WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

prefeitura de ilheus Programa Frequencia Politica pmvc pmvc plansul




:: ‘Política’

COARACI: PREFEITO MILTINHO GARANTE INCENTIVO PARA IMPLEMENTAÇÃO DO EJAI

A educação de jovens, adultos e idosos acaba de receber um importante reforço em Coaraci. Fruto da articulação e do compromisso da gestão do prefeito Miltinho, foi aprovado pela Câmara Municipal o projeto que viabiliza a implementação local do EJAI – Programa de Educação de Jovens, Adultos e Idosos, com incentivo financeiro aos estudantes como forma de garantir inclusão e combate ao analfabetismo.

Embora o EJAI seja uma política educacional já existente no âmbito da Educação Básica, a conquista da sua efetiva implementação em Coaraci foi resultado direto da busca e articulação do prefeito Miltinho, que mobilizou sua equipe e encaminhou ao Legislativo Municipal um projeto que prevê apoio financeiro aos alunos matriculados nessa modalidade.

“A educação é uma prioridade em nossa gestão. Trazer o EJAI para Coaraci e garantir o incentivo aos estudantes é um passo decisivo para promover justiça social e oportunidades”, declarou o prefeito.

O incentivo financeiro beneficiará alunos com 15 anos ou mais, regularmente matriculados nas escolas da Rede Municipal de Ensino, em turmas da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI). O objetivo é facilitar o acesso e a permanência desses estudantes nas salas de aula, enfrentando as causas da evasão escolar entre jovens e adultos.

A medida tem um impacto direto sobre as populações que, por diversos motivos, não puderam concluir seus estudos no tempo regular, e agora terão nova oportunidade com apoio do poder público.

A proposta do Executivo foi aprovada pela Câmara Municipal de Coaraci, demonstrando o alinhamento entre os poderes em torno de políticas públicas que promovem educação e inclusão. A aprovação marca o início de uma nova fase para a educação municipal, com foco em equidade e alcance social.

A Prefeitura de Coaraci, por meio da Secretaria Municipal de Educação, será responsável pela regulamentação do incentivo financeiro, com definição dos critérios de repasse, controle de frequência e acompanhamento do desempenho escolar. A previsão é de que o programa esteja em pleno funcionamento ainda neste ano letivo.

IBIRAPITANGA: PREFEITO COBRA MELHORIAS NA REDE ELÉTRICA EM REUNIÃO COM PRESIDENTE DA COELBA

 

Encontro aconteceu em Itabuna nesta segunda (05)

O prefeito de Ibirapitanga, Jé Assunção, reuniu-se nesta segunda-feira (5), em Itabuna, com o presidente da Neonergia Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), Thiago Guth, para tratar de demandas importantes e urgentes, relacionadas ao fornecimento de energia elétrica no município. Durante o encontro, o gestor municipal destacou as quedas recorrentes de energia e a necessidade de novas ligações no Centro Educacional de Ibirapitanga, nos bairros Cafezal e Eraldão, no distrito de Itamarati.

A reunião, que contou com a articulação do prefeito de Itabuna, Augusto Castro, teve como objetivo cobrar providências e buscar soluções efetivas para garantir um serviço de qualidade à população. Segundo o prefeito, a conversa foi produtiva e resultou no compromisso da companhia de atuar diretamente para resolver os problemas relatados.

“Foi um encontro importante para reforçarmos as necessidades de Ibirapitanga junto à empresa. A energia elétrica é um serviço essencial, e não podemos aceitar que comunidades fiquem no escuro ou tenham quedas recorrentes. O presidente se comprometeu em encaminhar as demandas com celeridade, o que nos dá esperança de avanços concretos nos próximos dias”, afirmou.

O presidente da Coelba assegurou que a equipe técnica da concessionária irá intensificar o acompanhamento das ocorrências no município e dará prioridade aos pedidos apresentados pela Prefeitura.

EUNÁPOLIS: PREFEITO ROBÉRIO PROPÕE AUMENTO DE 13,25% PARA SERVIDORES DO QUADRO GERAL DO MUNICÍPIO

Proposta foi aceita pelo SINSPPOR em assembleia e seguirá para aprovação do Legislativo

O prefeito Robério Oliveira recebeu em seu gabinete, na manhã desta sexta-feira (25), representantes do SINSPPOR – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Porto Seguro e Região. Durante a reunião, o chefe do Executivo Municipal propôs o aumento de 13,25% (incluindo o percentual de 6% de abono assiduidade no salário base + 7,25% de reajuste salarial), com início de pagamento já a partir do mês de maio de 2025.

A proposta foi aprovada em assembleia geral, logo após a conclusão da reunião e segue agora para apreciação do Legislativo Municipal. “A proposta que a gente negociou com o prefeito foi aceita. Os 13,25% na nossa base salarial”, afirmou o diretor sindical Edriano Alves da Silva. Ele também comentou sobre a recepção no gabinete: “De fato, nos últimos 4 anos o gabinete sempre estava fechado diante de qualquer mobilização de servidor. Ninguém veio fazer baderna, nem vandalizar nada, a gente veio em busca de valorização de carreira. E nada mais tranquilo, justo e acolhedor do que o gabinete estar aberto para nós. Nós valorizamos essa postura do governo municipal também”, finalizou.

O prefeito Robério destacou os desafios enfrentados pela atual gestão e reforçou o compromisso com a valorização dos servidores: “O município inteiro sabe o caos que encontramos quando assumimos a gestão, com problemas em diversas áreas, inclusive administrativa e financeira. Mesmo diante desse cenário desafiador, trabalhamos com responsabilidade e seriedade para reorganizar as finanças públicas. E essa proposta que apresentamos hoje, fruto de muito diálogo e planejamento, demonstra o nosso compromisso com os servidores e o cuidado com o orçamento do município.”

ILHÉUS: PEDRO TAVARES ELOGIA OBRA DA NOVA PRAÇA NO BAIRRO SAVÓIA E DESTACA EMPENHO DA GESTÃO DE VALDERICO JUNIOR

O deputado estadual Pedro Tavares (União Brasil), destacou a entrega da Praça Dilson Guimarães de Oliveira, no bairro Savóia, em Ilhéus. Presente na cerimônia, o parlamentar ressaltou que o equipamento representa um marco importante para a comunidade e para os cem dias da gestão prefeito Valderico Junior (União Brasil). Tavares parabenizou a administração do prefeito Valderico pela inauguração do novo espaço, que oferece à população infraestrutura de lazer, esporte e convivência, com banheiro, quiosque e academia ao ar livre. Ele lembrou que a comunidade aguardava há muitos anos pela requalificação do local e a implementação de um espaço moderno.

“Sempre que visito Ilhéus, costumo me hospedar no Savóia e percebia o quanto a comunidade precisava de um espaço como esse. É uma alegria imensa ver esse sonho se concretizar. Parabéns ao prefeito Valderico Júnior, à vice-prefeita Wanessa Gedeon, aos vereadores e a toda a equipe da gestão municipal pela entrega da Praça Dilson Guimarães Oliveira. É gratificante ver uma antiga reivindicação da população se tornar realidade”, afirmou.

O deputado também elogiou o ritmo de trabalho da nova gestão. “A cidade vive um novo tempo, com mais obras, cuidado com as pessoas e desenvolvimento. O prefeito Valderico Junior tem demonstrado empenho e compromisso com cada canto da cidade. Esse é apenas o começo de uma gestão de sucesso”, completou.

Além do deputado Pedro Tavares, participaram da solenidade o deputado federal Leur Lomanto Júnior, a vice-prefeita Wanessa Gedeon, secretários municipais, vereadores, lideranças e moradores, que comemoraram a nova praça como um símbolo de renovação e valorização do bairro.

BUERAREMA: CÂMARA DE VEREADORES INICIA ANO LEGISLATIVO COM FOCO EM INOVAÇÃO, PROXIMIDADE E EXCELÊNCIA PARLAMENTAR

A 1ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Buerarema, realizada em 17 de fevereiro de 2025, foi marcada por um clima de compromisso e renovação. Cada vereador utilizou seus cinco minutos e as falas foram unânimes em destacar a importância do diálogo com a comunidade e a busca por soluções que atendam às demandas locais. O clima foi de união e disposição para trabalhar em prol do município.

O presidente da Casa, Geraldo Aragão, destacou as inovações implementadas em menos de um mês de gestão, alinhadas a três pilares fundamentais: ser referência em inovação legislativa, fortalecer a proximidade com a comunidade e garantir excelência no trabalho parlamentar. Esses eixos, segundo ele, visam contribuir para o desenvolvimento de Buerarema e o fortalecimento da democracia local.

Entre as ações já concretizadas, Geraldão citou a instalação de ramais telefônicos, a adequação de salas com equipamentos modernos para atendimento ao público, a manutenção do elevador e do veículo oficial, e a aquisição de equipamentos de alta qualidade para as transmissões das sessões por meio das mídias digitais. Além disso, destacou a capacitação de vereadores e assessores legislativos, garantindo maior eficiência e profissionalismo no trabalho parlamentar.

A sessão deixou claro que a Câmara de Buerarema está empenhada em modernizar seus processos, ampliar a transparência e fortalecer sua conexão com a população, consolidando-se como um espaço democrático e eficiente, dessa forma, a Casa Legislativa se consolida como um espaço democrático e eficiente, pronto para enfrentar os desafios de 2025 e contribuir para o desenvolvimento de Buerarema.

FLORESTA AZUL: PREFEITO BAMBU BUSCA INVESTIMENTOS PARA FLORESTA AZUL EM SALVADOR

Cumprindo extensa agenda oficial em Salvador nesta quinta-feira (13), o prefeito de Floresta Azul, Hermanio Bambu, se reuniu com o deputado estadual Rosemberg Pinto. Durante o encontro, foram alinhadas audiências nas Secretarias Estaduais de Saúde e Educação, com o objetivo de garantir avanços para o município.

“Estivemos com o nosso querido deputado Rosemberg Pinto, buscando melhorias para áreas essenciais da nossa cidade. O trabalho não pode parar”, destacou Bambu.

Rosemberg reforçou seu compromisso com Floresta Azul: “Essa cidade é muito querida. Poder contribuir para seu crescimento é uma alegria. Conte comigo, prefeito Bambu! O povo floresta-azulense merece!”

ITAJUÍPE: CÂMARA DE VEREADORES INICIA TRABALHOS LEGISLATIVOS COM COMPROMISSO RENOVADO COM A POPULAÇÃO

A Câmara Municipal de Itajuípe abriu, nesta quinta-feira (06/02), os trabalhos legislativos do 1º período de 2025, dando início à 18ª Legislatura. A sessão, conduzida pelo presidente da Casa, vereador Ivan Junior (PSB), reuniu os parlamentares Adriano Benção (PSB), Antônio Pádua (AVANTE), Camila Ferrarese (PSB), Cláudio Raul (PODEMOS), Eduardo Portela (MDB), Joacy Caires (PODEMOS), Josélia Ribeiro (MDB), Mateus Mattos (AVANTE) e Roney Adriel (AVANTE), além de autoridades do Executivo e representantes da sociedade civil.

No discurso de abertura, Ivan Júnior reafirmou o compromisso do Legislativo com um mandato produtivo e voltado para a criação de políticas públicas que promovam o desenvolvimento social e econômico do município. Ele destacou a importância da união entre os parlamentares, independentemente de posicionamentos individuais, para garantir avanços concretos. “Nossa Câmara é um conjunto coeso, preservando a individualidade das ideias e pensamentos de cada vereador, mas sempre com o objetivo comum de trabalhar por Itajuípe”, declarou.

O presidente da Casa também ressaltou a relação institucional com o Executivo, garantindo que o Legislativo atuará com independência, mas de forma harmônica, respeitando os princípios democráticos. “Aqui, o Poder Executivo encontrará a parceria de sempre, mas com a devida autonomia de ambos os poderes, plenamente delimitados pela Constituição Federal, porém harmônicos, pois uma gestão se faz de mãos dadas com a política”, afirmou.

Por fim, Ivan Júnior reforçou seu compromisso de aproximar o Poder Legislativo da população. “Pretendo levar o Poder Legislativo para junto do povo, com a força que ele tem. O Brasil vive um momento diferente, e em nossa Itajuípe não é diferente. O povo espera ações deste Parlamento que possam modificar as suas vidas”, declarou.

Com o início da nova Legislatura, a Câmara de Itajuípe se posiciona como protagonista na busca por avanços para a cidade, reafirmando o compromisso dos vereadores com o diálogo, a transparência e o desenvolvimento local.

GOVERNADOR ANUNCIA SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE 3,7 MIL PROFISSIONAIS DE SAÚDE NA BAHIA

O governador Jerônimo Rodrigues anunciou a abertura de uma seleção para contratação de 3.778 profissionais da saúde, em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). O edital, que será publicado no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (5), tem como objetivo fortalecer o atendimento nas unidades de saúde da capital e do interior da Bahia. O anúncio foi feito durante estreia do podcast do governador, na noite desta terça-feira (4).

As vagas são destinadas a técnicos de enfermagem, radiologia e patologia, além de assistentes sociais, enfermeiros, biólogos, farmacêuticos, psicólogos, sanitaristas, terapeutas ocupacionais e médicos veterinários. Também incluem funções administrativas de nível médio e superior.

“Os profissionais de saúde podem ficar ligados na publicação do edital no Diário Oficial desta quarta-feira (5). Esse processo seletivo representa um avanço significativo na estruturação das nossas unidades de saúde, garantindo mais qualificação para atender a população baiana”, destacou o governador.

As inscrições estarão abertas entre os dias 12 e 25 de fevereiro de 2025 e serão realizadas pelo site do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação (IDCAP). Mais informações estão disponíveis no site da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) – www.saude.ba.gov.br – e no portal do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação (IDCAP) – www.idcap.org.br.

As provas serão realizadas em diversas cidades, incluindo Salvador, Feira de Santana, Juazeiro, Vitória da Conquista e Barreiras. A taxa de inscrição é de R$ 41,50 para cargos de nível médio e R$ 58,50 para nível superior.

ITABUNA: REABERTURA DAS ATIVIDADES DESTACA PAPEL DA CÂMARA PARA DESENVOLVIMENTO DA CIDADE

Conforme previsto em  lei, a abertura do ano legislativo da Câmara de Vereadores de Itabuna contou com a participação do prefeito Augusto Castro (PSD). Ele apresentou as realizações do seu mandato anterior e exaltou o papel da Câmara na implementação de políticas públicas para o desenvolvimento do município. “É oportuno  ressaltar a importância de se pautar os trabalhos e atividades de forma coerente entre os Poderes Executivo e Legislativo, para que haja um diálogo permanente. Como representantes do povo também temos o dever de convocar os cidadãos ao exercício da participação popular nas discussões das ações de governo e no estabelecimento das políticas públicas”, explicou.

O presidente da Câmara, Manoel Porfírio (PT), destacou  a importância de ter vereadores atuando em favor da coletividade. “Nós inauguramos aqui nessa casa uma filosofia nova e quero falar especialmente para os vereadores novos. Antigamente era um tempo do “puxa estica”. Nós demos ao prefeito Augusto uma carta em branco para que ele pudesse ter paz para governar. E essa carta trouxe várias conquistas importantes para a cidade. É um orgulho ver pessoas que nos visitam dizerem que Itabuna está com ares de capital. Então, nós apostaremos cada vez mais na parceria entre a Câmara e o Poder Executivo porque essa parceria trouxe desenvolvimento para Itabuna”,  finalizou.

IBIRAPITANGA: PREFEITO CUMPRE AGENDA INTENSA EM SALVADOR E GARANTE AVANÇOS PARA O MUNICÍPIO

 

Gestor participa de evento da UPB, discute melhorias na saúde, no meio ambiente e recebe um novo ônibus escolar para a rede municipal

O prefeito de Ibirapitanga, Jean Pereira de Assunção (Jé), teve uma agenda extensa em Salvador nesta quarta (29) e quinta-feira (30), onde participou de eventos estratégicos para o desenvolvimento do município. Durante os dois dias, o gestor esteve presente no encontro promovido pela União dos Prefeitos da Bahia (UPB), realizado no Centro de Convenções, que trouxe como tema “Perspectivas para o Novo Mandato”. A abertura do evento contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, do vice-governador Geraldo Júnior, da ministra da Cultura, Margareth Menezes, do presidente da UPB, Quinho, além de deputados e diversas autoridades estaduais e federais.

No primeiro dia do encontro, o prefeito teve um importante diálogo com a secretária estadual de Saúde, Roberta Santana, onde tratou de demandas para a melhoria dos serviços de saúde em Ibirapitanga. A gestora se comprometeu a apoiar a cidade na busca por avanços na área. Na ocasião, também encontrou com a secretária de Educação, Rowenna Brito, que garantiu mais apoio ao município.

Já na manhã de quinta-feira (30), Jé participou da reunião do Consórcio Intermunicipal do Médio Sul (CIAPRA), onde os prefeitos discutiram soluções para o descarte irregular de resíduos sólidos nos municípios consorciados. Uma das propostas debatidas foi a construção de usinas de reciclagem para dar um destino adequado ao lixo, garantindo benefícios ambientais e mais qualidade de vida para a população.

Ainda na quinta-feira, o prefeito visitou estandes de instituições como Desenbahia, COELBA e Embasa, dialogando e  propondo iniciativas que podem contribuir para o desenvolvimento do município. No fim da tarde, Jé recebeu das mãos do governador Jerônimo Rodrigues mais um ônibus escolar para reforçar o transporte de estudantes da rede municipal, garantindo mais conforto e segurança.

Sobre a agenda, o prefeito destacou os avanços conquistados. “Foram dois dias muito produtivos, onde tivemos a oportunidade de dialogar com o governo do estado e outros órgãos para garantir melhorias para Ibirapitanga. Nossa missão é buscar soluções e investimentos que impactem positivamente a vida do nosso povo. Estamos aqui na busca, trabalhando para cuidar da nossa gente”, finalizou.



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia