jb

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), disse que o novo secretário municipal da Educação, Josué de Souza Brandão Júnior, é uma referência viva na história da Educação do município, seja na sala de aula, no esporte ou na trajetória de vida dedicada ao social.

“E hoje, ele tem mais uma missão a cumprir, ao assumir o novo cargo: avançar na Educação pública do município”. A declaração foi na manhã desta terça-feira, dia 17, durante a posse do novo titular da Educação, que substitui a professora Janaína Araújo.

O prefeito relembrou que, ao assumir o comando do município, encontrou um legado desafiador na educação, com prédios escolares com estrutura física danificada, sem mobiliário e com poucas condições de uma Educação pública de qualidade.

“Estamos trabalhando na melhoria do ensino como um todo, mas são 92 unidades escolares da Rede Municipal de Ensino, que precisam de atenção diferenciada para que possamos deixar uma história de conquista, pelo bem de nossa sociedade, um desafio grande para o novo secretário”, comentou o prefeito.

Augusto destacou que o setor educacional foi um dos mais atingidos em todo o país, durante a pandemia e, mesmo assim, Itabuna conseguiu avançar. Ele citou, por exemplo, o reajuste de 33.24% concedido aos mais de 1.400 professores municipais, uma conquista que poucos municípios baianos tiveram condições de arcar.

Sobre a educação, ele anunciou novos investimentos com a aquisição de kit fardamento e a melhoria da merenda escolar com produtos da agricultura familiar local. “Com certeza, Júnior Brandão fará um trabalho técnico de qualidade para transformar a educação pública municipal em uma grande referência, muito diferente daquilo que encontramos quando há um ano e meio assumimos a Prefeitura”.

Júnior Brandão, que deixou a Secretaria de Governo, onde atuou por mais de um ano, agradeceu ao prefeito pela confiança e pela oportunidade que tem em colocar sua vida à disposição para atuar numa secretaria tão importante como a da Educação. Também agradeceu a ex-secretária Janaína Araújo e sua equipe que iniciou o trabalho no setor.