:: ‘Cidades’
ITABUNA: LOJAS DO SHOPPING JEQUITIBÁ AMPLIAM HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO

A partir desta sexta-feira, o Shopping Jequitibá em Itabuna passa a funcionar em novos horários de sexta a domingo durante o período natalino, ampliando o atendimento a clientes de todo o Sul da Bahia.
Na sexta-feira, 13, e 14, sábado, as lojas e a Praça de Alimentação abrirão das 9 às 23 horas. No domingo, dia 15, o funcionamento será das 10 às 22 horas.
Além disso, as lojas-âncora, Riachuelo, C&A, Marisa, Americanas, Centauro, Le Biscuit e Renner, abrem a partir das 9:00 horas durante todos os dias do mês de dezembro.
PROMOÇÕES, PAPAI NOEL E ÁRVORE DOS SONHOS
Para atrair os consumidores, o Shopping Jequitibá está com uma decoração especial nas áreas de circulação e nas lojas, além de promoções especiais, com um mix de produtos e serviços para todos os gostos, num ambiente seguro e confortável.
Para crianças de todas as idades, a atração é o Papai Noel, que atenderá as crianças até o dia 24 de dezembro, véspera de Natal, de segunda a sábado das 15 às 21 horas e aos domingos das 14 às 20 horas.
Para incentivar a solidariedade, o Jequitibá está realizando a campanha campanha “Árvore dos Sonhos”, com o tema “Papai Noel existe e pode ser você”. A campanha arrecada brinquedos que serão entregues a crianças de instituições beneficentes de Itabuna.

POÇÕES: EM PARCERIA COM O IFBA, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO REALIZA FEIRA DE ROBÓTICA
Após dois meses de pesquisa e desenvolvimento de projetos, a Prefeitura Municipal de Poções, através da Secretaria de Educação, em parceria com o IFBA, realizou a Feira de Robótica com trabalhos oriundos de estudantes da rede pública de ensino.
O curso, que ocorreu durante os meses de outubro e novembro do corrente ano, teve o intuído de fornecer conhecimento básico em robótica, contendo noções básicas de programação, eletricidade, eletrônica e a criação de projetos com a plataforma Arduíno. Assim, os alunos puderam conhecer mais sobre microcontroladores e sensores que são essenciais para desenvolver projetos desse tipo.
Na Feira de Robótica, realizada na tarde desta sexta-feira (06/12), na quadra da escola ACM, os alunos apresentaram projetos inovadores e de grande valia: sistema de controle de lixo nas entradas de canais de água; sistema de tratamento de água cinza para uso doméstico; robômed; coleira de monitoramento para animais; placa solar inteligente; carro seguidor de linha e braço robótico.
“Para nós é motivo de orgulho. Tudo que o jovem precisa é de incentivo e oportunidade, pois capazes já são. Veja quantos projetos maravilhosos foram desenvolvidos aqui em um curto espaço de tempo. Estão de parabéns!”, comentou a coordenadora Monalisa Guedes.
Na oportunidade, o prefeito Leandro Mascarenhas esteve ao lado do seu secretário de educação, Yuri Meira, e da professora do IFBA, Daniane Souza Oliveira. Eles entregaram certificados de menção honrosa aos monitores/alunos do curso de Engenharia Elétrica: Pedro Henrique, Gabriela Gama e Mateus Guedes. Os certificados de conclusão do Curso de Iniciação a Robótica foram entregues aos alunos da rede que participaram do projeto.
“Neste ano, nós firmamos uma parceria com o IFBA – Campus de Vitória da Conquista – para oferecer diversos cursos e programas aos alunos da rede pública de ensino. É motivo de muita alegria saber que estamos oportunizando momentos como esse aqui hoje aos nossos jovens. Parabéns aos estudantes e profissionais que fizeram a feira ser um sucesso. Estamos sempre em busca de mais oportunidades, de novos conhecimentos para os nossos jovens poçoenses”, disse o prefeito Léo.
ITAJUÍPE: VETOR DISCIPLINAR PARA COLÉGIO É APROVADO PELA COMUNIDADE
A Prefeitura de Itajuípe, em conjunto com a Polícia Militar e a Secretaria Municipal de Educação, realizou uma audiência pública para a discussão da implantação do vetor disciplinar na Escola Municipal Diógenes Vinhaes. A proposta é um marco na educação municipal itajuipense e aguardada com muita expectativa pela comunidade.
Estiveram presentes na audiência o Prefeito Marcone Amaral Costa Júnior, o Vice-Prefeito Leandro Junquilho, a Secretária Municipal de Educação, Profª Maria de Lourdes Santana Silva, o Presidente da Câmara, Roney Adriel Barbosa Santos, os vereadores Lusiane Maia, joacy Caires, Gilmário Costa e Gean Silva, a Diretora da Escola Diógenes Vinhaes, profª Lúcia Madail, a Presidente do Conselho Municipal de Educação, Professora Arlete Alves Moreira Fontes, a Presidente da APLB-Sindicato, Profª Yoná Fontes, representante do Conselho Tutelar, Joela Custódio, além de representantes dos pais, Tadeu Guerra, além dos palestrantes, o Tenente Coronel PM Sandro Crispim Ferreira Lopes e o Coordenador Regional do Vetor Disciplinar, Major Altamiro Conceição Oliveira.
A comunidade escolar participou em peso das discussões propostas pelos palestrantes. O Tenente Coronel Ferreira Lopes explanou sobre o vetor disciplinar a ser implantado na Escola Municipal Prof. Diógenes Vinhaes. O Tenente Coronel falou sobre a importância de termos uma escola que funcione bem, com disciplina, foco e melhoria da aprendizagem. Este modelo de faz nascer uma nova escola, respeitando a história da escola Diógenes Vinhaes e que surge como um novo modelo de ensino no município e traz novas diretrizes para a comunidade escolar.
O Major Altamiro, ressaltou a importância desta experiência, que tem dado excelentes resultados onde foi implantado este vetor e valorizado o ensino e a aprendizagem dos alunos. Foi destacado ainda que a coordenação pedagógica estará lado a lado da coordenação da Polícia Militar. Foram tiradas dúvidas da comunidade sobre a implantação do vetor e como este processo será realizado.
Após a explanação sobre o vetor disciplinar, foi realizada uma votação simbólica para a comunidade sobre a aceitação do vetor, que foi aplaudido e aceito pela comunidade por unanimidade, ao final da audiência. Pra o Prefeito Marcone Amaral, “estamos muito felizes com esta conquista para a nossa educação municipal, trazendo um novo modelo de gestão escolar e investindo, junto com a briosa Polícia Militar e nossa Secretaria de Educação na melhoria da educação ofertada aos nossos jovens”, declarou.
O vetor disciplinar entrará em vigor na Escola Municipal Diógenes Vinhaes a partir do início do ano letivo de 2020.
IBICARAÍ: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO REALIZA AÇÕES DOS ARCOS OCUPACIONAIS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

A prefeitura de Ibicaraí, através da Secretaria Municipal de Educação e o programa Educação de Jovens e Adultos – EJA, realizou com alunos e professores as oficinas de pintura em panos de pratos, conjunto para banheiros, porta-retratos, sacolas de garrafas pet com crochê, laços de fitas para cabelo, bolsas infantis de tecidos com enfeite de feltro, cestos de cipó, diversos artesanatos de coco pintados e envernizados, descansadores de pratos, porta-plantas e caixas forradas.
A ação aconteceu no Grupo Escolar Natércia Kauark, APAE, Grupo Escolar José Tito de Lima, Grupo Escolar Léa Galrão, Escola Ressurgir, Grupo Escolar Emílio Isabel, Grupo Escolar Olavo Bilac e Grupo Escolar Ramiro Berbert de Castro, sob a coordenação das professoras Rosália Reis e Maria Izabel Rodrigues, que contaram com o apoio da secretária de Educação Jailma Ferreira.
A culminância do projeto aconteceu com as ações dos Arcos Ocupacionais da Proposta da EJA e foi colocado em exposição no último dia 05 de dezembro de 2019 na Secretaria Municipal de Educação, localizada no prédio da prefeitura.
ILHÉUS: REDE DE ENSINO É CONTEMPLADA COM O PROJETO ESCOLA SEGURA
Em Ilhéus, estudantes da rede de ensino foram contemplados com o Projeto Escola Segura, iniciativa adotada pela Guarda Civil Municipal (GCM), apoiado pela Polícia Militar, que reúne ações e medidas preventivas visando o bem-estar e a segurança da comunidade escolar. Na quinta-feira (5), estudantes da Escola Nucleada de Banco Central iniciaram a oficina de violão com instrumentos adquiridos através da parceria firmada com o Ministério Público do Trabalho.
Conforme a coordenação, 26 estudantes do turno diurno participaram voluntariamente da oficina, após a realização das provas escolares. A coordenação explica que o projeto utiliza linguagem artística para contribuir com a formação e com o protagonismo dos agentes, multiplicadores de uma cultura de paz e de não violência no ambiente escolar, além de ser uma das ferramentas para revitalizar a conexão entre comunidade e Poder Público.
A proposta é de que em 2020, as ações sejam expandidas e o projeto se consolide como política pública permanente de redução da violência entre o público estudantil. A iniciativa atende aproximadamente dois mil estudantes, e promove a inserção daqueles que estão em situação de vulnerabilidade. Os mentores destacam que o estabelecimento do compromisso semanal entre guardas municipais e alunos é uma alternativa para a ocupação sadia do tempo livre de crianças e adolescentes em turno oposto ao das aulas.
ITABUNA: DIVERSÃO E SOLIDARIEDADE MARCARAM A QUINTA DA ALEGRIA DO ROTARY CLUB

Uma noite de alegria e brincadeiras no Parque de diversões com um ingrediente muito especial: a solidariedade. A Quinta da Alegria realizada na noite de ontem no American Park virou uma verdadeira festa. Promovida pelo Rotary Club de Itabuna, a ação acontece há 15 anos sempre no mês de dezembro. Toda a renda do evento será revertida para entidades que atendem crianças através da compra de materiais e donativos. Uma oportunidade de fazer a alegria dos filhos ajudando também outras crianças.
Além disso, outro meio de arrecadação de recursos foi a barraca para venda de bebidas e lanches montada no local pelas mulheres que fazem parte da Casa da Amizade junto aos rotarianos. A tenda movimentou o local tornando-se uma praça de alimentação completa e disponibilizou, além de cerveja, refrigerante e água, salgados diversos, tortas doces, cachorro quente, doces e um delicioso sarapatel.
A campanha publicitária da Quinta da Alegria, desenvolvida e produzida gratuitamente pela agência E10 Propaganda do sócio honorário do Rotary Edinho Júnior, atingiu plenamente as expectativas. A divulgação contou com o apoio de toda a imprensa regional – TVs, rádios, jornais, blogs e mídia digital.
Para o presidente do Rotary Silvio Roberto, a realização da Quinta da Alegria representa mais uma ação em busca de minimizar as desigualdades. “No firme propósito de tentar implementar o slogan do ano rotário 2019/2020 ‘O Rotary conecta o mundo’, é oportuno, através dessa ação, fazer conexões com os que mais necessitam em nossa comunidade. Agradecemos a todos os que direta ou indiretamente contribuíram para o sucesso da ação!, concluiu.

IBICARAÍ: EJA REALIZA ENCONTRO ECOLÓGICO EM FAZENDA

O programa Educação de Jovens e Adultos – EJA, da Secretaria Municipal de Educação de Ibicaraí, realizou no último final de semana (domingo, 1º de dezembro) um Encontro Ecológico (extraclasse) na fazenda da professora Izabel Rodrigues. O encontro contou com a participação dos alunos do EJA de todas as escolas municipais e os respectivos professores, gestores e funcionários das unidades escolares.
A ação contou com a coordenação da professora Maria Izabel Costa Rodrigues e Rosália Reis, que receberam a visita da professora mestra e secretária municipal de Educação, Jailma Ferreira, parte da equipe da Educação e aproximadamente 150 alunos, mais representantes, totalizando mais de 200 pessoas.
CAMACAN: FUNDAÇÃO HOSPITALAR DA MATA ATLÂNTICA REALIZA CIRURGIA EM PACIENTE PORTADOR DE ANEMIA FALCIFORME
Na contramão da saúde Regional, a FHMA, a cada dia tem implementado novos serviços, e buscado a melhoria continua dos já ofertados, é fácil ver os efeitos das constantes capacitações realizadas com a equipe, só em 2019, já ampliou 2 novos serviços de cardiologia (eco fetal e rastreamento de cardiopatias em portadores de anemia falciforme), inaugurou a tão sonhada ala de maternidade, buscando , a cada dia modernizar a estrutura física e processos.
o Recém serviço de triagem e acompanhamento de pacientes portadores de anemia falciforme, já surgiu efeito, no último dia 03 de novembro de 2019, recebeu o caloroso acolhimento da equipe cirúrgica da FHMA o jovem Pablo N. S. S. conta sua Mãe em entrevista exclusiva, Que desde que foi diagnosticado portador de anemia falciforme, os 05 meses de idade, o Jovem Pablo, hoje com 13 anos de idade, vive junto sua família, uma constante batalha para monitorar a condição do mesmo, já foi submetido a uma cirurgia para remoção do baço, e agora recentemente bater as portas de diversos hospitais da região, incluindo Itabuna sua cidade natal, e até mesmo Ilhéus, só conseguiu acolhimento a sua nova demanda de cuidado na Fundação Hospitalar da Mata Atlântica, onde no último dia 03 foi submetido a procedimento cirúrgico de colecistectomia (para retirada de pedra na vesícula), procedimento esse realizado com sucesso. Durante nossa entrevista o Pequeno Pablo e sua mãe comemoraram a notícia de sua alta após a contatação do positiva de sua hemoglobina estabilizada.
Sua mãe a Sra. Silmara, fez questão de agradecer ao cirurgião Dr. Rommel Pires, e toda equipe cirúrgica, estendendo o agradecimento a toda a Equipe do hospital, Encerrou Frisando que em meio à crise da saúde na região, depois de tentar vários outros hospitais, fica feliz em ver que a FHMA, abriu uma janela de esperança não só para os portadores de anemia falciforme, mas para região do sul da Bahia.

BUERAREMA: PREFEITO VINÍCIUS ACOMPANHA CHEGADA DA ENERGIA ELÉTRICA NA REGIÃO DE DONA ESTER

O prefeito de Buerarema, Vinícius Ibrann, acompanhou a equipe da iluminação da prefeitura nesta sexta-feira (06), na região de Dona Ester, onde foi instalada a iluminação pública nos postes. A região, localizada na zona rural do município, foi contemplada há cerca de um mês com o Programa do Governo Federal, Luz para Todos, criado para ser um acelerador da universalização do serviço de energia elétrica.
Vinícius conversou com os moradores e, conta que pode perceber a alegria estampada no rosto de cada um deles. “A energia elétrica é um fator importante para a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento socioeconômico das comunidades. Fiz questão de acompanhar o serviço que dá ainda mais dignidade ao nosso povo” concluiu o prefeito.

ILHÉUS: AO VIVO, PREFEITO RESPONDE AOS OUVINTES E RESSALTA AVANÇOS DA SUA ADMINISTRAÇÃO





































