O secretário de Desenvolvimento Rural da Bahia (SDR), Jerônimo Rodrigues, esteve em São Paulo, nesta quinta-feira (10), representando o governador Rui Costa, durante o “Fórum Estadão – A importância do cacau para a economia brasileira”. O evento tem por objetivo debater a modernização da produção do cacau e as soluções para o seu crescimento e desenvolvimento econômico.
O secretário da SDR destacou que na Bahia 90% da produção de cacau é proveniente da agricultura familiar, “é possível que tenhamos mais desafios com implementação de programas de assistência técnica, de financiamento, mas o governo estadual está investindo no crescimento produtivo deste fruto, que representa muito para economia baiana e brasileira “, ressaltou Rodrigues.
Rodrigues ressaltou que o governo estadual anunciou, no último dia 28 de outubro, novos investimentos no valor de R$ 10 milhões para projetos da cultura do cacau, por meio do edital de fruticultura do Bahia Produtiva, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa da SDR.
A Bahia é o mais importante produtor nacional de cacau, com grande potencial para exportação. Canavieiras, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Santa Luzia, Una e Uruçuca são os municípios baianos que compõe a Costa do Cacau e são destaques no cultivo dessa planta.