A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) realiza, na próxima quinta-feira (21), às 9h, o lançamento do Plano Estratégico de Revitalização da Bacia do Rio Cachoeira, na Câmara Municipal de Ibicaraí (Rua Tiradentes, 23, Centro). O documento é um dos resultados do Projeto Cachoeira, e foi desenvolvido a partir dos resultados do diagnóstico ambiental da região e das audiências públicas nos município de Itororó, Ibicaraí e Itabuna. A iniciativa também teve a contribuição dos atores locais na plataforma online disponibilizada pela Sema para a construção do Plano.

Participam do evento, o secretário estadual do Meio Ambiente, Geraldo Reis, assessores e técnicos da pasta, lideranças e beneficiários, prefeitos e representantes de instituições e entidades parceiras, como Ceplac, Comitê da Bacia Hidrográfica do Leste, Colegiado Territorial Litoral Sul, universidades e outros.

O documento contempla uma visão de curto, médio e longo prazos, traduzida em três fases de implementação, que contemplam o Plano de Governança, as áreas e estratégias prioritárias de ações de conservação, restauração, manejo florestal, manejo de solo, controle de erosão, mudança de uso do solo, requalificação de malha viária (vias e vicinais), remoção de sedimentos, esgotamento sanitário, contenção de encostas e margens, monitoramento hidrológico. O estudo inclui ainda o planejamento de diversos projetos-pilotos dessas estratégias, para serem implementados nas áreas prioritárias para revitalização.

O Plano Estratégico é uma das etapas do Projeto Cachoeira, inserido no Programa de Desenvolvimento Ambiental (PDA – Bahia), realizado pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O investido no Plano é de R$ 1, 4 milhão, sendo que o valor total do Projeto Cachoeira é da ordem de R$ 4 milhões.

Projeto Cachoeira – Além do Plano Estratégico, o projeto inclui entre sua as ações o Diagnóstico Ambiental Local, Restauração Florestal de 150 hectares de matas ciliares e o cadastramento de pequenas propriedades da agricultura familiar no Cadastro Ambiental Rural (CAR/Cefir).

No evento, serão apresentados os resultados já alcançados pelo projeto e as ações ainda em curso, a exemplo dos 13.852 Cadastros Estaduais Florestais de Imóveis Rurais (CEFIR) para pequenos proprietários no entorno da Bacia do Rio Cachoeira, que vai contemplar os municípios de Buararema, Ilhéus, Itabuna, Arataca, Barro Preto, Caatiba, Firmino Alves, Floresta Azul, Ibicaraí, Itajú Colônia, Itambé, Itapé, Itapetinga, Itororó, Jussari, São José da Vitória e Santa Cruz da Vitória.