Prefeitura de Itabuna finaliza diagnóstico de catadores do lixão - Foto Ascom
Foi definida durante reunião que ocorreu no Centro Administrativo Firmino Alves uma das primeiras ações do Grupo de Trabalho criado com o objetivo de prestar assistência às famílias que trabalhavam no antigo lixão de Itabuna.

No encontro, que contou com a presença de representantes da Administração municipal, Defensoria Pública e catadores, foi finalizado o diagnóstico de 161 pessoas que receberão apoio do município e da empresa CVR Costa do Cacau, responsável pelo tratamento dos resíduos coletados na cidade.

De acordo com a Secretaria Municipal de Planejamento, responsável pela coordenação do grupo que foi instituído por meio de Decreto nº 14.417, publicado na edição de 20 de maio do Diário Oficial do Município, a empresa CVR Costa do Cacau será responsável pelo pagamento do auxílio às 161 pessoas durante um período de seis meses. Já o município fará a doação de cestas básicas por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza e o pagamento do aluguel social para 56 pessoas.

COLETA SELETIVA

“Estamos na primeira fase de um amplo projeto que tem como foco o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para os catadores do antigo lixão de Itabuna, que passa pela assistência na transição dessas famílias, implantação do programa de coleta seletiva, revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico e preparação de estudos e projetos para elaboração da Política Municipal de Resíduos Sólidos”, afirmou a secretária de Planejamento, Sônia Fontes.

Ela destaca que esta ação é resultado de um esforço do município em oferecer assistência a toda cadeia envolvida neste processo. “Em apenas seis meses de gestão, o prefeito Augusto Castro inicia o processo de cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos assumindo um compromisso importantíssimo quando se fala em legislação ambiental”.

A representante da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza, Maria D’Ajuda Cavalcante Lucas, lembra que o encerramento dos lixões tem sido um desafio muito grande para todas as cidades que iniciam esse processo. “Itabuna se destaca com o diferencial de se preocupar com o social, com a sobrevivência e dignidade dos catadores”, disse.

Também está sendo oferecida assistência e apoio para implantação da Associação dos Catadores, além do apoio aqueles que desejam ingressar em outras áreas de trabalho. “Sete pessoas já foram encaminhadas para emprego formal em serviços públicos e a construção civil. Isso é muito positivo para todos nós”, finaliza Maria D’Ajuda.