:: ‘Cidades’
ITAJUÍPE: SUPER CAMPEONATO INTERBAIRROS SERÁ SUSPENSO
A Prefeitura de Itajuípe, seguindo recomendações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, SESAB, decidiu suspender o Super Campeonato Interbairros 2020. A decisão tem como objetivo evitar grandes aglomerações em eventos públicos, priorizando a segurança e a saúde dos cidadãos itajuipense. Também será suspensa a final da Copa de Ruas do Bandeira do Almada, partida que seria realizada neste fim de semana.
O Campeonato Interbairros de Itajuípe é uma competição que reúne cerca de dois mil torcedores por jogo. Tendo em vista a pandemia de corona vírus anunciada no último dia 11 pela Organização Mundial de Saúde, o prefeito Marcone Amaral e sua equipe agem preventivamente a fim de evitar qualquer possibilidade de contaminação pelo Corona Vírus no município, considerando a proximidade de casos confirmados na região.
O Prefeito Marcone Amaral informa que “ainda neste sábado, nossa equipe de governo se reunirá para tomar demais medidas necessárias para promover a proteção da população itajuipense, suspendendo todas as atividades e ações que causam aglomerações de pessoas, a priori, o Interbairros e a Copa de Ruas do Bandeira”, declarou.
ILHÉUS: AUGUSTÃO FECHA COM NILTON CRUZ E FILIA-SE AO PT
O primeiro suplente de vereador, Carlos Augusto, deixou o PSB e filiou-se ao Partido dos Trabalhadores na noite desta sexta-feira (13).
Augustão, como é conhecido, decidiu deixar seu antigo Partido, para filiar-se ao PT e oficializar o seu apoio a pré-candidatura do empresário Nilton Cruz para Prefeito de Ilhéus.
Várias lideranças e apoiadores de Augustão estiveram presentes no ato de filiação. O deputado federal Jorge Solla (PT) também prestigiou o evento.
Vale lembrar que Augustão pode assumir a qualquer momento, por causa da prisão do titular Lukas Paiva, que pode perder o mandato devido o execesso do limite de faltas permitidas. Com isso o PT ilheense pode passar a ter dois parlamentares. Atualmente o vereador Makrisi é o único petista na Casa.
ITAPETINGA: POR PRECAUÇÃO, JESUS VIDA VERÃO É CANCELADO
Após o anúncio das recomendações do Ministério da Saúde e buscando proteger os cidadãos, o prefeito Rodrigo Hagge e a comissão organizadora do Jesus Vida Verão, decidiram cancelar o evento que começaria este fim de semana.
Itapetinga não registra nenhum caso suspeito da doença, mas o evento atrai pessoas de outras cidades e as bandas contratadas viriam de São Paulo ou fariam escala na capital paulista onde já existem casos de transmissão comunitária, quando já não é possível identificar a trajetória de infecção do vírus.
Por segurança, e respeitando a recomendação do Ministério, a 17ª Edição do JVV precisou ser adiada.
“Esperamos que encontremos logo uma solução para a pandemia e que, em breve, a gente possa poder receber, novamente, eventos grandiosos como o Jesus Vida Verão. Por enquanto, o mais prudente é evitarmos aglomerações”, afirmou o prefeito Rodrigo Hagge.
Segundo Marcelo, organizador do evento, “essa foi uma medida sensata, necessária para este momento. Não foi um cancelamento, mas um adiamento. Temos certeza que, em breve, estaremos com nova data para a realização da festa”, disse.
Feira de Saúde
Ao anunciar o cancelamento do evento o prefeito Rodrigo Hagge afirmou que a feira de saúde continuaria no sábado. “Nossos colaboradores estão orientados para modular a feira com as medidas de segurança cabíveis, de forma, inclusive, a evitar a aglomeração de mais de 50 pessoas num mesmo ambiente”, afirmou o prefeito.
COARACI: PREFEITO JADSON ALBANO RECEBE O COMANDANTE GERAL DA PMBA, ANSELMO BRANDÃO PARA VISITA AOS COLÉGIOS QUE IMPLANTARAM O VETOR DISCIPLINAR

Na manhã desta sexta-feira 13 de março de 2020, os Colégios: Municipal de Coaraci e Antônio Ribeiro Santiago receberam a visita do Comandante Geral da PMBA, Anselmo Brandão. Atualmente a cidade conta com 100% dos colégios, no segmento fundamental 2, com o regime conveniado a PM.
Durante seu discurso, Brandão, elogiou os docentes civis da escola, bem como os PMs da reserva, e ressaltou a importância dos pais na educação daqueles alunos, uma vez que, a verdadeira educação começa em casa.
“vocês podem se tornar o profissional que quiserem, professor, policial, prefeito, só depende de vocês. A Educação dará oportunidades que permitirão vocês se tornarem o que quiserem ser”, disse o coronel.
O Prefeito Jadson Albano destacou a importância da parceria entre os alunos, pais e os policiais. Ressaltou ainda necessidade da disciplina, não só na escola, mas em casa com os familiares.
A Cerimônia contou com a presença do Coronel PM, Marcelo Luiz Brandão Teixeira, comandante do Comando de Policiamento Regional (CPR-Sul e Extremo-Sul), o comando do 15º Batalhão de Polícia Militar, Sandro Crispim Ferreira Lopes, dentre outros militares, vereadores, autoridades, alunos, professores e sociedade civil.
ITACARÉ: CAMPANHA DE COMBATE À DENGUE CONTINUA NOS BAIRROS
Mais um bairro de Itacaré foi atendido essa semana com a Campanha de Combate à dengue que vem sendo realizada pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, em todo o município. Dessa vez foi o bairro da Passagem onde a equipe de endemias realizou o trabalho conscientização da comunidade e eliminação dos criadouros das larvas do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da doença. A campanha vai continuar durante a próxima semana atendendo os mais diversos bairros, distritos e comunidades de Itacaré.
De acordo com o secretário de Saúde, Ricardo Lins, a proposta do governo municipal é continuar esse trabalho dos mutirões e intensificação das visitas nos mais diversos bairros de Itacaré, na sede e nos distritos, com o objetivo de envolver, mobilizar e engajar a população na luta contra o Aedes Aegypti. Nesses locais as equipes distribuem panfletos, coletam focos, eliminam alguns criadouros e estão orientando a população sobre a importância da sua participação no combate à dengue.
Em cada local as equipes orientam a comunidade de que é necessário que todos façam a sua parte, observando que caixa d’água e outros reservatórios de água estejam devidamente tampados, retirando folhas ou outro tipo de sujeira que pode gerar acúmulo de água nas calhas e guardando pneus em locais cobertos. Também é preciso guardar garrafas com a boca virada para baixo, realizar limpeza periódica em ralos, canaletas e outros tipos escoamentos de água, limpar e retirar acúmulo de água de bandejas de ar-condicionado e de geladeiras e utilizar areia nos pratos de vasos de plantas ou realizar limpeza semanal, além de uma série de outras ações.
O mutirão e a intensificação das visitas têm como objetivo identificar e eliminar focos e possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana. Os agentes de endemia alertam que a dengue pode se apresentar na forma clássica e na forma grave, que necessita de maiores cuidados em leitos de observação ou internação.
O secretário Ricardo Lins explica que os mutirões são importantes não somente como forma de conscientização da comunidade, como também para atacar esses potenciais criadouros nesse período do ano com alta incidência de chuvas e sol, onde historicamente há maior incidência de dengue. “Estamos intensificando os trabalhos e envolvendo a população para evitar a transmissão da doença”, afirmou.
IBICARAÍ PROMOVE 20ª SEMANA ESPÍRITA DO MUNICÍPIO

A incessante busca pela felicidade é uma das questões que serão abordadas na 20ª Semana Espírita de Ibicaraí. A série de palestras será promovida pelo Centro Espírita Fé, Confiança e Humildade, entre 30 de março e 3 de abril, às 20 horas, em sua sede.
A edição deste ano é especial, pois se comemora duas décadas de evento. Com o tema principal “As Dores da Alma”, a Semana procura dar um alento a quem mais precisa de ajuda psicológica. Sob o olhar do espiritismo, vai falar sobre autoestima e as suas consequências no cotidiano.
O encontro começará com a palestra da Caravana da Fraternidade, nos dias seguintes terá Patrick Pires da Costa, Ainda Vita, Dilermano Mesquita, e Lindomar Coutinho, respectivamente. Todos eles estudiosos espíritas da região Sul da Bahia, alguns participando deste evento pela primeira vez.
O Centro Espírita Fé, Confiança e Humildade espera a participação de todos, até mesmo de quem não é espírita. Acreditando que esta é uma forma de manter todos unidos e almejando sempre a paz coletiva.
UBAITABA: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO IMPLEMENTA NÚCLEO ESTRATÉGICO DE ALFABETIZAÇÃO
A Prefeitura de Ubaitaba através da Secretaria Municipal de Educação no intuito de garantir a Política Pública Municipal no que se refere ao processo de alfabetização e letramento e o cumprimento da meta 5 do plano de educação, a qual determina que haja alfabetização de todas as crianças até o final do 3º ano de ensino fundamental, instituiu na rede de ensino o Núcleo Estratégico de Alfabetização formado por professores alfabetizadores que acompanharão as turmas do ciclo infantil o que corresponde ao 1º e 2º ano.
A equipe conta com a participação da Secretaria de Educação Roberta Carneiro, além de Luiz Carlos Alves dos Santos Coordenador Geral do Ensino Fundamental I, Gildei Caldas Nascimento Coordenadora Pedagógica e todos os professores alfabetizadores.
O Núcleo Estratégico de alfabetização se configura em articular ações formativas, promover estudos com professores e como prioridade garantir aprendizado de alunos no ciclo. “Para assegurar o fortalecimento da politica de alfabetização municipal, faz-se necessário realizar um trabalho articulado priorizando a formação continuada, o acompanhamento e avaliação das ações.” Enfatizou a Secretária.
ILHÉUS: COMUNIDADE DO BASÍLIO É BENEFICIADA COM OBRAS DA PREFEITURA DE ILHÉUS







































