ILHÉUS: POLÍCIA FEDERAL DEFLAGRA OPERAÇÃO “TEATRO MAMBEMBE” PARA INVESTIGAR FRAUDE EM LICITAÇÃO
Foto: Jamesson: site agravo
Nesta quinta-feira (18), a Polícia Federal iniciou a operação “Teatro Mambembe” em Ilhéus, no sul da Bahia, com o objetivo de desmantelar esquemas de fraude à licitação e desvios de recursos públicos. A investigação se concentra na contratação de uma empresa pela Prefeitura de Ilhéus para realizar a manutenção e conservação de prédios públicos municipais.
Os agentes da Polícia Federal estão cumprindo mandados de busca e apreensão em diversos endereços relacionados aos investigados, visando à obtenção de documentos, equipamentos eletrônicos e outros materiais que possam contribuir para esclarecer os fatos em apuração.
As investigações, que tiveram início em 2022, apontam a existência de um esquema de direcionamento da licitação para a empresa vencedora, fraude documental, superfaturamento dos serviços contratados, culminando na prestação de serviços de má qualidade.
Além disso, verificou-se que diversas obras não foram executadas pela empresa vencedora da licitação, mas por pessoas vinculadas a Agentes Públicos do Executivo e Legislativo Municipal, os quais não tinham nenhum vínculo com a empresa contratada. Uma espécie de terceirização informal que resultou na precarização dos serviços prestados.
Estão sendo cumpridos 13 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal, nos municípios baianos de Ilhéus, Itabuna e Salvador.
Os investigados responderão pelos crimes de frustação do caráter competitivo da licitação, fraude em licitação ou contrato, corrupção passiva, estelionato, falsidade ideológica e associação criminosa todos do código penal.