WhatsApp Image 2024-06-20 at 14.09.08

A Gerência Técnica da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (EMASA) e Neoenergia Coelba realizaram na quarta-feira, dia 19, serviços de manutenção preventiva e preditiva na parte mecânica e na linha de transmissão de energia elétrica da Estação de Captação de Água Bruta de Rio do Braço, no distrito de Banco do Pedro, em Ilhéus.

De acordo com o gerente Técnico da EMASA, João Bitencourt, foi executada a revisão do barrilete da captação e a substituição de postes da rede elétrica. “Em acordo com a Neoenergia Coelba, foi definido uma data para que ocorressem os trabalhos de manutenção de forma conjunta para que o sistema de abastecimento de água em Itabuna não fosse afetado”, disse.

Ainda segundo o gerente da EMASA, o serviço de manutenção preventiva é fundamental para evitar paralisações no sistema de captação de água bruta por falta de supervisão na rede e sistemas.

“Além do serviço de revisão do barrilete, que é um conjunto de tubulações, também ocorreu a substituição de válvulas de retenção e borboleta, contamos com duas empresas terceirizadas, uma realizou o trabalho de solda industrial e a outras a troca e a implantação de novos postes e cabos na rede elétrica própria da EMASA. Enquanto que a Neoenergia Coelba realizou a revisão da rede de alta tensão que atende a Estação de Captação de Rio do Braço”, explicou João Bitencourt.

Para o presidente da EMASA, Raymundo Mendes Filho, o trabalho conjunto das equipes técnicas das duas da empresas assegura eficiência e ganho e economia de tempo.

“Com o alinhamento das equipes da EMASA e da Neonergia Coelba, o sistema de captação é paralisado uma única vez. Assim, se evitam complicações na ponta, como por exemplo, atrasos no serviço de captação e distribuição de água para os lares e estabelecimentos comerciais de Itabuna” exemplificou o presidente da EMASA, Mendes Filho.