WhatsApp Image 2021-06-14 at 13.08.03

Um grupo de servidores da Prefeitura de Itabuna doou sangue nesta segunda-feira, 14, para o Banco de Sangue Humano da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna (SCMI). O ato de amor ao próximo que resulta num reforço considerável no estoque do Banco ganhou um incentivo a mais com a passagem deste Dia Internacional do Doador de Sangue (14 de Junho).

Uma das doações foi feita logo nas primeiras horas da manhã de hoje pela Secretária Municipal de Saúde, Lívia Mendes, que esteve acompanhada de outros servidores da administração municipal. Ela que é doadora há 20 anos, reconhece a importância deste ato não só por ser profissional da área médica, mas por sentir na pele a necessidade de um membro da família receber sangue.

“É muito importante envolver todos os servidores para reforçar o estoque do Banco de Sangue da Santa Casa, principalmente neste momento de pandemia”. E completa: “Aproveito para reforçar que todo procedimento é extremamente seguro e rápido. Além disso, todos os protocolos de segurança e saúde estão sendo seguidos com rigor”.

A enfermeira Fernanda Andrade Silva, servidora da Secretaria Municipal de Saúde, também se sensibilizou com a causa. “Essa foi a primeira vez que doei sangue. O que mais me motivou foi eu me colocar um pouco no lugar do outro que está precisando receber sangue”, revela.

O gerente do Setor de Captação de Doadores, Rosildo Ribeiro, lembra que o serviço sofre com a diminuição do número de doações devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), que tem afastado muitos doadores regulares. “Estamos trabalhando com muito cuidado, tendo inclusive um controle do número de pessoas para evitar aglomeração”, disse.

E lamenta o fato de que em razão da pandemia o Banco de Sangue da SCMI perdeu 80% dos seus doadores. “Hoje, por exemplo, só temos 65 bolsas em estoque. Agora, com esse reforço dos servidores da Prefeitura de Itabuna acredito que haverá um acréscimo de 300 bolsas na semana, o que já é de animar, pois o ideal são 350 unidades por semana”.

No mês, ele conta que o ideal são 1.200 bolsas de sangue, mas infelizmente há muito tempo o Banco de Sangue não alcança sua meta. “Normalmente temos conseguido 600 bolsas, não tem passado dessa quantidade”.

Critérios

Para doar, é preciso ter entre 16 a 69 anos e pesar 50 quilos ou mais, sendo que a primeira doação deve ter sido feita antes dos 60 anos. No dia, é preciso apresentar documento de identidade com foto e estar alimentado. Menores de 18 anos devem estar acompanhados do responsável legal.

Candidatos que foram infectados pelo novo Coronavirus são considerados inaptos à doação de sangue por um período de 30 dias após a completa recuperação. Já quem teve contato, nos últimos 30 dias, com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico e/ou laboratorial de infecções pelo vírus deve ser considerado inapto por 15 dias após o último contato com essas pessoas.

Já para aqueles que foram vacinados contra a covid-19 ou mesmo H1N1, devem aguardar um prazo de 72 horas.