TEIXEIRA DE FREITAS: PREFEITURA REALIZA ESQUENTA FESTA DA CIDADE NESTE SÁBADO (09) NA RUA DA PITUBA
A contagem regressiva para a Festa da Cidade – Teixeira Festival 2026 já começou. Neste sábado, 09 de maio, a Prefeitura de Teixeira de Freitas promove o Esquenta Festa da Cidade, evento que levará música, animação e muita energia para a Rua da Pituba, a partir das 17 horas.
Com um novo palco e uma proposta pensada para aquecer o público para o festival oficial, o evento promete movimentar a cidade e reunir moradores e visitantes em uma grande celebração.
A programação contará com apresentações de:
DJ Baracho
Balada VIP
Groovaii
O Esquenta reforça o clima festivo que antecede a Festa da Cidade – Teixeira Festival 2026, além de valorizar os artistas e atrações que movimentam a cena cultural e o entretenimento local.
A iniciativa integra a programação preparatória do festival, que acontece nos dias 15, 16 e 17 de maio, no Parque de Exposições, com estrutura indoor, segurança e espaços organizados para receber o público.
DEYVID BACELAR DESTACA IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA DE GOVERNO PARTICIPATIVO DO PT PARA MELHORAR QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO
O sindicalista licenciado e pré-candidato a deputado federal Deyvid Bacelar disse nesta quinta-feira (7/5) que a construção em curso do PGP – Programa de Governo Participativo, do Partido dos Trabalhadores (PT), é uma oportunidade que a sociedade brasileira tem para construir políticas públicas que podem melhorar a qualidade de vida da população. Neste final de semana, Feira de Santana será palco de uma série de encontros estratégicos do PGP 2026, reunindo juventude, movimentos sociais, entidades representativas e a população em geral.
“Os eventos, realizados em diferentes pontos da cidade, terão como objetivo fortalecer o diálogo, ouvir demandas e construir de forma coletiva as diretrizes para um projeto de desenvolvimento para a Bahia e para o Território Portal do Sertão”, explica Bacelar. “O PGP é construído a várias mãos, com participação popular, algo que somente o Partido dos Trabalhadores possibilita”, acrescentou.
Iniciada na Bahia durante o governo de Jaques Wagner (2006-2010), a iniciativa se manteve ao longo dos governos de Rui Costa e de Jerônimo Rodrigues. “A novidade em 2026 é que as pessoas agora podem contribuir de forma digital, através do aplicativo PGPDIGITAL. Nessa plataforma as pessoas poderão contribuir a partir de vários temas colocados como eixo central, relacionados com desenvolvimento urbano, mobilidade, saúde, habitação, educação; além de temas transversais relacionados com mulheres, juventude, negros e negras, pessoas LGBTQIA+”.
Segundo Bacelar, as pessoas poderão fazer sugestões nesses aplicativos com até 500 caracteres de texto. “Todas as propostas serão organizadas através de uma Inteligência Artificial e depois um grupo do PT, em consonância com o governador, vai organizar o Programa de Governo a partir dessa participação efetiva da população”, ressaltou.
Bacelar explicou também que, além dessa etapa digital, haverá as plenárias territoriais. “Em Feira de Santana, a grande plenária territorial do Portal do Sertão ocorrerá neste sábado, às 9h, no Clube de Campo Cajueiro, um evento grande com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, do vice governador Geraldinho, do senador Jaques Wagner, do ex-governador Rui Costa e do senador Otto Alencar, “um time de peso formado por quatro governadores”.
“A primeira plenária territorial do PGP aconteceu no município de Irecê, a segunda será aqui em Feira”, informa Bacelar, destacando que as atividades contam com a participação de partidos aliados, lideranças comunitárias, “representantes de diversos segmentos sociais e militantes comprometidos com a construção de um futuro mais justo, inclusivo e democrático”.
Eventos interligados ao PGP terão destaque em Feira de Santana: no dia 8 de maio, às 16h, ocorre o Ato da Juventude, Cultura e Educação na Quadra do Colégio Intelecto, na Praça Carlos Bahia, 108, Centro; também no dia 8 de maio, a partir das 17h, acontece o Encontro dos Movimentos Sociais e Entidades da Bahia no Zilas Cerimonial, localizado na Rua Rio Xingu, nº 555, bairro Capuchinhos; e no dia 9 de maio, às 9h, será realizado o Encontro PGP 2026 – Território Portal do Sertão no Clube de Campo Cajueiro, na Rua Excelsior, 350-BI, em Feira de Santana.
“Se o PT acerta mais, é por causa do PGP. Se hoje temos os hospitais regionais descentralizando o atendimento da área de Saúde, é porque isso veio como contribuição do PGP. Nossos governadores colocaram em prática essa ideia”, festeja Deyvid.
TEIXEIRA DE FREITAS: ACM NETO ARMA PALANQUE PARA LANÇAR JONATAS FEDERAL

O ex-prefeito de Salvador e pré-candidato ao Governo da Bahia, ACM Neto (UB), se reuniu em Salvador com o presidente da Câmara de Teixeira de Freitas, Jonatas Santos.
Na pauta, a organização de um evento político no extremo sul baiano, que deve marcar o lançamento da pré-candidatura de Jonatas a deputado federal.
A expectativa é reunir prefeitos, vereadores e lideranças da região. A movimentação faz parte da estratégia do União Brasil para fortalecer a base no interior visando as eleições de 2026.
Teixeira de Freitas é considerada uma cidade estratégica no extremo sul, e ACM Neto quer ampliar sua presença política na região.
EUNÁPOLIS: PREFEITURA INICIA OBRA DE DRENAGEM NA AVENIDA DAS NAÇÕES

A Prefeitura de Eunápolis, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, iniciou uma importante obra de drenagem na Avenida das Nações, localizada no bairro Nova Eunápolis. A via é um importante corredor urbano que conecta os bairros Sapucaieira, Antônio Batista e Juca Rosa à BR-101.
Atualmente, o local passa por obras para melhorar a mobilidade urbana, ampliar a segurança para motoristas e pedestres e reduzir os constantes problemas de alagamentos registrados na região. A intervenção contempla a implantação de mais de 200 metros de rede de drenagem com tubos PEAD CORRUGADO (polietileno de alta densidade ), material de alta resistência e eficiência no escoamento das águas pluviais.
Segundo o secretário municipal de Infraestrutura, Robson Lopez, a obra representa uma solução definitiva para os transtornos enfrentados pela população. “Essa é uma obra muito importante para a mobilidade urbana e para toda a infraestrutura da região. Com essa nova rede de drenagem, a população não vai mais sofrer com problemas de alagamento, garantindo mais segurança e trafegabilidade para todos”, destacou.
Além de fortalecer a infraestrutura urbana, a obra também contribui para a valorização dos bairros atendidos e para o desenvolvimento da região com ligação direta à BR-101.
JEQUIÉ: HASSAN BUSCA SOCORRO EM BRUNO REIS APÓS SANGRIA DE APOIOS NO INTERIOR

A ida de Zé Cocá (PP) para a chapa de ACM Neto (UB) acendeu o sinal amarelo no grupo do deputado estadual Hassan de Zé Cocá (PP).
Nos bastidores, a informação é que Hassan começou a perder apoios de prefeitos e lideranças de segundo escalão, as famosas “bandas B”, principalmente após o seu principal mentor político se aproximar de vez do projeto de Neto.
O movimento não passou despercebido pelo Palácio. O ex-ministro Rui Costa (PT) teria entrado no circuito e passado a mapear os apoios do deputado, articulando para esvaziar sua base no interior.
Com medo de ver a reeleição escapar pelo ralo, Hassan procurou o prefeito de Salvador, Bruno Reis (UB). A ideia é buscar apoio de lideranças da capital para tentar compensar as perdas no interior.
O problema é que apoio em Salvador não costuma substituir voto enraizado no interior. E, em política, quando a base começa a rachar, até abraço de aliado vira termômetro de preocupação.
OTTO ENTROU NO CIRCUITO PARA BAIXAR A TEMPERATURA ENTRE LULA E ALCOLUMBRE

O senador Otto Alencar (PSD) resolveu atuar como bombeiro político na relação entre o presidente Lula (PT) e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (UB).
Depois da derrota do governo na indicação de Jorge Messias para o Supremo Tribunal Federal, Otto entrou no circuito para tentar reconstruir a ponte entre o Planalto e o comando do Senado.
Em contato com o site, o senador confirmou a articulação e disse que conversou com os dois lados.
“Depois que o Senado rejeitou a indicação de Messias para o STF, eu conversei com Lula e Davi e expliquei sobre a importância da boa relação. Conheço poucas pessoas que ganharam com briga, como Popó e Maguila”, declarou Otto.
A frase, com o humor típico do senador baiano, resume o movimento: evitar que a disputa em torno do STF contamine outras votações de interesse do governo no Congresso.
Otto, que transita bem entre Lula e Alcolumbre, tenta convencer os dois de que a guerra política pode até render manchete, mas costuma cobrar caro na hora de votar projetos importantes.
ILHÉUS: AEROPORTO TERÁ SISTEMA INÉDITO PARA AMPLIAR SEGURANÇA NAS OPERAÇÕES AÉREAS
O Aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus, vai receber uma solução inédita para ampliar a pista de pouso e decolagem e, ao mesmo tempo, tornar as operações mais seguras. A implantação do EMAS, sigla em inglês para uma espécie de área de escape instalada nas cabeceiras das pistas, sendo o aeroporto de Congonhas pioneiro no país.
Na prática, o sistema funciona como uma área de frenagem. Em caso de ultrapassagem da pista durante pousos ou decolagens, o EMAS desacelera o avião de forma controlada, reduzindo riscos para passageiros, tripulação e para a própria operação do aeroporto. O equipamento será implantado na cabeceira principal do aeroporto de Ilhéus.
Para o secretário de Infraestrutura da Bahia, Saulo Pontes, a implantação do dispositivo fortalece a operação e contribui para ampliar a confiabilidade do aeroporto. “Mais de 90% dos voos que saem de Ilhéus são no sentido mar e esse sistema de frenagem, além do fator segurança, também permitirá ampliar a área operacional da pista para 1577 metros”, ressalta. Com um investimento estimado de mais de R$ 50 milhões, o projeto foi inserido no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
ILHÉUS: PREFEITURA APRESENTA REFORMA DA CASA DE CULTURA JORGE AMADO A GUIAS DE TURISMO

Espaço está na fase de final de requalificação para ser reaberto ao público
A Prefeitura de Ilhéus promoveu, na manhã desta sexta-feira (08), uma visita técnica à Casa de Cultura Jorge Amado para apresentar aos profissionais do turismo o andamento das obras de requalificação do espaço, que já está na fase final para reabertura.
O convite aos guias de turismo surgiu durante o evento “Café com Jorge Amado”, realizado pela Associação de Guias, Condutores e Promotores de Turismo de Ilhéus (AGCPTI), em homenagem ao Dia Nacional do Turismo e do Guia de Turismo, em frente à Casa de Cultura.
Durante a visita, a Secretária de Cultura, Anarleide Menezes, e o Secretário de Turismo, Maurício Tavares, apresentaram as melhorias já executadas no casarão histórico, considerado um dos mais importantes patrimônios culturais da cidade.
A obra contempla a recuperação do assoalho, pintura de portas e janelas, substituição das fechaduras, reforma completa do auditório Fernando Leite Mendes, além da lavagem das áreas externas, modernização da rede elétrica e outras intervenções. Todas executadas pelas equipes da prefeitura.
A gestão municipal destaca que a requalificação reforça o compromisso com a preservação da memória de Jorge Amado e com a valorização dos espaços históricos da cidade. Com a conclusão da reforma, a Casa de Cultura Jorge Amado será devolvida à população totalmente renovada, preparada para receber turistas do Brasil e do mundo.
BAHIA: BIOFÁBRICA REPUDIA ACUSAÇÕES DA ANPC E NEGA DISTRIBUIÇÃO DE MUDAS CONTAMINADAS

O Instituto Biofábrica da Bahia divulgou nota pública de repúdio contra declarações feitas pela Associação Nacional dos Produtores de Cacau (ANPC), por meio de sua presidente, Vanuza Lima Barroso. A instituição classificou as acusações como “infundadas, levianas e desprovidas de respaldo técnico-científico”.
Segundo a Biofábrica, Vanuza teria entrado, no último dia 5 de maio, em áreas de jardins clonais e campos de multiplicação durante o expediente dos colaboradores, no momento em que era realizada a supressão de cacaueiros para renovação de material genético por meio de mudas enraizadas.
A instituição afirmou que a prática é rotineira em áreas destinadas à produção de propágulos, pois busca garantir uniformidade genética e qualidade fitossanitária do material de propagação.
Na nota, a Biofábrica também alegou que a entrada da presidente da ANPC nas áreas restritas teria colocado em risco a segurança fitossanitária do local, já que, segundo o instituto, ela não teria seguido os protocolos de biossegurança nem utilizado equipamentos de proteção individual recomendados.
O ponto mais grave da manifestação, segundo a Biofábrica, foi a acusação de que o instituto estaria distribuindo mudas de cacau contaminadas pelo vírus do mosaico. A entidade negou a imputação e afirmou que não há laudo oficial emitido por laboratório credenciado que comprove a presença do vírus em áreas sob sua gestão.
Ainda conforme a nota, apenas laboratórios credenciados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária podem emitir diagnósticos oficiais. O instituto também destacou que, até o momento, não existiria protocolo validado no Brasil para detecção oficial do CaMMV, além de o vírus não integrar a lista oficial de pragas quarentenárias do país.
A Biofábrica informou que suas atividades seguem protocolos de biossegurança e controle fitossanitário, com monitoramento dos órgãos reguladores. A instituição também afirmou que a entrada em áreas restritas, sem adoção de procedimentos técnicos, representa risco à integridade sanitária dos materiais genéticos e à cadeia produtiva do cacau.
No documento, assinado pelo presidente do Conselho de Administração, Leandro Luiz Ramos Santos, pelo diretor executivo, Valdemir José dos Santos, e pela responsável técnica, a engenheira agrônoma Kaleandra Freitas Sena, a Biofábrica reafirmou seu compromisso com a qualidade, sanidade e rastreabilidade das mudas produzidas.
Por fim, o instituto conclamou a ANPC e suas lideranças a adotarem postura responsável, baseada em evidências técnicas e nos canais institucionais adequados, evitando, segundo a entidade, a propagação de acusações que possam fragilizar o setor cacaueiro nacional.
PAU BRASIL: DADOS OFICIAIS CONFIRMAM O AVANÇO DA SAÚDE BÁSICA NO MUNICÍPIO.





































