:: ‘Geral’
Presidente Lula sanciona lei da Assistência técnica e extensão rural
.
O presidente Lula sancionou ontem (11), a lei que institui a Política e o Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, mais conhecida pela sigla ATER (Lei 219/2009). O projeto de lei foi relatado na Câmara dos Deputados pelo Deputado Federal Geraldo Simões (PT/Ba). Esta nova lei permitirá uma nova etapa de atenção à agricultura familiar e aos pequenos produtores de todo o Brasil, particularmente àqueles setores mais necessitados.
.
Seu objetivo é estimular o desenvolvimento rural sustentável, com base na agricultura familiar e apoiar os assentamentos da reforma agrária. Com ela serão viabilizadas de forma mais ágil e desburocratizada a contratação de serviços de extensão rural em todo o território nacional, o que reforçará a política agrária do Governo LULA, iniciada em 2007, através da ampliação dos recursos destinados ao setor que, de 42 milhões de reais no primeiro ano, passou a 626 milhões em 2010.
.
O Deputado Geraldo Simões parabenizou o presidente Lula pela sanção da lei. Ele não pôde participar da cerimônia de sanção da Lei por questões de agenda. O deputado estava acompanhando o Governador Jaques Wagner em Itapetinga no sudoeste onde foram anunciadas diversas obras na área de infra-estrutura, saúde e abastecimento de água viabilizadas por interferência do deputado.
.
“É de conhecimento geral a desarticulação realizada na assistência técnica e extensão rural efetuada pelos governos que antecederam a LULA”, disse Geraldo Simões, completando “Temos uma grande satisfação em ter sido relator da Lei da ATER na Comissão de Agricultura e manifesto meu agradecimento a todos os deputados que, superando naturais divergências de enfoque, votaram pela aprovação do projeto de Lei na Câmara dos Deputados, de forma praticamente unânime.
ROBERTO BRITO CUMPRE AGENDA EM ITABUNA
O deputado federal Roberto Brito (PP) chegou a Itabuna na última segunda-feira, ele participou de várias atividades no município, e a noite prestigiou o lançamento do site do pré-candidato a deputado estadual Renato Costa (PMDB).
.
Já nesta terça-feira Roberto participou de atividades com o pré-candidato a deputado estadual Fábio Lima (PT do B), e o prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo (DEM). O deputado até almoçou no Restaurante do “Povo”, o antigo “Popular”.
JABES RIBEIRO EM ITABERABA
Em tempos de Fashion Rio (Semana de Moda do Rio de Janeiro) a alta costura desembarcou mesmo foi em Itaberaba. Calma! Alta costura política.
.
Depois da visita de Jadiel Mascarenhas (PRB), secretário de Governo da Prefeitura de Itaberaba, a Ilhéus na virada de ano, foi a vez de Jabes Ribeito (PP) agradecer a fineza. Jabes visitou Boa Vista do Tupim, cidade do Piemonte Paraguaçu aliavando alianças políticas nesta terça-feira (12).
.
Ele também aproveitou a oportunidade e deu uma “passadinha” em Itaberaba para mais costuras políticas. Como foi agenda de última hora Jabes acabou não encontrando o prefeito João Filho (DEM) e Jadiel Mascarenhas que estavam em Salvador.
.
Mesmo assim a visita rendeu. Acompanhado de Soane Nazaré Filho, Jabes foi recepcionado pela Assessora de Comunicação da Prefeitura, Luciana Oliveira; seu ex-assessor (tem gente que não acredita nesse “ex”), Magno Santos que detem a conta publicitária da Prefeitura; e pela liderança local, Ricardo Mascarenhas, filho de Jadiel Mascarenhas.
.
Não esqueçam que Jadiel é um forte nome para uma candidatura a deputado estadual. Será que isso tem alguma coisa a ver com a visita de Jabes? Entre agulhas, tesouras, panos e babados, vamos ver que traje sai desse aliavo.
PREFEITO DE POTIRAGUÁ MARCA PRESENÇA NA VISITA DE WAGNER À ITAPETINGA
No calor do verão de Itapetinga, o prefeito de Potiraguá, Dr. Olyntho Moreira (PP), juntamente com o vice Zé Amaral (PP), marcaram presença na manhã desta terça-feira (12) na visita do Governador Jaques Wagner ao projeto Saúde em Movimento, cuja terceira etapa está sendo realizado em Itapetinga.
.
O Saúde em Movimento é um programa pioneiro da Secretaria de Saúde do Estado em uma parceria com o TOPA – Todos Pela Alfabetização. O programa tem o objetivo de realizar consultas oftalmológicas à população carente, onde são realizadas cirurgias eletivas, como problemas de catarata, e distribuição gratuita de óculos de grau.
.
O município de Potiraguá está participando do projeto, que começou no dia 7 de janeiro e vai até o dia 22. A Secretaria Municipal de Saúde e a de Educação estão encaminhando as pessoas diariamente para Itapetinga, onde as consultas são agendadas antecipadamente.
.
A VISITA
.
Na oportunidade, o prefeito Olyntho conversou com Wagner sobre as reformas do Parque de Exposição, da Praça da Bandeira e do Mercado de Carnes de Itaimbé. Os projetos já foram encaminhados a Secretaria de Infra-Estrutura do Estado e previamente aprovados.
.
“A parceria da Prefeitura de Potiraguá com o Governo do Estado está caminhando bem. Estamos com esses projetos grandes e mais alguns menores para serem realizados no município e todos tiveram uma boa avaliação de Wagner”, afirma o Prefeito Olyntho.
“DEUS FOI RACIONAL QUANDO ELEGEU JOSÉ CARLOS MOURA”,
Na visita de Wagner a Itapetinga o que chamou atenção foi quando ele estava discursando e pediu de público desculpa ao prefeito José Carlos Moura (PT). Wagner disse que em 2008 esteve em Itapetinga honrando um compromisso com o então prefeito Michel Hagge (PMDB), e por isso ele pediu voto para o mesmo.
.
Mas Wagner declarou que “Deus foi racional quando elegeu José Carlos Moura”, porque logo depois da eleição Michel Hagge seguiu o PMDB e foi para oposição ao seu governo.
.
Wagner também afirmou que não deixará faltar nada ao município, porque o município está sendo administrado por um companheiro de partido.
.
Veja abaixo parte do discurso que Wagner fez no último comício de Michel Hagge em 2008.
.
A FÉ DOS POLÍTICOS EM ANO ELEITORAL
Em ano de eleição é normalmente os políticos se apegam a religiosidade e na Bahia isso é ainda mais forte, porque além do cristianismo existe o candomblé, como a lavagem do senhor do Bonfim que será realizada nesta quinta-feira. A lavagem é uma festa mista entre o catolicismo e o candomblé.
.
Prova disso é que o governador Wagner começou a semana recebendo em seu gabinete o Pastor R R. Soares. Isso mostra que em ano de eleição é necessário ter fé tanto no catolicismo, evangelho e candomblé. E olha que o governador Wagner tem origem judaica.
OS ESCOLHIDOS DE AZEVEDO
Se o prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo (DEM), honrar o compromisso que fez no final de 2009, ele vai apoiar quatro candidatos a deputados. Sendo que serão dois federais e dois estaduais.
.
Segundo informações, no final de 2009 Azevedo se comprometeu a apoiar como candidato a Federal Roberto Brito e Luiz Argolo, ambos do PP, já para deputado estadual os escolhidos foram Renato Costa (PMDB) e Coronel Santana (PTN).
SUPERINTENDENTE DO INGÁ VISITOU CANAL DA AMÉLIA AMADO
O superintendente do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá), Juliano Rocha, esteve em Itabuna nesta terça-feira observando o canal da Avenida Amélia Amado.
.
O governo federal liberou R$ 12 milhões para a obra no local, o canal será coberto, porém, o Ingá tem que realizar uma visita técnica para avaliar o canal. Por conta disso o parecer do órgão é bastante importante.
WAGNER EM ITAPETINGA





































