maiq

Onze cabeças de gado leiteiro, avaliados em mais de R$ 50 mil reais, foram recuperadas, na sexta-feira (3), por investigadores da Delegacia Territorial (DT) de Macarani, depois de furtadas por uma quadrilha liderada por Uilas Alves Gomes, o Biluca, preso em uma fazenda localizada na região do Córrego da Lama, zona rural de Maiquinique, distante 580 quilômetros de Salvador.

O gado estava escondido numa propriedade pertencente à família de Uilas, que já havia sido preso, em 2015, durante a operação Terra Firme, deflagrada pela Polícia Civil para investigar o furto de centenas de cabeças de gados naquela região. À época, ação causou prejuízo superior a R$ 300 mil a diversos fazendeiros da região.

De acordo com a delegada Rosilene Correia, da 21ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Itapetinga), além do gado, foram apreendidas espingardas de fabricação artesanal, duas motocicletas e a carne de um animal abatido clandestinamente, na casa dos familiares de Uilas, que fica numa região de difícil acesso.

Biluca e sua quadrilha abateram um touro registrado, usado para melhoramento genético do rebanho leiteiro, e consumiram a carne do animal durante um churrasco. “Não se importaram com a qualidade e o valor do animal”, salientou a delegada. Ele ficará custodiado na carceragem da DT/Macarani à disposição da Justiça.