ITAJUÍPE: ESTUDANTES RECEBEM FORMAÇÃO E MOSTRA UNIVERSITÁRIA DE AUDIOVISUAL
A MUSA nas Escolas – Mostra Universitária Sulamericana de Audiovisual – chega ao Colégio Polivalente de Tempo Integral, em Itajuípe. As atividades são gratuitas e nos dias 20 e 21 de fevereiro das 8h às 17h, os estudantes poderão participar de oficina, exposição e da mostra de filmes premiados nas três edições da MUSA, realizadas entre 2010 e 2013.
A Oficina de Introdução ao Audiovisual é aberta aos estudantes do Colégio Polivalente, que terão teoria e prática sobre iluminação, fotografia, captação de áudio e vídeo, roteiro e finalização. São 16 horas de aprendizado guiadas por Victor Aziz, produtor de audiovisual, diretor do Núcleo de Produções Artísticas – NuProArt. Ao final, os concluintes terão direito a certificado.
Nos dois dias, toda a comunidade poderá assistir à Mostra Curta MUSA, com filmes produzidos por estudantes de várias instituições de ensino superior, públicas e privadas, da Bahia, Ceará, São Paulo, Rio de Janeiro. A mostra segue com um bate-papo com José Carlos Ngão. Formado em Direção Teatral pela UFBA, é diretor, ator e iluminador cênico, tendo atuado em filmes como “Pixaim” de Fernando Bellens, “Cega Seca” de Sofia Frederico, “Piranjuipe” de Cícero Bathomarco, “Eu me lembro” e “Abaixo a gravidade” de Edgard Navarro.
A MUSA nas Escolas traz, também, em sua programação a exposição “Tecnologia a serviço da Memória”, composta por equipamentos antigos de registro da escrita, da imagem e do som. Entre os objetos em destaque estão uma máquina de datilografia e o Cinekon Instduo S80, projetor de Filme Super 8, datado da década de 1970, fabricado no Japão por Bell Ko-On.
Na semana passada, a MUSA esteve em São José da Vitória, no Colégio Estadual de Tempo Integral 13 de Julho. Lá, 80 estudantes concluíram a formação em audiovisual e a mostra teve um público de 150 espectadores, que puderam experienciar uma mostra e participar do bate-papo com Elson Rosário, produtor de cinema com 44 anos de atuação, sócio da Celeiro Cultural Produções Artísticas e Cinematográficas Ltda, onde atua como diretor geral, exercendo funções de produtor executivo, diretor de produção, diretor artístico, curador e roteirista de cinema e vídeo; produtor de elenco e figuração; documentarista; produtor teatral e produtor de eventos.
Ao levar a produção universitária para dentro das escolas, este projeto incentiva a criação audiovisual, contribui para a formação cultural e artística de jovens, estimulando novas perspectivas e talentos locais.
“Este projeto é realizado pelo NúProArt e Crias Culturais, contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar no 195, de 8 de julho de 2022”.