O prefeito de Belmonte, Iêdo Elias, ainda filiado ao PSD, estaria de malas prontas para deixar a legenda e ingressar no Avante, partido comandado na Bahia por Ronaldo Carletto.

Nos bastidores, a mudança já é tratada como praticamente certa. O motivo seria a insatisfação do prefeito com a cúpula estadual do PSD, que, segundo aliados, não estaria dando a devida atenção às pautas e reivindicações do gestor belmontense.

A ida para o Avante coloca Iêdo em uma nova posição no tabuleiro regional e estadual, sobretudo pela proximidade com Ronaldo Carletto e pelo peso político que o partido vem ganhando na Bahia, com influência também do ministro Rui Costa.

Apesar da troca partidária, uma coisa não deve mudar: o apoio de Iêdo para deputado federal. O prefeito deve manter compromisso com aliados de longa data, como Cláudio Cajado e Arthur Maia, independentemente do novo endereço partidário.

No PSD, a saída de Iêdo tende a ser lida como mais um sinal de desgaste interno. No Avante, será vendida como reforço de peso no extremo sul da Bahia.