mara

O primeiro discurso do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, destacou o compromisso como signatário do Programa Cidades Sustentáveis durante a cerimônia de posse neste domingo (01), no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães. Diálogo com a sociedade e o cuidado com os recursos naturais também foram ressaltados em sua fala.

“Prometi o que sei sermos capazes de, conjuntamente, implementarmos, e ressalto que o cumprimento da carta compromisso com o Programa Cidades Sustentáveis e do Plano de Metas, previsto na Lei Orgânica, será um precedente na maturidade cidadã do povo ilheense”, afirmou Mário Alexandre, que assinou a carta durante mobilização do Instituto Nossa Ilhéus na época da campanha eleitoral. Com isso, Ilhéus se junta às 98 cidades, dentre elas 10 capitais, que assumiram as gestões este ano e que se comprometeram com uma gestão por metas.

Para a implementação do Programa, o município receberá em breve, gratuitamente, acesso a uma plataforma de dados abertos, para que sejam atualizados os indicadores sociais periodicamente, permitindo o acompanhamento de números referentes às diversas áreas tanto por parte do poder público quanto da população. A partir disso, será realizada uma gestão baseada em metas, que integrará ações para melhorias de indicadores referentes à saúde, educação, cultura, governança, economia, mobilidade, governança, bens naturais e equidade social, por exemplo. Confira alguns desses dados aqui: http://teste2.redesocialdecidades.org.br/br/BA/ilheus.

Além disso, Ilhéus pode entrar para a lista das cidades que a Organização das Nações Unidas planeja dar visibilidade mundial, destacando as gestões que contribuírem com a realização, em âmbito municipal, dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Para isso, os gestores precisam buscar a evolução dos indicadores dos municípios, a fim de adotarem metas exequíveis para a solução de problemas.