WhatsApp Image 2021-04-15 at 10.09.14

A Secretaria de Transporte e Trânsito – SETTRAN apresenta um balanço do que foi feito nos cem primeiros dias de governo, ações que foram adotadas pelo atual gestor Thales Silva em consonância com as determinações do prefeito Augusto Castro.

O Secretário destaca que “as primeiras ações adotadas visaram à estruturação da área administrativa da secretaria, para que pudesse suprir as necessidades físicas”, bem como a valorização dos funcionários da pasta, o qual considera prioritário para o sucesso da gestão.
Serão intensificadas as ações voltadas à mobilidade urbana, engenharia, patrulhamento preventivo, fiscalização e segurança urbana, além de dar continuidade à capacitação permanente da equipe e às melhorias das condições de trabalho que foi uma determinação do prefeito Augusto Castro.

TRANSPORTE

A diretoria de Transportes vem desenvolvendo um conjunto de ações visando combater o transporte clandestino, e para tanto, deflagrou a operação Transporte Legal com o objetivo de atender ao estabelecido na Lei Federal Nº 13.855/2019, que agravou a multa para a prática do transporte clandestino de passageiros, escolares e cargas. Já os taxistas tiveram algumas reivindicações atendidas, inclusive pedidos antigos da categoria, sendo atendido pela atual gestão.
Também foi iniciado o cadastramento para os profissionais prestadores do serviço de entrega de mercadorias em motocicleta (motodelivery), bem como os que trabalham com aplicativos, visando à posterior regulamentação dos serviços. A diretoria de Transportes também vem realizando acompanhamento diário na empresa de Ônibus, para garantir o efetivo funcionamento dos veículos para melhor atender a população de Itabuna.

TRÂNSITO

A diretoria de Trânsito vem intensificando as ações de fiscalização e deflagrou a operação Trânsito Seguro, para garantir que todos possam trafegar na cidade com um trânsito mais tranquilo, além de intensificar a presença dos agentes de trânsito no centro da cidade dando apoio e integrando a operação Comércio Forte, (com o foco no combate ao estacionamento irregular na Av. Cinquentenário e adjacências). Além de suporte prestado a Operação Oxigênio para manter a ordem e coibir circulação de veículos após o horário do toque de recolher.

EDUCAÇÃO

A Coordenação de Educação , vem atuando com ações de educação, segurança e prevenção do trânsito em toda cidade, dirigidas a comunidade em geral de condutores e pedestres, nos últimos três meses realizou vários atendimentos diretos com entrega de folhetos explicativo e 980 Kits de prevenção a covid, além de orientar diversos condutores em blitz realizadas.

ESCOLA

A escola municipal de trânsito – EMTRAN foi criada para atender a população de baixa renda, que para ingressar no mercado de trabalho necessita da Carteira Nacional de Habilitação. O candidato precisa atender alguns requisitos: ter estudado em escola pública até o ensino médio ou bolsista e renda familiar de até dois salários mínimos, lembrando que a escola é válida para apenas a primeira habilitação e somente uma categoria (A) moto (B) carro.
Somos a única escola de trânsito municipal do Brasil e desde 2014 já foram atendidos mais de 1.450 alunos. Em nossa gestão estamos com uma turma em andamento de forma remota com o total de 70 alunos, ademais o Prefeito Augusto Castro, já autorizou a abertura de um novo edital para formação de mais turmas.