Pavimentação da Rua Ocidente, no Califórnia - Fotos Roberto Santos (2)

O Programa Acelera Itabuna (PA)I – o futuro começa aqui continua avançando na urbanização de ruas do Califórnia. O maior projeto de pavimentação de ruas da história da cidade, executado pelo prefeito Augusto Castro (PSD), já alcançou mais de 60% das ruas na área esquerda da Avenida Rio Branco, principal corredor de ônibus do bairro situado na zona norte e o mais populoso com 12,312 habitantes segundo o Censo (IBGE-2022).

Depois de vistoriar as frentes de obras e serviços no início da semana, a secretária Sônia Fontes, titular da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), coordenadora do PAI, se disse otimista com os avanços. No sábado, segundo disse, foi concluída a pavimentação da Rua Júlio Santos, atendendo a uma sonho antigo dos moradores da via que se disseram recompensados apesar de tantos anos de espera por melhorias.

“Conseguimos finalizar a Júlio Santos e agora temos todas as ruas de barro nas imediações das ruas Ocidente e Londrina, praticamente prontas . Mas, vamos fazer recomposição asfáltica na Rua Paraná, onde teve pequeno problema com drenagem, e concluir trecho da Rua da Coelba”, explicou a secretária. Segundo ela, a Rua e a travessa Santa Rita terão recapeamento.

A titular da SIURB acrescentou que em paralelo ao Programa Acelera Itabuna, a Prefeitura se prepara para uma arrojada manutenção com uma operação tapa-buracos mais agressiva para a recuperação de ruas que já tiveram asfalto, mas apresentam desgastes. “Tais vias não foram incluídas por não serem de barro. Todavia, serão trabalhadas com mantas asfálticas para que haja bom fluxo de pessoas e de veículos”, completou.

Já estão com a pavimentação em concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ) a Avenida Rio Branco, as ruas Jequié, Londrina, Ocidente, São Matheus, Júlio Santos e a rua e travessa Poções. Outras vias que integram o Programa Acelera Itabuna são: Paraná, Oriente, Nestor Passos e Castro Alves. Também a Rua 17, que integra o Parque Boa Vista que será a próxima localidade da Zona 2, onde o Programa Acelera Itabuna (PAI) – o futuro começa aqui a ter vias pavimentadas.