Em Itarantim, o prefeito Fábio Gusmão (PSD) decidiu, enfim, governar.

Até poucos dias atrás, quem mandava – e todos sabiam disso – era o secretário de Administração, Jailton Oliveira, tratado nos bastidores como o “prefeito de fato” da cidade. Isso acabou. Fábio puxou o freio de mão, retomou a caneta e esvaziou a autonomia do auxiliar.

Segundo apurado pelo site, a ordem agora é clara: nenhum pagamento sai sem passar pelo crivo direto do prefeito. Tudo. Do pequeno fornecedor à fatura mais robusta.

“Não faz um pagamento na prefeitura sem passar pelo prefeito, antes ele não fazia questão de monitorar isso”, relatou à reportagem uma fonte do governo, em condição de anonimato.

A movimentação não é apenas administrativa, é também política. O projeto – já ventilado em rodas locais – de lançar Jailton Oliveira candidato a prefeito em 2028 pode ter entrado em modo de desligamento. Dentro do próprio governo, ele acumula resistência e rejeição entre aliados que não engolem a forma como o secretário ganhou espaço e poder.

Ao assumir o comando de vez, Fábio Gusmão manda recado para dentro e para fora: em Itarantim, quem senta na cadeira pretende, agora, governar de fato. Resta saber se não foi tarde demais.