WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

Programa Frequencia Politica prefeitura de ilheus pmvc pmvc plansul


whatsapp

FJS

TEIXEIRA DE FREITAS: PREFEITURA REALIZA ESQUENTA FESTA DA CIDADE NESTE SÁBADO (09) NA RUA DA PITUBA

A contagem regressiva para a Festa da Cidade – Teixeira Festival 2026 já começou. Neste sábado, 09 de maio, a Prefeitura de Teixeira de Freitas promove o Esquenta Festa da Cidade, evento que levará música, animação e muita energia para a Rua da Pituba, a partir das 17 horas.

Com um novo palco e uma proposta pensada para aquecer o público para o festival oficial, o evento promete movimentar a cidade e reunir moradores e visitantes em uma grande celebração.

A programação contará com apresentações de:

DJ Baracho
Balada VIP
Groovaii

O Esquenta reforça o clima festivo que antecede a Festa da Cidade – Teixeira Festival 2026, além de valorizar os artistas e atrações que movimentam a cena cultural e o entretenimento local.

A iniciativa integra a programação preparatória do festival, que acontece nos dias 15, 16 e 17 de maio, no Parque de Exposições, com estrutura indoor, segurança e espaços organizados para receber o público.

DEYVID BACELAR DESTACA IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA DE GOVERNO PARTICIPATIVO DO PT PARA MELHORAR QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO

O sindicalista licenciado e pré-candidato a deputado federal Deyvid Bacelar disse nesta quinta-feira (7/5) que a construção em curso do PGP – Programa de Governo Participativo, do Partido dos Trabalhadores (PT), é uma oportunidade que a sociedade brasileira tem para construir políticas públicas que podem melhorar a qualidade de vida da população. Neste final de semana, Feira de Santana será palco de uma série de encontros estratégicos do PGP 2026, reunindo juventude, movimentos sociais, entidades representativas e a população em geral.

“Os eventos, realizados em diferentes pontos da cidade, terão como objetivo fortalecer o diálogo, ouvir demandas e construir de forma coletiva as diretrizes para um projeto de desenvolvimento para a Bahia e para o Território Portal do Sertão”, explica Bacelar. “O PGP é construído a várias mãos, com participação popular, algo que somente o Partido dos Trabalhadores possibilita”, acrescentou.

Iniciada na Bahia durante o governo de Jaques Wagner (2006-2010), a iniciativa se manteve ao longo dos governos de Rui Costa e de Jerônimo Rodrigues. “A novidade em 2026 é que as pessoas agora podem contribuir de forma digital, através do aplicativo PGPDIGITAL. Nessa plataforma as pessoas poderão contribuir a partir de vários temas colocados como eixo central, relacionados com desenvolvimento urbano, mobilidade, saúde, habitação, educação; além de temas transversais relacionados com mulheres, juventude, negros e negras, pessoas LGBTQIA+”.

Segundo Bacelar, as pessoas poderão fazer sugestões nesses aplicativos com até 500 caracteres de texto. “Todas as propostas serão organizadas através de uma Inteligência Artificial e depois um grupo do PT, em consonância com o governador, vai organizar o Programa de Governo a partir dessa participação efetiva da população”, ressaltou.

Bacelar explicou também que, além dessa etapa digital, haverá as plenárias territoriais. “Em Feira de Santana, a grande plenária territorial do Portal do Sertão ocorrerá neste sábado, às 9h, no Clube de Campo Cajueiro, um evento grande com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, do vice governador Geraldinho, do senador Jaques Wagner, do ex-governador Rui Costa e do senador Otto Alencar, “um time de peso formado por quatro governadores”.

“A primeira plenária territorial do PGP aconteceu no município de Irecê, a segunda será aqui em Feira”, informa Bacelar, destacando que as atividades contam com a participação de partidos aliados, lideranças comunitárias, “representantes de diversos segmentos sociais e militantes comprometidos com a construção de um futuro mais justo, inclusivo e democrático”.

Eventos interligados ao PGP terão destaque em Feira de Santana: no dia 8 de maio, às 16h, ocorre o Ato da Juventude, Cultura e Educação na Quadra do Colégio Intelecto, na Praça Carlos Bahia, 108, Centro; também no dia 8 de maio, a partir das 17h, acontece o Encontro dos Movimentos Sociais e Entidades da Bahia no Zilas Cerimonial, localizado na Rua Rio Xingu, nº 555, bairro Capuchinhos; e no dia 9 de maio, às 9h, será realizado o Encontro PGP 2026 – Território Portal do Sertão no Clube de Campo Cajueiro, na Rua Excelsior, 350-BI, em Feira de Santana.

“Se o PT acerta mais, é por causa do PGP. Se hoje temos os hospitais regionais descentralizando o atendimento da área de Saúde, é porque isso veio como contribuição do PGP. Nossos governadores colocaram em prática essa ideia”, festeja Deyvid.

TEIXEIRA DE FREITAS: ACM NETO ARMA PALANQUE PARA LANÇAR JONATAS FEDERAL

O ex-prefeito de Salvador e pré-candidato ao Governo da Bahia, ACM Neto (UB), se reuniu em Salvador com o presidente da Câmara de Teixeira de Freitas, Jonatas Santos.

Na pauta, a organização de um evento político no extremo sul baiano, que deve marcar o lançamento da pré-candidatura de Jonatas a deputado federal.

A expectativa é reunir prefeitos, vereadores e lideranças da região. A movimentação faz parte da estratégia do União Brasil para fortalecer a base no interior visando as eleições de 2026.

Teixeira de Freitas é considerada uma cidade estratégica no extremo sul, e ACM Neto quer ampliar sua presença política na região.

EUNÁPOLIS: PREFEITURA INICIA OBRA DE DRENAGEM NA AVENIDA DAS NAÇÕES

A Prefeitura de Eunápolis, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, iniciou uma importante obra de drenagem na Avenida das Nações, localizada no bairro Nova Eunápolis. A via é um importante corredor urbano que conecta os bairros Sapucaieira, Antônio Batista e Juca Rosa à BR-101.

Atualmente, o local passa por obras para melhorar a mobilidade urbana, ampliar a segurança para motoristas e pedestres e reduzir os constantes problemas de alagamentos registrados na região. A intervenção contempla a implantação de mais de 200 metros de rede de drenagem com tubos PEAD CORRUGADO (polietileno de alta densidade ), material de alta resistência e eficiência no escoamento das águas pluviais.

Segundo o secretário municipal de Infraestrutura, Robson Lopez, a obra representa uma solução definitiva para os transtornos enfrentados pela população. “Essa é uma obra muito importante para a mobilidade urbana e para toda a infraestrutura da região. Com essa nova rede de drenagem, a população não vai mais sofrer com problemas de alagamento, garantindo mais segurança e trafegabilidade para todos”, destacou.

Além de fortalecer a infraestrutura urbana, a obra também contribui para a valorização dos bairros atendidos e para o desenvolvimento da região com ligação direta à BR-101.

JEQUIÉ: HASSAN BUSCA SOCORRO EM BRUNO REIS APÓS SANGRIA DE APOIOS NO INTERIOR

A ida de Zé Cocá (PP) para a chapa de ACM Neto (UB) acendeu o sinal amarelo no grupo do deputado estadual Hassan de Zé Cocá (PP).

Nos bastidores, a informação é que Hassan começou a perder apoios de prefeitos e lideranças de segundo escalão, as famosas “bandas B”, principalmente após o seu principal mentor político se aproximar de vez do projeto de Neto.

O movimento não passou despercebido pelo Palácio. O ex-ministro Rui Costa (PT) teria entrado no circuito e passado a mapear os apoios do deputado, articulando para esvaziar sua base no interior.

Com medo de ver a reeleição escapar pelo ralo, Hassan procurou o prefeito de Salvador, Bruno Reis (UB). A ideia é buscar apoio de lideranças da capital para tentar compensar as perdas no interior.

O problema é que apoio em Salvador não costuma substituir voto enraizado no interior. E, em política, quando a base começa a rachar, até abraço de aliado vira termômetro de preocupação.

OTTO ENTROU NO CIRCUITO PARA BAIXAR A TEMPERATURA ENTRE LULA E ALCOLUMBRE

O senador Otto Alencar (PSD) resolveu atuar como bombeiro político na relação entre o presidente Lula (PT) e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (UB).

Depois da derrota do governo na indicação de Jorge Messias para o Supremo Tribunal Federal, Otto entrou no circuito para tentar reconstruir a ponte entre o Planalto e o comando do Senado.

Em contato com o site, o senador confirmou a articulação e disse que conversou com os dois lados.

Depois que o Senado rejeitou a indicação de Messias para o STF, eu conversei com Lula e Davi e expliquei sobre a importância da boa relação. Conheço poucas pessoas que ganharam com briga, como Popó e Maguila”, declarou Otto.

A frase, com o humor típico do senador baiano, resume o movimento: evitar que a disputa em torno do STF contamine outras votações de interesse do governo no Congresso.

Otto, que transita bem entre Lula e Alcolumbre, tenta convencer os dois de que a guerra política pode até render manchete, mas costuma cobrar caro na hora de votar projetos importantes.

ILHÉUS: AEROPORTO TERÁ SISTEMA INÉDITO PARA AMPLIAR SEGURANÇA NAS OPERAÇÕES AÉREAS

O Aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus, vai receber uma solução inédita para ampliar a pista de pouso e decolagem e, ao mesmo tempo, tornar as operações mais seguras. A implantação do EMAS, sigla em inglês para uma espécie de área de escape instalada nas cabeceiras das pistas,  sendo o aeroporto de Congonhas pioneiro no país.

Na prática, o sistema funciona como uma área de frenagem. Em caso de ultrapassagem da pista durante pousos ou decolagens, o EMAS desacelera o avião de forma controlada, reduzindo riscos para passageiros, tripulação e para a própria operação do aeroporto. O equipamento será implantado na cabeceira principal do aeroporto de Ilhéus.

Para o secretário de Infraestrutura da Bahia, Saulo Pontes, a implantação do dispositivo fortalece a operação e contribui para ampliar a confiabilidade do aeroporto. “Mais de 90% dos voos que saem de Ilhéus são no sentido mar e esse sistema de frenagem, além do fator segurança, também permitirá ampliar a área operacional da pista para 1577 metros”, ressalta. Com um investimento estimado  de mais de R$ 50 milhões, o projeto foi inserido no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

ILHÉUS: PREFEITURA APRESENTA REFORMA DA CASA DE CULTURA JORGE AMADO A GUIAS DE TURISMO

Espaço está na fase de final de requalificação para ser reaberto ao público

A Prefeitura de Ilhéus promoveu, na manhã desta sexta-feira (08), uma visita técnica à Casa de Cultura Jorge Amado para apresentar aos profissionais do turismo o andamento das obras de requalificação do espaço, que já está na fase final para reabertura.

O convite aos guias de turismo surgiu durante o evento “Café com Jorge Amado”, realizado pela Associação de Guias, Condutores e Promotores de Turismo de Ilhéus (AGCPTI), em homenagem ao Dia Nacional do Turismo e do Guia de Turismo, em frente à Casa de Cultura.

Durante a visita, a Secretária de Cultura, Anarleide Menezes, e o Secretário de Turismo, Maurício Tavares, apresentaram as melhorias já executadas no casarão histórico, considerado um dos mais importantes patrimônios culturais da cidade.

A obra contempla a recuperação do assoalho, pintura de portas e janelas, substituição das fechaduras, reforma completa do auditório Fernando Leite Mendes, além da lavagem das áreas externas, modernização da rede elétrica e outras intervenções. Todas executadas pelas equipes da prefeitura.

A gestão municipal destaca que a requalificação reforça o compromisso com a preservação da memória de Jorge Amado e com a valorização dos espaços históricos da cidade. Com a conclusão da reforma, a Casa de Cultura Jorge Amado será devolvida à população totalmente renovada, preparada para receber turistas do Brasil e do mundo.

BAHIA: BIOFÁBRICA REPUDIA ACUSAÇÕES DA ANPC E NEGA DISTRIBUIÇÃO DE MUDAS CONTAMINADAS

O Instituto Biofábrica da Bahia divulgou nota pública de repúdio contra declarações feitas pela Associação Nacional dos Produtores de Cacau (ANPC), por meio de sua presidente, Vanuza Lima Barroso. A instituição classificou as acusações como “infundadas, levianas e desprovidas de respaldo técnico-científico”.

Segundo a Biofábrica, Vanuza teria entrado, no último dia 5 de maio, em áreas de jardins clonais e campos de multiplicação durante o expediente dos colaboradores, no momento em que era realizada a supressão de cacaueiros para renovação de material genético por meio de mudas enraizadas.

A instituição afirmou que a prática é rotineira em áreas destinadas à produção de propágulos, pois busca garantir uniformidade genética e qualidade fitossanitária do material de propagação.
Na nota, a Biofábrica também alegou que a entrada da presidente da ANPC nas áreas restritas teria colocado em risco a segurança fitossanitária do local, já que, segundo o instituto, ela não teria seguido os protocolos de biossegurança nem utilizado equipamentos de proteção individual recomendados.

O ponto mais grave da manifestação, segundo a Biofábrica, foi a acusação de que o instituto estaria distribuindo mudas de cacau contaminadas pelo vírus do mosaico. A entidade negou a imputação e afirmou que não há laudo oficial emitido por laboratório credenciado que comprove a presença do vírus em áreas sob sua gestão.

Ainda conforme a nota, apenas laboratórios credenciados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária podem emitir diagnósticos oficiais. O instituto também destacou que, até o momento, não existiria protocolo validado no Brasil para detecção oficial do CaMMV, além de o vírus não integrar a lista oficial de pragas quarentenárias do país.

A Biofábrica informou que suas atividades seguem protocolos de biossegurança e controle fitossanitário, com monitoramento dos órgãos reguladores. A instituição também afirmou que a entrada em áreas restritas, sem adoção de procedimentos técnicos, representa risco à integridade sanitária dos materiais genéticos e à cadeia produtiva do cacau.

No documento, assinado pelo presidente do Conselho de Administração, Leandro Luiz Ramos Santos, pelo diretor executivo, Valdemir José dos Santos, e pela responsável técnica, a engenheira agrônoma Kaleandra Freitas Sena, a Biofábrica reafirmou seu compromisso com a qualidade, sanidade e rastreabilidade das mudas produzidas.

Por fim, o instituto conclamou a ANPC e suas lideranças a adotarem postura responsável, baseada em evidências técnicas e nos canais institucionais adequados, evitando, segundo a entidade, a propagação de acusações que possam fragilizar o setor cacaueiro nacional.

PAU BRASIL: DADOS OFICIAIS CONFIRMAM O AVANÇO DA SAÚDE BÁSICA NO MUNICÍPIO.

 

Com a mudança dos critérios para distribuição dos recursos do ministério da saúde, o município de Pau Brasil vem se destacando entre as mais bem avaliadas gestão de saúde da região.

Desde 2025 o município vem bushcando qualificar a saúde básica do município, gestão pública bem avaliada com postos de saúde com pontuação em constante crescente.

“A gente pegou a cidade destruída só que adotamos a postura de mudar a rwlqdade com trabalho e dedicação, não só na saúde, mas também nas demais secretarias temos sido muito bem avaliados pela opinião pública mas no conforta que isso se reflita nos sistema de governança, quero agradecer a Deus, a minha secretária de saúde Glaucia Almeida e a toda equipe de gestão sobretudo aos profissionais de saúde que tem feito um excelente trabalho, tô muito orgulhoso e grato pelas conquistas “ declarou o Prefeito Robson Venâncio.

Pau Brasil fica a 500 km de distância da capital Salvador, população de aproximadamente 10 mil habitantes, nela está localizado a terra Caramuru Catarina Paraguassu e a comunidade indígena representa mais de 35% da população.

“É sobre muito trabalho, é sobre ter Deus nos mínimos detalhes, é sobre a confiança do meu prefeito Robson Venâncio, um homem de um coração grato, de uma fé inabalável, da parceira do meu vice, da atuação do legislativo que ao fazer seu papel de  fiscalizar nos faz buscar a excelência, cabe a mim ainda reconhecer a mão de um governador amigo, de uma secretária que está sempre sensível a escuta e a atuacao de Roberta e toda  equipe da SESAB , agradecer a minha equipe, aos nossos deputados Valmir e Rosemberg pelo apoio. A meta é 10 e vamos cumprir” declarou a secretária Glaucia Almeida.



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia