WhatsApp Image 2020-10-19 at 21.07.04

O candidato a prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), expôs hoje, 19, no Balanço Geral da Record TV Cabrália, as suas propostas para renovar a gestão municipal, mudar e transformar a relação da Prefeitura com os cidadãos. Os pilares do Plano de Governo para a Educação, Saúde, Segurança Pública e Ambiência de Negócios foram explicitados.

Com relação à Educação, o candidato declarou que Itabuna é polo educacional, conta com mais de 90 escolas na rede municipal de ensino que necessitam de estrutura física adequada, serem dotadas com laboratórios de informática e redes de Wi-Fi. “A nossa ideia é fortalecer o ensino fundamental I e II para evitar a evasão escolar que é muito grande, apesar de a rede ter cerca de 17 mil alunos matriculados. A escola pública precisa ser de qualidade” comentou.

Augusto Castro disse que o professor e o servidor da Educação serão valorizados, já que atualmente não têm nenhum estímulo. “Pretendemos montar estrutura para escola em tempo integral que melhore a qualidade o ensino do aluno. Para isso vamos trabalhar com o Ministério da Educação, por meio do FNDE, e o Governo do Estado e buscar parcerias com as universidades e faculdades. Precisamos reconquistar o espaço perdido e a qualidade da escola pública”, realçou.

Dentre outros temas, o candidato da Coligação Mudar Para Fazer afirmou quanto ao saneamento básico que trabalhará para elevar a capacidade da coleta e tratamento de esgoto dos atuais 13% para 30% visando despoluir o Rio Cachoeira. “A gente buscará recursos junto a Caixa e ao BNDES para avançar. O Congresso Nacional aprovou a universalização do saneamento até 2033 no Brasil. É preciso ter a noção de que quando se investe neste setor se tem ganhos na saúde”, declarou.

O candidato da frente partidária PSD – Cidadania – PSB e Rede Sustentabilidade lembrou ainda que foi vítima de notícias falsas (fake news) quando esteve internado por 44 dias na UTI do Hospital Calixto Midlej por conta do novo coronavírus. Para Augusto a disseminação dessas informações sem conteúdo de verdade é crime que precisa ser combatido com ação penal. “É preciso ter responsabilidade e este crime requer punição”.

Outros temas debatidos na TV foram referentes a geração de emprego e renda, Rio Cachoeira funcionalismo público, violência, mobilidade urbana, esporte, cultura e lazer. Quanto aos três últimos, o candidato Augusto Castro levou ano passado a Secretaria de Segurança Pública da Bahia um plano que prevê a instalação a partir de janeiro viodeomonitoramento com reconhecimento facial para garantir a segurança das pessoas.

Destacou que a juventude vive elevado grau de vulnerabilidade, dai serem necessárias politicas públicas. “A violência toma conta, Precisamos investir na educação e fazer parcerias para a inclusão social com o Governo do Estado, Polícia Militar e fortalecer a Guarda Civil Municipal. Mas o que precisamos ainda mais é investir no esporte para trazer a juventude. É preciso uma cidade segura e da paz”, finalizou.

Hoje, o jornaldireitos.com publicou entrevista com o candidato Augusto Castro que assinalou que a situação da violência contra as pessoas e o patrimônio é motivo de preocupação. “Faltam políticas públicas para crianças, adolescentes, mulheres e idosos que são as principais vítimas da violência cotidiana. Portanto, é preciso articulação do Município com os diversos segmentos da sociedade para a adoção de mecanismos que inibam e diminuam os índices de violência”,declarou.