Após a eleição de 2006 algumas pessoas ligadas a Josias Gomes (PT), deixaram o PT de Itabuna. Pessoas como Everaldo, Lula, Gilton, Eliezer e Badega. Mas depois disso o PT de Itabuna “diminuiu”.
.
Em 2008 elegeu apenas um vereador e na eleição deste ano o deputado Geraldo Simões (PT), teve uma queda na sua votação em Itabuna.
.
Já o PT de Ilhéus é bastante “dividido”, mas mesmo assim elegeu quatro vereadores em Ilhéus na eleição de 2008.
.
Os membros do PT de Itabuna terão que avaliar alguns erros cometidos nas eleições de 2008 e 2010. Porque se continuar com os mesmos erros, o partido não será protagonista na eleição de 2012.