ILHÉUS: ADAB REALIZA AÇÃO EDUCATIVA DA MONILÍASE DO CACAUEIRO DURANTE FESTIVAL DO CHOCOLATE
A Agência e Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) promoverá nos próximos dias 18 e 19 de julho, durante o Festival Internacional do Chocolate, em Ilhéus, oficinas educativas sobre a Monilíase do Cacaueiro e do Cupuaçuzeiro, uma doença causada pela praga Moniliophthora rorerique que ataca diretamente os frutos em qualquer fase do seu desenvolvimento. A doença atinge somente as plantas hospedeiras do fungo, sem riscos de danos à saúde humana.
Os profissionais e técnicos de Defesa Sanitária Vegetal da Adab querem conscientizar produtores, agricultores familiares, técnicos, chocolateiros e estudantes sobre o potencial de danos às culturas e como reduzir os riscos fitossanitários e evitar expanção para outras regiões do país, como a Bahia. Atualmente, apenas os estados do Acre, Amazonas e Rondônia estão em emergência fitossanitária.
“A detecção de focos nos estados do Acre, em 2021, e no Amazonas, em 2022, aumenta a preocupação dos órgãos de Defesa dos estados produtores de cacau e gera a necessidade de adoção de medidas urgentes e mais intensas para evitar sua disseminação para as áreas produtoras”, explica a coordenadora do projeto Prevenção à Monalíase da Adab, Catarina Cotrim.
Segundo a engenheira agrônoma da Agência, o objetivo das oficinas é fortalecer a vigilância com a capacitação para a prevenção, controle, biossegurança e notificação da doença conforme as metodologias do Programa Nacional de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária (Proesa), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
Ao todo serão realizadas 12 oficinas, na Sala Malvina, no Centro de Convenções de Ilhéus, em dois horários: de 10 às 12hs e