O Novo Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM) iniciou os atendimentos no sábado passado, dia 15, um dia após sua inauguração na sexta-feira, que contou com a presença do prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), do governador do Estado, Jerônimo Rodrigues, do ministro da Casa Civil, Rui Costa, e da secretária estadual de Saúde, Roberta Santana, além de diversas autoridades regionais.

Administrado pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), o hospital realizou, entre os dias 15 e 17, um total de 1.445 exames, 282 atendimentos, 37 internações e seis cirurgias (quatro ortopédicas, uma vascular e uma geral).

O prefeito Augusto Castro destacou a relevância da unidade. “ Novo Hospital de Base é uma referência no atendimento pelo SUS, consolidando-se como um dos mais modernos e completos equipamentos de saúde pública do interior da Bahia”, lembrou.

O HBLEM atende 22 municípios pactuados, mas recebe pacientes de cerca de 120 cidades das regiões Sul, Extremo-Sul, Baixo Sul e Sudoeste da Bahia.

A unidade oferece serviços de ortopedia e traumatologia, neurologia, cirurgia vascular, cirurgia buco maxilofacial e cirurgia geral. Além disso, é o único hospital da região a oferecer tratamento de escleroterapia com espuma para varizes e úlceras pelo SUS.

O diretor-presidente da FASI, João Omar Galvão, destacou a nova fase do hospital após quase dois anos de obras de reforma, ampliação e modernização. “Agora, os pacientes do SUS em Itabuna e região recebem um atendimento muito mais qualificado e humanizado, com a estrutura que merecem”, reforçou.

ATENDIMENTO DE EXCELÊNCIA

Nos primeiros dias de funcionamento, pacientes atendidos no Pronto-Socorro destacaram a qualidade do serviço. Este foi o caso de Domingos Ailton Pereira que afirmou: “O atendimento foi bom, graças a Deus!”.

Sua irmã, Maria Aparecida Pereira, que o acompanhou durante a madrugada, também elogiou a unidade. “O hospital está maravilhoso, o pessoal muito educado. Foi total eficiência. Meu irmão precisava de um exame que não podíamos pagar e a médica solicitou a tomografia, que foi feita imediatamente. Ele também realizou exames de sangue e recebeu toda a medicação necessária”, relatou.

O ajudante de pedreiro Joedson Andrade Santos ressaltou a agilidade no atendimento. “Tomara que continue assim, rápido”, disse. Já a idosa Flordinice Gomes de Novaes também aprovou o serviço. “Ótimo, maravilhoso! Todos nos atendem muito bem” declarou. Para Uilma Dias de Oliveira, a mudança é evidente: “Bem melhor do que antes. Rápido e eficiente. Espero que continue assim”, salientou.

Com um investimento de quase R$ 75 milhões do Governo da Bahia em parceria com a Prefeitura de Itabuna, o Novo Hospital de Base conta com estrutura moderna e tecnologicamente equipada, incluindo um Pronto-Socorro, Setor de Bioimagem, Centro Cirúrgico com seis salas e duas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).