VACINAÇÃO EM RIBEIRÃO SECO 21OUT 2

Contribuindo para que a vacina contra a poliomielite chegue às comunidades mais carentes, o Rotary Club de Itabuna promove durante esse mês de outubro, com apoio do Centro de Distribuição e Armazenamento de Imunobiológicos de Itabuna, a vacinação na zona rural da cidade, onde não chega a imunização. Ao realizar a primeira etapa do projeto, na manhã da última quarta-feira (21), o clube de serviço disponibilizou toda logística para a aplicação das vacinas nas crianças da comunidade de Ribeirão Seco, levando inclusive dois profissionais de saúde do município até a associação de moradores do bairro, onde crianças foram imunizadas. Na quinta-feira (22), o projeto foi até Jacarici, imunizar a comunidade na sede da associação de moradores.

Além da vacina contra pólio, cuja campanha nacional tem como público-alvo as crianças de até 5 anos que ocorre até o dia 30 de outubro, foram disponibilizadas ainda, atualização da caderneta de crianças e jovens de até 15 anos também contra Febre Amarela, H1N1, HPV, ACWY, DT, Hepatite B e Sarampo, entre outras. Na ocasião, alguns idosos também puderam ser imunizados contra H1N1. Participaram da ação a rotariana e enfermeira Adriana Mozer, idealizadora e coordenadora do projeto e o rotariano Elias Veloso.

De acordo com a rotariana, a zona rural foi escolhida para receber o projeto devido à logística de acesso. “Foi muito importante essa parceria do Rotary com as comunidades, disponibilizando inclusive carro de som para alertar as pessoas a irem até a associação, isso foi fundamental”, disse, acrescentando ainda sobre sua satisfação em atuar na iniciativa. “É um projeto muito bom, que me deixou muito feliz. Muito satisfeita por fazer parte dessa ação social de combate à pólio que é o grande projeto do Rotary”, declarou.

A ação acontecerá novamente em Ribeirão Seco na próxima quarta-feira (28), devido a algumas crianças não terem sido imunizadas na primeira visita e também estará em outras comunidades abraçadas pelo Rotary. Completam a lista o Morumbi, onde o projeto acontece na terça, dia 27, e Serrado na quinta-feira, 29.

O presidente do clube itabunense Marcus Vinícius Rodrigues lembrou que através do tema do ano rotário 2020-21 “O Rotary abre oportunidades”, o clube quer reforçar a importância de promover a saúde daqueles que não tem acesso garantido a esse bem. “Cuidar da saúde das nossas crianças é abrir oportunidades ao seu bem estar e dar a elas a possibilidade de viver uma infância plena e feliz. Para isso, a colaboração da família é muito importante”, explicou.

A vacinação contra pólio é uma causa pela qual o Rotary tem especial atenção. Entre os programas humanitários desenvolvidos pela instituição está a libertação de crianças do perigo da poliomielite em todo o mundo, através da distribuição de vacinas. A erradicação deste grande mal, no mundo inteiro, é o maior projeto liderado pelo Rotary Internacional.