“Se enxergue, isso é racismo!”. Esse é o mote da campanha do Novembro Negro, lançada na última terça-feira (14), pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi). O mês marca a luta contra a discriminação racial e a afirmação da cultura do povo negro. O ato aconteceu no prédio da Governadoria, no Centro Administrativo, em Salvador. Na ocasião, foram divulgadas as atividades realizadas ou apoiadas pela gestão estadual que ainda irão acontecer ao longo deste mês.
A titular da Sepromi, Ângela Guimarães, destacou a importância das parcerias para a realização destas ações: “Elas envolvem esforços de vários entes do governo, mas também do sistema de Justiça, de universidades, dos movimentos sociais. E têm tido um alcance cada vez maior, atendendo mais territórios, atendendo mais municípios, sendo uma presença em grandes eventos que o Estado realiza. E essa expansão não é verificada pelo percentual de investimento em recurso, mas pela expansão dos serviços e pela chegada a um número cada vez maior de baianos”.
As peças da campanha envolvem outdoors, anúncios, banners e vídeos e apresentam situações de racismo vividas pela população negra. Aliado a isso, a agenda especial prevê a realização de shows, debates, atos públicos, seminários, festivais, feiras e caminhadas, atividades que contam com o apoio do governo baiano e fortalecem a luta antirracista, além de contribuir para a garantia de direitos da população negra.
Em 2023, as políticas afirmativas na Bahia completam 16 anos. De acordo com a secretária Ângela, essa programação reforça o compromisso do Estado no combate ao racismo: “A gente tem atuado a partir do nosso Centro de Referência Nelson Mandela de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa. As pessoas estão procurando seus direitos, denunciando. Estão chegando até o Centro de Referência, para que esses crimes não continuem resultando em impunidade. A gente tem esse equipamento público, unidade móvel percorrendo vários municípios. Já visitamos 55 municípios durante esse ano e essa agenda vai se intensificar até o final do mês de novembro”.
O ponto alto do calendário é o 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, data que lembra a morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares. O estudante Luís Henrique da Silva, do Colégio Estadual de Tempo Integral Pedro Paulo Marques e Marques, destaca que vem buscando conscientizar os colegas a respeito dos direitos: “Em meio às diversas dificuldades que a gente tem, quando a gente é uma pessoa negra, ali meu papel começa. Fazer meus colegas entenderem que a gente precisa estudar, nossos espaços e, cada dia mais, estar fortalecido para estar preparado para a luta contra a miscigenação”.
Além da capital, as atividades do Novembro Negro 2023 também acontecem no interior baiano. Estão confirmadas ações nas cidades de Taperoá, Souto Sares, Jequié, Ibitiara, Boninal, Araçás, Dias D’Ávila, Madre de Deus, Campo Formoso, Santa Bárbara, Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus, Conceição do Almeida, Piripá, Riacho de Santana, Acajutiba, Iaçu e Irará. A programação completa pode ser conferida no site www.sepromi.ba.gov.br.
Uruçuca será palco de um grande evento esportivo nesta quarta-feira, 15. A Prefeitura, através da Diretoria de Esportes, apresenta o 1º Torneio Quadrangular de Handebol Feminino. O evento será realizado no Ginásio de Esportes Ferreirão, a partir das 14 horas.
“Não é apenas um torneio; é um encontro de talentos, uma celebração do espírito esportivo que envolve a juventude e a comunidade como um todo. O handebol, com sua dinâmica e empolgante energia, serve como um catalisador para unir nossos munícipes em torno de valores fundamentais como trabalho em equipe, determinação e superação de desafios”, explicou o diretor de Esportes da Prefeitura de Uruçuca, Jacó Sena.
Um ano muito especial e esperado pelos itacareenses, sobretudo para a comunidade Católica, que comemora 300 anos da Igreja Matriz de São Miguel, no dia 10 de dezembro de 2023.
E a população já pode ter acesso a toda programação do dia 10, que terá uma apresentação super esperada, o Padre Alessandro Campos, um ícone da música neste segmento na atualidade. O anúncio do padre na programação já deixa toda Itacaré e região com grande expectativa, já que, o Padre é muito querido por todos, independente da religião.
Programação
Os festejos no dia 10 começam logo cedo, às 5h30 da manhã acontece a alvorada, às 9h a Santa Missa, que será acompanhada da Procissão. As 15h o grande show do padre Alessandro Campos, e não para por aí, às 17h mais shows com o Padre Ednaldo e convidados. Para finalizar a programação terão sorteios e homenagens, além da exibição do documentário da Uesc sobre o Museu Histórico São Miguel.
HISTÓRIA
Itacaré originalmente era habitada por aldeias indígenas que viviam da pesca e agricultura para subsistência. Por volta de 1530, Portugal iniciou a colonização de Itacaré, com as capitanias hereditárias. Junto com os Portugueses, vieram também os Jesuítas, estes incumbidos de demarcar o território.
Em 1720 a capela de São Miguel foi erguida pelo jesuíta Luis da Grã e assim batizando a população de São Miguel da Barra do Rio de Contas.
Itacaré só foi elevada a categoria de município quando a Condessa do Resende – Dona Maria Athaíde e Castro, donatária da capitania de Ilhéus, tornou Itacaré um município.
Junto com sua história, Itacaré traz diversos monumentos históricos, como a Casa dos Jesuítas e a Igreja Matriz. A igreja cujo padroeiro é São Miguel Arcanjo, que no dia 10 de dezembro completa 300 anos e tem uma rica beleza interna.
Hoje, o município também conta com o Museu Histórico São Miguel, que conta a história da igreja e da cidade, por das peças, construções, artes sacras, pinturas e muito mais. O que já mais um atrativo turismo do município.
A HISTÓRIA CONTADA DE GERAÇÃO A GERAÇÃO
Contam os mais antigos que eram constantes os ataques de índios a moradores e jesuítas e que por este motivo que os padres construíram um túnel ligando a igreja e a casa dos jesuítas, levando-os até as matas.
ECONOMIA
Até meados da década de 70, Itacaré tinha como principal fonte de renda o cultivo de cacau, diversas plantações eram administradas por ricos barões do cacau, porém com a chegada da vassoura de bruxa – praga que ataca as lavouras de cacau, a cidade sofreu um grande declínio e empobrecimento, obrigando o guerreiro povo itacareense a buscar outras alternativas de subsistência, assim explorando o que é um grande sucesso até os dias de hoje e continua crescendo mais e mais, o turismo sustentável.
HOJE, ITACARÉ É VISITADA E RECONHECIDA MUNDIALMENTE
O médico e cientista baiano é reconhecido pelo trabalho pioneiro de combate à tuberculose, no Brasil
Nesta quarta-feira (8/11), a Fundação José Silveira (FJS) lançou o segundo volume da trilogia “José Silveira, um exemplo de vida”, organizada por Dr. Geraldo Leite, presidente da Instituição. A obra intitulada “Maturidade | Memórias – volume 2” reúne relatos autobiográficos, além de marcos históricos da medicina da Bahia.
“O culto ao mestre, conselheiro e amigo fez com que eu tentasse escrever a biografia do grande sábio Professor José Silveira. Persegui este objetivo até concluir que a vida e a obra de José Silveira foram descritas por ele mesmo. Impactado com a descoberta, compilei vários trechos de seus livros, compondo assim uma trilogia: MOCIDADE E INFÂNCIA, MATURIDADE, e PERFIS”, explicou Dr. Geraldo.
O prefácio da obra é assinado por Leila Brito, gestora do Núcleo de Desenvolvimento Estratégico, Assistencial e Inovação da FJS. Para ela, “o livro retrata a grandiosidade do trabalho do Professor José Silveira na saúde pública. Com coragem e determinação, ele denunciou injustiças sociais, conquistou reconhecimento acadêmico e contribuiu significativamente para o avanço científico”.
Laureado com o Prêmio Astra
A vida do Professor José Silveira foi integralmente dedicada à assistência à saúde das pessoas em situação de vulnerabilidade social. Viveu até os 96 anos, deixando uma obra superior a 200 trabalhos científicos publicados no Brasil e no exterior, além de inúmeras contribuições no campo da saúde pública e da assistência médico-social. No ano de 1978, ganhou Prêmio Astra, considerado tão importante quanto o Prêmio Nobel, em reconhecimento ao seu pioneirismo na luta contra a tuberculose no país, por meio do Instituto Brasileiro para Investigação da Tuberculose (IBIT).
O Shopping Jequitibá em Itabuna abrirá a sua programação de Natal em grande estilo, com a chegada de Papai Noel. O bom velhinho, que encanta pessoas de todas as idades, desembarca neste domingo, dia 12, às 16 horas, num evento repleto de magia.
A chegada de Papai Noel, dá início à campanha de uma das principais datas do ano, que em 2023 tem como tema “O Jardim de Natal”, com todo o seu encantamento. A programação tem início às 15h30, quando a entrada principal do Shopping Jequitibá se encherá de magia com a presença da Charanga da Alegria e diversos personagens especiais.
O Shopping Jequitibá preparou uma decoração natalina que contará com diversos espaços Instagramáveis, ideal para tirar fotos e criar memórias inesquecíveis. Um presépio tradicional e o trono do Papai Noel estarão à disposição para receber as famílias e permitir que as crianças façam seus pedidos especiais.
Bate-Papo com o Noel
A campnha “O Jardim de Natal” se estenderá até o dia 24 de dezembro, oferecendo a oportunidade de conversar e tirar fotos com Papai Noel. O horário para esse momento único será das 14h às 20h, de segunda a domingo e inclusive em feriados, sempre com uma pausa para descanso do bom velhinho entre 17:30 e 18;00 horas.
A chegada de Papai Noel ao Shopping Jequitibá é aberta à toda a comunidade. Mais informações em www.shoppingjequitiba.com.br
Acabou a expectativa sobre quem vai agitar o público na segunda edição do Hallowisla, festa promovida pela Drag Queen Wisla – que acontece no dia 04 de novembro na Infinity House em Itabuna.
A atração surpresa pela primeira vez no sul da Bahia, em Itabuna, é a banda de pagode baiano de salvador As Travestis, comandada pela vocalista trans Tertuliana Lustosa que coleciona vários hits nas plataformas digitais como ‘Murro Na Costela do Viado’ (2020) e ‘Surra da Bunda Nele’ (2021), além de grandes parcerias com Pabllo Vittar, O Maestro e Danny Bond.
O Hallowisla que celebra a diversidade com um público de toda a região numa festa de qualidade e segura, inicia às 21 horas com paredão automotivo que vai até às 22H:30.
Além de disponibilizar 100 shots gratuitos para as 100 primeiras pessoas que chegarem ao evento; e 50 copos personalizados para as 50 primeiras pessoas fantasiadas.
Com concurso de fantasias por voto popular com premiação, a balada promete ir até ao amanhecer (06h da manhã) com um line de DJs pra não deixar ninguém parado: Sindel blade, Pábulo, Jonatas e Gabriel.
“A expectativa é grande e espero que a festa rode cada vez mais e ganhe seu espaço no meio como uma festa LGBTQIA+ de qualidade e segurança”, disse Wisla.
Mais de mil homens católicos, acompanhados de mulheres e filhos, representando os movimentos pastorais das setenta e quatro Paróquias das Dioceses de Ilhéus e de Itabuna deverão participar do Terceiro Encontro Diocesano dos Homens do Terço da Diocese de Ilhéus. O evento, promovido pela Diocese de Ilhéus, será realizado durante todo o próximo domingo, dia 08, no Ginásio de Esportes de Igrapiúna.
Organizado pela Regional Nordeste-3 e pela Sub-Regional Pastoral-6 do “Terço dos Homens”, encontro acontece anualmente. O tema deste ano, segundo Márcio Barbosa, membro da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Itajuípe, e coordenador do movimento na Diocese de Ilhéus, é “Terço dos Homens: vocação evangelizadora na Igreja”.
Os encontros anuais dos homens do Terço visam um maior engajamento na vida litúrgica e pastoral da Igreja. “O terceiro deverá contar também com a participação de membros da Diocese de Jequié”, afirmou Barbosa, acrescentando que a Diocese de Ilhéus é integrada por quarenta e uma Paróquias, e a de Itabuna, por trinta e três. A Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Igrapiúna, tem como pároco o padre Albdon Souza Moreno.
De acordo com a programação, às 07h30min haverá acolhida na entrada da cidade, e às 08 horas, oração inicial e a tradicional caminhada de fé até o Ginásio de Esportes, onde às 8h30min, será servido o café da manhã. Às 09h20min, adoração ao Saníssimo Sacramento e às 09h50min está prevista a primeira palestra, com o tema “O Santo Rosário na Vida do Católico”. Em seguida, 10h10min haverá testemunhos de fé, seguidos de, às 10h40min, dramatização pelo Grupo TH da Diocese de Jequié. Às 11h10min, momento da coordenação diocesana, e às 11h30min, animação. Às 12 horas, intervalo para almoço.
No período da tarde, a partir das 13h30min, animação e sorteio de brindes. Às 14 horas, está programada a segunda palestra, sob o tema “Terço dos Homens: Vocação Evangelizadora na Igreja”, seguida de, às 14h30min, oração e meditação do Santo Terço Mariano e, às 15h30min, caminhada para local de Santa Missa. Às 16 horas, celebração da Santa Missa, em ação de graças, presidida pelo bispo de Ilhéus, Dom Giovanni Crippa.
Também durante o encontro, as sete Foranias da Diocese de Ilhéus vão apresentar seus novos coordenadores forâneos, que será empossados para os próximos três anos. Forania, de acordo com a organização e estrutura da Igreja Católica, é um grupo de Paróquias que tem a finalidade de promover um melhor desenvolvimento do ministério pastoral. Por estarem próximas em termos territoriais e unidas, juntas, se ajudam mutuamente e buscam soluções adequadas para as questões e os desafios pastorais.
O Terço dos Homens é um movimento leigo da Igreja Católica que reúne, no mundo inteiro, membros de todas as idades e classes sociais. Tem com objetivo resgatar e mobilizar homens para o fortalecimento da sua ação pastoral. Despertar o comprometimento com a oração, a fé, a evangelização, a mudança de vida e o amor ao irmão necessitado é outra missão do movimento.
No sul da Bahia, são cerca de dois mil homens do Terço que participam de um projeto de evangelização nas áreas de abrangência das Dioceses de Itabuna e de Ilhéus. Em quarenta municípios da região, os membros do movimento participam de ações sociais. Por meio da devoção à Virgem Maria, eles incentivam a oração e o aprofundamento da espiritualidade. Uma das suas atividades é a recitação semanal do Rosário de Nossa Senhora nas paróquias e em residências.
A comissão organizadora do Terceiro Encontro Diocesano do “Terço dos Homens” é formada por Nelson Queiroz, coordenador da Forania Sul; Everton Alexandrino, coordenador da Forania Oeste; Tércio Kisaki, coordenador da Forania Litorânea; Jurandir Oliveira, coordenador da Forania Leste; Jorge da Hora, coordenador da Forania Ilhéus Sul; Adailton Santiago, coordenador da Forania Ilhéus Norte, e Eduardo Mamede, coordenador
Neste sábado (23), acontece no Parque de Exposições, em Itabuna O Segredo Fashion Week, o evento de maior conceito do Sul da Bahia, que reúne grandes nomes da arrochadeira regional e já vendeu mais de 600 ingressos antecipados.
99 no beat, revelação dos últimos anos do estilo POP domina os paredões com a sua “arrochadeira” conduzirá a line que possui nomes virais na internet, e somam milhões de acessos como NENO no Beat, DJ Vítor lima e Dj Day maior influenciadora da região.
Abordando a moda como o tema da sétima edição que ocorrerá em uma área inovadora dentro do Parque de Exposições Antônio Setenta, a arte une tribos neste grande encontro.
O segundo lote de ingressos ainda está disponível através dos pontos:
Itacaré, um dos mais belos recantos naturais do Sul da Bahia, que une fazendas de cacau, praias paradisíacas, natureza exuberante e um rico patrimônio histórico-arquitetônico, se consolida como um dos principais destinos turísticos do mundo, será cenário de uma novela que está sendo produzida pela Plural Entertainment Portugal, uma das mais importantes de Portugal. A novela “Cacau”, que já começou a ter cenas gravadas em Portugal, também é ambientada em Itacaré, onde se concentrará um dos núcleos principais do enredo, entre eles, a protagonista Cacau, uma jovem filha dos caseiros portugueses que trabalham numa fazenda de cacau e sonha ser chocolatier.
Na manhã desta segunda-feira, 04 de setembro, representantes da produção da novela se encontraram com o prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, que deu as boas vindas e agradeceu por Itacaré ser escolhida para a produção da novela. O prefeito também recebeu a boa notícia, que as gravações já iniciam no próximo dia 17 de setembro.
A telenovela será lançada pela TVI, um dos líderes de audiência da televisão portuguesa, e tem como tema o Cacau.
A equipe da novela também esteve reunido com o Secretário de Turismo e Cultura, Marcos Japu, que destacou “buscar parcerias como esta, contribui diretamente para a internacionalização do destino Itacaré, sendo uma das ações estratégicas, que o Governo Municipal vem desenvolvendo por meio da Setur, promovendo o município em seus diversos atrativos turísticos e culturais, para o Brasil e o Mundo. Ele também falou do empenho do prefeito Antônio de Anízio em valorizar a atividade turística no município, gerando emprego e renda com foco na sustentabilidade.
No enredo, Cacau, que trabalha numa fábrica de chocolate na fazenda em Itacaré, sonha em fazer carreira profissional como chocolatier na Europa, algo que está acima das possibilidades da família.
Como em toda a trama, a família guarda um segredo que pode mudar a vida de Cacau, mas para isso vários obstáculos – e vilões – devem ser superados.
Um desfile ocorrido nesta quinta-feira (17), no Teatro Candinha Dória marcou o pré-lançamento do próximo evento do Agente Segredo que acontece em setembro cujo tema será “O Segredo Fashion Week”, inspirado na maior semana de moda do mundo.
O desfile, que contou com a participação de diversos modelos, com diferentes perfis e biotipo apresentou aos convidados, em primeira mão, além do tema, a nova identidade visual do Agente Segredo, personagem que ficou conhecido por não revelar sua identidade.
A revelação da nova identidade visual para o público em geral tem gerado grande expectativa e curiosidade. A boa notícia é que neste domingo (20), através das redes sociais do Agente Segredo e de seus produtores, todos poderão conferir tudo O que rolou no pré-lançamento e conhecer a sua nova vestimenta.
A direção criativa foi dos produtores artísticos e empresário Tom Monteiro e Feh Matthos. Já a direção de imagem e edição ficou por conta da equipe do Paim Fotos e filmes.