COBERTURA E BAIXA ADESÃO PREOCUPA

 

Campanha Dia D de Vacinação na UBS do Hernani Sá. Foto - Rodrigo Macedo-Secom-9

A nove dias do encerramento da campanha, a adesão à vacina contra gripe Influenza em Ilhéus está abaixo do esperado pela Prefeitura. A população tem até o dia 31 de maio para vacinar contra gripe e combater notícias falsas sobre a vacina nas redes sociais. O balanço divulgado na terça-feira (21) pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) aponta 30.078 doses aplicadas no total, o equivalente 57,19% da cobertura dos grupos de risco.

O Ministério da Saúde está preocupado e tem uma equipe de monitoramento das principais notícias nas redes sociais. Mais de 10 mil mensagens são analisadas por dia. No último sábado (18), a Sesau realizou o segundo “Dia D” nas salas de vacinas de Ilhéus. A expectativa do Setor de Imunização é que público-alvo consiga ir até as Unidades Básicas de Saúde (UBS) durante a semana.

Boatos – A estudante de 18 anos, Regina Gomes Regina, grávida de cinco meses, já ouviu boatos sobre a vacina contra a gripe. Mesmo assim, foi tomar a dose recomendada para gestantes, no CAE III (antigo Sesp), centro. “Ouvi falar que as pessoas ficavam doentes após tomar a vacina e no início eu acreditei, pois nos grupos de gestantes que participo tinha muita gestante falando isso”, diz.

Notícias falsas sobre a eficácia da vacina ou sobre vírus resistentes circulam pela internet e nos grupos. “Fazem comentários para destruírem o bem que essa vacina faz para nós, principalmente os idosos”, diz a aposentada Vitória Régia. Já seu Antônio Carlos é precavido, e tomou a vacina no início da campanha. “Nessa idade, todo cuidado é pouco. Vale a pena e é bom mesmo, estou imunizado”, ressalta.

É mentira – A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) emitiu alerta na última semana para o problema das fake news (notícias falsas) sobre saúde que circulam em redes sociais e aplicativos de mensagens, muitas vezes desencorajando as pessoas a tomar vacinas. A vacina contra Influenza não causa a doença, é feita de vírus fragmentados e inativados e protege contra as gripes A (H1N1 e H3N2) e B.

A chefe do Setor de Imunização da Sesau, Walkiria Cardeal, alerta que o vírus Influenza não é como outros que causam gripe ao longo do ano. “Ele é mais grave e pode causar complicações, e a pneumonia é a mais recorrente, que leva a óbito. Gostaríamos que a cobertura estivesse um pouco maior, estamos chamando a atenção dos pais sobre a importância da vacina contra a Influenza”.

Veja a situação de cada grupo:

  • Crianças 7.956 (52.85%)

  • Trabalhador da Saúde 2.235 (77.27%)

  • Gestantes 863 (48.13%)

  • Puérperas 245 (83.05%)

  • Indígenas 1992 (45.97%)

  • Idosos 11.599 (60.01%)

  • Professores 1.136 (54.77%)

  • Comorbidades 3.346 (49.88%)

 

ITABUNA: PREFEITOS ASSINAM CONTRATOS PARA POLICLÍNICA REGIONAL DE SAÚDE

 

WhatsApp Image 2019-05-22 at 12.02.05

Os prefeitos associados a  Amurc – Associação dos Municípios da Região Cacaueira da Bahia – participaram de uma reunião, nesta terça-feira, 21, na sede da entidade, promovida pelo Consórcio Público Interfederativo de Saúde e o coordenador dos Consórcios de Saúde da Bahia, Nelson Portela, para aprovação do estatuto, protocolo de intenções e contrato de programa e de rateio da Policlínica Regional de Saúde, que vai funcionar em Itabuna.

O presidente da Amurc e prefeito de Firmino Alves, Lero Cunha, destacou que a Policlínica é de grande importância para a população da região, que se deslocam de forma contínua para a cidade de Itabuna, em busca dos serviços de saúde. “A Policlínica vem para folgar os hospitais, para acolher a população da nossa região, atendendo as demandas dos municípios com saúde de qualidade”.

Na reunião, o presidente do Consórcio de Saúde e prefeito de Almadina, Milton Cerqueira, fez um chamamento para uma maior participação dos prefeitos na gestão do consórcio e do equipamento de saúde. “É muito importante que todos os prefeitos possam estar unidos, pois a policlínica é um equipamento novo para nossa região, e que vai trazer muitos benefícios, o bem comum para a nossa comunidade e a nossa região”.

O Consórcio vai coordenar as atividades da Policlínica Regional de Saúde de Itabuna e vai atender os municípios consorciados: Almadina, Arataca, Barro Preto, Buerarema, Camacan, Canavieiras, Coaraci, Firmino Alves, Floresta Azul, Gongogi, Ibicaraí, Ibirapitanga, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Itajú do Colônia, Itajuípe, Itapé, Itapitanga, Itororó, Jussari, Maraú, Mascote, Pau Brasil, Potiraguá, Santa Cruz da Vitória, Santa Luzia, São José da Vitória, Una, e Aurelino Leal.

A população destas localidades terá acesso a uma variedade de especialidades médicas, a exemplo de angiologia, cardiologia, endocrinologia, gastrenterologia, neurologia, ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, ginecologia/obstetrícia, mastologia e urologia. Diversos exames também serão oferecidos, com destaque para os seguintes: ressonância magnética, tomografia, mamografia, ultrassonografia com doppler, ecocardiografia, ergometria, mapa, holter, eletroencefalograma, entre outros.

Trajeto

Paralelo a reunião dos prefeitos, os secretários vinculados ao Fórum Regional de Saúde dos Municípios associados a Amurc também se reuniram para definir o roteiro do ônibus que levará os pacientes das cidades circunvizinhas até a policlínica. Os secretários municipais de saúde atuarão em conjunto com a gestão da policlínica, para analisar atendimento, cotas de exames, consultas e procedimentos de cada município consorciado.

ILHÉUS: MÊS DAS MÃES FOI UM SUCESSO NOS CINCO TERRITÓRIOS DE ATENDIMENTO SOCIAL

 

Festa Dia das Mães CRAS N. S. da Vitória - Foto Clodoaldo Ribeiro (3)

Emoção, felicidade e muita alegria. A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) e os CRAS – Centro Referência da Assistência Social – promoveu encontros de confraternização em homenagem às mães, nos cinco territórios de atuação da rede. Cerca de 1.200 mães registradas no Cadastro Único marcaram presenças nas festividades.

O público acompanhou as apresentações culturais, depoimentos emocionantes, sorteio de brindes, música e um delicioso lanche.  O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) também marcou presença com o grupo de idosas.

“O cuidado é a melhor forma de atenção para darmos as nossas mães. São mulheres guerreiras que sustentam seus filhos com muita dificuldade, muitas vezes sozinhas. Quero trazer o ânimo e felicidade, por isso resolvi fazer essa festa maravilhosa para as mães de Ilhéus, pois muitas delas não teriam condições financeiras para viver um momento de amor e reconhecimento ao que elas fazem”, comentou o prefeito Mário Alexandre.

As equipes dos CRAS deram o máximo para conseguir atrair o público, oferecer diversão, lazer e informação para as assistidas, aumentar a aproximação das técnicas com a comunidade e facilitar a implementação de ações positivas.

Para saber mais sobre os serviços disponíveis, procure o CRAS mais próximo.

CRAS OLIVENÇA – Rua Lúcio Soub, 51 Olivença. Tel: 3269-1144

CRAS SUL – Rodovia Pontal-Buerarema, Km 1, Nossa Senhora da Vitória. Tel: 3632-5714

CRAS VILELA – Avenida Governador Paulo Souto, 625. Tel: 3633-7150

CRAS OESTE – Rua Duque de Caxias, 154. Tel: 3689-1677

CRAS NORTE – Avenida Raimundo Sá Barreto, 539. Tel: 3634-1566

 

ITACARÉ: PREFEITURA REALIZA EM TABOQUINHAS ATOS CONTRA O ABUSO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

 

Abuso 1

Uma caminhada com panfletagem nas ruas do comércio do distrito de Taboquinhas e ainda palestras educativas nas escolas marcaram nesta terça-feira as ações em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual e do Adolescente. O objetivo foi informar e envolver toda a comunidade, da sede e dos distritos de Itacaré, além dos turistas, para orientar sobre os crimes, as penas e como agir e denunciar em casos de abusos e exploração sexual de crianças e adolescentes no município.

Os atos em Taboquinhas marcaram um conjunto de ações realizadas pela Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e em parceria com o Conselho Tutelar, de comemorar alertar a comunidade. No dia 16 foram realizadas panfletagens pelos bairros de Itacaré e também em pontos estratégicos, como a rodoviária, porta de entrada na cidade, abordando a importância de todos estarem junto no trabalho de combate ao abuso e a exploração.

Já no dia 17 de maio foi realizado o seminário com o tema “As marcas violência: como identificar os sinais de um caso de abuso sexual contra a criança e o adolescente”, com orientações jurídicas e como a comunidade deve proceder e a quem procurar em caso de haver esses crimes. O evento aconteceu na Câmara de Vereadores de Itacaré e foi aberto a toda a comunidade.

A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Patrícia Leal, destaca a importância de todos estarem unidos, atentos e fortalecidos nesse trabalho de combater o abuso sexual, orientando as famílias e denunciando. De acordo com dados da Secretaria de Direitos Humanos, é assustador o número de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes no país. Por isso, foi criada esta data com o intuito de ajudar a combater este mal que destrói a vida de milhares de jovens todos os anos.

A escolha de 18 de maio como o Dia Nacional Contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é em memória do “Caso Araceli”, um crime que chocou o país na época. Araceli Crespo era uma menina de apenas 8 anos de idade, que foi violada e violentamente assassinada em 18 de maio de 1973. Este crime, apesar de hediondo, ainda segue impune. O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído oficialmente no país através da lei nº 9.970, de 17 de maio de 2000. No Brasil, o Disque 100 é um serviço gratuito disponibilizado pela Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República que registra denúncias anônimas de jovens que se sintam ameaçados ou que sofreram qualquer tipo de abuso ou exploração sexual.

 

ITABUNA: AMBULÂNCIAS SOLICITARAS PELO VEREADOR ROBINHO EM BRASÍLIA CHEGAM AO MUNICÍPIO

 

WhatsApp Image 2019-05-21 at 15.47.37

Em 2017 vereador Robinho solicitou ao então Deputado Federal Roberto Britto o reequipamento da unidade de atendimento móvel de urgência SAMU. A preocupação do vereador decorre das péssimas condições de trabalho do serviço na Cidade, em contatos o mesmo foi informado das condições das viaturas e constatou a necessidade de reequipar o serviço que é extremamente importante para salvar vidas após acidentes de grande gravidade e problemas com cidadão com risco de vida eminente.

Seu requerimento encejou uma reunião solicitada pelo Deputado em exercício a época Roberto Britto com o Ministro Ricardo Barros que autorizou a reserva de três novas viaturas para a Cidade de Itabuna, as mesmas já se encontram em Itabuna prontas para o uso da população.

O Vereador tem em sua bancada dos Progressistas PP, um braço forte para o desenvolvimento da Cidade de Itabuna.

ILHÉUS: RUI ASSINA TERMO DE UNIFICAÇÃO DOS TERMINAIS PRIVADOS DO PORTO SUL

WhatsApp Image 2019-05-21 at 14.24.31

O governador Rui Costa e representantes da Bahia Mineração (Bamin) assinaram o termo de unificação dos terminais do Porto Sul e a constituição da Sociedade de Propósito Específico (SPE), para a construção do empreendimento que será instalado em Ilhéus, no sul da Bahia. O evento foi realizado no Salão de Atos da Governadoria, nesta terça-feira (21).

“O projeto do Porto Sul foi concebido, inicialmente, com dois terminais. Por causa de todos os problemas econômicos que o Brasil passou e passa, nós resolvemos adotar a estratégia de unificá-los e, com isso, buscar acelerar e viabilizar a construção do porto, além de consolidar a concessão da ferrovia. Tenho repetido diversas vezes que esse projeto só fica de pé com os três ativos juntos: o porto, a ferrovia e a mineração. Por isso, estamos viajando para diferentes partes do mundo, para que investidores participem do projeto e possam dar viabilidade econômica e levar emprego para a região sul, para a região de Jequié, de Brumado e de Caetité, enfim, para o interior da Bahia”, afirmou o governador.

O Porto Sul representa um investimento de mais de R$ 2,5 bilhões e já possui todas as licenças ambientais necessárias para o início da implantação. A previsão é que as obras sejam iniciadas no segundo semestre de 2019, e a assinatura do termo permite o início do processo de desapropriações necessário à implantação do Porto.

A unificação dos terminais é adotada como forma de assegurar o aumento da eficiência operacional do Porto Sul, a partir do uso compartilhado, pelo Estado e a Bamin, das estruturas marítimas e terrestres do equipamento. A estrutura terá capacidade de armazenamento e transporte de até 41,5 milhões de toneladas de minério de ferro por ano.

A obra do Porto Sul é considerada fundamental para a exportação do minério de ferro da Bahia Mineração, proveniente da mina Pedra de Ferro, que fica no município de Caetité. A empresa comercializa o minério de ferro para a indústria siderúrgica. De acordo com o diretor financeiro da Bamin, Alexandre Aigner, o próximo passo é o detalhamento dos planos para o início das obras. “Já estamos na parte final de toda a parte técnica, de organograma e cronograma de execução. A parceria com o Governo do Estado já vem há mais de dez anos e é uma parte fundamental desse projeto integrado. A mina e a ferrovia dependem do porto, e o porto vai ser o conforto para que o Governo Federal efetive o leilão da ferrovia, que é a espinha dorsal do projeto”, explicou.

Nesta Sociedade de Propósito Específico, o Governo do Estado, como sócio minoritário, tem a competência de deliberar a inclusão de novos acionistas, além de definir políticas e procedimentos para a prestação de serviços no Porto Sul.

ITACARÉ: BRASILEIRO NEUTROX DE SURF FEMININO SERÁ DE 7 A 9 DE JUNHO

 

20180722 - Tais-de_Almeida_Foto_FabricianoJunior_Neutrox

Pelo terceiro ano consecutivo apoiando o surf feminino, o Neutrox Weekend retorna à Itacaré, com uma etapa válida pelo ranking da Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp) 2019, que definirá a campeã nacional da temporada. O evento está confirmado para o período de 7 a 9 de junho, na Praia da Tiririca, conhecida por ter as mais perfeitas e constantes ondas da Bahia. A etapa em Itacaré vai distribuir R$ 15 mil de premiação.

O Neutrox Weekend é uma realização da Abrasp, com patrocínio da Neutrox. A etapa do Campeonato Brasileiro de Surf Feminino em Itacaré tem o copatrocínio de Ecoporan Hotel Charme Spa & Eventos e o apoio da Prefeitura de Itacaré, Federação Baiana de Surf e Associação de Surf de Itacaré. Durante o evento serão realizadas palestras, debates e atividades culturais realçando a força, a conquista de espaços e o empoderamento feminino.

E as inscrições já estão abertas. A taxa é de R$ 180,00 e deve ser paga por depósito bancário na conta corrente da Abrasp – Bradesco, agência 3233, cc 85626-6, CNPJ 31.886.401/0001-14. As atletas podem garantir participação até o próximo dia 4, sendo que para as profissionais somarem pontos no ranking brasileiro, devem estar em dia com a entidade. O valor da filiação é de R$ 100,00, pagos na mesma conta. Os comprovantes devem ser enviados via e-mail para abraspfeminino@gmail.com.

A comissão organizadora alerta que ão serão aceitos depósitos em caixas eletrônicos para evitar fraudes e depósitos em envelopes vazios. Informações pelo WhatsApp (21) 99140-9715, com Pedro Falcão ou (11) 99292-4000, com Marina Damico. Vale lembrar que no ano passado a etapa em Itacaré teve como vencedora a peruana Dominic Barona, bicampeã sul-americana da WSL, superando a Tainá Hinckel, Tais Almeida e Karol Ribeiro.

 

ILHÉUS: PREFEITURA ASSINA TERMO DE PARCERIA PARA PROJETO SÃO JOÃO DOS BAIRROS 2019

 

Assinatura de termo de parceria para realização do São JOão nos Bairros 2019 (2)O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, assinou termo de parceria com a TV Santa Cruz (afiliada à Rede Globo de Televisão), na última sexta-feira (17). Pelo documento, a prefeitura garante a estrutura necessária, como segurança, saúde e limpeza, dentre outros serviços, para a realização do projeto São João dos Bairros em 2019. Esse ano, os bairros contemplados são Teotônio Vilela e Olivença. O evento conta ainda com a participação da Bahia FM Sul.

O encontro reuniu representantes da Rede Bahia: Fábio Fernandes, supervisor comercial e Luana Barbosa, supervisora de Marketing, da TV Santa Cruz; e Fábio Lopes, gestor da Bahia FM Sul; os secretários municipais de Serviços Urbanos, Hermano Fahning; Cultura, Pawlo Cidade e Comunicação Social, Hélio Ricardo, além o chefe de Gabinete, Mauro Alves. Foram confirmados os dias 26 de maio e 09 de junho, para os forrós nos bairros Teotônio Vilela e Olivença, respectivamente.

Na oportunidade, o prefeito despachou com os secretários quanto às providências necessárias à realização do evento em Ilhéus. A Prefeitura fornece a infraestrutura, como palco, iluminação extra, sonorização e o apoio da Guarda Civil Municipal, a fim de reforçar a segurança do evento. “É uma festa que atrai a população do bairro, as famílias, movimenta o comércio, gera renda nas localidades e promove socialização, integração e alegria e para os ilheenses”, enfatizou Mário Alexandre.

Tradição – O evento acontece sempre aos domingos, das 16 às 21 horas. As comunidades envolvidas participam diretamente da festa, com a definição do local, ornamentação das ruas com bandeirolas e outros enfeites, organização das barracas, vendas de comidas e bebidas típicas e apresentação de quadrilhas juninas e grupos de dança.

Além da Prefeitura e associações de moradores, o São João dos Bairros recebe apoio da Polícia Militar da Bahia, Corpo de Bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Emergência (Samu). “Está em nosso DNA, na nossa missão como veículo de comunicação, promover a cultura regional e levar diversão para público de todas as idades”, afirma Luana Barbosa.

Esse ano, a grande novidade será uma terceira atração musical no palco da festa. O projeto conta ainda com um espaço para os patrocinadores, com brincadeiras tradicionais de São João, onde a população concorre a brindes e o tradcional desfile das Princesas do Milho. “Trata-se de um projeto que garante entretenimento para toda família, numa atmosfera agradável e de paz, sem deixar de dar visibilidade e notoriedade para os parceiros e patrocinadores”, avalia Fábio Lopes, gestor da Bahia FM Sul.

São João dos Bairros 2019 – Essa será a oitava edição do Projeto, que também ocorre em Itabuna, nos dias 19 de maio, no bairro de Fátima e 2 de julho, no São Caetano. Fábio Fernandes, coordenador comercial da TV Santa Cruz, acredita “que é uma oportunidade única para as marcas envolvidas no projeto interagirem com os diferentes consumidores e terem o termômetro ideal do quanto ações desse tipo podem agregar e conceituar (aperfeiçoando) suas imagens”.

A TV Santa Cruz fará a cobertura ao vivo do local, com flashes ao longo da sua programação, e fica responsável pela contratação das bandas regionais. “É uma contrapartida que uma emissora com consolidada liderança de audiência, como a TV Santa Cruz, gera para toda a região e motivo de orgulho diante do resgate da tradição junina no eixo Ilhéus-Itabuna”, completou Fernandes.

A festa junina, realizada em 24 de junho, homenageia a João Batista, primo de Jesus, que, segundo as escrituras bíblicas, gostava de batizar as pessoas, purificando-as para a vinda de Jesus Cristo. Durante o mês, segundo a tradição da Igreja Católica, acontecem também o Santo Antônio e São Pedro, dia 29 de junho.

 

UBAITABA: MUNICÍPIO SE JUNTA À CAMPANHA CONTRA ABUSO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Crianças e adolescentes caminharam pelo centro de Ubaitaba - Foto Ascom (2)

Dezenas de crianças e adolescentes da rede municipal de ensino de Ubaitaba caminharam pelas avenidas e ruas centrais de Ubaitaba para alertar a sociedade sobre o abuso e exploração sexual.  O evento foi promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, Promoção e Trabalho (SEAST), através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

 A caminhada integrou as ações da Campanha de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em parceria com o Conselho Tutelar e demais instituições da rede de proteção.



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia