Cadd 1

O trabalho de orientação e organização das entidades rurais e quilombolas de Itacaré, realizado pela Prefeitura Municipal em parceria com a Bahiater/Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, continua beneficiando cada vez mais agricultores familiares. E nesta quinta-feira a equipe formada por Marcos Vinícios e Sândalo Barreto, da Bahiater, o secretário municipal de Agricultura, Beto Matos, o diretor de projetos Marcos Luedy e Elias Jacob, da CDS-Litoral Sul, realizaram emissões, renovações e entregas de Daps dos integrantes da Associação da Camboinha e também das associações quilombolas Santo Amaro e Oitizeiro.

Somente no mês de abril foram atendidas 13 entidades no município, das mais diversas regiões de Itacaré. O objetivo do trabalho é orientar e nortear as entidades e ajustar a necessidade de cada associação para, a partir daí, elaborar projetos voltados para o desenvolvimento e a geração de emprego e renda. E além da orientação para as associações, as equipes também estão auxiliando na regularização da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) pessoa física e jurídica e na elaboração de projetos.

DIAGNÓSTICO – Nas comunidades, além do trabalho de orientação, também é feito um diagnóstico rural participativo sobre as necessidades de cada comunidade. No diagnóstico constam informações básicas de cada associação, também será feito o levantamento detalhado da produção da agricultura familiar em Itacaré, identificando o que está sendo cultivado, o volume, a área, o período de produção e também a comercialização.

Na lista de comunidades e associações já beneficiadas com esse trabalho da Prefeitura e Bahiater estão a comunidade quilombola do Oitizeiro/Pinheiro, Assentamento Pancada Grande, Associação Quilombo do Fojo, Associação São Gonçalo, Associação da Camboinha, Associação Embaúbas, Associação Conjunto São Pedro, Associação do Orojó e Associação PA Nova Vida. O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, considera importante esse trabalho como forma de organizar cada vez mais as associações para que possam ser beneficiadas com os projetos.