A Associação Judô Ação – que educa através do esporte cerca de 500 crianças na cidade de Jequié em parceria com o Rotary Club de Jequié Norte – foi apresentada em palestra na última reunião do clube itabunense com a participação do judoca e rotariano Arlon Ferreira dos Santos, fundador do projeto social. A palestra contou ainda com as presenças do presidente 2019-20 do RC Jequié Norte Edson Cardoso e da presidente do RC Barreiras Rio de Ondas 2020-21 Olinda Ramos.
Iniciativa que surgiu há 13 anos e hoje conta com sete núcleos em diversos bairros da cidade – o último deles inaugurado este ano, durante a pandemia -, tem o objetivo de promover qualidade de vida, ser instrumento de inclusão social, incentivar o compromisso e o trabalho em equipe. “Acredito muito na transformação através do esporte e o nosso projeto tem a missão de formar cidadãos para a vida. Ser campeão no tatame é conseqüência do trabalho que é feito dia após dia,” explicou Arlon dos Santos.
A parceria com o Rotary se deu logo nos primeiros anos, quando sem um Centro de Treinamento adequado, conseguiu cessão do espaço do RC de Jequié Norte para realização das aulas nas dependências do clube de serviço. Em seguida, através de patrocínio e diversas ações promovidas com a ajuda do clube para angariar recursos, foi possível construir e inaugurar o CT. O próximo passo, promovendo a profissionalização do projeto, foi levar um atleta profissional, o campeão brasileiro Diêgo Santos, irmão de Arlon, para fazer parte da equipe do Judô Ação.
Com aulas regulares de duas a três vezes por semana, e em alguns núcleos todos os dias, devido à maior demanda, os alunos participam competições estaduais, nacionais e até internacionais. Atualmente, cinco atletas tem levado o projeto Brasil afora, disputando campeonatos. Fora do tatame, são disponibilizados ainda atendimento com psicóloga e aulas de inglês, além de exercícios físicos voltados para os pais dos alunos matriculados no judô. “Como passei por um projeto social, que contribuiu muito na minha formação, estou retribuindo o que um dia fizeram por mim. O que recomendamos a essas crianças e jovens é que eles andem no caminho certo, estudem, contribuam com a sociedade e sejam felizes,” declarou o palestrante.
Por conta da pandemia, as aulas presenciais do Judô Ação estão temporariamente suspensas, mas o trabalho não parou. Além da inauguração do novo núcleo, como mencionado no início desta matéria, tem se realizado aulas virtuais, distribuição de donativos e máscaras em comunidades carentes, além de cartilhas com orientações sobre prevenção e combate ao coronavírus, garantindo uma aproximação cada vez maior da comunidade, levando educação e bem estar.