WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

Programa Frequencia Politica prefeitura de ilheus prefeitura de itabuna itapedro prefeitura de ilheus prefeitura de itabuna itapedro pmvc plansul


whatsapp

FJS

​BUERAREMA: INOVAÇÃO E EMOÇÃO DÃO O TOM DA ABERTURA NO PALCO PRINCIPAL DA FESTA DA FARINHA 2025

A Festa da Farinha de Buerarema 2025 começou em grande estilo, já consolidando-se com a “A melhor de todos os tempos”. Com uma estrutura moderna e tecnologia de ponta, a primeira noite surpreendeu o público ao apresentar inovações como palco giratório, painéis de LED de última geração, iluminação e sonorização modernas, além de uma área de coletiva exclusiva para entrevistas.

As conversas com artistas e autoridades foram transmitidas ao vivo pelo YouTube e exibidas também em telões no circuito da festa, aumentando a expectativa e aproximando ainda mais o público das atrações.

A noite foi marcada por muita emoção e alegria, com a energia contagiante da plateia que vibrou a cada apresentação. Grandes nomes da música se apresentaram, dentre eles: Simone Mendes, Toque Dez, O DJ Gonzaga, Cláudia Ferreira, Kiko Cigano e Rei do Piseiro. A noite ficou registrada como um marco de inovação, cultura e celebração para Buerarema.

A programação segue até o próximo domingo, dia 21, com shows de artistas nacionais e regionais. Entre as atrações confirmadas para os próximos dias estão: Calcinha Preta, Léo Santana, Igor Kannário, Companhia do Caprixxo, além de talentos locais como Farofa de Cuscuz, Marcelo Ganem, Hellen Dias, Pagode do Pri, entre outros.

Com uma programação diversificada e estrutura inédita, a Festa da Farinha 2025 reafirma sua importância como um dos maiores eventos culturais e musicais da região, reunindo milhares de pessoas em uma celebração inesquecível.

NOVA CANAÃ AVANÇA NA REVITALIZAÇÃO DA RODOVIÁRIA MUNICIPAL 🚧

A Prefeitura de Nova Canaã segue registrando importantes avanços nas obras de revitalização da Rodoviária Municipal. O espaço, ponto de chegada e partida de moradores e visitantes, está passando por melhorias que garantem mais organização, conforto e acolhimento.

Mesmo com os ajustes finais ainda em andamento, já é possível perceber os resultados positivos das intervenções, que reforçam o compromisso da gestão com a valorização da cidade e a oferta de serviços públicos de qualidade.

Com a nova estrutura, a rodoviária se consolida como um cartão de visitas mais moderno e funcional para Nova Canaã.

ITAPETINGA: RACHA DE VEREADORES DO MDB: ENTRE BRITO E VIEIRA LIMA

Em reunião fechada, sob a batuta do presidente do MDB, Dr. Airton Ferraz, e com a presença do prefeito Eduardo Hagge, a novela emedebista de Itapetinga ganhou mais um capítulo digno de crônica política.

Os vereadores Tarugão, Telê, Pêto e Valquírão , segundo uma fonte, orientados pelo ex-prefeito Rodrigo Hagge, reafirmaram apoio ao deputado Antônio Brito (PSD). Até aí, nada de novo. O tempero veio nas críticas afiadas contra os irmãos Vieira Lima, tios do pré-candidato a deputado federal Jaime Vieira Lima, que tenta se firmar com o aval de parte da legenda.

Enquanto isso, Luciano Almeida e Manu Brandão, ambos do MDB, bateram o martelo: estão com Jaime Vieira Lima e Carlinhos Sobral “100%”. Divisão explícita em plena reunião que deveria exibir unidade.

Nos bastidores, o quarteto rebelde garante que seguirá votando nos projetos de interesse do prefeito. Mas faz questão de ressaltar: não abre mão dos cargos e espaços que seus aliados ocupam na máquina municipal.

Ou seja: o discurso é de oposição, mas a prática é de dependência. Não faltou quem resumisse a ópera com ironia certeira: “Haja tapeação!”

BUERAREMA: JERÔNIMO ADIA IDA À FESTA DA FARINHA, MAS PREPARA VISITA COM PACOTE DE OBRAS

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) não conseguiu ajustar sua agenda para participar da tradicional Festa da Farinha, realizada em Buerarema. A presença do chefe do Executivo era aguardada, mas, segundo apuração do site, não houve compatibilidade de horários com outros compromissos oficiais.

Apesar da ausência, o governador planeja visitar o município ainda este ano, em agenda de caráter político, quando deve anunciar um pacote de obras e investimentos voltados à cidade.

O movimento ganha peso diante da recente decisão do prefeito Gel da Farmácia (UB), que deixou o grupo de ACM Neto para se integrar à base de apoio do governador. A visita de Jerônimo, portanto, deve consolidar a nova aliança política e fortalecer a presença do governo estadual em Buerarema.

IBICARAÍ: LULA BRANDÃO PERDE NO TJ

O Tribunal de Justiça da Bahia manteve, em decisão unânime, os efeitos do decreto da Câmara de Ibicaraí que rejeitou as contas de 2019 do ex-prefeito. Lula Brandão tentou derrubar a decisão por meio de agravo, mas a 3ª Câmara Cível não comprou seus argumentos.

O ponto central foi a validade da citação por hora certa, usada depois de tentativas frustradas de intimação. A desembargadora Marielza Brandão Franco entendeu que houve ocultação deliberada e que a Casa Legislativa garantiu defensor dativo e seguiu o rito.

Na prática, o acórdão mantém a rejeição das contas e dá sobrevida ao Decreto Legislativo nº 001/2024. O Ministério Público já havia opinado pelo improvimento do recurso.

Mas Lula Brandão não sai de cena: a decisão não produz efeito eleitoral imediato. O TRE já havia avalizado sua candidatura, entendendo que os motivos da rejeição não implicam inelegibilidade pela Lei da Ficha Limpa.

Em outras palavras: juridicamente, o ex-prefeito coleciona derrotas; politicamente, continua no jogo.

ITABUNA: PREFEITURA E SEINFRA AVALIAM SOLUÇÕES DE MOBILIDADE NA BR-415 NA SAÍDA DA CIDADE PARA O LITORAL

Nesta quinta-feira, dia 18, a secretária municipal de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), Sônia Fontes, visitou as obras e serviços de duplicação do trecho da rodovia BR-415, na saída de Itabuna para Ilhéus e o litoral sul. Na localidade, o Governo do Estado constrói ciclovia para melhorar a mobilidade.

Ela esteve acompanhada do engenheiro civil Hamyson Amaral Castro, da Secretaria de Infraestrutura do Estado (SEINFRA), do gerente-geral da Mazza Engenharia e responsável pela obra, Darkson Cardoso, e do Major da Polícia Militar, comandante da Companhia Independente de Policiamento Rodoviário (CIPRv) Itamar da Encarnação Ferreira.

Além da ciclovia, na área pertencente ao município, na margem esquerda do Rio Cachoeira, a Prefeitura de Itabuna vai construir obras de urbanização e paisagística, incluindo calçada, no trecho entre a rodovia BR-415 do final da Avenida Juracy Magalhães até o Cidadelle. As obras são soluções para a mobilidade e o tráfego de veículos.

URUÇUCA: PRESTES A COMPLETAR 115 ANOS, JOÃO BASÍLIO, MORADOR DE SERRA GRANDE PODE SER O HOMEM MAIS VELHO DO MUNDO

O sertanejo João Basílio do Nascimento, nascido em 2 de janeiro de 1911, e com 114 anos de idade, pode ser reconhecido como o homem mais velho do mundo. Natural de Maceió (AL), ele vive há décadas em Serra Grande, distrito de Uruçuca, no sul da Bahia, onde construiu sua história e mantém raízes familiares.

No próximo dia 5 de outubro, a família prepara um grande encontro que promete reunir filhos, netos, bisnetos e tataranetos para celebrar a impressionante longevidade. O momento será marcado não apenas pela comemoração, mas também pelo reconhecimento de uma vida que atravessou diferentes gerações, momentos históricos e transformações do Brasil.

Nesta semana, a prefeita de Uruçuca, Magnólia Barreto, e o administrador de Serra Grande, Moacyr Leite Júnior visitaram o ilustre morador. Surpreso com a idade de João Basílio, Moacyr afirmou que vai dar início ao processo de inclusão do nome dele no Guinness Book, o livro dos recordes.

“Hoje, o Guinness reconhece um cearense de 112 anos como o homem mais velho do mundo. João Basílio, com 114, supera essa marca e precisa ter sua história registrada oficialmente”, destacou Moacyr.

Apesar da idade avançada, João Basílio segue sendo referência de vitalidade, fé e resistência. Sua trajetória simples, marcada pelo trabalho e pela ligação com a terra, inspira a comunidade de Serra Grande e chama a atenção do país.

A celebração do dia 5 de outubro deve reforçar não apenas a longevidade extraordinária de João Basílio, mas também os laços familiares que se multiplicaram ao longo de mais de um século de história viva.

BAHIA: RUMORES DA DESISTÊNCIA DE ACM NETO EM DISPUTA PELO GOVERNO SE SUSTENTAM POR INCÔMODO DE ALIADOS

Segundo o site parceiro Bahia Noticias”, Têm tomado tração rumores de que o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União), estaria avaliando a hipótese de não concorrer ao governo da Bahia em 2026. O movimento é celebrado por adversários, enquanto aliados enxergam com ceticismo qualquer movimento nesse sentido. No entanto, mesmo diante da emergência do tema, o entorno de ACM Neto evita falar abertamente sobre o tema, ainda que o incômodo exista com as abordagens.

Segundo informações obtidas pelo Bahia Notícias, o ex-prefeito reage a sucessivas tentativas de aliados em firmar compromissos eleitorais com antecedência, causando constrangimento e o tornando uma espécie de apagador de incêndios criados por outrem. Publicamente, ninguém reclama das atuações desses aliados, porém é crescente a “indignação” do núcleo mais próximo ao ainda pré-candidato ao governo baiano.

Dentre as indisposições, há a ofensiva do governo de Jerônimo Rodrigues (PT) para, desde 2023, “capturar” grupos políticos que no ano anterior marcharam ao lado do ex-prefeito. Somado a isso, um interlocutor revelou que pré-candidatos a deputados federal e estadual têm agido de maneira acintosa para “criar dificuldades para vender facilidades”. A pressão estaria tirando a paciência não somente de ACM Neto, mas também daqueles compartilham perspectivas semelhantes do ponto de vista eleitoral.

“Querem que ACM Neto assuma compromissos desde agora, como se fosse possível. Não é ano de política, isso deveria acontecer só no próximo ano. Tem gente querendo fechar lista de candidatos, como se isso fosse possível agora”, reclamou uma figura ligada ao ex-prefeito, em condição de anonimato. As queixas recorrentes, de falta de atenção a críticas pelo “sumiço” do pré-candidato do União Brasil a governador da Bahia, fazem crescer um mal-estar, cujos esforços para superação geram ainda mais tensão no grupo.

A leitura é que, por mais que virtualmente não haja uma candidatura a presidente de oposição definida, a musculatura do ex-prefeito para enfrentar Jerônimo Rodrigues garantiria desempenho bom para os oposicionistas locais. Por isso, quem trata como factível o abortamento prematuro da campanha é visto com reticência pela coxia do União Brasil na Bahia. “Querem que ACM Neto seja candidato nas condições deles, quando as condições para candidatura têm que vir do próprio ACM Neto”, sugere um dos articuladores.

Todavia, os rumores de uma eventual desistência da candidatura, a tanto tempo das definições, acendem o alerta para o futuro político de ACM Neto. “Seria a morte política dele”, vaticina um aliado.

FUTURO E POSSIBILIDADES
Os encontros recentes com aliados, seja durante agendas no interior do estado ou até mesmo em Brasília, como aconteceu na última quarta-feira (17), ilustram o tom da “antecipação” das negociações para disputa do próximo ano. Mesmo sem pressa, Neto sofrido também com a ameaça de alguns aliados próximos, indicando que a incerteza de uma candidatura na Bahia, ou até mesmo a possibilidade de integrar uma chapa nacional, pode repercutir na relação.

A ideia de “repetição” do cenário apresentado em 2018, quando o então prefeito da capital baiana refugou em ir ao embate estadual com o governador da época Rui Costa (PT), indicando o atual prefeito de Feira de Santana José Ronaldo (União) para a empreitada, ainda assusta alguns. O pleito seria de “carimbar” antecipadamente a presença nas eleições, confirmando a chapa que puxaria os candidatos a proporcional pelo grupo, mantendo um cenário “mais estável” para uma disputa extremamente concorrida e difícil, apontam aliados do ex-prefeito.

Com o “sinal amarelo” de Neto, alguns nomes também estariam ensaiando uma “condicionante” para conseguir uma liberação em garantir sua eleição legislativa, caso ele não esteja nas urnas baianas. Presentes em algumas reuniões, aliados próximos indicaram a reportagem que “a incerteza pode gerar dissidentes”.

ITABUNA: PREFEITO AUGUSTO CASTRO GARANTE PACOTE DE OBRAS E REFORÇA ARTICULAÇÃO EM BRASÍLIA AO LADO DE LULA, RUI COSTA E JERÔNIMO

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), esteve em Brasília nesta quinta-feira, 18, para acompanhar a assinatura do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na oportunidade, o município foi contemplado com R$ 31 milhões para projetos de drenagem e obras de encosta, dentro do eixo de infraestrutura do programa.

A agenda incluiu uma audiência com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e contou também com a presença do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT).

Na reunião, o prefeito apresentou pleitos estratégicos para o futuro de Itabuna, como o projeto do novo aeroporto, a duplicação da BR-415 no trecho entre Nova Itabuna e Nova Ferradas e a construção de dois tipos de habitação, ambas destinadas às famílias atingidas pelas enchentes: unidades do programa Minha Casa, Minha Vida, pelo Ministério das Cidades, e moradias pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), via Defesa Civil Nacional, com recursos já garantidos para execução.

Durante o encontro, o ministro Rui Costa fez questão de destacar o empenho do gestor itabunense.
“Aqui recebendo o nosso prefeito que está bombando nas aprovações e nos pedidos. Ele me traz mais pedidos de obras e obras para Itabuna”, afirmou em tom bem-humorado.

Já o governador Jerônimo Rodrigues destacou o papel do Governo Federal na destinação de novos recursos para a Bahia e para municípios como Itabuna.

“Esse momento em Brasília mostra que quando o Governo Federal olha para a Bahia com atenção e compromisso, quem ganha são as nossas cidades. Itabuna está entre os municípios contemplados e vamos continuar trabalhando para que mais investimentos cheguem, fortalecendo o desenvolvimento regional”, afirmou.

Ao avaliar os resultados da agenda em Brasília, o prefeito Augusto Castro destacou que os novos investimentos conquistados representam um marco para Itabuna.

PAU BRASIL AVANÇA NA SAÚDE INDÍGENA COM AUDIÊNCIA HISTÓRICA

No último dia 15 de setembro, Pau Brasil realizou a primeira audiência pública da política de saúde indígena, reunindo o cacicado do PIN Caramuru Catarina Paraguassu, da Aldeia BAHETÁ (Itaju do Colônia) e da Aldeia Panelão (Camacã).

O encontro destacou o salto no atendimento especializado, que passou de 27 para mais de 300 atendimentos mensais, resultado do compromisso da gestão em ampliar o acesso da população indígena à saúde.

As lideranças apresentaram demandas para a construção do Plano de Metas e Ações do IAEPI, que pode fazer de Pau Brasil o primeiro município da Bahia a conquistar o incentivo.

O prefeito Robson Venâncio reafirmou apoio à causa e entregou à secretária de saúde Glaucia Almeida uma van 0 km para transporte fora do domicílio. A audiência contou com presença unânime das lideranças indígenas e de autoridades municipais, consolidando Pau Brasil como referência no tema.



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia