WhatsApp Image 2022-08-05 at 09.20.18

Um misto de emoção, gratidão e expectativa tomou conta da cidade no final da tarde desta quinta-feira, (4), durante a entrega da Escola Profissionalizante Maria de Lourdes Monteiro que foi completamente requalificada pela Prefeitura de Itabuna, através da Secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) e irá ofertar 485 vagas, distribuídas em dez cursos profissionalizantes.

A escola esteve fechada nos últimos dois anos, em virtude da pandemia, e estava com toda a estrutura hidráulica e elétrica comprometida, oferecendo risco de vida tanto para os servidores, quanto para os alunos. De acordo com informações, a última manutenção ocorreu há 15 anos, e contou com o aporte financeiro dos próprios alunos para realização da pintura.

“A Escola é um equipamento importante do município que, estava totalmente deteriorada e precisando de uma intervenção urgente, e a mesma já apresentava riscos tanto para os colaboradores, quanto para os alunos. Por isso, a necessidade dessa requalificação antes de reabrir as portas para a comunidade, porque temos uma responsabilidade com a população”, informou a secretária, Andrea Castro.

O prefeito Augusto Castro, durante o ato de entrega, lembrou da importância social da escola para a cidade. “É mais um importante equipamento que entregamos para o município nesses 112 anos de emancipação, que vai formar profissionais com a capacidade de empreender, de gerar sua própria renda e, ser capacitado para o mercado de trabalho, dessa forma, esses alunos poderão melhorar a condição de vida tanto pessoal, quanto de suas famílias”, disse o prefeito.

A Escola Profissionalizante ofertará os cursos de Artesanato, Arte culinária, Bordado à mão, Cabeleireiro, Corte e Costura, Crochê, Estética, Manicure, Pintura e Informática, nos turnos matutino e vespertino, para os residentes em Itabuna. As inscrições serão gratuitas e realizadas a partir do dia 8 até o dia 19 de agosto.

Para fazer a inscrição é preciso levar RG, CPF, Comprovante de Residência e o número do NIS. 50% das vagas disponibilizadas pela Escola serão destinadas as pessoas que são beneficiárias de programas sociais do governo e com cadastro ativo no NIS, e para este público o governo municipal, pela primeira vez, ofertará também todo o material necessário do curso.

Calendário de Inscrições
08 e 09/08 – Confirmação das matrículas de 2020
10/08 – Artesanato e Bordado
11/08 – Corte e costura
12/08 – Pintura e Manicure
15/08 – Cabeleireiro
16/08 – Estética e Crochê
17/08 – Informática
18/08 – Arte culinária