SAC HRCC 2 anos

Importante setor para auxiliar na melhoria dos serviços do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) completa, neste mês de junho de 2021, dois anos em atividade. A consulta e aplicação de pesquisas promovidas por sua equipe de trabalho identificam ocorrências que podem ser tratadas e assim melhorar o atendimento humanizado na unidade.

De acordo com o enfermeiro Názio Santana, coordenador do SAC do HRCC, durante esses dois anos, o setor tem sido um canal democrático de comunicação que se destina a disseminar informações, visando maior efetividade do desenvolvimento do hospital. “Constituímos aqui um espaço para acolhimento de demandas, como reclamações, elogios e sugestões dos nossos usuários”, disse.

O enfermeiro ainda complementa que o SAC atua como instrumento de gestão participativa na unidade hospitalar. “O acolhimento humanizado nas relações estabilizadas com os nossos usuários, faz parte da nossa diretriz, assim como objetividade e imparcialidade no tratamento das manifestações, ampliando a participação dos clientes na gestão”, destacou.

Reuniões de foco – Mensalmente, o SAC se reúne com as coordenações de diversos setores para apresentar os dados coletados em suas pesquisas de satisfação, que englobam reclamações, elogios e sugestões. Acontece a apresentação do relatório, no qual são apresentadas as demandas para os responsáveis de cada área, o momento também serve para maior interação e o esclarecimento de dúvidas.

“É de suma importância a parceria com setores da unidade hospitalar, uma vez que o SAC abrange, de forma holística, as demandas que emergem da prática. Nesse sentido, torna-se de extrema relevância que todos os coordenadores tenham ciência dos relatórios emitidos por nosso setor. Assim, nas reuniões mensais, apresentamos os problemas e discutimos as soluções que possam ser encontradas e compartilhadas por todos”, concluiu Názio Santana.