WhatsApp Image 2021-10-18 at 15.03.48

 

O Prefeito Municipal de Jussari Antônio Valete recebeu a equipe Técnica da Prefeitura de Ibirapitanga para a instalação de fossas sépticas na zona rural do município, a fossa séptica atua purificando a água vinda dos vasos sanitários para ser devolvida ao meio ambiente com o mínimo de impacto ambiental, permitindo que os lençóis freáticos locais sejam naturalmente reabastecidos, reciclando águas residuais.

A equipe formada pelo Secretário de Agricultura Edvaldo Quinto, Engenheiro Ambiental responsável pela Fiscalização de Meio Ambiente de Ibirapitanga Iago Oliveira, Técnico responsável pela instalação das foças sépticas Joel Quinto, foi acompanhada pelo Prefeito Valete, Pelo Ambientalista Erlon Botelho, pelo Secretário de Administração Orleans Mascarenhas, pela Secretária de Agricultura Lucélia Berbet, pelo vereador Luciano Cordeiro, os técnicos Daniel Matias, Hiata Chaves e João Paulo Cordeiro e por moradores da comunidade da Viva Vida que tiveram a oportunidade de aprender sobre a instalação e montagem das fossas, construídas com bombonas plásticas doadas pela TRIFIL.

De acordo com o Prefeito Antônio Valete a iniciativa visa zerar a questão do saneamento básico nas comunidades rurais. “A instalação das fossas sépticas irá melhorar a saúde dessas comunidades a partir do descarte correto dos dejetos oriundos dos vasos sanitários, diminuindo doenças como: diarreia, giardíase, febre tifoide, lombriga, leptospirose, cólera, hepatite e também será um importante instrumento na preservação do meio ambiente”.

Além da instalação das fossas a equipe irá realizar um diagnóstico para identificar as propriedades rurais onde estão as nascentes do Rio Piabanha e as nascentes que correm para o Rio Aliança localizadas no município de Jussari. “O nosso objetivo é recuperarmos as nascentes em um trabalho conjunto entre os proprietários rurais e a prefeitura, iremos ofertar o suporte técnico, as mudas e um bônus para quem ao invés de desmatar, passe a cuidar desse bem tão precioso que são nossas nascentes”, informou o Prefeito.

Em reunião, a equipe discutiu também as ações que darão inicio a execução da Lei Municipal que instituiu a Política Municipal de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), e a criação Fundo Municipal de Pagamento por Serviços Ambientais (FMPSA).

O município de Ibirapitanga é referência na implantação de ações que embasam o PSA, como o programa Produtores Água e a cooperação técnica entre os municípios é de fundamental importância para o sucesso das ações em Jussari.