A Prefeitura de Eunápolis, por meio do Núcleo Municipal de Tributos e Arrecadação, informa à população que a Taxa de Fiscalização e Funcionamento (TFF) 2026 já está disponível para pagamento. Empresas, comércios, indústrias, prestadores de serviços e profissionais autônomos que exercem atividades econômicas no município devem ficar atentos ao prazo, que segue até o dia 30 de abril.
Os contribuintes que ainda não realizaram o pagamento podem quitar a taxa dentro do período estabelecido, garantindo a regularidade de suas atividades e o funcionamento em conformidade com as normas municipais.
A TFF é cobrada anualmente e tem como objetivo assegurar a organização da cidade, a segurança da população e a regularidade das atividades econômicas. A arrecadação também contribui para o fortalecimento das ações de fiscalização realizadas pelo município.
De acordo com o gestor do Núcleo de Tributos, Marco Braga, manter a taxa em dia é fundamental para o bom funcionamento dos empreendimentos. “A regularização da TFF garante segurança jurídica ao contribuinte e contribui para o desenvolvimento organizado de Eunápolis”, destacou.
O Documento de Arrecadação Municipal (DAM) pode ser emitido de forma online, por meio do site oficial da Prefeitura (www.eunápolis.ba.gov.br), pelo portal da Sefaz (sefaz.eunapolis.ba.gov.br) ou presencialmente no Núcleo Municipal de Tributos e Arrecadação, localizado na Av. Conselheiro Luiz Viana, 458, Centro, das 8h às 14h.
A Prefeitura de Itacaré alcançou mais um importante avanço na gestão fiscal do município: a emissão da Certidão Positiva com Efeitos de Negativa de Débitos Relativos aos Tributos Federais e à Dívida Ativa da União. O documento, emitido pela Receita Federal e pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, comprova a regularidade do município junto aos órgãos federais — um feito que não era alcançado há anos.
Sob a liderança do prefeito Nego de Saronga, a administração municipal vem se destacando pelo compromisso com a responsabilidade fiscal, transparência e organização das contas públicas. A conquista da certidão representa não apenas um reconhecimento técnico, mas também um marco que fortalece a credibilidade da gestão em nível estadual.
Na prática, a regularização abre portas para que Itacaré possa firmar convênios, receber recursos federais e ampliar investimentos em áreas essenciais como saúde, educação e infraestrutura. É um passo estratégico que garante segurança administrativa e impulsiona o desenvolvimento do município.
“Esse é um resultado de muito trabalho, responsabilidade e compromisso com o nosso povo. Assumimos a gestão com desafios importantes e, com planejamento e seriedade, estamos colocando Itacaré no caminho certo, com as contas organizadas e credibilidade restabelecida”, destacou o prefeito Nego de Saronga.
A conquista contou com suporte técnico ao longo do processo, com a atuação do advogado Dr. Stefan Sandes, contribuindo para o êxito da regularização. Com mais esse avanço, Itacaré consolida uma administração eficiente e comprometida, ganhando destaque como referência de boa governança na Bahia.
A Prefeitura de Ubaitaba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, cumpriu agenda institucional nesta quinta-feira (23), em Salvador, com foco no fortalecimento de políticas públicas voltadas à educação, esporte e lazer.
Participaram da reunião o Secretário de Educação, Antônio Carlos Silva Santos, a Presidente do Conselho Municipal de Educação, Jorquelia Botelho, a Agente de Planejamento, Cláudia de Oliveira, e o Superintendente da SUDESB, Vicente Neto.
O encontro teve como pauta principal o apoio da SUDESB ao Projeto de Segurança nas Escolas, desenvolvido no município de Ubaitaba, além da implementação de projetos estruturantes de esporte e lazer nas unidades de Ensino Fundamental II.
A reunião foi considerada extremamente produtiva, resultando em avanços importantes na articulação para aquisição de materiais esportivos, que irão fortalecer as atividades nas escolas do município.
Durante a agenda, também foi discutida a reforma da quadra do distrito de Faisqueira, reforçando o compromisso com a melhoria da infraestrutura esportiva local.
A Prefeitura de Ubaitaba segue empenhada em buscar parcerias e investimentos que promovam educação de qualidade, segurança e desenvolvimento integral dos estudantes.
A Prefeitura de Ibirapitanga, por meio da Secretaria de Emprego, Renda, Mulher e Juventude (SERMUJ), realizou nesta quinta-feira (23) um grande evento voltado ao fortalecimento feminino, reunindo palestra, homenagens, desfile e apresentações culturais, no Colégio César Borges, em Itamarati. A ação integra uma série de iniciativas da gestão municipal, que também promoveu, no último sábado, um workshop de confeitaria com mais de 80 mulheres.
Com o tema “Empreendedorismo, Autocuidado e Protagonismo”, o evento desta quinta mobilizou mulheres de diferentes comunidades em um momento de formação, valorização e incentivo à autonomia feminina. O encontro contou com uma programação diversificada, pensada para estimular o desenvolvimento pessoal e econômico das participantes.
Um dos destaques foi a palestra “Postura muda destino: a virada começa em você”, ministrada por Claudiana Figueiredo, gerente regional do Sebrae Sul da Bahia. A apresentação trouxe reflexões sobre comportamento, atitude e posicionamento no mercado, reforçando a importância da autoconfiança e da iniciativa para transformar realidades.
Além da formação, o evento também promoveu homenagens a mulheres que marcaram a história do município em diferentes áreas, reconhecendo trajetórias de luta, superação e contribuição social. A programação contou ainda com momento musical, apresentações culturais e um desfile com peças de empreendedoras locais, valorizando o comércio e incentivando o consumo interno.
Como forma de estimular ainda mais o empreendedorismo, foram realizados sorteios de brindes e vouchers, fortalecendo parcerias com o comércio e criando oportunidades para as participantes ampliarem suas atividades.
A ação reforça o compromisso da gestão “Trabalhando e Cuidando de Gente” em promover políticas públicas voltadas para as mulheres de Ibirapitanga, a cidade das águas e do cacau, ampliando espaços de protagonismo, geração de renda e inclusão produtiva.
No último sábado, a Secretaria de Emprego, Renda, Mulher e Juventude já havia realizado o Workshop de Confeitaria, reunindo mais de 80 mulheres em uma capacitação prática. A atividade foi marcada pelo aprendizado de técnicas na área, troca de experiências e incentivo ao empreendedorismo, sendo considerada um verdadeiro sucesso.
O prefeito de Itaju do Colônia, Elder Fontes (PSD) recebeu em seu gabinete o prefeito de Itapetinga, Eduardo Hagge (MDB), acompanhado do secretário Geraldo Trindade, em um encontro institucional voltado ao diálogo e à cooperação entre os municípios.
Durante a reunião, foram discutidas diversas demandas de interesse comum, com foco no desenvolvimento regional, melhoria dos serviços públicos e busca por parcerias que beneficiem diretamente a população das duas cidades.
Na ocasião, os gestores também destacaram a importância da união entre os municípios como estratégia fundamental para fortalecer o Litoral Sul e o Médio Sudoeste da Bahia, ampliando a capacidade de articulação política e atração de investimentos para a região.
O prefeito Elder Fontes ressaltou que o diálogo entre as lideranças municipais é essencial para construir soluções conjuntas e promover avanços concretos para o povo baiano.
A Secretaria de Relações Institucionais do Estado (Serin) realiza, nesta sexta-feira (24) e sábado (25), mais uma edição do projeto Periferia de Direitos. A ação acontece das 8h às 17h, no bairro Hernani Sá, em Ilhéus. A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso da população a serviços essenciais, promovendo cidadania e inclusão social por meio de atendimentos gratuitos em diversas áreas.
De acordo com a assessora de articulação social da Serin, Matheusa Silva, a ação vai ofertar serviços sociais e de saúde, aproximando o Estado das comunidades e garantindo mais dignidade às famílias atendidas. A expectativa é beneficiar moradores da localidade e de bairros vizinhos com atendimentos diretos e orientações importantes.
Homenagens ao padroeiro da cidade e da Diocese incluem missa solene e procissão pelas ruas da cidade
As celebrações em homenagem a São Jorge, padroeiro de Ilhéus e da Diocese, acontecem nesta quinta-feira (23). O calendário religioso deste ano marca também os 470 anos de fundação da Paróquia de São Jorge.
A festividade preserva a memória histórica do município e mantém viva uma tradição que une diferentes gerações em torno da devoção ao santo.
A programação oficial começa às 10h com a realização da Missa Solene na Igreja Matriz de São Jorge. No período da tarde, a partir das 16h, os fiéis participam da tradicional procissão, que terá saída da própria Igreja Matriz.
O evento integra o patrimônio imaterial da cidade e reafirma a importância cultural e religiosa da data para a identidade da comunidade ilheense.
As reuniões do governador Jerônimo Rodrigues (PT) em Salvador têm deixado a oposição em alerta vermelho. Após uma maratona de visitas e entregas em 11 cidades, durante o feriadão de Tiradentes, o petista fez atendimentos na Governadoria, nesta quarta-feira (22), e em menos de cinco horas levou três prefeitos da oposição. Os encontros, que aconteceram no período entre 13h e 17h30, foram regados por declarações de lealdade e apertos de mãos.
Bolsonarista, o prefeito de Cruz das Almas, Ednaldo Ribeiro (Republicanos), foi o primeiro da oposição a ser atendido por Jerônimo. Após longa conversa com o governador e o secretário de Relações Institucionais, Adolpho Loyola, Ednaldo fez questão de posar para fotos e apertar as mãos do governador.
Em seguida foi a vez de Daiane, prefeita de Itatim, juntamente com todo o grupo político da cidade, que em 2022 garantiu a vitória para ACM Neto (UB) no município. Sorridente após conversa com o petista, Daiana disse que estava “selando um casamento” com o governador. Já o ex-prefeito e um dos líderes políticos do município, Tingão (PSD), relembrou o resultado da última eleição e projetou o novo cenário. “Em 2022 demos a vitória em Itatim para um lado, agora vamos dar a vitória para Jerônimo”, garantiu.
Para finalizar, Jerônimo carimbou a tarde com o prefeito de Piatã, Marcos Paulo (PSD). Ao lado do vice-prefeito Rone (Avante), Marcos garantiu que irá “reconhecer o trabalho que o governador fez por Piatã”. “Isso é a política, é você trabalhar para as pessoas, para o povo, reconhecer quem faz isso. Então o governador tem trabalhado, a gente vai reconhecer, sim, o trabalho que tem feito para Piatã também.”
O movimento de Jerônimo Rodrigues deixa o grupo do ex-prefeito ACM Neto (UB) em alerta. Se está no interior o governador entrega obras, se está em Salvador reúne prefeitos. Nessa dinâmica, Jerônimo contabiliza, até o momento, mais de 350 prefeitos na base governista.
O cuidado com a cidade vai além das grandes obras e do planejamento. Ele também está presente nas ações do dia a dia, no trabalho contínuo de limpeza e manutenção realizado em ruas, praças e demais espaços públicos. É esse cuidado diário que contribui para manter a cidade organizada, acolhedora e preparada para o bem-estar da população.
Manter a cidade limpa impacta diretamente na qualidade de vida. Ambientes limpos reduzem riscos à saúde, evitam a proliferação de insetos e contribuem para um espaço mais agradável e saudável para todos. Além disso, ruas bem cuidadas tornam a convivência mais harmoniosa e valorizam os espaços onde as pessoas vivem e circulam.
Esse cuidado, no entanto, é uma responsabilidade compartilhada. A colaboração da população é fundamental para que os resultados sejam mantidos. Respeitar os horários de coleta e evitar o descarte irregular de lixo nas ruas são atitudes simples, mas que fazem grande diferença no dia a dia da cidade.
Cuidar da cidade é um compromisso coletivo, construído com ações constantes e com a participação de todos.
Porto Seguro intensifica sua presença no mercado internacional ao integrar o Brasil Roadshow by B2L!VE, circuito que acontece entre os dias 20 e 29 de abril de 2026, com etapas em Bogotá, Medellín, Cidade do México, Miami e Nova York. A ação conecta destinos brasileiros a operadores, agentes e plataformas globais, ampliando a geração de negócios no turismo.
A participação ocorre de forma estratégica e planejada, com uma programação que inclui workshops, apresentações institucionais, talk shows com destinos parceiros e rodadas de networking, além de experiências culturais e gastronômicas que promovem a identidade brasileira. O evento reúne cerca de 1.000 (mil) profissionais qualificados do trade internacional, criando ambiente direto de conversão comercial.
A gestão municipal aposta no fortalecimento global para posicionar Porto Seguro como destino competitivo, aproveitando o momento favorável do turismo brasileiro no cenário internacional. A estratégia busca ampliar o fluxo turístico e consolidar relações comerciais com mercados emissores relevantes da América Latina e dos Estados Unidos.
O secretário de Turismo, Guto Jones, durante a ativação, conduz um portfólio diversificado, que integra sol e praia, luxo, gastronomia e experiências culturais. O destino soma a isso um patrimônio histórico singular, a presença das etnias indígenas, festejos tradicionais e o calendário cultural, que já se prepara para o São João, consolidando Porto Seguro como um produto completo e atrativo ao público internacional.