:: ‘Cidades’
BUERAREMA: FESTA DE SÃO JOÃO SERÁ REALIZADA NOS DIAS 22 E 23 DE JUNHO
O prefeito de Buerarema, Vinícius Ibrann anunciou na última semana que a prefeitura irá realizar a festa de São João na cidade. O evento acontecerá nos dias 22 e 23 de junho, na praça principal e contará com a participação de artistas bueraremenses e outros nomes regionais.
Para Vinícius, a realização da festa junina na cidade além de promover entretenimento e diversão para a comunidade, ajuda a movimentar o comércio local e gera renda também para o ambulantes que aproveitam o evento para vender seus produtos.
Zabumbahia, Mel de Forró, Cupim de Ferro, Sérgio e Zanza, Banda Stillus, Renatinho dos Teclados, Os Apaixonados e Forró do Cariri são as atrações que irão animar os dois dias de festa.
ILHÉUS: SAÚDE GANHA REFORÇO COM INAUGURAÇÃO DO NOVO POSTO SARAH KUBITSCHEK

Ilhéus viveu um momento histórico na tarde desta sexta-feira (31), com a inauguração da Unidade Básica de Saúde Sarah Kubitscheck, localizada no bairro Malhado (Parque Infantil). A unidade foi totalmente reconstruída pela Município, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). O ato foi presidido pelo prefeito Mário Alexandre e contou com a presença de Fábio Vilas-Boas, secretário estadual de Saúde, secretários municipais, vereadores, líderes comunitários, servidores, profissionais do setor e moradores das áreas vizinhas.
O prefeito chamou atenção para o marco histórico que a obra representa para Ilhéus. “Unidade como essa aqui, ninguém nunca viu em Ilhéus”, enfatizou Mário Alexandre, referindo-se à ampla estrutura do Sarah Kubitschek, que foi totalmente reconstruído e ampliado e ganhou salas climatizadas e salas de atendimento adequadas aos novos padrões exigidos pelo Ministério da Saúde.
O secretário Vilas-Boas parabenizou o prefeito pela obra e reforço na rede municipal de saúde, e garantiu sua presença nas inaugurações dos postos de saúde da Princesa Isabel e Avenida Esperança, previstas para os dias 26 e 27 de junho, durante a programação do aniversário de 485 anos de fundação de Ilhéus e 138 anos de elevação à cidade, comemorados em 28 de junho.
O secretário municipal de Saúde, Geraldo Magela, destacou a importância da parceria entre os governos municipal e estadual e o empenho do prefeito Mário Alexandre para garantir à população de Ilhéus um atendimento mais amplo e de qualidade. “Além da recuperação dessas importantes unidades, o município ganhou novas ambulâncias, ampliou a oferta de cirurgias e exames especializados, e conta com unidades de Pronto Atendimento (PA) totalmente estruturadas. E vem mais por aí”, ressaltou.
Representando a Câmara Municipal, o vereador Fabrício Nascimento falou em nome dos vereadores presentes e sobre os benefícios da obra para a população do Malhado e áreas vizinhas.
ITAJUÍPE: SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL DÁ POSSE AOS NOVOS CONSELHEIROS DO CMAS
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social realizou uma reunião nesta quinta-feira 30, no CREAS, para conceder a posse para os novos conselheiros do Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS, para biênio 2019-2021. Na abertura do evento, a Secretária Lucimara Anunciação Hage deu as boas-vindas aos novos representantes informando que o CMAS é um órgão de controle social composto por representantes do poder público e da sociedade civil, que tem como objetivo avaliar e deliberar sobre a Política de Assistência Social, através de debates e fiscalização da prestação dos serviços sociais no Município. Logo após, foi realizada a eleição da nova Diretoria, ficando a mesma com a seguinte formação: Presidente, José Edilson Rezende, Vice-Presidente, Caio Reis, Primeira Secretária, Lorena Lima e Secretária Executiva, Raiane Passos.
Na Oportunidade o Assistente Social Reinaldo Cordeiro dos Santos relatou “a importância da participação de todos nesse processo e desejou uma boa sorte aos novos conselheiros”, declarou. Reinaldo falou ainda que “precisamos trabalhar sério para atender essa população que vivem em situação de vulnerabilidade social, primando sempre pela qualidade do serviço prestado”, finalizou.
ITABUNA: POLÍCIA CIVIL REALIZA APREENSÃO DE GRANDE QUANTIDADE DE MUNIÇÕES E DROGAS
Na manhã de hoje investigadores da Polícia Civil de Itabuna em diligência no Bairro São Pedro conseguiram encontrar em um terreno e em uma casa localizadas na Travessa José Carlos munições e drogas. Os indivíduos que estavam no local evadiram ante a presença da equipe da Polícia Civil. Foram encontradas:
(11) ONZE MUNIÇÕES CAL. .7,65 mm ;
(100) CEM MUNIÇÕES CAL. .40 ;
(19) DEZENOVE MUNIÇÕES CAL. .45;
(24) VINTE E QUATRO MUNIÇÕES CAL. .380;
(15) QUINZE MUNIÇÕES CAL. .32 ;
(77) SETENTA E SETE MUNIÇÕES CAL. .9 mm;
(02) DOIS CARREGADORES ALONGADOS PARA MUNIÇÕES CAL. .380 ;
(130) CENTO E TRINTA GRAMAS DE CRACK, EMBALADA EM MATERIAL PLÁSTICA;
(656 g) SEISCENTOS E CINQUENTA E SEIS GRAMAS DE MACONHA, EMBALADA EM MATERIAL PLÁSTICO;
(246 g) DUZENTOS E QUARENTA E SEIS GRAMAS DE COCAÍNA EMBALADA EM MATERIAL PLÁSTICO;
Totalizando 246 (duzentos e quarenta e seis) munições de diversos calibres e 01 Kg e 32 Gramas de drogas.
ILHÉUS: PREFEITURA APRESENTA PRESTAÇÃO DE CONTAS DO 1º QUADRIMESTRE DE 2019

A Prefeitura de Ilhéus vai apresentar o relatório da gestão fiscal e execução orçamentária, referente ao 1º quadrimestre de 2019, na próxima sexta-feira (31), a partir das 10 horas, no plenário da Câmara Municipal, conforme determina a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). O documento garante transparência das contas públicas, entre receitas e despesas realizadas no período de janeiro a abril deste ano. Acompanham os demonstrativos fiscais e financeiros do Município, representantes do poder público e sociedade civil.
Durante a audiência pública, técnicos da Prefeitura, em conjunto com a Comissão Técnica de Finanças, Orçamento, Obras e Serviços Públicos do Poder Legislativo Municipal, detalham as metas fiscais do atual exercício, tudo o que foi planejado na Lei Orçamentária Anual (LOA). Segundo o controlador-geral do Município, Alex Souza, “isso representa o fortalecimento do controle social, e fornece ao público o progresso das receitas e despesas, com transparência e honestidade dos recursos aplicados”, explica.
A LRF prevê que a cada quadrimestre (maio, setembro e fevereiro) os gestores públicos devem mostrar, com clareza e transparência, a receita arrecada e as despesas executadas no município, com demonstrativos fiscais e financeiros. A audiência é aberta ao público e deverá ser acompanhada por representantes dos órgãos de controle social.
ITAPETINGA: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO REALIZA O I ENCONTRO DE LIDERANÇAS ESTUDANTIS
A Secretaria Municipal de Educação está vivenciando o protagonismo das jovens lideranças nas salas de aula e por isso, realizou o I Encontro de Lideranças Estudantis na tarde desta terça-feira (28), no auditório do Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães.
Participaram os estudantes do ensino fundamental das escolas: Caic Paulo Hagge, Escola Manoel Novaes, Nair Jandiroba, José Marcos Gusmão, Sizaltina Fernandes anexo I e Maria Amélia.
Durante a realização da programação os alunos assistiram apresentações musicais da estudante Gabrielly Santos da Escola Nair D’Esquivel Jandiroba e do professor Ramon Oliveira. A estudante do Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães, Maria Helena Novais, também realizou uma apresentação artística de dança.
A professora Sônia Gorete da Escola Sizaltina Fernandes – anexo I, falou sobre a experiência de liderança na escola. E a palestra principal abordou os desafios da liderança na atualidade com a Jornalista e Coach em Comunicação Eliane Neves, que também respondeu diversas perguntas do público.
O evento contou com a presença do Secretário Municipal de Educação Geraldop Trindade, da Presidente da Câmara de Vereadores de Itapetinga Naara Duarte e dos Vereadores Anderson da Nova e Eliomar Barreira Tarugão.
ITACARÉ: EQUIPE É CAMPEÃO DA 1ª ETAPA DO BAIANO DE CANOAGEM

A equipe da Associação de Canoagem de Itacaré (ACI) mostrou mais uma vez o grande nível técnico e foi a campeã da 1ª Etapa do Campeonato Baiano de Canoagem, realizada no último domingo na cidade de Ubatã. O evento reuniu mais de 200 atletas de diversos municípios da Bahia, a exemplo de Ubaitaba, Maraú, São Félix, Salvador e Lauro de Freitas e Itacaré.
Ao todo 50 atletas da Associação de Canoagem de Itacaré representaram o município no evento, e deram um verdadeiro show, conquistando com folga o 1º lugar com 56 medalhas e 229 pontos, vinte medalhas a mais que o segundo colocado na competição, Ubaitaba, com 36 medalhas e 110 pontos. Os Atletas tiveram o apoio da Prefeitura Municipal de Itacaré, através da Secretária de Juventude, Esporte e Cultura a Secretaria de Transportes.
A etapa do Baiano de Canoagem contou com as categorias sênior, júnior, menor, cadete e infantil, nas modalidades masculino e feminino, com provas no C1 200m; C1 500m; maratona 3 km; K1 200m; K1 500. O evento foi organizado pela Federação Baiana de Canoagem (FEBAC) e pela Associação Ubatense Esportiva de Canoagem (AUEC). A realização é da Sudesb, Setre, ACC, Secretaria Municipal de Cultura Esporte e Lazer e Prefeitura de Ubatã. *Com informações do Ubatã Notícias.
POLÍCIAS CIVIS DE 21 ESTADOS E DO DISTRITO FEDERAL, ESTÃO NAS RUAS PARA PRISÃO DE AUTORES DE HOMICÍDIO E FEMINICÍDIO

A Polícia Civil de Itapetinga também realizou prisões
Força-tarefa é coordenada pelo Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil
A Polícia Civil de Itapetinga, por meio da 21a Coorpin, participa, nesta terça-feira (28), da Operação Cronos II, que cumpre, no estado, vários mandados de prisão contra autores de homicídio e feminicídio.
A operação é coordenada pelo Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil (CONCPC).
O monitoramento da operação é realizado direto do Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN) do Ministério da Justiça e Segurança Pública, em Brasília (DF).
O balanço parcial aponta que mais de 300 prisões já foram cumpridas pelas Polícias Civis dos Estados.
Em Itapetinga foi preso Gean Moreira Araújo, vulgo Peixe, por força de mandado de prisão preventiva pela práticas dos crimes de posse de arma e de drogas. Peix, é investigado por tráfico de drogas e participação em homicídio na cidade.
Na cidade de Maiquinique, um adolescente infrator foi apreendido durante a Operação CRONOS II pela prática de ato infracional análogo ao crime de roubo.
Na 21a Coorpin foram mobilizadas três equipes coordenadas pelos Delegados Dr Roberto Júnior e Dr Irineu Andrade.
ILHÉUS: MUNICÍPIO REALIZA AUDIÊNCIA E CONSULTA PÚBLICA PARA RENOVAÇÃO DO CONTRATO COM A EMBASA






































