WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

Programa Frequencia Politica prefeitura de itabuna itapedro prefeitura de itabuna itapedro prefeitura de ilheus pmvc plansul


whatsapp

FJS

ITAPÉ: HUMBERTO MATOS NO PDT

Alexandre Brust, Humberto Matos e Félix Júnior.

.
Nesta semana o pré-candidato a prefeito de Itapé, Humberto Matos, esteve na capital do estado e conseguiu viabilizar o comando do PDT no município. O mesmo se reuniu com o deputado federal Félix Júnior (PDT), e com o presidente do partido, Alexandre Brust.

Ficou definido que Humberto vai se filiar no partido no dia 24 de setembro. Por ser o seu aniversário, será realizada uma grande festa para comemorar a data e oficializar a filiação no PDT.

ARTHUR MAIA COM PRESTÍGIO

.
Na noite desta quarta-feira o deputado federal Arthur Maia (PMDB), recebeu para um jantar em sua residência em Brasília o presidente do Senado, José Sarney (PMDB), e o ex-deputado Joaci Góes (PSDB).

Segundo Maia, “A conversa durante o jantar foi muito mais literária do que política, sobretudo por conta da presença do amigo Joaci Góes, imortal da Academia de Letras da Bahia. Contamos também com a presença de outros amigos deputados do nosso partido”.

PAC 2 EM ITORORÓ: R$12,5 MI PARA UMA NOVA CIDADE


.
O prefeito de Itororó, Adroaldo Almeida, vive a expectativa do inicio das obras do PAC-2. O Programa de Aceleração do Crescimento do governo federal investirá R$ 12,5 milhões em obras no lote Gameleira (região periférica de Itororó).

O bairro, que passará a se chamar Nossa Senhora de Fátima, receberá obras de saneamento básico (pavimentação, água, drenagem e esgoto), 150 novas moradias e recuperação de outras 46, praças de convivências e um centro cultural comunitário – onde serão desenvolvidos trabalhos sociais com a comunidade.

A garantia que o PAC-2 será realizado na terra da carne de sol foi feita pelo Ministro das Cidades, Mario Negromonte, que recebeu o prefeito Adroaldo e o Deputado Federal Geraldo Simões no MC (Ministério das Cidades) em Brasília. O projeto de Itororó para já foi selecionado e protocolado na Caixa no 18 de abril de 2011, e os R$ 12 milhões estão prestes de ser liberados para serem licitados.

“O ministro Mario Negromonte é sensível aos problemas da Bahia, ele também conhece Itororó e isso facilita o acesso às coisas”, disse Adroaldo.

LOCALIZAÇÃO DE NOVA PONTE SERÁ DEFINIDA EM AUDIÊNCIA PÚBLICA

.
A deputada estadual Ângela Sousa (PSC) esteve recentemente com o secretário do Desenvolvimento Urbano da Bahia, Cícero Monteiro, com quem conversou sobre o projeto da nova ponte entre o centro e a zona sul de Ilhéus. Também participaram do encontro o prefeito Newton Lima e o vice Mário Alexandre.

Na audiência com a deputada, Monteiro afirmou que a definição sobre o local em que será construída a ponte ocorrerá após consulta à população. Segundo ele, o governo pretende ouvir a sociedade antes de decidir o assunto. Quando visitou Ilhéus, na semana passada, durante a abertura do Festival do Chocolate da Bahia, o governador Jaques Wagner afirmou que a nova ponte começará a ser construída ainda neste mandato do prefeito Newton Lima.

Além das obras da ponte, Ângela Sousa discutiu com Monteiro sobre o atendimento de outras demandas, como a complementação das obras de saneamento do bairro Teotônio Vilela e a reforma das centrais de abastecimento do Malhado e da Urbis. Estes dois últimos projetos deverão ser executados com investimento de R$ 1,5 milhão, fruto de emenda orçamentária apresentada pela deputada. A realização da segunda etapa das obras de reurbanização do bairro Nossa Senhora da Vitória foi outro pleito encaminhado por Ângela Sousa.

CRIAÇÃO DA REGIÃO METROPOLITANA DO SUL DA BAHIA FOI DISCUTIDA NA FTC

.
Lideranças políticas, dirigentes de entidades de classe, sindicalistas e representantes de outros segmentos da sociedade regional acompanharam as discussões em torno da criação de uma Região Metropolitana, realizada na última sexta-feira (8), na Faculdade de Tecnologia e Ciências, em Itabuna. O evento contou com esclarecimentos da professora titular da Universidade de São Paulo (USP), Adélia de Souza, e do professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Aldo Aluízio Dantas da Silva, que ratificaram a instalação de uma RM do Sul da Bahia.

A mesa de discussões foi iniciada com a participação do prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo; do chefe de Gabinete do prefeito de Ilhéus, José Nazal; do presidente da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste (Amurc), Cláudio Dourado; do coordenador da AMITABUNA – Organização Não-Governamental Amigos por uma cidade melhor, Allah Góes; dos deputados, federal Roberto Brito e estaduais, Gilberto Santana e Augusto Castro, além do vereador Wenceslau Júnior e o diretor da FTC, Cristiano Lobo.

Desde o ano de 1989, existe uma iniciativa dos deputados Daniel Gomes e Antônio Menezes, de criar a Região Metropolitana de Itabuna, que foi incluída na Constituição do Estado, mas não saiu do papel. Agora, a partir da indicação de n° 18.466/11 do Deputado Coronel Santana, a Região Metropolitana do sul da Bahia, envolvendo as cidades de Itabuna e Ilhéus, além dos municípios circunvizinhos poderá ser criada, dependendo apenas da elaboração de um projeto de iniciativa do Governador do Estado, para ser encaminhada ao Poder Legislativo.

Por conta disso, foram realizadas discussões e esclarecimentos a população em torno do que consiste uma RM e os seus benefícios com a criação de uma gestão compartilhada. De acordo com Allah Góes, a análise, que foi feita por dois especialistas em Região Metropolitana, a professora titular da USP, Adélia de Souza, e o professor da UFRN, Aldo Aluízio Dantas da Silva, serviu para atestar a possibilidade de se formar uma RM com dois Pólos (Itabuna e Ilhéus).

“Além disso, o evento serviu também para informar a população sobre o que é uma Região Metropolitana, para que serve, como funciona esse mecanismo, pois ao se entender do que se trata, haverá um engajamento maior das pessoas, e das entidades representativas, na defesa desta idéia, que com toda a certeza, será o novo farol do desenvolvimento regional”, destacou Góes.

O Prefeito Capitão Azevedo, que acompanhou atentamente a apresentação das idéias em torno de uma conexão entre os municípios, ressaltou ser uma iniciativa válida, capaz de trazer benefícios a população da Região sul da Bahia. “A Região Cacaueira precisa se mobilizar através dessas discussões, pois é uma oportunidade para se ter conhecimento sobre o que significa a Região Metropolitana e a partir disso, formar uma corrente positiva, pois nós temos que unir, buscando uma causa só, que é o bem estar de todos”, revelou o Chefe do Executivo de Itabuna.

FOI APROVADA GREVE GERAL NO SAMU DE ILHÉUS


.
O SAMU, serviço de saúde pública de extrema importância para a vida da coletividade ilheense exerce uma intensa e contínua participação na vida da cidade, minimizando a dor e salvando vidas, sem privilégios nem discriminações. Mais uma vez está sendo desrespeitado pela prefeitura de Ilhéus, sobretudo os funcionários de saúde que lá trabalham.

No dia 06 de julho deste corrente ano foi publicado edital pela Secretaria de Saúde Municipal para nova seleção de profissionais do SAMU, edital que foi recebido com surpresa e indignação por parte dos trabalhadores do SAMU, pois o edital contradiz ao acordo firmado com a prefeitura, após intensa mobilização em 04 de março deste ano.

O movimento unificado de Médicos, enfermeiros, condutores, operadores de rádio detectaram em assembléia convocada pelo Sindicato dos Médicos e Sindicato do Servidores Públicos de Ilhéus os erros deste edital. O problema não é a nova seleção, mas como está se dando este processo.

Portanto a assembléia aprovou a greve com início da próxima semana, dia 18, contra todas essas questões específicas do Edital, com também contra o não cumprimento do acordo firmado pelo prefeito, secretaria de saúde e procurador, que, entre outras decisões, registra a manutenção de todas as condições pactuadas “até o provimento dos cargos do SAMU, a serem criados por lei, por meio de concurso público”.

“Essa é uma demonstração do total descaso para com estes profissionais que cotidianamente salvam as vidas da população de Ilhéus, não há alternativa senão greve, pois o governo municipal tem demonstrado que o diálogo e até a assinatura em punho não tem valido muita coisa”. Disse o diretor do SINDIMED, Dr. Teobaldo.

ITARANTIM: PREFEITO NÃO TEM CANDIDATO PARA A SUCESSÃO

O alcaide está sem candidato.

.
O prefeito de Itarantim, Gideão Matos (PP), está passando por um momento político bastante delicado. Ele “expulsou” o seu vice-prefeito, Paulo Souto (PP), do seu grupo político pelo mesmo não subir no palanque em uma festa organizada pela prefeitura.

Paulo é o único candidato da “base” do governo que tem possibilidade de disputar a sucessão municipal de 2012 com chance de vitória. Após o rompimento o prefeito está procurando no seu grupo um nome para ser o seu candidato em 2012. Ele já tentou os vereadores Zeza (PP), Jorge Viana (PP), e o secretário de administração Álvaro Martins.

Mas nenhum conseguiu emplacar nas pesquisas e penetrar na base eleitoral do alcaide. Enquanto isso o ex-prefeito Ricardo Souto (PMDB), está navegando em céu de brigadeiro a caminho da eleição de 2012.

QUEM VOCÊ VOTARIA PARA PREFEITO DE ITABUNA?

Participe da enquete do blog sobre a sucessão de Itabuna.

Se a eleição fosse hoje, em quem você votaria para prefeito de Itabuna?

Nenhum deles
Cosme Reis
Augusto Castro.
Fernando Gomes
JuçaraFeitosa.
Coronel Santana
Capitão Azevedo
Vane do Renascer
Luis Sena
Gustavo Lisboa.
Leninha da “Regional”
Thiago Souza
Tom Ribeiro
Roberto Barbosa
Davidson Magalhães
Ronald Kalid
Ubaldo Dantas.
Wenceslau

PATAXÓ HÃHÃHÃE E TUPINAMBÁ PROMOVEM A PAZ NO TERRITÓRIO LITORAL SUL

.

De segunda 18 ate sexta 28 de Julho, indígenas das etnias Pataxó Hãhãhãe e Tupinambá estarão percorrendo escolas, bibliotecas, sindicatos, associações, pontos de cultura e outros espaços públicos para doarem exemplares de seu novo livro: “Índios na visão dos índios: Somos Patrimônio”, dialogarem com a população promovendo a valorização da diversidade cultura e a paz.

Contando com o apoio do Governo da Bahia, através do IPAC – Instituto do Patrimônio Artístico Cultural da Bahia, órgão da SecultBA- Secretaria Estadual de Cultura a ONG Thydêwá coordenou a produção de um livro coletivo escrito e fotografado por 40 indígenas de 10 etnias distintas.

O livro “Somos Patrimônio” é resultado de 10 anos de trabalho da ONG, sendo este o 16° título da coleção: Índios na visão dos índios, que já teve seu reconhecimento com os prêmios Rodrigo Melo Franco de Andrade 2004, Prêmio Direitos Humanos 2007, Prêmio Convênio Andrés Bello 2008, Prêmio Mídias Livres 2010.



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia